Router MEO FiberGateway

@x_Byte_X
Estou na dúvida aqui com uma coisa... eu já uso um segundo router, mas ligado pela porta LAN do mesmo e em modo AP, acede e repassa a Net recebida pelo FiberGateway. Não faz NAT (WAN -> LAN).

Pelo que penso ter percebido a forma de funcionamento de um bridge mode normalmente implica que a Internet/WAN passa a ser gerido pelo segundo router ligado à porta específica do Bridge (neste caso LAN 4), correto? Passo a ligar o segundo router pela sua porta WAN.

Sendo assim o FiberGateway continua a ter Net e a distribui-la à LAN de que forma? Usa a mesma ligação para ir buscá-la ao segundo, que passou a ser o responsável pelo NAT? Ou seja, passa a funcionar como AP?

É que tinha sempre esta ideia de que modos Bridge transformavam equipamentos como por exemplo os modem-router em simples modems, logo supus que neste caso o FiberGateway passasse a funcionar como ONT.
Se continua a emitir sinal WiFi e podemos continuar a ligar outros dispositivos ao mesmo então deduzo que continua a funcionar pelo menos como um switch.

Não suponho que em Bridge ambos os routers fazem NAT... mas já agora para tirar as dúvidas ativando o Bridge continuam a ter Net mesmo antes de ligar o segundo router? Ainda não tenho o novo firmware por isso não posso testar.
 
@x_Byte_X
Estou na dúvida aqui com uma coisa... eu já uso um segundo router, mas ligado pela porta LAN do mesmo e em modo AP, acede e repassa a Net recebida pelo FiberGateway. Não faz NAT (WAN -> LAN).

Pelo que penso ter percebido a forma de funcionamento de um bridge mode normalmente implica que a Internet/WAN passa a ser gerido pelo segundo router ligado à porta específica do Bridge (neste caso LAN 4), correto? Passo a ligar o segundo router pela sua porta WAN.

Sendo assim o FiberGateway continua a ter Net e a distribui-la à LAN de que forma? Usa a mesma ligação para ir buscá-la ao segundo, que passou a ser o responsável pelo NAT? Ou seja, passa a funcionar como AP?

É que tinha sempre esta ideia de que modos Bridge transformavam equipamentos como por exemplo os modem-router em simples modems, logo supus que neste caso o FiberGateway passasse a funcionar como ONT.
Se continua a emitir sinal WiFi e podemos continuar a ligar outros dispositivos ao mesmo então deduzo que continua a funcionar pelo menos como um switch.

Não suponho que em Bridge ambos os routers fazem NAT... mas já agora para tirar as dúvidas ativando o Bridge continuam a ter Net mesmo antes de ligar o segundo router? Ainda não tenho o novo firmware por isso não posso testar.

O que eu disse, foi de forma simples e básica para explicar ao user. Não estou por dentro do tema do FiberGateway, uma vez que não o tenho. Tenho o v3. Mas o modo bridge dava um jeitão. Tens de perguntar a quem tem, o Dre_Gamer senão me equivoco possui o router.
 
Ja andei a fazer uns testes rápidos, tenho um TP-Link AC1200, que configurado em modo IPTV Meo nem me dá net, mas em modo “nornal” dava me .net mas nada de IPTV, andei pouco tempo a brincar mas por enquanto é essa a situação, parece que o firmware está preparado para se ligar directamente ao ONT e ficou um bocado baralhado, tentei em custom mas não tenho muitas informações, os id das VLAN de iptv/internet e multicast..

Se alguém tiver mais informações que possa partilhar era porreiro
 
@x_Byte_X Ok, sem problemas. Pensei que tivesses e já soubesses a fundo como funciona este.

@VinE Antes de ligares o TP-Link tens Net/IPTV com dispositivos ligados ao FiberGateway (ligada apenas a opção Bridge)?
TP-Link ligado em modo "normal" consegues ter a box ligada ao FiberGateway e ter IPTV a dar?

Quando tinha de aplicar scripts no meu Asus lembro-me que envolvia VLANs 1, 10 e 12. Se bem me recordo 10 tinha a ver com a Net e 12 com IPTV.
No entanto, recentemente tive de usar apenas a tag 12 para conseguir ter Net numa ligação direta ONT-placa de Rede. Não sei se isto ajuda em algo...
 
Alguém aqui têm problemas de ruído no telefone desde que mudou para este router?
Eu tenho 2 telefones, mesmo só um ou outro ligado ele dá ruído ás vezes que faz com que seja impossível ouvir, tipo quebra no sinal.
Já falei com o apoio técnico que na altura mandou um aqui a casa e disse que este router não tinha filtros das portas de voz e que só usando um filtro de telefone é que resolvia... a questão é que com ou sem filtro esta porcaria continua igual, tanto com 1 ou 2 telefones.

Alguém têm ideia do que poderá ser? Foi só mesmo a troca de router e de velocidade... mais nada.
Atenção que este fibergateway já foi trocado uma vez e o problema continua.
 
@Amazing_Randy

@pedrovsk

Bem, parece que estava a complicar.. Nos settings de IPTV apenas era preciso ligar o IGMP v3, o resto das definições IPV fica desactivado.. Tenho a Box a bombar nas horas, MEO GO a bombar nas horas e tudo com o meu TP-Link AC1200, só ainda não consegui testar o QOS aprofundamente, assim que o liguei a velocidade baixou para os 100 tanto upload como download..

De resto tudo a bombar, até fiquei com a ideia estupida que a box ficou mais rápida no zapping.. Efeito placebo certamente
 
Última edição:
Há hipótese de ligar outra box, de outra marca a este router colocando um switch no cabo de antena para fazer a repartição do sinal?
Com a NOS ligava o cabo de antena que vem da parede ao switch e depois seguia um cabo para a box nos e outro para uma box GI Phoenix Lite.
Com a MEO tenho isto exactamente igual mas a outra box não apanha sinal nenhum....
 
Há hipótese de ligar outra box, de outra marca a este router colocando um switch no cabo de antena para fazer a repartição do sinal?
Com a NOS ligava o cabo de antena que vem da parede ao switch e depois seguia um cabo para a box nos e outro para uma box GI Phoenix Lite.
Com a MEO tenho isto exactamente igual mas a outra box não apanha sinal nenhum....
Se tiver errado alguém que me corrija, mas talvez essa box seja dvb-c e a da MEO usa outro tipo de sinal. Além do mais as frequências devem ser diferentes
 
Boas malta
Assim por acaso, já toda a gente tem o router actualizado? Nem existe ainda forma(sem ligar para eles) de forçar a actualização pois não?
Obrigado
 
instalei o serviço a 16/3 e meteram-me uma box de tv enorme e horrível e ainda hoje falei con eles a perguntar o porquê de terem instalado o serviço com uma box dos anos 80 e porque não a box nova Sofia.
Eles disseram que a Sofia não está incluída nos pacotes e para substituírem a minha actual dos anos 80 por uma Sofia teria que pagar um extra de €5/ mês pelo aluguer....
 
O meu também não actualizou.

Alguém conseguiu desligar a redes meo-wifi? O facto de estarem a usar o mesmo canal da rede normal é um pouco parvo.
 
instalei o serviço a 16/3 e meteram-me uma box de tv enorme e horrível e ainda hoje falei con eles a perguntar o porquê de terem instalado o serviço com uma box dos anos 80 e porque não a box nova Sofia.
Eles disseram que a Sofia não está incluída nos pacotes e para substituírem a minha actual dos anos 80 por uma Sofia teria que pagar um extra de €5/ mês pelo aluguer....
Pois... a mim na semana passada também me disseram por duas vezes que tinha de pagar o custo de deslocação, uma disse-me 25€ a outra 40€(se não me engano!).
Eu na altura disse que vinha um técnico a minha casa devido a um problema na box, e não seria boa ideia "aproveitar esse técnico", a deslocação, e ele fazia tudo?! Foi o que aconteceu! Trocou a box e o router!
 
Back
Topo