Router NOS 4.0

Mas alguém que contratou 200/20 agora tem menos que isso?
Eu continuo com 200/20.
Fiz agora o teste e tá ok...

Não... a questão aqui é que alguns clientes estavam sincronizados a 200/20 ou 100/20 mas tinham velocidades contratadas de 100/10. Eu tive 200/20 por 1 ano sem saber a razão...

O cliente e questão tem contratados 100/10, teve segundo percebi 100/20, e pensou que esses 20Mbits foram UPGRADE GRATUITO. A razão é simples: como a NOS está a fazer o aumento de velocidade para 100Mbits de UPLOAD nas zonas FTTH, faria sentido efectuar upgrade para 20Mbits nas zonas HFC (pois técnicamente é a velocidade máxima de UPLOAD que a NOS fornece nesta rede).

Vai-se a ver, e não é nada disso! Os 20Mbits de upload foi apenas um "erro" que foi rectificado...

Agora, que fica MAL à NOS tamanha discriminação, fica...
 
Não... a questão aqui é que alguns clientes estavam sincronizados a 200/20 ou 100/20 mas tinham velocidades contratadas de 100/10. Eu tive 200/20 por 1 ano sem saber a razão...

O cliente e questão tem contratados 100/10, teve segundo percebi 100/20, e pensou que esses 20Mbits foram UPGRADE GRATUITO. A razão é simples: como a NOS está a fazer o aumento de velocidade para 100Mbits de UPLOAD nas zonas FTTH, faria sentido efectuar upgrade para 20Mbits nas zonas HFC (pois técnicamente é a velocidade máxima de UPLOAD que a NOS fornece nesta rede).

Vai-se a ver, e não é nada disso! Os 20Mbits de upload foi apenas um "erro" que foi rectificado...

Agora, que fica MAL à NOS tamanha discriminação, fica...

Em hfc, a rede da NOS só consegue dar no máximo 20mbps? Pensava que dava para chegar aos 40mbps nos pacotes GiGA ...
De facto, se não conseguem dar pelos menos os 100 de upload, não lhes ficava nada mal dar o máximo de upload disponível a todos os clientes, independentemente da velocidade de download contratada, enquanto não resolvem a situação. E mesmo dando o máximo de upload disponível, ainda ficava abaixo da concorrência
 
Em hfc, a rede da NOS só consegue dar no máximo 20mbps? Pensava que dava para chegar aos 40mbps nos pacotes GiGA ...
De facto, se não conseguem dar pelos menos os 100 de upload, não lhes ficava nada mal dar o máximo de upload disponível a todos os clientes, independentemente da velocidade de download contratada, enquanto não resolvem a situação. E mesmo dando o máximo de upload disponível, ainda ficava abaixo da concorrência

Não conheço um caso onde a NOS forneça mais de 20Mbits de UPLOAD em HFC sem em que pacote for!

E tendo em conta que a rede HFC = quase toda a rede da NOS (tendo em conta que a NOS não responde a isto: https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...ementada-a-rede-de-internet-fixa-da-nos-13913), básicamente o que a NOS faz na publicidade dos pacotes 1GIGA/100 é publicidade enganosa.
 
Após mais de 1 ANO de problemas, despistes (dezenas!), intervenções técnicas (3 ou 4), 3 TROCAS de router 4, verificação / substituição de conectores, tomadas, 2 equipas de rua, etc, chego finalmente à conclusão que o ROUTER 4 se BARALHA com certo volume / tipo de tráfego.

Já testei sem NADA na rede (até um extender que tinha removi a conselho das equipas de "despiste!!"), já tentei com apenas o PC ligado ao ROUTER e SEM serviços de tráfego de dados a correr (nem dropbox, onedrive, googledrive, spotify, VPN, browsers fechados... etc etc, apenas a MONITORIZAR, e o problema acontece na mesma - mas mesmo que não acontecesse... que raio de router "sensível" é este?? :\)

Os sintomas são sempre os mesmos... aleatoriamente, em certos dias, TODOS os equipamentos ligados, POR CABO ou por WIFI, perdem ligação à NET. De fora também ninguém acede (nem a NOS, claro... já provado quando estive em linha com o apoio durante as "quebras"). Até TELEFONE FIXO deixa de funcionar (tem sinal de chamada, marca, mas não estabelece a ligação ATÉ que o ROUTER volte a responder!)

O ROUTER não perde o sincronismo, não faz reboot, não actualiza absolutamente nada... apenas... deixa de responder! Isto acontece-me sistematicamente todas as semanas, em diversos dias, e por vezes diversas vezes por dia.

É provável que, mesmo que muitos de vocês estejam a sofrer do mesmo, não detectem, pois as falhas duram 30 segundos a 1 minuto, embora possam ser recorrentes durante alguns minutos e diversas vezes por dia, como disse.

Só quem está ligado por CABO de REDE, a efectuar tarefas (navegar na net, enviar emails, VPN para ligação ao escritório por exemplo) é que vai notar as quebras. Tenho monitorizado as ligações (um simples PING a nos.pt) e os resultados são sempre estes (seja CABO ou WIFI)

Screenshot%202019-10-27%2012.12.17.png


Recentemente até, a conselho de um amigo que percebe mais de redes do que eu, estive atento e verifiquei se as falhas não ocorriam juntamente com uma possível alteração de IP (talvez a gestão do LEASE time por parte da NOS fosse irregular...). Não tem nada a ver. As falhas acontecem sem que o IP mude.

Fica o meu relato, pois efectivamente não há mais dúvidas... O ROUTER 4 (e não tive outra versão de HW/SW, excepto quando fui piloto):
Modelo HW - 1.0
Versão SW - 6.4.69.1.4
Versão da App - 2.0.14.1


TEM problemas. O Router 4 é um FLOP em muitos (demasiados) aspectos... que saudades de um Router com interface de gestão local, LUZES indicadoras, e um firmware robusto!!!!!!

Agora, conseguir que a NOS chegue a uma conclusão?? Nem a provedoria me safa...

O conselho de algumas pessoas ligadas à NOS é insistir sempre sem deixar passar mais de 1 mês sem reportar recorrência, para que o assunto seja depois analisado por uma equipa de "auditores" da NOS e ser dada ou uma solução ou uma alternativa, e não perpetuar este gasto de recursos, tanto por parte da NOS como por parte do cliente.

NOTA: A equipa piloto sabe disto, embora já não seja piloto do Router 4, envio / enviei sempre os relatórios que me foram possíveis sobre o assunto... de pouco adianta.
 
Última edição:
Após mais de 1 ANO de problemas, despistes (dezenas!), intervenções técnicas (3 ou 4), 3 TROCAS de router 4, verificação / substituição de conectores, tomadas, 2 equipas de rua, etc, chego finalmente à conclusão que o ROUTER 4 se BARALHA com certo volume / tipo de tráfego.

Já testei sem NADA na rede (até um extender que tinha removi a conselho das equipas de "despiste!!"), já tentei com apenas o PC ligado ao ROUTER e SEM serviços de tráfego de dados a correr (nem dropbox, onedrive, googledrive, spotify, VPN, browsers fechados... etc etc, apenas a MONITORIZAR, e o problema acontece na mesma - mas mesmo que não acontecesse... que raio de router "sensível" é este?? :\)

Os sintomas são sempre os mesmos... aleatoriamente, em certos dias, TODOS os equipamentos ligados, POR CABO ou por WIFI, perdem ligação à NET. De fora também ninguém acede (nem a NOS, claro... já provado quando estive em linha com o apoio durante as "quebras"). Até TELEFONE FIXO deixa de funcionar (tem sinal de chamada, marca, mas não estabelece a ligação ATÉ que o ROUTER volte a responder!)

O ROUTER não perde o sincronismo, não faz reboot, não actualiza absolutamente nada... apenas... deixa de responder! Isto acontece-me sistematicamente todas as semanas, em diversos dias, e por vezes diversas vezes por dia.

É provável que, mesmo que muitos de vocês estejam a sofrer do mesmo, não detectem, pois as falhas duram 30 segundos a 1 minuto, embora possam ser recorrentes durante alguns minutos e diversas vezes por dia, como disse.

Só quem está ligado por CABO de REDE, a efectuar tarefas (navegar na net, enviar emails, VPN para ligação ao escritório por exemplo) é que vai notar as quebras. Tenho monitorizado as ligações (um simples PING a nos.pt) e os resultados são sempre estes (seja CABO ou WIFI)

Screenshot%202019-10-27%2012.12.17.png


Recentemente até, a conselho de um amigo que percebe mais de redes do que eu, estive atento e verifiquei se as falhas não ocorriam juntamente com uma possível alteração de IP (talvez a gestão do LEASE time por parte da NOS fosse irregular...). Não tem nada a ver. As falhas acontecem sem que o IP mude.

Fica o meu relato, pois efectivamente não há mais dúvidas... O ROUTER 4 (e não tive outra versão de HW/SW, excepto quando fui piloto):
Modelo HW - 1.0
Versão SW - 6.4.69.1.4
Versão da App - 2.0.14.1


TEM problemas. O Router 4 é um FLOP em muitos (demasiados) aspectos... que saudades de um Router com interface de gestão local, LUZES indicadoras, e um firmware robusto!!!!!!

Agora, conseguir que a NOS chegue a uma conclusão?? Nem a provedoria me safa...

O conselho de algumas pessoas ligadas à NOS é insistir sempre sem deixar passar mais de 1 mês sem reportar recorrência, para que o assunto seja depois analisado por uma equipa de "auditores" da NOS e ser dada ou uma solução ou uma alternativa, e não perpetuar este gasto de recursos, tanto por parte da NOS como por parte do cliente.

NOTA: A equipa piloto sabe disto, embora já não seja piloto do Router 4, envio / enviei sempre os relatórios que me foram possíveis sobre o assunto... de pouco adianta.
Tive o mesmo problema, só não deixei avançar tanto.. Passado 15 dias pedi logo o router3 e estou sem problemas..
 
Após mais de 1 ANO de problemas, despistes (dezenas!), intervenções técnicas (3 ou 4), 3 TROCAS de router 4, verificação / substituição de conectores, tomadas, 2 equipas de rua, etc, chego finalmente à conclusão que o ROUTER 4 se BARALHA com certo volume / tipo de tráfego.

Já testei sem NADA na rede (até um extender que tinha removi a conselho das equipas de "despiste!!"), já tentei com apenas o PC ligado ao ROUTER e SEM serviços de tráfego de dados a correr (nem dropbox, onedrive, googledrive, spotify, VPN, browsers fechados... etc etc, apenas a MONITORIZAR, e o problema acontece na mesma - mas mesmo que não acontecesse... que raio de router "sensível" é este?? :\)

Os sintomas são sempre os mesmos... aleatoriamente, em certos dias, TODOS os equipamentos ligados, POR CABO ou por WIFI, perdem ligação à NET. De fora também ninguém acede (nem a NOS, claro... já provado quando estive em linha com o apoio durante as "quebras"). Até TELEFONE FIXO deixa de funcionar (tem sinal de chamada, marca, mas não estabelece a ligação ATÉ que o ROUTER volte a responder!)

O ROUTER não perde o sincronismo, não faz reboot, não actualiza absolutamente nada... apenas... deixa de responder! Isto acontece-me sistematicamente todas as semanas, em diversos dias, e por vezes diversas vezes por dia.

É provável que, mesmo que muitos de vocês estejam a sofrer do mesmo, não detectem, pois as falhas duram 30 segundos a 1 minuto, embora possam ser recorrentes durante alguns minutos e diversas vezes por dia, como disse.

Só quem está ligado por CABO de REDE, a efectuar tarefas (navegar na net, enviar emails, VPN para ligação ao escritório por exemplo) é que vai notar as quebras. Tenho monitorizado as ligações (um simples PING a nos.pt) e os resultados são sempre estes (seja CABO ou WIFI)

Screenshot%202019-10-27%2012.12.17.png


Recentemente até, a conselho de um amigo que percebe mais de redes do que eu, estive atento e verifiquei se as falhas não ocorriam juntamente com uma possível alteração de IP (talvez a gestão do LEASE time por parte da NOS fosse irregular...). Não tem nada a ver. As falhas acontecem sem que o IP mude.

Fica o meu relato, pois efectivamente não há mais dúvidas... O ROUTER 4 (e não tive outra versão de HW/SW, excepto quando fui piloto):
Modelo HW - 1.0
Versão SW - 6.4.69.1.4
Versão da App - 2.0.14.1


TEM problemas. O Router 4 é um FLOP em muitos (demasiados) aspectos... que saudades de um Router com interface de gestão local, LUZES indicadoras, e um firmware robusto!!!!!!

Agora, conseguir que a NOS chegue a uma conclusão?? Nem a provedoria me safa...

O conselho de algumas pessoas ligadas à NOS é insistir sempre sem deixar passar mais de 1 mês sem reportar recorrência, para que o assunto seja depois analisado por uma equipa de "auditores" da NOS e ser dada ou uma solução ou uma alternativa, e não perpetuar este gasto de recursos, tanto por parte da NOS como por parte do cliente.

NOTA: A equipa piloto sabe disto, embora já não seja piloto do Router 4, envio / enviei sempre os relatórios que me foram possíveis sobre o assunto... de pouco adianta.

Parte do que referes acontece no meu e também foi transmitido à NOS. Sou piloto do 4 desde o início e pelo menos que saiba continuo a ser...

Também já tive trocas e até já optei por encontrar uma espécie de filtro para evitar ocupar o bridge (porque me faz jeito como alternativa ultima e termo de comparação).

Coloco outro router a gerir a rede com um ip diferente do 4 (que fica como modem) e o mesmo evita que o 4 se baralhe com os pedidos dos aparelhos - não consigo chegar a uma conclusão se é de um determinado tipo (powerlines) ou se é de um protocolo que foi "perturbado" pela implementação caseira da configuração do router NOS, o certo é que além dos problemas que impediam um telefone fixo funcional, audível e sem bloqueios e reboots agora se usar o router em modo normal é certo e sabido que vai pelo menos baralhar-se e ao fim de algum tempo bloquear os pedidos de dentro e de fora, salvo os da porta em modo bridge que funciona normalmente. Se o bloqueio não for demasiado volta a religar e funciona normalmente de novo; se for forte acaba por bloquear completamente, todo e depois efetua um reboot se conseguir.
Vi recentemente que nalguns bloqueios tudo normaliza quando desligo o cabo de rede...
É mesmo sensível um equipamento de "gestão" e acesso de rede que não gosta de ter ligações de rede...

Tenho sido reclamante mas complacente, mas penso que desta vez ou me resolvem ou tenho de pensar o que fazer...
 
Caros

Para a provedoria nem vale a pena reclamar, são absolutamente inconsequentes nesta altura!!!!
Assim na minha muito modesta opinião e se pretendem avançar para o router 5.0 reclamem no livro online para a ANACOM.

Também tenho estes problemas, por vezes duram mais tempo do que aqui é referido, mas sinceramente prefiro estas quebras aos problemas que tinha com a falta de net do router 3.0. Também tenho quebras de mais tempo com o telefone fixo,
 
Desabafo! Fiquei agora de boca aberta ao pesquisar (por curiosidade) quais os equipamento que a NOS coloca nos acessos EMPRESARIAIS...

Não sei qual é o ROUTER, mas sei que as velocidades SIMÉTRICAS de NET são uns estonteantes 10Mbits!!!!!! Com é possível que alguma empresa consiga trabalhar com isto?! Isto é real?! :facepalm::facepalm::facepalm::facepalm::facepalm::facepalm:

https://www.nos.pt/empresas/grandes-empresas/internet/Pages/internet-fixa-dedicada.aspx

Conheça os detalhes da Internet Fixa Dedicada

Velocidade Infraestrutura
Até 10Mbps Cobre, Fibra Ótica, Micro ondas
Até 100Mbps/10Mbps Fibra Ótica, Micro ondas
Até 10Gbps/10Mbps Fibra Ótica

https://www.nos.pt/empresas/grandes-empresas/internet/Pages/redes-de-dados.aspx

Acessos Simétricos Ligação dos locais em que não existam servidores ou aplicações partilhadas através da rede e uma maior necessidade de upload de informação. Disponibilizam iguais larguras de banda de downstream e de upstream, com velocidades até 10Mbps, não existindo garantia de entrega dos débitos contratados como nos circuitos dedicados.

 
Boas

Estava a tentar fixar a rede 5GHz em casa e tudo ok. Desliguei a 2,4GHz, e agora não a consigo ligar, porque o telemóvel da minha mulher só aguenta esse.

Vou à AppNos Net, faço ligar a rede e parece-me sempre um erro ID 1002.

Alguma ajuda sff
 
Boas

Estava a tentar fixar a rede 5GHz em casa e tudo ok. Desliguei a 2,4GHz, e agora não a consigo ligar, porque o telemóvel da minha mulher só aguenta esse.

Vou à AppNos Net, faço ligar a rede e parece-me sempre um erro ID 1002.

Alguma ajuda sff
Por dados móveis não consegues ligar-te na app nosnet? Por lá consegues mudar isso.

E embora drástico tens sempre o último recurso do alfinete no botão de reset... Dá algum trabalho se tiveres configurações próprias mas costuma resolver
 
Boas

Estava a tentar fixar a rede 5GHz em casa e tudo ok. Desliguei a 2,4GHz, e agora não a consigo ligar, porque o telemóvel da minha mulher só aguenta esse.

Vou à AppNos Net, faço ligar a rede e parece-me sempre um erro ID 1002.

Alguma ajuda sff

Por dados móveis não consegues ligar-te na app nosnet? Por lá consegues mudar isso.

E embora drástico tens sempre o último recurso do alfinete no botão de reset... Dá algum trabalho se tiveres configurações próprias mas costuma resolver

Através do PC também deve dar, através do https://aminhanet.nos.pt/
 
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