SATA II (Alguém se habilita?)

GeeKS

Membro
Pessoal, preciso de um auxilio com meu disco SATA II

É o seguinte... tenho uma placa mãe "EliteGroup (ECS)" KM400-M2 V3.0 que possui a controladora sata "VT8237 (VIA)" que (eu acho) não suportar discos SATA II

Já uso um disco de 80GB da Samsung (80HJ jumpeado que funciona perfeitamente)

Porém comprei um disco de 160 GB também da Samsung que não é detectado de primeira pela placa mãe (às vezes reconhece quando eu reinicio)

Modelo: Samsung 161HJ 3,0 Gbps

Li 90% do que pesquisei no google e encontrei informações que me levam a crer que meu disco 160gb não altera p/ SATA I através de jumper... acredito precisar de um software (firmware) que alterará a velocidade do disco p/ 1,5gbps porém não encontro este software... até encontrei um em formato ISO, mas gravei em CD e não deu boot (por não ter os arquivos autorun), através do site do fabricante (Samsung) só encontrei um arquivo que não tem nada dentro (vazio)

Vale ressaltar que estou com o driver da controladora instalado e em sua última versão (pêgo no site da VIA)

Agradeço a todos que se dispuserem a me ajudar

Abraço!
 
Última edição:
Eu acho q se o ligares (sem andar com mais malabarismos) normalmente o disco ira funcionar. Mas apenas em Sata1. A partida sera retro compativel.
 
A primeira coisa a ver é se tens a última BIOS disponível para a board que muitas vezes resolvem problemas de compatibilidade com discos. Depois disso, verificar se o disco possui algum jumper para forçar a retrocompatibilidade, caso a board continue a não apanhar experimenta desligar o disco de 80GB e meter o de 160GB nessa porta SATA para ver se não será mesmo um stress qualquer da porta à qual estás a tentar ligar o novo.
 
se kers limitar a velocidade do disco basta para 1,5gb/s basta colocares o jumper no disco sata para o limitar e assim a board ja te reconhece o disco penso eu de que ;)

cumpts
 
Agradeço a prontidão nas respostas...

Pessoal, a BIOS parece ter sido atualizada (apesar das configurações data/hora e senha terem permanecido as mesmas, não sei se é normal) e outra, já tentei o disco S-ATA na porta do de 80 e também não funciona... acho mesmo que meu disco não dá suporte a JUMPER 1,5 gbps... foi isso que descobri pela internet em minhas pesquisas... se quiserem pesquisar pra ver... tanto que nele mesmo não tem aquele painel dizendo dos jumpers...

E aí, o que posso fazer?
 
onde não é detectato o disco??? é na bios, de vez em quando ou é sempre no windows??
se a bios encontra o disco, o problema do disco no windows é de não estar "activado" vais a gerir no menu de "o meu computador", e procuras gerir o disco nessa ferramenta..
á mes e meio montei um disco desses num pc de um colega meu e a bios detetava, mas no windows não encontrava.... explicaram-me que o disco quando não deteta suporte para SATA II passa automaticamente a SATA I... e o problema resolveu-se com a dica que te dei!
 
Ja tive problemas de compatibilidade de um Hitachi Sata 2 com uma board Biostar Sata 1 com SB Via, foi um pesadelo, update de bios, nada deu bloqueava o pc ate! Bios engatava!
 
O HD não é detectado na BIOS... só o de 80 que é detectado na BIOS (porém quando ligo o de 160) ele não aparece no windows... quando o HD de 160 está ligado a minha controladora SATA/SCSI fica com uma mensagem de erro que diz o seguinte...

Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10)

Clique em 'Solução de problemas' para iniciar a solução de problemas para este dispositivo.

E outras vezes diz que não está usando pq falta recursos disponíveis

Seria um conflito de IRQ?

No site do fabricante não encontrei o tal software...

Obrigado pessoal !
 
Back
Topo