SATA já começa a Rullar !!!

Se bem que estamos a falar de um Benchmark sintético (Sisoft Sandra), mas eu com o meu Maxtor tenho um tempo de acesso de 7.5 ms neste Benchmark.

Mas não acredito que a latência rotacional de 7200 seja de 8.3 ms, essa latência deverá ser apenas no arranque e não no seu todo, e os 6 ms mostrados deve ser a média de tempos de acesso.

Se pensarmos que um disco SCSI que gira a 10.000 rpms tem tempos de acesso de 4.3 ms, ou seja, mais 2800 rpms e reduz o tempo de acesso para quase metade !? Estranho !
 
Peço desculpa, quem meteu água nas contas fui eu, a latência rotacional média é de 4.15ms ... ( ou ligeiramente superior por outro motivos)

No entanto tem-se visto que a latência final real ronda os 13ms
 
Tempo que os dados demoram a estar debaixo das cabeças de leitura, devido à rotação do disco.

Diferente do tempos de procura de faixa...
 
Esses 6ms devem ser praí o tempo de acesso total deduzido da latência rotacional. É muito bonito quando se estão a comparar discos com as mesmas RPMs mas se elas forem diferentes, lá vai a comparação pelo cano.
E o Sandra diz "Estimated", se calhar nem se dá ao trabalho de testar especificamente o tempo de acesso. Ou então testa mas a maneira que tem de dizer que é uma média (porque é) é através do tal "Estimated". Não sei, Sandrices :)


Quanto a discos quero é que eles não avariem. Se demora 40 ou 45 segundos a abrir o jogo XPTO (=UT ou UT2003) é um bocado irrelevante, interessa é que o abra sempre e por muitos anos. Bem, pelo menos quando se fala de discos para uso mais 'pessoal' porque se for para ripanços e coisas do género em que a perda duns 80GB de dados não seja muito significativa, então tudo bem, pode avariar de 2 em 2 anos :D
 
[Guest] reduz o tempo de acesso para metade nao só por causa das 10k rpm mas pelo protocolo SCSI. Ou pensavas que SCSI era só o cabo que era diferente?
 
Back
Topo