1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Script para fazer shutdown

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por OldMan, 1 de Janeiro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 3508)

1. OldMan

OldMan Power Member

Boas!
    Descobri hoje o xGestures e como tal estou a investigar isto, criei um gesture para quando o fizer no finder iniciar a tal contagem que faria se fosse pelo método tradicional mas com apenas 5s de espera até ele se desligar.
    O programa em si não tem essa função, mas posso correr um AppleScript e se calhar será essa a melhor via.

Como é que posso começar a ler algo sobre isso de maneira a que consigo fazer umas coisas básicas como isto que quero, e já agora que programa se usa para isso?

(tentei com o automator mas não vi essa função também)

Para além do shutdown também me daria jeito um gesture para fechar a aba actual do camino, é possível fazer isso também em AppleScript (visto que também não tem no xGestures)?

Obrigado

2. Fork

Fork What is folding?

pelo terminal sei te dizer como podes fazer shutdown, só tinhas de por esee comando a executar num script do automator.

O comando é shutdown -h, agora não estou a ver como correr isto como super user.

De qualquer das maneiras um script que saquei pelo quicksilver faz isso, basta criar um Apple script com o seguinte.

"tell application "System Events" to shut down" (sem as aspas exteriores)

Isto de Apple Scripts parece-me bastante simples, alguem conhece algum tutorial simples com a sintaxe dos AppleScripts

3. zoidberg

zoidberg Folding Member

podes fazer um apple script que chama um shell script para fazer o comando:

Código:
    do shell script “shutdown -h now” with administrator privileges
    para desligar o computador logo :)

link util : http://www.apple.com/applescript/learn.html

Última edição: 1 de Janeiro de 2008
  4. OldMan

OldMan Power Member

Agora em português :D

Como se faz um apple script? Textedit serve ou há algum programa próprio?

5. Fork

Fork What is folding?

Applications/AppleScript/Script Editor.app
    Deve ser isso.

6. Nuno Dias

Nuno Dias Power Member

Existe um programa freeware para isso.

Mac Shutdown X Shutdown your unattended Mac after a download and more...
    http://www.pomola.com/products_macshutdown/macshutdown.html

Mac Shutdown X is an small utilities designed for Mac OS X to shutdown the Mac on a specified event or on a specified date and time.​
    It can help a user start a download of big files over the net and have the Mac automatically turned off when the download is finished in the night. ​
    It is customizable using a easy to use setting setup panel (no coding or editing of script required).
    It's small, fast, simple and reliable.
    You can choose to shutdown the Mac:​
    - On a scheduled plan
    - On a specific date and time
    - When a generic file is removed or moved on your Hard Disk
    - When a download is finished:​
    • using Safari
    • using Firefox or Camino or Netscape
    • using Speed Download
    - At launch time to use it via Apple iCal ​

7. OldMan

OldMan Power Member

Tenho dúvidas que isso faça o que pretendo, mas de qualquer maneira não é essa solução que quero.
    Obrigado

Chapei lá a linha que o zoidberg disse e deu este erro:
    Expected “given”, “in”, “of”, expression, “with”, “without”, other parameter name, etc. but found unknown token.

8. Fork

Fork What is folding?

e o que eu disse?

Código:
     tell application "System Events" to shut down

Última edição: 1 de Janeiro de 2008
  9. OldMan

OldMan Power Member

Desculpa, passou-me ao lado...

Meti isso no script editor, guardei, fui indicar qual era o file para abrir quando fizesse o mouse gesture e imagino que já fosse desligar porque apareceu aquele alerta "don't save" "cancel" "save", fiz cancel e depois apareceu um alerta informativo a dizer que a app Tal impediu o shutdown.

Obrigadíssimo!

10. Fork

Fork What is folding?

O do Zoidberg também devia funcionar, só não percebi o porque.

O dele aparece-me noutro script que saquei com o nome "Force Shutdown". Costumo usar aquele comando, mas é raro.

11. zoidberg

zoidberg Folding Member

se calhar foi pelas aspas? estarem ” em vez de " n sei :)

o que interessa é que resolveste a questão :D

mas deveria funcionar sim porque se colocares o comando
    Código:
    sudo shutdown -h now
    no terminal ,ele pede-te a pass ( por causa do sudo ( administrator previleges ) e faz o shutdown.

Nesse applescript a unica coisa que faço é mandar fazer um shell script ( para dar o comando como se estivesse no terminal )

Código:
    [B]do shell script[/B] "shutdown -h now" [B]with administrator privileges[/B]
    deveria dar :)

12. OldMan

OldMan Power Member

Mas ele irá pedir a pass de administrador dessa forma?

13. zoidberg

zoidberg Folding Member

boa pergunta, o applescript corre com direitos de admin se calhar pede para autenticar, eu nem testei o codigo foi feito "de cabeça" lol

14. OldMan

OldMan Power Member

De qualquer maneira o outro funcionou, seria mais para "cultura geral" :D

Partilhar esta Página