SDK iPhone - é muito dificil programar?

3dhouse

Power Member
Boas,
Estive a ver a keynote de hoje e estava na parte em que o Scott Forsal explicava o funcionamento do OS do iPhone e o SDK e até me pareceu fácil programar para o iPhone. A questão que coloco é: É fácil programar para aquilo? Isto vindo de alguém que só percebe HTML, Flash e CSS!
Gostava de fazer uma app para o iPhone. Mesmo assim alguem me sabe recomendar um site ou um livro para começar, pelo que percebi aquilo usa um código parecido ao Xtools para mac.
 
Última edição:
Objective C é muito parecido com C. Mas contudo é uma m*rda. Tem uma sintaxe muito má a nivel de troca de mensagens entre objectos.
 
Quem nunca programou na vida (html e css não é programação) vai sempre ter bastantes dificuldades. Convém primeiro aprender a programar numa linguagem "simples", tipo C ou Python, e depois avançar. Sem rotinas adquiridas programar é extremamente complicado, eu sei do que falo :)
 
Começa por Python. É muito fácil de aprender e simples, mas ao mesmo tempo muito poderosa.

Pode começar pelo Objective-C que como linguagem orientada por objectos nem é das piores. A sintaxe talvez seja esquisita para quem esteja habituado a pythons, rubys, etc, mas é lógica embora seja pouco versátil e não tenha a elegância de um um ruby ou python.
O poder do Objective-C está nos frameworks desenvolvidos pela Apple. Infelizmente, e por enquanto, apenas servem para criar aplicações para Macs e agora iPhones, e se poderia argumentar que sendo a quota dos Macs pequena, agora com o iPhone ao barulho talvez as coisas mudem.

De qualquer forma, na minha opinião, o Objective-C é uma linguagem "estruturante" e boa para aprender e adquirir os bons hábitos das OOL.

O livro sugerido é óptimo para aprender Cocoa, especialmente a 3 edição que está para sair, mas podem encontrar no próprio site da Apple muito material sobre a plataforma de desenvolvimento da Apple.

Juntem um bom livro sobre Objective-C, de preferência que cubra a versão 2.0, pois esta foi buscar algumas coisas boas que tem aparecido nos pythons, rubies, etc, e que facilitam muito a escrita do código.


http://developer.apple.com/documentation/Cocoa/Conceptual/ObjectiveC/ObjC.pdf
 
uma linguagem orientada a objectos não acho que seja boa ideia ser a primeira linguagem que alguém aprende. Além das rotinas de programação ainda tinha de se preocupar com objectos e colecções e tal..

para mim a melhor linguagem para começar é C. depois daí para objective-c é um pulinho
 
Se o teu objectivo é começares a programar o iPhone/iPod ou até o Mac também te recomendo C e depois Objective-C.

De forma alguma porque uma leva à outra. O Objective-C é um superset sobre o C, ou seja, contém o C. Ao aprenderes Objective-C estas como é óbvio a aprender C. A diferença é que podes logo saltar para a linguagem em que são desenvolvidos as aplicações para o iPhone. O objective-C, pelo menos da forma como eu a aprendi há mais de 15 anos, é uma linguagem muito estruturante.
 
Ja a muito tempo que andava para comecar a brincar com objective-c... parece que vai ser agora :D
Esses livros que falaran, encontram-se facilmente ca por Portugal, tipo nas zonas de Informatica da ***** ou Bertrand??
 
Espero não incomodar estar a tirar do bau este topico, mas acho que aqui é um bom sitio para tirar uma duvida.
Eu ja tenho o xcode instalado bem como o sdk iphone. Fiz aquele programa basico do "hello world!" , consigo visualizar no simulador, mas agora gostava de saber como é que passo a aplicação para o iphone?

Cumps
 
O Xcode já vem com um simulador de iPhone e iPad, dá para testar as apps que fizeres, desde que não tentes testar funcionalidades como a utilização do GPS, e acelerómetros (permite apenas simular se o iDevice estiver em portrait ou landscape). Para testar mesmo no aparelho, tens que pagar os 99 USD para teres acesso aos certificados de deploy da aplicação para o iDevice.
 
Para aprender e tal, não precisas de pagar nada. Apenas ter o belo do Mac com xcode e o SDK :)

Com isso fazes na boa toda a aprendizagem inicial e mesmo quase todo o desenvolvimento de Apps a sério, apenas no Simulator integrado para testar a App sem pagar nada. Os 99 € não é só para correr em iPhones a sério, mas também poder por as Apps na App Store, dentre outras coisas.

Existe o programa universitário que permite fazer quase tudo menos vender/distribuir na App Store e é gratuito também, mas aparentemente só as universidades que podem "aderir". É interessante se algumas faculdades metessem uma cadeira de desenvolvimento mobile/iOS nos planos das Eng. Informática's, se bem que o custo disso é enorme (implica investimentos em Mac's + iDevices)

O Simulator permite algumas funcionalidades básicas do GPS E acelerómetros, por exemplo enviar um shake e penso que o "GPS" está fixo em Cupertino (pelo o que li, eu ainda explorei muito pouco o SDK e apenas Apps básicas).

aqui ta todas as variantes de developer: http://developer.apple.com/programs/iphone/develop.html#compare
 
Última edição:
Back
Topo