RTX 4070 custom WC

A questão é que eu até corro o sistema com as ventoinhas desligadas, faz lá isso num sistema a ar. Mete lá um jogo a correr com as ventoinhas desligadas a ver se aguenta muito tempo. Não é a mesma coisa, acredita.

Se comprasses uma gpu bom bom cooling e fan profile em quiet também não ias ouvir as ventoinhas...
Por exemplo, msi rtx 40xx gaming x/suprim que são provavelmente as que tem as melhores fans.

Compras um pack de 5x arctic p12 pwm por 27€ e metes tudo/quase tudo como intake. As novas revisões não têm aquele hum. p12 normais, as max são ball bearing e ruidosas a low rpm.
p12 a 800-1000rpm são inaudíveis.
Se quiseres ainda melhor intake fans tens as lian li p28. 50€ pack de 3.

Airflow bem optimizado numa caixa não é encher os buracos todos de fans, tens de perceber onde é que fica quente dentro da caixa e usar as ventoinas para puxar esse hotspot para onde queres.
Por exemplo na minha caixa o melhor setup é 3x120mm intake na frente. 1x intake no fundo. E 1x exhaust na traseira com o topo fechado.

Acho desperdício gastar dinheiro em costum loop para uma rtx 4070. Se ainda fosse uma 4090...
 
Última edição:
Se comprasses uma gpu bom bom cooling e fan profile em quiet também não ias ouvir as ventoinhas...
Por exemplo, msi rtx 40xx gaming x/suprim que são provavelmente as que tem as melhores fans.

Compras um pack de 5x arctic p12 pwm por 27€ e metes tudo/quase tudo como intake. As novas revisões não têm aquele hum. p12 normais, as max são ball bearing e ruidosas a low rpm.
p12 a 800-1000rpm são inaudíveis.
Se quiseres ainda melhor intake fans tens as lian li p28. 50€ pack de 3.

Airflow bem optimizado numa caixa não é encher os buracos todos de fans, tens de perceber onde é que fica quente dentro da caixa e usar as ventoinas para puxar esse hotspot para onde queres.
Por exemplo na minha caixa o melhor setup é 3x120mm intake na frente. 1x intake no fundo. E 1x exhaust na traseira com o topo fechado.

Acho desperdício gastar dinheiro em costum loop para uma rtx 4070. Se ainda fosse uma 4090...

As Artic P12 PWM são precisamente as que eu tenho. :wscared:

E não deves ter lido bem pois esta conversa toda estava num tópico e vinha de um certo contexto. A moderação é que achou por bem separar e deu este titulo.

Quanto ao bem optimizado, não quer dizer a mesma coisa que inaudível, que é o que o meu sistema é e por muito que inventem com ventoinhas nada se compara a Custom WC seja em barulho ou performance.

E eu já tenho Custom WC há muito tempo... não vou meter de propósito por causa de uma 4070 Super.

Para quem interessar, o bloco que mandei vir é este Bykski N-MS4070TIVES-X-V2.

Pedia à moderação que fechasse o tópico pois já não vem nada daqui.
 
Sim não li nada lá para trás.

Mas mesmo assim não acredito que precises de custum loop para ter um sistema silencioso com 12500 e 4070 super. São componentes que não gastam nada.

Eu tenho 13700k + 4070ti tuf. As ventoinhas da caixa a 900-1000rpm (p12) em load e ~500rpm idle. CPU fans também andam nos 1000rpm em jogo, só aumentam em renders e mesmo assim 1000rpm é suficiente para renders.
4070ti em quiet mode anda nos 1300rpm (fans mais pequenas) sinceramente o coil whine que nem é muito alto é mais alto que o barulho das fans.

Não ganhas nada em ter esse i5 a 50ºC em vez de 60-70ºc... Também não ganhas nada em ter a gpu a 50ºC em vez de ~60c por exemplo.
 
Bom, acho que não vale a pena questionar o que os outros gastem. Se fosse o caso de alguém na dúvida de comprar Air vs AIO vs custom loop se pode discutir os prós e contras, mas a decisão já foi tomada. O user vê os vantagens à favor de custom loop, está disposto a pagar o extra e avançou.

@sertorius sim, eu movi os posts porque a outra thread é de novidades RTX 4000 séries :D

Não acho que vale a pena fechar o tópico, se tiver à vontade de usar este para apresentar a build montada ou tirar dúvidas de outros users nesta temática para não levar offtopic para outro lados.
 
Por favor não fechem ainda o tópico
Assim evito eu de abrir um

Eu estou interessado nisto de arrefecer a GPU a água, o problema é que para o meu caso não sei o que existe (pouco ou nada) que seja compatível
Porque simplesmente "a 4070 "não aquece"
Pois a minha aquece e muito quando em esforço, a gráfica é nova tenho ótimo airflow etc
Consigo boas temperaturas com undervolt
Ou com as fans(da case e gpu que funcionam todas em função da temperatura da GPU )a alcançar aquele som já acima da média incomodativo.
 
Por favor não fechem ainda o tópico
Assim evito eu de abrir um

Eu estou interessado nisto de arrefecer a GPU a água, o problema é que para o meu caso não sei o que existe (pouco ou nada) que seja compatível
Porque simplesmente "a 4070 "não aquece"
Pois a minha aquece e muito quando em esforço, a gráfica é nova tenho ótimo airflow etc
Consigo boas temperaturas com undervolt
Ou com as fans(da case e gpu que funcionam todas em função da temperatura da GPU )a alcançar aquele som já acima da média incomodativo.

Optimiza bem o airflow da caixa. Se continuar a aquecer repaste no GPU.
4070 são gráficas frescas. Mas convém ter uma caixa em condições com airflow minimamente decente.

Qual é o modelo da 4070?
Que caixa tens? fan setup? Que temperaturas é que achas altas? 70ºC não é alto.
 
Última edição:
Sim foi o que fiz otimizei bem o airflow mas aí depois já tenho barulho das fans
Isto só me chateia porque a grande maioria tem excelentes temperaturas na 4070 que eu não tenho, eu sei que 90o no hotspot e 75 no geral possa ser um pouco preocupante mas está longe de ser grave, mas quando o normal em esforço anda nos 60 geral e 75 hotspot nesta grafica

Eu acho que disse lá para trás no tópico
Tenho a ch370 muito boa caixa.
A cena é que tem sido uma luta desde o início da build contra as temperaturas das GPU.
Eu inicialmente tinha outra caixa e outra gráfica e tinha já nesta anterior gráfica temperaturas muito altas.
Isto logo após montar a build ou seja tou a falar de material novo e não de termal pads com 10 anos
Nunca percebi onde está o problema.
O modelo é da zotac o dual eu sei eu sei mas muitos dos que têm este modelo têm boas temps
As fans comprei tudo cooler master 120
62cfm
2.5mm H20
Até 1800 rpm
 
Não há milagres, esse cooler é fraco mesmo para os 200W.

Quando o pessoal fala que as 4070´s são "frescas", estão a falar de certeza das que têm coolers com 3 ventoinhas (que na verdade são o grosso dos modelos).

Os teus resultados estão dentro do normal:
The Zotac Twin Edge design won't keep the RTX 4070 in the coolest of temperatures. In the Furmark stress test, the card shot up to 76 degrees and managed a temperature of about 75 degrees throughout the test.

Higher-end models will easily be able to keep the card somewhere in the early 60s. The card almost maintained similar temperatures in video games.

Não há muito a fazer. Se stressas tanto com as temperaturas, mais valia teres dado +20/30€ e comprado uma versão melhor com 3 ventoinhas...
 
Sim foi o que fiz otimizei bem o airflow mas aí depois já tenho barulho das fans
Isto só me chateia porque a grande maioria tem excelentes temperaturas na 4070 que eu não tenho, eu sei que 90o no hotspot e 75 no geral possa ser um pouco preocupante mas está longe de ser grave, mas quando o normal em esforço anda nos 60 geral e 75 hotspot nesta grafica

Eu acho que disse lá para trás no tópico
Tenho a ch370 muito boa caixa.
A cena é que tem sido uma luta desde o início da build contra as temperaturas das GPU.
Eu inicialmente tinha outra caixa e outra gráfica e tinha já nesta anterior gráfica temperaturas muito altas.
Isto logo após montar a build ou seja tou a falar de material novo e não de termal pads com 10 anos
Nunca percebi onde está o problema.
O modelo é da zotac o dual eu sei eu sei mas muitos dos que têm este modelo têm boas temps
As fans comprei tudo cooler master 120
62cfm
2.5mm H20
Até 1800 rpm

Essa caixa parece boa. Eu metia na frente 3x 120mm como intake e bloqueava metade da parte de cima mais perto da frente para o ar fresco que entra das ventoinhas frontais não sair antes de chegar aos componentes.

Não sei se consegues colocar ventoinhas por baixo como intake mas isso faz muita diferença nas gpus.

As fans não precisam de estar a 1800rpm. Ajusta na bios, por exemplo 500rpm entre 30º-40ºC cpu e vai aumentado. Também podes controlar com software pela temp do gpu.


E 75ºC com 90ºC hotspot não é problema. Mas podes melhorar sim.
 
Última edição:
Essa caixa parece boa. Eu metia na frente 3x 120mm como intake e bloqueava metade da parte de cima mais perto da frente para o ar fresco que entra das ventoinhas frontais não sair antes de chegar aos componentes.

Não sei se consegues colocar ventoinhas por baixo como intake mas isso faz muita diferença nas gpus.

As fans não precisam de estar a 1800rpm. Ajusta na bios, por exemplo 500rpm entre 30º-40ºC cpu e vai aumentado. Também podes controlar com software pela temp do gpu.


E 75ºC com 90ºC hotspot não é problema. Mas podes melhorar sim.
caixainside.jpg

Pois é isso posso melhorar daí tar a ponderar um aio na GPU ou algo do género....
Não há milagres, esse cooler é fraco mesmo para os 200W.

Quando o pessoal fala que as 4070´s são "frescas", estão a falar de certeza das que têm coolers com 3 ventoinhas (que na verdade são o grosso dos modelos).

Os teus resultados estão dentro do normal:


Não há muito a fazer. Se stressas tanto com as temperaturas, mais valia teres dado +20/30€ e comprado uma versão melhor com 3 ventoinhas...
Eu sei, mas queria uma build compacta, depois de ter comprado esta caixa actual já poderia vir uma GPU de 3 fans que apesar de matx cabe e sobra, mas mesmo neste modelo dual muitos tem boas temperaturas, penso que seja mais em caixas atx mas há muita build compata com tenperaturas baixas e aqui deixo de perceber
As fans não precisam de estar a 1800rpm. Ajusta na bios, por exemplo 500rpm entre 30º-40ºC cpu e vai aumentado. Também podes controlar com software pela temp do gpu

As fans estão todas alinhadas consoante as temps da GPU como disse lá em cima.
Não é preciso estar sempre a ir a BIOS ha softwares bons para isso
Obrigado!


Obrigado a todos pessoal


Edit
Ela quando acabar a garantia espeto-lhe umas boas termal pads e paste há umas muito boas da deepcool
E depois não sei se será possível porque ainda não estudei isso mas se for mudo-lhe as fans por umas da noctua com a mesma dimensão (mas isto não deve ser possível)
 
Última edição:
Isso do ser mATX não tem nada a ver, também tive caixas dessas e desde que as coisas estejam bem feitas... Do que vejo da tua foto parece estar tudo Ok.

Não percebo porque é que dizes que essa versão tem boas temperaturas. Onde é que leste isso? Acho que estás em negação...

As tuas temperaturas estão na média do que o pessoal tem para essa gráfica. Vai ao Reddit, há lá casos até piores que o teu (mas nunca melhores). Como digo, dentro do normal. Está coerente também com a minha Ventus 2X que tem um cooler parecido ao teu.

É como disse acima, tivesses comprado uma versão superior.
 
Depois vê só o edit que fiz agora na última publicação.
Digo que têm boas temps porque andei a questionar no próprio Reddit ou em grupos de builds
Sim ventus 2x ou mech 2x a nível de temps é do pior basicamente nas dual é um pouco assim tirando a asus e talvez a kfa2 (mas aqui pior em relação a ASUS)
 
Estas placa são de evitar a não ser se o orçamento estiver no limite ou não tiver mais opção ou precisar de uma placa pequena. Neste casos é é undervolt/PL para cima e não consumir mais de 170w ou até aplicar pasta termica decente (atenção se tem selos de garantia).

Tendo a 4080, com vários perfis de UV/PL e não passa dos 250w e com o cooler monstro que tem as fans ficam a 1000-1200 rpm.

Tive uma RTX 3060 ti na pandemia, era o que se encontrava à preço menos absurdo (as TUF das vida eram 10% mais caras ou não existia stocks) e foi a pior porcaria que tive em termos de cooler. 200W naquilo no verão a placa gritava ou fervia, devia ter ficado quieto.

Colocar WC nisso (ainda mais apenas no GPU) é caro. Só o bloco que o @sertorius indicou custa 200 dólares, fora bomba, radiador, tubos, conexões, depósito, líquido...
mais vale revender e comprar uma placa com cooler melhor

No caso dele, o facto de já ter custom loop no CPU já reduz e muito o custo inicial.
 
Colocar WC nisso (ainda mais apenas no GPU) é caro. Só o bloco que o @sertorius indicou custa 200 dólares, fora bomba, radiador, tubos, conexões, depósito, líquido...

Existem soluções AIO para GPU´s mas para além de caras, não existem para todas as gráficas. Alphacool tem isso mas do que vi não tem para 4070.

Vi agora num site um que suporta a 4070, mas custa um balurdio. Adicionar transporte + alfandega. Estamos a falar à vontade de uns +500€ para tudo. Não faz sentido.

Acabei de ver uma 4070 Ventus 3x por 450 no OLX. Tentava vender pelo mesmo preço e ir buscar uma versão com 3 ventoinhas.

O ser caro é relativo, acabei de encomendar as peças para um loop por 255€.

Por aqui foi o seguinte:

Bloco CPU EKW Quantum Velocity -> 70€ (apanhei em outlet na EK)
2x Radiadores Alphacool 360 ST30 versão Copper -> OLX 40€ cada (preço novo: 90€ cada)
Bomba EKW Kinetic D5 300 -> OLX 100€ (preço novo: 230€)
Variados conetores EKW -> Lembro-me de ter gasto ~300€ (isto é o que custou mais)
Liquido -> ~20€
Tubo EK -> ~20€

Tive também uma 3090 debaixo de água. O bloco custava 300€.

Sorte imensa que apanhei um rapaz no OLX a desfazer-se dos radiadores e bomba (vindos de um projeto falhado de mining).

Só em material, novo, estavam mais de 1000€ investidos. Sinto também que me está a falar qualquer coisa aí nas peças mas agora não me estou a lembrar.

A 3090 já vendi e agora foram +165€ para o bloco da 4070 Super.

Sim, na China existem blocos CPU, Radiadores, Conetores.... mas a durabilidade/segurança da coisa deixa-me dúvidas. O barato sai caro.

O pior do Watercooling é a venda. Vale praticamente 0. Em PT é raro o pessoal que investe neste tipo de coisas. Já foi tempo.
 
Última edição:
Pois a comprar EK não fica barato de certeza.

Este que vou montar (o primeiro diga-se) é bem mais simples e barato. Vai ficar praticamente igual a este:


Bloco CPU: Barrow LTYK3-04 - 24$ (fica 3/4ºC de um EK Velocity e como o CPU é um 7500F nem deve chegar a isso)
Bloco GPU: Bykski 4070 PNY Verto - 125$ (pcb parecido ao da minha Inno3d)
Radiador: Barrow Dabel28b 240mm - 45$ (anda perto desse Alphacool na versão 240mm, 28mm grossura e 18fpi)
Bomba/res: Barrow SPD10-T - 52$ (fraquinha mas para um loop deste tamanho nem vou puxar muito pelos rpm)
Fittings: Barrow e Bykski soft tube 13/10 com alguns giratórios de 90º - 23$ (aqui talvez tenha cortado demais mas há possibilidade de troca)
2m tubo, stop plugs e uma garrafita para encher - 9$

Isto tudo para dizer, é um gasto extra e desnecessário mas para quem quer silêncio é a melhor solução (especialmente em ITX).

Se correr mal depois deixo o testemunho :D
 
Última edição:
Também olhei para esses blocos e a diferença de temperatura é efetivamente minima para um EK. Mas como apanhei o meu em Outlet por menos de metade do preço, acabei por comprar o da EK.

Na bomba não quis arriscar. Tive a ler Reddits sobre essas bombas "chinesas" e desde ruídos, a coil whine, a falhas.... epah... Acabei por não querer arriscar naquele que podia ser um ponto de ruído/problemas do sistema e apostei logo numa coisa de qualidade.

Quanto a conetores, mesma coisa da bomba. Não arrisquei.

Não quero com isto dizer que por ter comprado EK estou safo de problemas. Como qualquer material barato ou caro, pode dar problemas. Há é obviamente um nivel maior de garantia/segurança. (ou pelo menos quero acreditar nisso :D)
 
Última edição:
Bom achado no OLX, ai realmente compensa custom loop.

eu também cheguei a investigar usar material barrow, que é o que mais facil se arranja no Brasil, material EK esquece, preço absurdo.
 
Back
Topo