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SDK iPhone - é muito dificil programar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por 3dhouse, 7 de Março de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 14757)

  1. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Boas,
    Estive a ver a keynote de hoje e estava na parte em que o Scott Forsal explicava o funcionamento do OS do iPhone e o SDK e até me pareceu fácil programar para o iPhone. A questão que coloco é: É fácil programar para aquilo? Isto vindo de alguém que só percebe HTML, Flash e CSS!
    Gostava de fazer uma app para o iPhone. Mesmo assim alguem me sabe recomendar um site ou um livro para começar, pelo que percebi aquilo usa um código parecido ao Xtools para mac.
     
    Última edição: 7 de Março de 2008
  2. Watermelon

    Watermelon Power Member

    Última edição: 7 de Março de 2008
  3. Fork

    Fork What is folding?

    Objective C é muito parecido com C. Mas contudo é uma m*rda. Tem uma sintaxe muito má a nivel de troca de mensagens entre objectos.
     
  4. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Quem nunca programou na vida (html e css não é programação) vai sempre ter bastantes dificuldades. Convém primeiro aprender a programar numa linguagem "simples", tipo C ou Python, e depois avançar. Sem rotinas adquiridas programar é extremamente complicado, eu sei do que falo :)
     
  5. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Então devo começar pelo Objective C?
     
  6. Watermelon

    Watermelon Power Member

    Começa por Python. É muito fácil de aprender e simples, mas ao mesmo tempo muito poderosa.
     
  7. syMMys

    syMMys Banido

    Pode começar pelo Objective-C que como linguagem orientada por objectos nem é das piores. A sintaxe talvez seja esquisita para quem esteja habituado a pythons, rubys, etc, mas é lógica embora seja pouco versátil e não tenha a elegância de um um ruby ou python.
    O poder do Objective-C está nos frameworks desenvolvidos pela Apple. Infelizmente, e por enquanto, apenas servem para criar aplicações para Macs e agora iPhones, e se poderia argumentar que sendo a quota dos Macs pequena, agora com o iPhone ao barulho talvez as coisas mudem.

    De qualquer forma, na minha opinião, o Objective-C é uma linguagem "estruturante" e boa para aprender e adquirir os bons hábitos das OOL.

    O livro sugerido é óptimo para aprender Cocoa, especialmente a 3 edição que está para sair, mas podem encontrar no próprio site da Apple muito material sobre a plataforma de desenvolvimento da Apple.

    Juntem um bom livro sobre Objective-C, de preferência que cubra a versão 2.0, pois esta foi buscar algumas coisas boas que tem aparecido nos pythons, rubies, etc, e que facilitam muito a escrita do código.


    http://developer.apple.com/documentation/Cocoa/Conceptual/ObjectiveC/ObjC.pdf
     
  8. g4j0

    g4j0 Power Member

    uma linguagem orientada a objectos não acho que seja boa ideia ser a primeira linguagem que alguém aprende. Além das rotinas de programação ainda tinha de se preocupar com objectos e colecções e tal..

    para mim a melhor linguagem para começar é C. depois daí para objective-c é um pulinho
     
  9. BlackRiver

    BlackRiver Power Member

    Se o teu objectivo é começares a programar o iPhone/iPod ou até o Mac também te recomendo C e depois Objective-C.
     
  10. syMMys

    syMMys Banido

    De forma alguma porque uma leva à outra. O Objective-C é um superset sobre o C, ou seja, contém o C. Ao aprenderes Objective-C estas como é óbvio a aprender C. A diferença é que podes logo saltar para a linguagem em que são desenvolvidos as aplicações para o iPhone. O objective-C, pelo menos da forma como eu a aprendi há mais de 15 anos, é uma linguagem muito estruturante.
     
  11. s e 7 e n

    s e 7 e n Power Member

    Ja a muito tempo que andava para comecar a brincar com objective-c... parece que vai ser agora :D
    Esses livros que falaran, encontram-se facilmente ca por Portugal, tipo nas zonas de Informatica da fnac ou Bertrand??
     
  12. abuso

    abuso Power Member

    Não, tens mesmo de mandar vir de fora.
     
  13. R.Raposo

    R.Raposo Power Member

    Estou neste momento a fazer download do iPhone SDK, alguem daqui ja programou para saber a dificuldade?
     
  14. Madril

    Madril 1st Folding then Sex

    Isso depende do que queres fazer ... Um Hello World toda a gente faz :D Um jogo já deve ser mais complicado :D
     
  15. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    Um excelente spot para começar:

    http://cocoadevcentral.com/

    com especial atenção para o "Learn Cocoa II" onde está "tudo" bem explicadinho...
     
  16. tiagoix

    tiagoix Power Member

    Espero não incomodar estar a tirar do bau este topico, mas acho que aqui é um bom sitio para tirar uma duvida.
    Eu ja tenho o xcode instalado bem como o sdk iphone. Fiz aquele programa basico do "hello world!" , consigo visualizar no simulador, mas agora gostava de saber como é que passo a aplicação para o iphone?

    Cumps
     
  17. Taruga

    Taruga Banido


    http://developer.apple.com/programs/iphone/
     
  18. tiagoix

    tiagoix Power Member

    Mas para testar no meu iphone tenho de pagar a tal cena que fala no site, não é?
     
  19. paulo.correia

    paulo.correia Banido

    O Xcode já vem com um simulador de iPhone e iPad, dá para testar as apps que fizeres, desde que não tentes testar funcionalidades como a utilização do GPS, e acelerómetros (permite apenas simular se o iDevice estiver em portrait ou landscape). Para testar mesmo no aparelho, tens que pagar os 99 USD para teres acesso aos certificados de deploy da aplicação para o iDevice.
     
  20. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Para aprender e tal, não precisas de pagar nada. Apenas ter o belo do Mac com xcode e o SDK :)

    Com isso fazes na boa toda a aprendizagem inicial e mesmo quase todo o desenvolvimento de Apps a sério, apenas no Simulator integrado para testar a App sem pagar nada. Os 99 € não é só para correr em iPhones a sério, mas também poder por as Apps na App Store, dentre outras coisas.

    Existe o programa universitário que permite fazer quase tudo menos vender/distribuir na App Store e é gratuito também, mas aparentemente só as universidades que podem "aderir". É interessante se algumas faculdades metessem uma cadeira de desenvolvimento mobile/iOS nos planos das Eng. Informática's, se bem que o custo disso é enorme (implica investimentos em Mac's + iDevices)

    O Simulator permite algumas funcionalidades básicas do GPS E acelerómetros, por exemplo enviar um shake e penso que o "GPS" está fixo em Cupertino (pelo o que li, eu ainda explorei muito pouco o SDK e apenas Apps básicas).

    aqui ta todas as variantes de developer: http://developer.apple.com/programs/iphone/develop.html#compare
     
    Última edição: 20 de Agosto de 2010

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