S3 e o directx 10

marco_simao

Power Member
A S3 revelou hoje uma notícia que promete deixar os mais fanáticos do mundo 3D excitados, ao menos em teoria.

O motivo deve-se pela declaração do gerente geral da companhia, Ken K.S. Weng, informando o porquê da S3 de não desenvolver placas com suporte a SM3.0 e DX9c. Segundo o executivo, sua companhia planeja lançar nos próximos meses placa com suporte a Shader Model 4.0 e compilante com o DirectX 10 e 10.1!

Depois de um ano e meio, os primeiros mapas de lançamentos começam a ser revelados, mostrando especificações bem interessantes, ao menos no papel.

As primeiras VGAs DX10 serão batizadas pelos codinomes XD2 e XD3 enquanto que as GPUs DX10.1 receberão os nomes de XE3, XE2 e XE1. Todas terão core clock com pelo menos 1Ghz! Sendo as XD2/D2 fabricadas pelo processo de fabricação em 65nm. O prefixo X é para diferenciar, indicando que são soluções voltadas para o segmento de alto desempenho.

DirectX 10
Os modelos XD2/D2 já encontram-se em fase de testes reais com alguns protótipos, com sua produção em massa programada para daqui a 9 meses. Tratam-se de GPUs com litografia em 90nm com suporte a HDMI, Dual Link DVI, LVDS e HDTV, com decodificação via hardware para video em HD-DVD e Blu-ray.

Os chips virão com 3 “unidades de execução” não fora revelada quantas unidades escalares estão contidas em cada unidade de execução. A GPU irá trabalhar a 1Ghz e contará com interface de memória quad-channel de 128bits (XD2) ou dual-channel 64-bit (D2) suportando DDR2 a GDDR4, mantendo ainda assim um PCB de design simples e com baixo consumo.

Já os modelos XD3/D3 estão programados para ser fabricadas em 65nm pela TSMC com as primeiras amostras estando prontas no meio do ano que vem (quando o processo de fabricação em 65nm pela TSMC estiver maduro o suficiente). Esta família de VGAs virá com core clock em 1.2Ghz e controladoras de memórias mais simplificadas (dual-channel 128bits e 64-bits).

Ambos os modelos terão suporte a AcceleRAM, Multi-GPU (MultiChrome) e engine de codificação/decodificação de vídeo chamado Chromotion 4.5 compatível com WMV-HD, VC1 e H.264 VLD.

DirectX 10.1
Como o DX10.1 não deverá chegar antes do final de 2007, a S3 está programando os primeiros modelos de placas compatíveis com a nova API da Microsoft apenas para o segundo semestre de 2008. Todos as VGAs serão fabricadas em 65nm e já produzidas com a nova interface PCIe Gen2.

Sob os nomes XE3/E3, serão placas dual core a 1.2Ghz por core, com controladora de memória simplificada dual channel a 128 bits suportando GDDR3 a GDDR5! A engine de vídeo será o novo Chromotion 5.0 e terá compatibilidade a novos codes para handhelds.

Os modelos XE2/E2 possui 5 cores com controladora de memória turbinada em quad-channel 256-bit (XE2) ou 128-bit (E2).

Por fim mas não menos importante, temos os modelos TOPs da S3, com a XE1/E1 devendo chegar ao público entre o final de 2007 e início de 2008. As VGAs terão nada mais nada menos do que 8 cores! Com controladora de memória poderosa em quad-channel 512-bit (XE1) ou 256-bit (E1) suportando desde as GDDR3 até as novíssimas GDDR5!

In Adrenaline (não tem a fonte da noticia).


Só valta vira resposta da PowerVR...
 
Até pode ser uma solução interessante no low end, mas normalmente estas soluções fora do universo ATI/Nvidia depois deixam muito a desejar a nivel de suporte e drivers
 
a S3 ainda é viva?

eu ainda tive uma S3.. corria o UT nas horas (o UT tinha um modo especial pras S3), só que sobreaquia muitas vezes e mandava o PC a baixo (nessa altura muito sabia eu que podia mudar o cooling da gráfica).
 
a s3 tem-se mantido activa... apenas é uma marca de muito baixa expressão... mas como foi incluida na VIA Technologies (acho que foi), tem tido que fazer nos ultimos anos.

era interessante que esta placa viesse disputar lugares de topo, ou pelo menos mid-end, no mercado das placas graficas, para haver mais alternativas no mercado.
acho que foi uma boa decisão terem começado a preparar uma placa DX10 com bastante antecedencia.
Pode ser uma boa surpresa, a julgar pelos 65nm e pelos >1Ghz de clocks anunciados... o interface de memoria de 128bits é que me parece denunciar o mercado a que esta placa se quer dirigir.
 
tal como o koncaman disse, só tenho pena q a S3 não tenha modelos para concorrer directamente com a ati aka amd e nvidia........ quer nos IGP's quer no discrete graphics.......... é q os IGP's da VIA deixam muito a desejar....... muito mau mesmo........ nada que e compare aos IGP's xpress 1100 series e geforce 6100 series.......... onde por sua vez poderia haver mais concorrência na secção dos portateis com IGP's de jeito.......

Esperemos q a S3 acorde!!!!!!!!

PS: e melhorem muito o drivers, pois tem sido o grande problema da S3........
 
O problema da S3 é sempre o mesmo, anuncia as coisas e dps só ficam disponiveis passado muitos meses, esta n deve ser diferente, duvido muito k seja a 1ª ou mesmo a 2ª a fazer um IGP DX10
 
O problema da S3 é sempre o mesmo, anuncia as coisas e dps só ficam disponiveis passado muitos meses, esta n deve ser diferente, duvido muito k seja a 1ª ou mesmo a 2ª a fazer um IGP DX10

Isso vai deixar de ser problema quando a Intel comprar a S3.
Estou a brincar, mas com a separação da Via em 3 areas, bem que a Intel os podia comprar.

Mais on topic, o que me parece que eles dão mais importancia é preço (boards baratas)e consumo (para colocar nas mini-itx). Também são +/- interessante para media centers.
Nesta altura não têm condições para concurrer com a nVidia e Ati e se continuarem a pertencer à Via, dificilmente vão ter no futuro.

Os specs na noticia pouco dizem nesta altura.
 
Back
Topo