Samba com vida própria?

hellaxe

Power Member
Então é assim: há cerca de 3 semanas o meu disco estava a passar-se e resolvi comprar outro pelo sim pelo não. Instalei tudo de raiz: o Ubuntu feisty.
Ora qual é o meu espanto que após instalar o samba substituo o smb.conf pelo que tinha no outro disco apenas com as correcções necessárias da partilha da fat32 já que o disco original era IDE e este é Sata.
Deu erros e o samba não funcionava como deve de ser.
Reponho o smb.conf original e apenas copio as partilhas. Ficou a funcionar bem.....parecia.

Acontece uma coisa extraordinária: quando acedo do portátil ao pc, quer via WIFI quer via rede de cabo, mostra-me logo as partilhas sem primeiro pedir autenticação. Estranho........
Depois a partilha da fat32: não me deixa aceder dizendo que não pode mostrar alguns ficheiros (??????).
O caricato da situação é que as configurações estão iguais como estava com o outro disco que funcionava perfeitamente.

A parte do smb.conf da partilha está assim:
Código:
[Dados]
path = /media/sdb1
available = yes
public = yes
writable = yes
browsable = yes

No fstab o disco está assim:
Código:
# /dev/sdb1
UUID=3FEC-06C1  /media/sdb1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

Alguma ideia?
 
Se postares as duas configuracoes smb.conf completos talvez te possa ajudar, só a definicao do share nao é suficiente (mas remove as linhas de comentario primeiro, torna a analise mais facil).

Mesmo assim, um tiro no escuro:
Compara as linhas:
- map to guest
e
- guest account
 
Depois de uns belos testes descobri que o que relatei só acontece com o portátil.
Adensa-se o mistério :x2:.

Há algum ficheiro que guarda as configurações de sessões do samba? Tem lógica só o servidor fazer isso não é?
 
Back
Topo