Problema Ryzen 5 5600G problema gráfica integrada

FrangoAssado

Power Member
Boas!

Tenho um problema muito estranho quando uso a gráfica integrada do meu ryzen 5 5600G, com gráfica dedicada não tenho nenhum problema.
Muito basicamente, quando instalo os drivers, o ecrã "treme" um bocadinho nas margens e janelas abertas, pouco depois tenho um blue screen. Isto acontece sempre, até desinstalar os drivers.

Ao longo de meses fui fazendo algum troubleshooting mas estou sem ideias.

Specs:
CPU: Ryzen 5 5600G
Motherboard: Biostar B550MH
RAM: Crucial Ballistix Gaming 16GB (2x8GB) DDR4 3200MHz
PSU: XFX TS 550W 80+ Bronze
SO: Windows 10

Como disse, com gráfica dedicada, não tenho nenhum problema qualquer que seja a configuração.

Usando a gráfica onboard, só consigo evitar os crashes se tiver o XMP das rams ligado (por que raio?) e se não tiver drivers da gráfica instalados.

Já testei todas as versões da BIOS da minha board, já testei todos os drivers de vga que a minha board fornece, já testei vários drivers da própria AMD, já testei com rams diferentes. O problema mantém-se.

Alguma ideia?
Prob no cpu?
Prob na board?
Prob nas rams? (já testei 2 diferentes)
Estou a usar a entrada VGA, pode influenciar?
 
Pois, a board de facto é bastante fraca mas já vi pessoal com o mesmo problema com as seguintes boards:
ASUS B550M - A (WIFI)
MSI b550 Torpedo
Gigabyte B550M S2H
Gigabyte x570 gaming x (mudou para a Gigabyte B550M DS3H e resolveu)
Gigabyte B550 AORUS ELITE
Gigabyte B550 Aorus Pro AX

Até estava disposto a mudar se houvesse garantia que o problema ficava resolvido, não me apetece comprar uma nova board e continuar com o problema :/
 
Pela minha experiência com Ryzen, aposto em problemas do próprio cpu, tive dois Ryzen que vinham com problemas de fabrica.
 
O Windows é resente a nível instalação não usaste outra gráfica na instalação ? Se não consegues usar o GPU no PC RMA com CPU.
Normalmente é boot definir qual GPU queres usar.
 
O Windows é resente a nível instalação não usaste outra gráfica na instalação ? Se não consegues usar o GPU no PC RMA com CPU.
Normalmente é boot definir qual GPU queres usar.
Instalei o windows 10 sem gráfica, só depois de ter estes problemas é que pus uma gráfica dedicada.
Já testei com uma gráfica dedicada (gtx 560 TI) e funciona tudo sem problemas.
Usando a onboard é que tenho problemas.
A minha única dúvida é se o problema é da board ou do cpu.
Infelizmente nem tenho board nem cpu adicional para testar
 
O CPU è novo tem garantia ? Tem última BIOS da mboard instalada ? Se sim não podes usar iGPU do CPU pede RMA directamente elles AMD.
 
Última edição:
Sim, foi comprado por mim há 6 meses atrás, tem garantia.
Também tenho a última BIOS da board instalada.
Ainda não enviei o cpu para RMA porque tenho medo que o problema esteja na board (que também é nova e tem garantia)
 
Back
Topo