1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sensor de temperatura e cooler intel stock

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Klaudiop, 10 de Abril de 2009. (Respostas: 20; Visualizações: 1574)

1. Klaudiop

Klaudiop Power Member

Boas
    Muito recentemente troquei a minha board (ASUS STRIKER EXTREME) para uma ASUS P5Q PREMIUM.
    Mas, enquanto tinha a Striker, o cooler do cpu (stock intel xD) atingia mais de 2200rpm, consoante a temperatura do processador. Contudo, nesta nova board, o cooler nao passa das 1700, deixando o cpu aquecer ate demais..... -.-
    Como esta board tem essas tralhas de poupança de energia, acho que é isso que me está a bloquear o cooler de trabalhar decentemente... e como é o EPU, poupança de energia por hardware, nao da para desligar.

Mas o problema nao é só este.... como me deixa o cpu aquecer bastante, quando passa dos 70 e tal em load, passa para 128 ºC instantaneamente e nunca mais muda....... fica sempre assim mesmo 1 hora depois de estar em idle... o que realmente nao deve corresponder à verdadeira temperatura senao ele desligava..... Além disso se estiver em idle e correr algo a puxar por ele, a temperatura dispara muito depressa... mais de 5 ºC num seg....... as veses muito mais..

Massa térmica: tem
    Cooler: está bem encaixado...

Nao percebo....

Need help please!

Cumps

2. Klaudiop

Klaudiop Power Member

É um core2duo E6600 a 3ghz... mas a 2.4 acontece o mesmo...
    Passo a colocar o print correspondente:

3. Klaudiop

Klaudiop Power Member

Ngm para ajudar!?

Todas as ajudas são bem vindas!

Vamos lá pessoal....

Cumps

4. MrOverclock

MrOverclock Power Member

tenta ver se há uma actualização da tua BIOS. Essa de ele de repente apresentar 128º não é normal! ou é da BIOS ou do programa que te está a mostrar a temperatura.

5. Klaudiop

Klaudiop Power Member

E o sensor? está fora de questao? Nao pode tar marado? nao percebo mt disso...

E quanto à bios..... se o update nao ficar correcto... da para voltar atras?

Cumps

6. Klaudiop

Klaudiop Power Member

E já agora: não era suposto o cooler da intel aumentar de rotação com a temperatura e uso do CPU?
    no outra board fazia isso.....

cumps

7. Nagashi

Nagashi Power Member

Eu ca pra mim acho é que andas-te de cavalo para burro, a STRIKER EXTREME é muito melhor que essa P5Q

8. Klaudiop

Klaudiop Power Member

Eu mudei porque a outra tava-me a queimar as memorias sempre... vários modelos... foi para a garantia e nao tinham outra para dar....
    Entao veio esta.... mas confesso que tambem estou arrependido....

Ajudas?!

cumps

9. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Tenta o update à bios, pode ser que tenha alguma melhoria em relação a isso.

10. rustyballzz

rustyballzz Power Member

enganaste, P45 encosta o 680i a um canto.
    foi uma boa troca.

btw: update á bios, isso é um bug
    se tivesse a 128º , ja á muito tempo que se tinha desligado.

cumps.

11. rav3n

rav3n Power Member

isso aconteceu-me uma vez e enquanto nao reeniciei o pc nao "saiu". como é logico nao estava essa temperatura, provavelmente menos uns ~100ºC. é bug das P5Q, nao sei sei se em todas ou apenas algumas bios

12. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

É de mim ou a voltagem está um pouco alta?

13. The Todd

The Todd Power Member

1.23 de Vcore muito?:rolleyes:

14. roque66

roque66 Power Member

eu tive um problema semelhante, mas imaginem que o x2 5000 da amd nao passava dos 15º em load :p

actualizei a bios e voltou ao normal e esse deve ser o teu problema

15. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

Para o FSB que tem... está um pouco alto

16. The Todd

The Todd Power Member

É um Vcore bem razoável para o OC (a "roçar" o mínimo aceitável, digo eu), não te esqueças que há cpus e cpus, nem todos são iguais.

On-topic:

Uma actualização e fica a bombar.

Abraços.

17. Klaudiop

Klaudiop Power Member

A mim é exactamente o mesmo....... depois de reiniciar passa.....
    Vou então tentar fazer um update à bios e ver no que da... espero nao por pior! xD nunca fiz isso.....
    No site da ASUS falam num disco flexivel (diskete?) msa pode-se usar uma pen certo?

Senão vai para a garantia.... e eles que se desunhem! só nao m apetecia ficar sem ela um mes... -.-

depois dou noticias

tks a tods

cumps

Talvez tenhas razão pois antes tinha-o a 3.4 ghz com essa voltagem...... mas nao era totalmente estavel. Estes cpus nao te esqueças que são 65nm, logo o que eles querem é voltagem. Isso dos 128 ºC nao é verdade, pois ja pus a mão por detras da board e ela nao tava a essa temperatura senao queimava... digo eu! mas torna-se chato...

E mais... e quanto ao cooler? nao era suposto trabalhar com mais rpm?? visto que a temp sobe...... espero que com a mudança de bios isso se resolva...
    cumps

UPDATE À BIOS! e nada feito -.-
    reduziu mais ou menos 10 ºC em idle, mas quando corre o orthos vai para os 128ºC na mesma.
    Já para nao falar que agora a iniciar diz: CPU FAN ERROR. CPU TEMPERATURE ERROR. blabalballbalbabl........

Incrivel esta falta de qualidade.

Mais soluções?
    ajudem plz... poi para mandar para a garantia tem que ser com o cpu a default, e a default ele nao atinge temp suficiente para o sensor passar logo pos 128ºc......

cumps

Última edição pelo moderador: 11 de Abril de 2009
  18. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Vai a bios e ve o porque desses "CPU FAN ERROR. CPU TEMPERATURE ERROR." Pode dizer la a razao

19. Klaudiop

Klaudiop Power Member

Nao diz la nada....... omg..... tou a ficar mt desiludido com a ASUS.
    As veses tambem quando ligo o pc ele fica com os cooler a rolar ao maximo e nao faz nada..... tenho de o desligar no botao.
    Ca para mim é o EPU. A pior coisa que inventaram....
    nao existem mais soluções?

cumps

Última edição: 11 de Abril de 2009
  20. Klaudiop

Klaudiop Power Member

boas

soluções? é que já troquei a massa termica e ta na mesma.... -.-

garantia com ela?

cumps

Partilhar esta Página