1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sensores e IQ - CANON

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Castro Almeida, 13 de Março de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 1144)

  1. Bons dias,

    Tenho uma dúvida que ainda ainda não conseguí ver esclarecida que diz respeito aos sensores/processadores, com estas novas tecnologias face aos mais antigos. A minha questão principal é se o sensor de uma 1000D é melhor do que o de uma 20D, ou seja, se a combinação dessas novas tecnologias na 1000D produz uma melhor QUALIDADE DE IMAGEM (e é apenas isto que me interessa) do que na 20D.

    A 20D faz iso 1600 com ruído quase imperceptível (a 1000D não), logo suponho que isto tenha a ver com um sensor de gama superior (apesar da sua antiguidade), não? A 20D não corre na liga da 40D?

    Cumprimentos,

    CA
     
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Tanto o sensor como o processamento são diferentes. Não acho que o ruído a ISO1600 da 20D seja quase imperceptível e ao contrário da 1000D, acho que a redução de ruído é mais activa. E sim, a 20D corre na liga da 40D, mas com tecnologia bem mais antiga.
     
  3. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    A diferença em isos altos da 20D para a 1000D deve ter muito a haver com a desindade dos pixeis. Os sensores são praticamente do mesmo tamanho, mas a 20D tem 8 Mpx e a 1000D 10 Mpx. Ou seja uma tem 2.4 Mpx/Cm2 de sensor e a outra 3.1Mpx/cm2......

    A diferença nos isos é por aqui...

    Em relação à 20D correr na liga da D40.. À partida são máquinas da mesma gama, só que a 40D é bem mais recente [pelo meio ainda houve a 30D] com tudo o que isso implica a nivel de features, modernices e processamento de imagem..
     
  4. Mas em qualidade de imagem qual fica à frente? A 1000D ou a 20D?

    Cumprimentos.
     
  5. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    Pois.. Assim de repente não sei, mas provavelmente se uma tirar fotos com uma boa prime e a outra tirar com lentes de kit, a que vai ter melhor IQ vai ser a que tiver a prime...

    Ou seja, a qualidade da lente puxa muito pela IQ..
     
  6. arkannis

    arkannis Power Member

    Mas isso é obvio... mas uma vez que ambas as máquinas podem usar as mesmas lentes, é possivel falar concretamente sobre a qualidade da máquina e pôr a variavel "objectiva" de parte.

    Curiosamente, o sitio que se pode considerar como tendo os testes mais fiaveis, indica que ambas as maquinas têm a mesma qualidade de imagem em todos os aspectos:
    http://www.dxomark.com/index.php/en...178|0/(onglet)/0/(brand)/Canon/(brand2)/Canon
     
  7. Muito interessante. No entanto a questão do ISO é muito importante para mim, pois gostaría de evitar ao máximo o uso do flash. Por outro lado a 20D custa metade do preço...

    Falando de lentes, vou usar uma Tamron 17-50 F2.8, mas estamos a discutir apenas a máquina.

    Então aquele low light iso, de 719 para 721 é práticamente a mesma coisa, não? Não sabía que a 1000D era capaz de fazer um ISO 800 práticamente limpo como o DPREVIEW diz que a 20D faz.

    *edit: E quanto aos viewfinders? O da 20D não é muito melhor?

    Cumprimentos.
     
    Última edição: 13 de Março de 2009
  8. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    A 20D tem um modo ISO 3200 (H). Fora isso, segundo o DxOmark os dois sensores são praticamente equivalentes em termos de ISO.

    O da 20D é melhor:
    - é penta prisma (vs. penta espelho na 1000D)
    - é um pouco maior (0.9x vs 0.81x)

    Em termos de visor LCD é que a coisa se inverte. A 1000D tem um LCD de 2.5" com 230k dots, enquanto que a 20D tem um de 1.8" com 118k dots (segundo a DPReview).
     
  9. Boas tardes,

    Sim, mas o LCD não é importante. Eu vejo as fotos no PC. Práticamente que nunca uso o LCD numa máquina fotográfica. Já o penta prisma acho muito interessante.

    Bom, tendo em conta o pentaprisma, a mesma qualidade de imagem/ISO e o facto de custar metade do preço (ganhei hoje em leilão uma por 220€ - como nova), definitivamente vou ficar com a 20D.

    Muito obrigado a todos.

    Cumprimentos,

    CA
     
  10. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    Nem que seja porque a 1000D é bem mais recente. A 20D quantos anos tem já? A nível de sensor algo deve ter evoluído. Pelas fotos que vi no flickr a 1000D parece-me superior.
     
  11. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

    LOL. Não é isso. Eu sei que sou defensor da 1000D. Mas quer dizer basta pensar na idade da máquina. Quem diz 1000D diz 450D.
     
  12. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    A evolução dos sensores na Canon não tem sido tão dramática como na Nikon. Por isso não é de estranhar que os sensores da 1000D e da 20D estejam tão próximos. O sensor da 20D já dava um baile ao da D70, apesar de ser apenas 7 meses mais novo. E mesmo assim o sensor da D70 continua a satisfazer muita gente nas suas múltiplas encarnações (D50, D70S, D40).

    A modernidade deu à 1000D mais 2 megapitos, um LCD melhor, buffer maior, Live View e DIGIC III. Mas pelo facto de ser de um escalão inferior tem uma construção inferior, uma ergonomia inferior, e um shutter mais lento (entre outros aspectos).
     
  13. Vassago

    Vassago Power Member

    Acho que quando se compra uma máquina tambem é preciso ter em conta que têm desgaste mais acelerado que uma lente.
    Assim sendo é natural que a 20D usada tenha bem mais uso (e por isso menos tempo de vida antes de reparar cortinas e afins) que uma 1000D, e aí o barato pode sair caro.

    É claro que os leiloes dizem sempre "como nova", e numa SLR tambem é espectável que o dono tenha cuidado e por isso o aspecto exterior seja sempre bom, no entanto o numero de clicks é sempre uma incognita e por isso eu muito dificilmente compraria uma 20D nesta altura, mas cada caso é um caso.

    Fora isso, penso que a informação do "ganhei hoje em leilão uma por 220€" já te devia obrigatoriamente vincular a essa compra, é um compromisso de honra com o vendedor, compromisso esse que deve ser mantido, e por isso espero muito sinceramente que a indecisão tenha terminado no momento em que fizeste a licitação...
     
  14. Boas tardes,

    Sem dúvida absolutamente nenhuma. Caso mudasse de ideias e comprasse a 1000D, tão simplesmente vendía a 20D no miau. Um compromisso para mim é algo extremamente sério. Quanto aos clicks da máquina foi-me garantido ter 9.870 clicks. O aspecto exterior mal se distingue de novo, apesar de saber que isto não é indicativo de poucos disparos. Ah, e ainda tem GRIP.

    Cumprimentos.
     
    Última edição: 13 de Março de 2009
  15. Vassago

    Vassago Power Member

    A confirmar-se esse numero de clicks por esse preço tambem penso que teria escolhido a 20D ;)

    Aliás, comprei à poucos meses uma 450D (com a qual estou bastante contente) mas dentro de uns anos quando a decidir trocar a máquina o que espero encontrar é uma 40D, e nem é por uma questão de preço porque se arranjasse nova preferia, mas sim porque não gostei da evolução da 40D para a 50D uma vez que considero que já tem um pixel pequeno demais para lentes consumer grade.
    Por isso se encontrar um negocio equivalente na altura tambem vou ficar muito feliz :)
     
  16. Exacto. Quando a máquina cá chegar vou tratar de verificar isso, seja lá de que maneira for. E se assim for, também não tenho qualquer dúvida quanto à escolha da 20D. Até em disparo contínuo é muito mais rápida que a 1000D. E um pentaprisma não é para qualquer um! Aquilo deve ser qualquer coisa... E então com a "Tammy" 17-50 F2.8, vai ser um mimo (e tudo pelo preço de uma 1000D nova com 18-55 IS). GRANDE EBAY!!! :berlusca:

    Cumprimentos,

    CA

    Boas noites,

    Tenho só mais uma dúvida que é o seguinte: fala-se tanto do fabuloso 3D matrix da Nikon. A DPReview quando se refere a este sistema de metering usa sempre a palavra *soberbo*. A minha questão é como é que o metering da Canon se compara a este tão "soberbo" metering da Nikon?

    Cumprimentos.
     
    Última edição: 14 de Março de 2009
  17. kadeR

    kadeR I quit My Job for Folding

    nao se compara... alias na 20D ainda vais estar mais atras a nivel de metering porque a maquina em questao nao tem spot metering.
     
  18. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    isso de ser soberbo tem mt que se lhe diga e no minimo varia de modelo para modelo, a D80 por exemplo e conhecida por ter um sistema de metering problematico.
     

Partilhar esta Página