Sata HD problem

Sick Silo

Membro
Boas pessoal... Sou novo por estas bandas... Aconteçe q nunca percisei mt de ajudas a nivel de Hardware... mas ha sempre uma primeira vez pa td ;)

Bem expondo o meu problema...

Eu tenhu um disco IDE de 80 gigas com o windows instalado... e recentemente comprei um Disco Sata Matrox 200GB 7200rpm 8mb de cache e nao consigo instalar o windows nele nem sequer fazer com que o windows o reconheça a partir do sistema operativo instalado no IDE... o mais engraçado é que a BIOS detecta-o... Agredecia que me ajudassem o quanto antes pois vejo-me um pouco "apertado" com a situaçao...

Desde ja o meu obrigado e continuem com o bom trabalho...
 
tens que procurar no cd que veio com a board os drivers sata e gravar numa disquete quando fores para iniciar a instalaçao do windows ele pergunta se quer instalar controladores de terceiros tipo sata ou scsi clicas em f6 se nao me engano(no monitor aparece a tecla carregar)metes a disquete instalar o contolador sata e depois instalas o xp
 
e quem nao tem drive de disquetes?
eu tenho o mesmo problema...
quer dizer eu quero manter o meu seagate de 80Gb IDE e acrescentar o maxtor de 200 mas nao consigo instalar os drivers sata sem disquete??
 
se a tua board for como a minha p4c800 deluxe nao precisas de instalar nada ela detecta o disco como ide as outras acho que tens mesmo que instalar o controlador sata antes
 
A minha motherboard é uma ASUS p4g8x... e nao estou a conseguir pola a funcar... ja instalei o RAID controller e isso e nada... agradecia que alg me pudesse safar,,,
 
Esquece, ja tive esse problema também. Os chipsets Nforce 4 (pelo menos) costumam detectar qualquer um sem problemas..os outros..tens mesmo que arranjar os controladores SATA que estão no CD ou sacas da net, pões numa disquete e depois quando estiveres a instalar ele diz "se deseja instalar controladores de terceiros SATA ou SCII prima (tecla, axu k é o F6)". Carregas e ele procura na Disquette. É a unica maneira...se não, vai a loja, trocas o SATA por um ATA 133 lol. Resolves o problema...
 
Lol... ok... eu vou ver se instalo as drives e tento safar-me entao... ;) mt obrigado a tds... continuem a ajudar o pessoal e a participar neste belo forum ;) cumps...
 
Ah um mes atras mexi pela 1º vez num disco SATA e nao coloquei drivers SATA nenhuns para arrancar com a instalação do XP. Corri foi o CD q vinha com a MB.:-D
 
e quem nao tem drive de disquetes?
eu tenho o mesmo problema...
quer dizer eu quero manter o meu seagate de 80Gb IDE e acrescentar o maxtor de 200 mas nao consigo instalar os drivers sata sem disquete??

Se o S-ATA (Maxtor de 200GB) vai ser apenas acrescentado, isto é, depreende-se que ficará como Disco secundário, n é necessária nenhuma instalação/configuração.
Basta ligá-lo q é automaticamente detectado.

Só seria requerido uma espécie de driver se fosse para fazer nele a instalação do Windows.
Nessa situação, uma vez q n tens Drive de Disquetes, poderias gravar o tal driver para 1 CD.
Nunca experimentei mas penso q resulte de igual forma.
 
Boas pessoal... Sou novo por estas bandas... Aconteçe q nunca percisei mt de ajudas a nivel de Hardware... mas ha sempre uma primeira vez pa td ;)

Bem expondo o meu problema...

Eu tenhu um disco IDE de 80 gigas com o windows instalado... e recentemente comprei um Disco Sata Matrox 200GB 7200rpm 8mb de cache e nao consigo instalar o windows nele nem sequer fazer com que o windows o reconheça a partir do sistema operativo instalado no IDE... o mais engraçado é que a BIOS detecta-o... Agredecia que me ajudassem o quanto antes pois vejo-me um pouco "apertado" com a situaçao...

Desde ja o meu obrigado e continuem com o bom trabalho...


Diz-me só uma coisa........ Se bem percebi o disco SATA aparece na BIOS e no inicio e no windows nao aparece??? se for assim eu posso ajudar.
 
Boas pessoal... Sou novo por estas bandas... Aconteçe q nunca percisei mt de ajudas a nivel de Hardware... mas ha sempre uma primeira vez pa td ;)

Bem expondo o meu problema...

Eu tenhu um disco IDE de 80 gigas com o windows instalado... e recentemente comprei um Disco Sata Matrox 200GB 7200rpm 8mb de cache e nao consigo instalar o windows nele nem sequer fazer com que o windows o reconheça a partir do sistema operativo instalado no IDE... o mais engraçado é que a BIOS detecta-o... Agredecia que me ajudassem o quanto antes pois vejo-me um pouco "apertado" com a situaçao...

Desde ja o meu obrigado e continuem com o bom trabalho...

Não tinha reparado na parte q coloquei a amarelo...
Claro q n o consegues ver dentro do Windows porque se o Disco S-ATA é "virgem" ainda n está particionado nem formatado!

Tens que usar 1 programa do tipo "Partition Magic":
http://partition-magic.uptodown.com/en/
ou "Partition Logic":
http://partition-logic.uptodown.com/en/

O 1º é 1 dos melhores, mas é shareware, enqt o 2º tb é bom e é freeware.


Crias 1 ou + partições nesse Disco e depois formatas.
Se a seguir fores ao "Meu Computador" lá estará ele a "olhar para ti"... :)
 
Última edição:
Se o S-ATA (Maxtor de 200GB) vai ser apenas acrescentado, isto é, depreende-se que ficará como Disco secundário, n é necessária nenhuma instalação/configuração.
Basta ligá-lo q é automaticamente detectado.

Só seria requerido uma espécie de driver se fosse para fazer nele a instalação do Windows.
Nessa situação, uma vez q n tens Drive de Disquetes, poderias gravar o tal driver para 1 CD.
Nunca experimentei mas penso q resulte de igual forma.


O sata é suposto ficar como principal o outro vai ser só pra por a tralha...
 
O sata é suposto ficar como principal o outro vai ser só pra por a tralha...

Assim sendo e caso n pretendas instalar tudo de novo, faz o seguinte:

Acrescenta o S-ATA no PC mas deixa-o estar provisoriamente como secundário.

Qd o XP arrancar usas 1 programa para fazer partições ("Partition Magic" ou "Partition Logic", p.ex.) e defines como queres o S-ATA (inteiro, dividido uma ou + vezes, ...). Formatas esse Disco e ele estará pronto a receber dados.

Depois usas 1 programa para clonar o Disco de arranque ("C:", em princípio) para o S-ATA (tens o "Norton Ghost", o "xPodClone", "DriveImage XML", "HDclone", etc). Se usares o "Norton Ghost" tens aqui umas dicas: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=101298&page=2
(ver post #35).

Voltas ao programa q usaste para fazer a partição e formatação do S-ATA e defines essa partição como "activa" (para o Disco poder arrancar).

Finalmente reinicias o PC, entras na BIOS e alteras a ordem de arranque para ser 1º o S-ATA e depois o IDE.

Qd o sistema tiver arrancado pelo S-ATA certifica-te q tens nele tudo o q pretendes e podes fazer 1 "Format" no IDE.


Parece complicado mas n é... :)
 
Ajuda

Viva:

Aproveitei este topico para ver se me conseguem ajudar numa questão:

Comprei recentemente um pc novo com 1 disco Sata II onde ja vem com o windows.

Queria colocar neste pc um dos meus discos ATA, do antigo computador onde tenho armazenados os meus ficheiros, sem S.O. nenhum... Como faço? Ja tentei mas nao consegui... detecta este disco IDE na bios, mas nem chega a iniciar o Windows, aparece uma mensagem, que ja nao me lembro qual é (Diz q falta qq coisa).

Nao sei se tem influencia, mas mudei de um P4 32 Bits para um AMD 64 bits.

Se me puderem ajudar... agradecia.

Fiquem bem
 
Está a dar esse erro pq o sistema está a tentar arrancar pelo Disco IDE e n pelo S-ATA.
Tens q ir à BIOS e definires a ordem de arranque, ou seja, certificares-te q o Disco S-ATA tem prioridade de arranque sobre o IDE.
 
Back
Topo