[HDTV] Samsung RU7405 Backlight Bleed. O que fazer?

Sabaku_No_Gaara

Power Member
Boas pessoal,

Muito recentemente adquiri na blackfriday uma TV 4K de 43" Samsung RU7405, e overall estou imensamente satisfeito com a sua performance e qualidade!

No entanto hoje deparei com um pequeno "problema", o painel sofre de Backlight Bleed na zona superior do painel tanto no lado esquerdo como o direito.

Sendo que regra geral acontece em situações específicas: baixa luminosidade na sala e um video que tenha um aspecto ratio diferente do 16:9 que obrigue a introduzir barras negras, e conteúdo HDR (que sobe a retro-iluminação). Também se ligo o PC (o meu wallpaper é maioritariamente escuro) nota-se, mas eu acho que o input do PC desactiva o "UHD dimming".

E regra geral quando se nota o Bleed, este fica apenas nas barras negras (não afecta o filme), mas eu sou "picuinhas" por isso incomoda-me...

Mas o facto é que ainda e situação nenhuma vi o Bleed a afectar o vídeo em si, apenas as barras negras. Porque quando o filme ocupa o ecrã todo e ocorre uma cena escura, o "UHD dimming" entra e acção e não se nota o Bleed.

Agora é assim, eu ainda estou dentro dos 15 dias de aquisição do equipamento, acham que deveria passar por toda as confusões para tentar trocar por outra TV igual nova(porque vivo longe da ***** e teria de voltar a meter a TV na caixa e afins)?

Ou estou apenas a ser picuinhas e provavelmente a TV nova vai ter o mesmo problema (ou até pior)?

Alguém com este modelo pode dar input?

Cumprimentos
 
Apenas para informar que neste momento creio que não vou trocar o ecrã.

Consegui reduzir o bleed a uma mancha quase imperceptível baixando um pouco o brilho do ecrã e usado a "retro-iluminação adaptativa" usando o eco-sensor.

Algo me diz que os restantes monitores devem sofre da mesma maleita se estiverem com o brilho máximo.

No entanto deixo o post aberto no caso de algum usuário desta TV aparecer para dar mais input!

Cumprimentos
 
large
large
Boas!!
large


Comprei exactamente a mesma Tv 43ru7405 que tu e provavelmente até na mesma loja pois estava com uma promoção brutal, notei logo isso no 1º dia quando a recebi.

Eu só tinha 2 critérios para comprar uma TV 4k nesta Black Friday que eram ser de 43" e com Painel VA.

Pesquisei tudo o que havia para pesquisar e escolhi esta e tinha a certeza que era VA. Mas não só o Painel não é VA é IPS e notei logo isso quando a liguei devido aos ângulos de visão serem muito bons,.

E mesmo ao lado tenho o meu monitor VA e notei logo a diferença no contraste que nas tvs da samsung desta gama devem andar nos 5000:1 com painel VA e nos IPS nos 1000:1.

o contraste nativo para mim é o aspecto mais importante da qualidade de imagem quando vista de frente.

Ou seja fiquei logo muito desapontado com a TV quando a recebi, pois após uma longa pesquisa por painel VA recebo um IPS...mesmo assim como tu até que fiquei bastante satisfeito com a perfomance da TV, o one remote, a fluidez, o sistema operativo, Som, Comandos de voz, etc...enfim pensei em não ir trocar pelo trabalho que dá.

Mas depois à noite com as luzes apagadas é que a verdade veio ao de cima, a combinação do painel IPS+Edge LED e talvez azar na unidade que me calhou (embora pelas minhas pesquisas não sou o único)

A TV mostra terriveis Fugas de luz, eu até deixo aqui umas fotos para constatarem, notando-se principalmente quando se assiste a filmes com barras pretas, ou mesmo conteudo de tela cheia mas escuro e nota-se muito mais na parte de cima que na de baixo, pois em baixo está mais uniforme, em cima é ao deus dará.

Vou ser sincero não é ser picuinhas, mas a mim incomoda-me, nem consigo ver um filme desta forma, mas como tú tenho o receio de trocar na loja e receber uma igual ou pior, a Samsung respondeu-me que é inerente à tecnologia, mas convenhamos que é falta de controlo de qualidade mas penso que vou fazer a troca da TV pois não se admite uma tv nova neste estado.

Reduzir o backlight para mim não é opção, até porque se nota na mesma o problema, é só tapar o sol com a peneira, ameniza, mas tu sabes que está lá pois nota-se na mesma.

É verdade que com as luzes da divisão acesas não se nota praticamente nada mesmo nos filmes, mas no escuro é por demais evidente.

Chegaste a ir trocar a tua à loja? e pelas minhas fotos como se compara o bleed da minha tv à tua?

cumprimentos
 
Última edição:
Comprei exactamente a mesma Tv 43ru7405 que tu e provavelmente até na mesma loja pois estava com uma promoção brutal, notei logo isso no 1º dia quando a recebi.

Eu só tinha 2 critérios para comprar uma TV 4k nesta Black Friday que eram ser de 43" e com Painel VA.

Pesquisei tudo o que havia para pesquisar e escolhi esta e tinha a certeza que era VA. Mas não só o Painel não é VA é IPS e notei logo isso quando a liguei devido aos ângulos de visão serem muito bons,.

E mesmo ao lado tenho o meu monitor VA e notei logo a diferença no contraste que nas tvs da samsung desta gama devem andar nos 5000:1 com painel VA e nos IPS nos 1000:1.

o contraste nativo para mim é o aspecto mais importante da qualidade de imagem quando vista de frente.

Ou seja fiquei logo muito desapontado com a TV quando a recebi, pois após uma longa pesquisa por painel VA recebo um IPS...mesmo assim como tu até que fiquei bastante satisfeito com a perfomance da TV, o one remote, a fluidez, o sistema operativo, Som, Comandos de voz, etc...enfim pensei em não ir trocar pelo trabalho que dá.

Mas depois à noite com as luzes apagadas é que a verdade veio ao de cima, a combinação do painel IPS+Edge LED e talvez azar na unidade que me calhou (embora pelas minhas pesquisas não sou o único)

A TV mostra terriveis Fugas de luz, eu até deixo aqui umas fotos para constatarem, notando-se principalmente quando se assiste a filmes com barras pretas, ou mesmo conteudo de tela cheia mas escuro e nota-se muito mais na parte de cima que na de baixo, pois em baixo está mais uniforme, em cima é ao deus dará.

Vou ser sincero não é ser picuinhas, mas a mim incomoda-me, nem consigo ver um filme desta forma, mas como tú tenho o receio de trocar na loja e receber uma igual ou pior, a Samsung respondeu-me que é inerente à tecnologia, mas convenhamos que é falta de controlo de qualidade mas penso que vou fazer a troca da TV pois não se admite uma tv nova neste estado.

Reduzir o backlight para mim não é opção, até porque se nota na mesma o problema, é só tapar o sol com a peneira, ameniza, mas tu sabes que está lá pois nota-se na mesma.

É verdade que com as luzes da divisão acesas não se nota praticamente nada mesmo nos filmes, mas no escuro é por demais evidente.

Chegaste a ir trocar a tua à loja? e pelas minhas fotos como se compara o bleed da minha tv à tua?

cumprimentos

Olá! É com pena que oiço mais uma história semelhante...

No meu caso o Backlight bleed está assim:
IMG-20191206-174407.jpg

O tlm exagera o efeito, regra geral só noto aquelas duas mais brilhantes no lado esquerdo e direito.

Quanto ao tipo de Painel não sei qual é, mas creio que seja VA, o contraste é decente para mim e o angulo de visão não é assim tão famoso e até arrisco a dizer que sofre um pouco do "VA glow". Mas no meu caso também não se compara com o meu monitor, mas o monitor é um painel VA com tecnologia Quantum Dot logo acaba por ser incomparável diria eu, que o monitor tem um contraste impressionante!

No meu caso eu tentei contactar a ***** para fazer a troca mas eles demoram imenso a responder e entretanto tentei algumas soluções para mitigar o problema, e acabei por aceitar o destino do "you get what you paid for" (pelo preço que paguei não posso esperar qualidade topo...). Entretanto a ***** respondeu a dizer que a podia levar a loja para trocar... Mas sinceramente acho que iria ser muitos "sarilhos" para o provavelmente o modelo de troca sofrer do mesmo (tive a pesquisar, e de facto é algo inerente ás TV LED Edge lit mais baratas), pelo que decidi manter este modelo por agora.

Tendo em conta as soluções para mitigar, fiz um tweak nas settings (reduzi o Backlight para 32 em SDR e mantive em 50 em HRD, não ajuda muito mas reduz um pouco) e comprei umas lampadas LED dimmable Philips HUE para a sala, de modo a que quando vejo um filme em vez de desligar toda a luz da sala, meto a iluminação no mínimo (e fica quase como luz de presença), pelo que o backlight bleed não se nota tanto e tb a tv não se torna um "espelho" em cenas mais escuras. O proximo passo que penso fazer é montar a TV na parede com VESA um pouco mais alto, que notei que com o angulo de visão também mitiga um pouco o bleed e reduz o efeito "espelho" se houver luz na sala, sem afectar tanto a qualidade.

Se chegares a ir trocar avisa como correu, pois se a tua troca acabar bem se calhar dá-me alento para fazer o processo de troca!

Cumprimentos e bem vindo aos "lesados da Samsung RU7405"
 
Não sei se é por já ter o olho habituado a OLED mas para mim, com este bleed, seria completamente impossível usufruir de qualquer conteúdo nestas TVs.

Julgo que no vosso caso, deveriam considerar investir mais uns trocos e avançar para um painel VA com direct LED, que à partida vai sofrer muito menos disto, melhorar imenso os pretos e tornar a experiência mais agradável.
 
isto era aceitavel à 10 anos atrás, hoje em dia pagar para ter isso...o resultado das promoçoes brutais tá à vista e o backlight bleed tem a tendencia de piorar com o tempo. eu tambem já tenho oled à algum tempo e custa me hoje em dia ver isto.

e mesmo que nao tivesse oled, ainda tenho o meu plasma panasonic com 8 anos a funcionar perfeitamente e nao sofre desse tipo de problemas, tem outros mas bem mais aceitaveis que esse backlight bleed
 
Última edição:
a minha panasonic é a mesma treta, ate me queixei aqui há 1 ano e tal qdo a comprei, a maior parte do conteudo nao é escuro e nao se nota
qdo é cenas escuras e hdr é que se nota mais
depois qdo vejo que tudo o que tenho de monitor faz exactamente a mesma treta.. acabei por nao me chatear mais
 
Boas!!

É Gaara!!! tens exactamente o mesmo problema que eu na TV, como se costuma dizer "o barato sai caro"!

Tenho quase a certeza que o teu Painel é IPS e não VA.

O meu monitor VA é dos mais baratos e tem um contraste Nativo de 3000:1, não tem bleed e tem melhor contraste que esta TV, tem sim uns ângulos de visão terríveis, enquanto nesta TV esses mesmos ângulos são super alargados.

Mas diz me uma coisa, atrás na tua TV como na minha está um autocolante junto às entradas hdmi, com uma série de informações sobre a TV, onde diz: Version No:
diz me qual é a tua versão de TV, se é 01/URU7400 ou 02/URU7400 ou até 03/URU7400 que é mais rara, tenho quase a certeza que a tua TV é 02/URU7400 certo?

E já agora, compraste a tua TV numa certa loja que é muito conhecida por vender livros certo?

cumprimentos
 
Última edição:
Não acho que tenha nada a ver com promoções que há sempre quem compre por menos € em promoção e ainda assim apanhe um painel decente, é sim uma questão de sorte/azar e a lotaria do costume com o painel que sai na rifa agora quem já anda em OLED há algum tempo ou for simplesmente mais exigente, é verdade que se torna complicado gramar com alguns exemplares que se vai vendo por aí... :neutral:

Quem compra tecnologia LCD tem de se mentalizar que clouding e edge bleeding (entre outros), em maior ou menor quantidade faz parte daquilo que estão a levar para casa (e não é por acaso que um LED de polegadas semelhantes custa metade ou menos até do que um OLED) e quanto mais baixa for a gama da TV, coisas como Edge LED, ecrã curvo ou painel IPS com baixo contraste só ajudam a potenciar a má experiência e defeitos, tal como o HDR que supostamente até é o motivo actualmente para comprar TVs novas.

Experimentem a usar settings com menos brilho, talvez atenue o problema.
 
Olá! É com pena que oiço mais uma história semelhante...

No meu caso o Backlight bleed está assim:
IMG-20191206-174407.jpg

O tlm exagera o efeito, regra geral só noto aquelas duas mais brilhantes no lado esquerdo e direito.

Quanto ao tipo de Painel não sei qual é, mas creio que seja VA, o contraste é decente para mim e o angulo de visão não é assim tão famoso e até arrisco a dizer que sofre um pouco do "VA glow". Mas no meu caso também não se compara com o meu monitor, mas o monitor é um painel VA com tecnologia Quantum Dot logo acaba por ser incomparável diria eu, que o monitor tem um contraste impressionante!

No meu caso eu tentei contactar a ***** para fazer a troca mas eles demoram imenso a responder e entretanto tentei algumas soluções para mitigar o problema, e acabei por aceitar o destino do "you get what you paid for" (pelo preço que paguei não posso esperar qualidade topo...). Entretanto a ***** respondeu a dizer que a podia levar a loja para trocar... Mas sinceramente acho que iria ser muitos "sarilhos" para o provavelmente o modelo de troca sofrer do mesmo (tive a pesquisar, e de facto é algo inerente ás TV LED Edge lit mais baratas), pelo que decidi manter este modelo por agora.

Tendo em conta as soluções para mitigar, fiz um tweak nas settings (reduzi o Backlight para 32 em SDR e mantive em 50 em HRD, não ajuda muito mas reduz um pouco) e comprei umas lampadas LED dimmable Philips HUE para a sala, de modo a que quando vejo um filme em vez de desligar toda a luz da sala, meto a iluminação no mínimo (e fica quase como luz de presença), pelo que o backlight bleed não se nota tanto e tb a tv não se torna um "espelho" em cenas mais escuras. O proximo passo que penso fazer é montar a TV na parede com VESA um pouco mais alto, que notei que com o angulo de visão também mitiga um pouco o bleed e reduz o efeito "espelho" se houver luz na sala, sem afectar tanto a qualidade.

Se chegares a ir trocar avisa como correu, pois se a tua troca acabar bem se calhar dá-me alento para fazer o processo de troca!

Cumprimentos e bem vindo aos "lesados da Samsung RU7405"



Boas!!

Ok, eu estou seriamente a pensar na devolução logo após o Natal na proxima semana e digo-te como correu, troca não, pois é como tu dizes, não tenho muita apetência para Lotarias "Painelares", e na 1º qualquer um pode cair, agora na 2º, já não.

Por isso até aproveito para deixar aqui o pedido, se alguém me puder deixar alguma sugestão para escolher uma TV.

Requisitos para mim (agora sim vou ser mais picuinhas)

--Tamanho: 43" (maior não)
--Painel: VA (garantido) ou algo com bom nível de contraste e pretos verdadeiros, IPS Nunca mais
Direct Led, Edge Led, Oled, Uled, tanto faz, só não quero é BleedLed.
--Orçamento: o céu é o limite...até 500 euros...
--Função smart imprescindível: "Comodismo" tem que ter um comando com controlo de voz que funcione no youtube como o ONE Remote da Samsung, já me habituei e já não quero menos, sem controlo de voz (youtube) não compro.
--Que faça bom Upscaling de conteúdo 720p e 1080p
--Brilho: minimo ai uns 280 ou 300, o HDR para mim é como o fair play
--Menções Honrosas: Bluetooth, 3 ou + entradas Hdmis, spdif, Gravar para disco USB canais digitais por cabo.
--Motion Interpolation fake 60 ou 120 fps...why not?

Enfim... já estive a ver as Hisense b7300 ou b7500 são ambas VA Direct Led, mas penso que não têm controlo de voz, nem motion interpolation, nem gravam para USB.

LG é para esquecer são todas IPS, as de baixa/média gama talvez as mais caras sejam melhores não sei.

Alguém sabe de marcas menos faladas que usem paineis VA, tipo Philips, Toshiba, Hitachi...

Talvez volte a cair na Samsung mas tem que cumprir os requisitos acima mencionados, enfim vou começar a vasculhar.

cumps
 
Pessoal que comprou as Samsung com Backlight Bleeding, recordam-se do Nº da versão TV que aparece no autocolante ao lado das entradas HDMI?

Não seriam Version Nº 02 / URU7400/ URU7100? São painéis IPS. 01/03/08 são os supostamente VA. Podem confirmar por favor?
 
Última edição:
Back
Topo