Sensor de temperatura e cooler intel stock

Klaudiop

Power Member
Boas
Muito recentemente troquei a minha board (ASUS STRIKER EXTREME) para uma ASUS P5Q PREMIUM.
Mas, enquanto tinha a Striker, o cooler do cpu (stock intel xD) atingia mais de 2200rpm, consoante a temperatura do processador. Contudo, nesta nova board, o cooler nao passa das 1700, deixando o cpu aquecer ate demais..... -.-
Como esta board tem essas tralhas de poupança de energia, acho que é isso que me está a bloquear o cooler de trabalhar decentemente... e como é o EPU, poupança de energia por hardware, nao da para desligar.

Mas o problema nao é só este.... como me deixa o cpu aquecer bastante, quando passa dos 70 e tal em load, passa para 128 ºC instantaneamente e nunca mais muda....... fica sempre assim mesmo 1 hora depois de estar em idle... o que realmente nao deve corresponder à verdadeira temperatura senao ele desligava..... Além disso se estiver em idle e correr algo a puxar por ele, a temperatura dispara muito depressa... mais de 5 ºC num seg....... as veses muito mais..

Massa térmica: tem
Cooler: está bem encaixado...

Nao percebo....

Need help please!

Cumps
 
É um core2duo E6600 a 3ghz... mas a 2.4 acontece o mesmo...
Passo a colocar o print correspondente:
problematemppc.jpg
 
tenta ver se há uma actualização da tua BIOS. Essa de ele de repente apresentar 128º não é normal! ou é da BIOS ou do programa que te está a mostrar a temperatura.
 
E o sensor? está fora de questao? Nao pode tar marado? nao percebo mt disso...

E quanto à bios..... se o update nao ficar correcto... da para voltar atras?

Cumps
 
E já agora: não era suposto o cooler da intel aumentar de rotação com a temperatura e uso do CPU?
no outra board fazia isso.....


cumps
 
Eu mudei porque a outra tava-me a queimar as memorias sempre... vários modelos... foi para a garantia e nao tinham outra para dar....
Entao veio esta.... mas confesso que tambem estou arrependido....

Ajudas?!

cumps
 
isso aconteceu-me uma vez e enquanto nao reeniciei o pc nao "saiu". como é logico nao estava essa temperatura, provavelmente menos uns ~100ºC. é bug das P5Q, nao sei sei se em todas ou apenas algumas bios
 
eu tive um problema semelhante, mas imaginem que o x2 5000 da amd nao passava dos 15º em load :p

actualizei a bios e voltou ao normal e esse deve ser o teu problema
 
É um Vcore bem razoável para o OC (a "roçar" o mínimo aceitável, digo eu), não te esqueças que há cpus e cpus, nem todos são iguais.

On-topic:

Uma actualização e fica a bombar.

Abraços.
 
isso aconteceu-me uma vez e enquanto nao reeniciei o pc nao "saiu". como é logico nao estava essa temperatura, provavelmente menos uns ~100ºC. é bug das P5Q, nao sei sei se em todas ou apenas algumas bios


A mim é exactamente o mesmo....... depois de reiniciar passa.....
Vou então tentar fazer um update à bios e ver no que da... espero nao por pior! xD nunca fiz isso.....
No site da ASUS falam num disco flexivel (diskete?) msa pode-se usar uma pen certo?


Senão vai para a garantia.... e eles que se desunhem! só nao m apetecia ficar sem ela um mes... -.-

depois dou noticias

tks a tods

cumps

isso aconteceu-me uma vez e enquanto nao reeniciei o pc nao "saiu". como é logico nao estava essa temperatura, provavelmente menos uns ~100ºC. é bug das P5Q, nao sei sei se em todas ou apenas algumas bios

Para o FSB que tem... está um pouco alto


Talvez tenhas razão pois antes tinha-o a 3.4 ghz com essa voltagem...... mas nao era totalmente estavel. Estes cpus nao te esqueças que são 65nm, logo o que eles querem é voltagem. Isso dos 128 ºC nao é verdade, pois ja pus a mão por detras da board e ela nao tava a essa temperatura senao queimava... digo eu! mas torna-se chato...


E mais... e quanto ao cooler? nao era suposto trabalhar com mais rpm?? visto que a temp sobe...... espero que com a mudança de bios isso se resolva...
cumps

UPDATE À BIOS! e nada feito -.-
reduziu mais ou menos 10 ºC em idle, mas quando corre o orthos vai para os 128ºC na mesma.
Já para nao falar que agora a iniciar diz: CPU FAN ERROR. CPU TEMPERATURE ERROR. blabalballbalbabl........

Incrivel esta falta de qualidade.

Mais soluções?
ajudem plz... poi para mandar para a garantia tem que ser com o cpu a default, e a default ele nao atinge temp suficiente para o sensor passar logo pos 128ºc......


cumps
 
Última edição pelo moderador:
Nao diz la nada....... omg..... tou a ficar mt desiludido com a ASUS.
As veses tambem quando ligo o pc ele fica com os cooler a rolar ao maximo e nao faz nada..... tenho de o desligar no botao.
Ca para mim é o EPU. A pior coisa que inventaram....
nao existem mais soluções?


cumps
 
Última edição:
Back
Topo