Script para fazer shutdown

OldMan

Power Member
Boas!
Descobri hoje o xGestures e como tal estou a investigar isto, criei um gesture para quando o fizer no finder iniciar a tal contagem que faria se fosse pelo método tradicional mas com apenas 5s de espera até ele se desligar.
O programa em si não tem essa função, mas posso correr um AppleScript e se calhar será essa a melhor via.

Como é que posso começar a ler algo sobre isso de maneira a que consigo fazer umas coisas básicas como isto que quero, e já agora que programa se usa para isso?

(tentei com o automator mas não vi essa função também)





Para além do shutdown também me daria jeito um gesture para fechar a aba actual do camino, é possível fazer isso também em AppleScript (visto que também não tem no xGestures)?

Obrigado
 
pelo terminal sei te dizer como podes fazer shutdown, só tinhas de por esee comando a executar num script do automator.

O comando é shutdown -h, agora não estou a ver como correr isto como super user.

De qualquer das maneiras um script que saquei pelo quicksilver faz isso, basta criar um Apple script com o seguinte.

"tell application "System Events" to shut down" (sem as aspas exteriores)

Isto de Apple Scripts parece-me bastante simples, alguem conhece algum tutorial simples com a sintaxe dos AppleScripts
 
podes fazer um apple script que chama um shell script para fazer o comando:


Código:
do shell script “shutdown -h now” with administrator privileges
para desligar o computador logo :)
Agora em português :D

Como se faz um apple script? Textedit serve ou há algum programa próprio?
 
Existe um programa freeware para isso.

Mac Shutdown X Shutdown your unattended Mac after a download and more...
http://www.pomola.com/products_macshutdown/macshutdown.html


Mac Shutdown X is an small utilities designed for Mac OS X to shutdown the Mac on a specified event or on a specified date and time.​
It can help a user start a download of big files over the net and have the Mac automatically turned off when the download is finished in the night.​
It is customizable using a easy to use setting setup panel (no coding or editing of script required).
It's small, fast, simple and reliable.
You can choose to shutdown the Mac:​
- On a scheduled plan
- On a specific date and time
- When a generic file is removed or moved on your Hard Disk
- When a download is finished:​
  • using Safari
  • using Firefox or Camino or Netscape
  • using Speed Download
- At launch time to use it via Apple iCal​
 
Existe um programa freeware para isso.

Mac Shutdown X Shutdown your unattended Mac after a download and more...
http://www.pomola.com/products_macshutdown/macshutdown.html


Mac Shutdown X is an small utilities designed for Mac OS X to shutdown the Mac on a specified event or on a specified date and time.​
It can help a user start a download of big files over the net and have the Mac automatically turned off when the download is finished in the night.​
It is customizable using a easy to use setting setup panel (no coding or editing of script required).
It's small, fast, simple and reliable.
You can choose to shutdown the Mac:​
- On a scheduled plan
- On a specific date and time
- When a generic file is removed or moved on your Hard Disk
- When a download is finished:​
  • using Safari
  • using Firefox or Camino or Netscape
  • using Speed Download
- At launch time to use it via Apple iCal​
Tenho dúvidas que isso faça o que pretendo, mas de qualquer maneira não é essa solução que quero.
Obrigado


Applications/AppleScript/Script Editor.app
Deve ser isso.
Chapei lá a linha que o zoidberg disse e deu este erro:
Expected “given”, “in”, “of”, expression, “with”, “without”, other parameter name, etc. but found unknown token.
 
Desculpa, passou-me ao lado...

Meti isso no script editor, guardei, fui indicar qual era o file para abrir quando fizesse o mouse gesture e imagino que já fosse desligar porque apareceu aquele alerta "don't save" "cancel" "save", fiz cancel e depois apareceu um alerta informativo a dizer que a app Tal impediu o shutdown.

Obrigadíssimo!
 
O do Zoidberg também devia funcionar, só não percebi o porque.

O dele aparece-me noutro script que saquei com o nome "Force Shutdown". Costumo usar aquele comando, mas é raro.
 
se calhar foi pelas aspas? estarem ” em vez de " n sei :)

o que interessa é que resolveste a questão :D

mas deveria funcionar sim porque se colocares o comando
Código:
sudo shutdown -h now
no terminal ,ele pede-te a pass ( por causa do sudo ( administrator previleges ) e faz o shutdown.

Nesse applescript a unica coisa que faço é mandar fazer um shell script ( para dar o comando como se estivesse no terminal )

Código:
[B]do shell script[/B] "shutdown -h now" [B]with administrator privileges[/B]
deveria dar :)
 
boa pergunta, o applescript corre com direitos de admin se calhar pede para autenticar, eu nem testei o codigo foi feito "de cabeça" lol
 
Back
Topo