Problema Será RAM!?

alvaristo

Power Member
Olá, tenho computador do "My System" e desde ontem que, volta e meia, aparece-me um ecrã deste género.

Já tive a procurar sobre o assunto e parece q pode ser a RAM. Tenho dois módulos de 1GB cada.

Quando analiso as duas memórias em simultaneo no 'memtest', ele apresenta erros; se for em separado não apresenta. De referir q numa esperei até os ~220% Coverage e noutra até ~100%.

Também ja testei a RAM em simultaneo e em separado através do 'Windows Memory Diagnostic' e neste os resultados são mais inconstantes...pois umas vezes não aparece erro algum como depois aparece e quando diz não ter e chega ao ambiente de trabalho...Blue screen outra vez!!

Já estou a ficar um bocado sem paciencia para esta brincadeira :mad: e queria saber se isto já aconteceu a alguém e/ou se alguém sabe como resolver!?

Também já li algures que pode ser da motherboard e eu já a actualizei (penso q para a ultima versao) atraves do 'Asus update utility'.

Obrigado por qualquer ajuda e fico à espera de soluções!

Cumprimentos

PS - desculpem o testamento...mas já estou todo descoordenado :confused:
 
Última edição:
Eu sei que não está no "My System", mas por acaso tens OC no CPU?

É que se tiveres, o mais provavel é tb teres as memórias a funcionar acima das especificações, ou seja, com OC. Embora duvido que esse seja o problema com mems da OCZ, mas isso nao quer dizer nada. Há coisas que vêm com defeitos de fábrica.

Ou podes simplesmente ter mexido nas velocidades da RAM na BIOS e teres-te esquecido de as por outra vez nos default settings. (Tou a dar esta hipótese porque a minha board permite fazer OC às memórias sem mexer no FSB. Infelizmente, o inverso não se verifica :P)

Caso não tenhas OC, então as memórias estão mesmo a "pifar". Mas pode nem ser dos memórias em si, pode muito bem serem os slots da motherboard que podem estar fvcked.
 
Última edição:
Tenta testar com memtest86+ para 'DOS'.

Mas em princípio será mesmo memórias.
Ok..vou tentar...

Eu sei que não está no "My System", mas por acaso tens OC no CPU?

É que se tiveres, o mais provavel é tb teres as memórias a funcionar acima das especificações, ou seja, com OC. Embora duvido que esse seja o problema com mems da OCZ, mas isso nao quer dizer nada. Há coisas que vêm com defeitos de fábrica.

Ou podes simplesmente ter mexido nas velocidades da RAM na BIOS e teres-te esquecido de as por outra vez nos default settings. (Tou a dar esta hipótese porque a minha board permite fazer OC às memórias sem mexer no FSB. Infelizmente, o inverso não se verifica :P)

Caso não tenhas OC, então as memórias estão mesmo a "pifar". Mas pode nem ser dos memórias em si, pode muito bem serem os slots da motherboard que podem estar fvcked.
OC - OverClock!?...não, não fiz nada disso...já estive a ver lá na BIOS e está tudo 'auto'...se forem então os Slots!...Qual a solução!?...e já agora como chego a essa solução!?

Cumps
 
Ok..vou tentar...


OC - OverClock!?...não, não fiz nada disso...já estive a ver lá na BIOS e está tudo 'auto'...se forem então os Slots!...Qual a solução!?...e já agora como chego a essa solução!?

Cumps

Para ver se o problema é da mesmo da board (neste caso, os slots de RAM), o melhor é usares outros módulos (pede alguns emprestados por exemplo) só para testar.

Se ainda tiveres esse erro, então podes começar a pensar em trocar de board.

Se ainda estiver na garantia, podes sempre tentar RMA (devolver a board e receber uma nova).
 
Olá, tenho computador do "My System" e desde ontem que, volta e meia, aparece-me um ecrã deste género.

Já tive a procurar sobre o assunto e parece q pode ser a RAM. Tenho dois módulos de 1GB cada.

Quando analiso as duas memórias em simultaneo no 'memtest', ele apresenta erros; se for em separado não apresenta. De referir q numa esperei até os ~220% Coverage e noutra até ~100%.

Também ja testei a RAM em simultaneo e em separado através do 'Windows Memory Diagnostic' e neste os resultados são mais inconstantes...pois umas vezes não aparece erro algum como depois aparece e quando diz não ter e chega ao ambiente de trabalho...Blue screen outra vez!!

Já estou a ficar um bocado sem paciencia para esta brincadeira :mad: e queria saber se isto já aconteceu a alguém e/ou se alguém sabe como resolver!?

Também já li algures que pode ser da motherboard e eu já a actualizei (penso q para a ultima versao) atraves do 'Asus update utility'.

Obrigado por qualquer ajuda e fico à espera de soluções!

Cumprimentos

PS - desculpem o testamento...mas já estou todo descoordenado :confused:

Boas, companheiro esse erro que dá no teu computador (Blue screen) é um tipo de erro muito inconstante, tanto pode provir das memórias como do Disco Rígido, esse ecrã aparece frequentemente quando há problemas com as memórias ou com os discos, eu deparo-me com esse mesmo problema N vezes por dia e 80% das vezes esse erro provem dos sectores danificados no disco rígido, experimenta correr no teu computador o HDAT2 ou o MHDD, para verificares se de facto não tens sectores danificados no teu disco, caso não tenhas nem no disco e nem nas memórias qualquer tipo de problema ai então experimentas uma nova Mboard.

Atenção: memórias de marcas diferentes por vezes criam certos conflitos entre elas que podem mesmo danificar o teu sistema! :x2:

Esta é apenas a minha opinião! :p

Fiquem bem, 1 abraço ;)
 
Olá,

Vou ver isso do disco então...qualquer das maneiras está a correr o Memtest86+ no 'DOS' e aquilo já está a analisar há um bom bocado!...apresenta uns erros, mas eu não percebo bem o que querem dizer na realidade...talvez quando acabar consiga perceber melhor...Mesmo assim, vou tentar o disco...Já agora...estes erros de blue screen so me acontecem no Windows 7, q instalei de ontem para hj, no XP não me apercebi de que tenha acontecido!...acham que tem alguma coisa a ver!?

Cumps e obrigado pelas intervenções!
 
Peço desculpa..Gostaria que me esclarecessem 4 dúvidas, sff:

1) O MemTest86+ nunca mais pára a não ser que nós intervenhamos?

2) Ainda não utilizei o HDAT2 nem o MHDD, pois ainda estou a testar as memórias, mas queria saber se acontece o mesmo, só pára qd nós mandarmos!?

3) No caso do problema ser dos slots (consequentemente motherboard(?)) existe a possibilidade de, dado que existem 4, ser só um que está estragado e outros funcionarem correctamente, independentemente deste facto?

4) As memórias, sendo que que são iguais e estiveram sempre a trabalhar em conjunto, pode ocorrer que apenas uma se tenha danificado e, por isso, o sistema entra em conflito!?

Cumps
 
Última edição:
Peço desculpa..Gostaria que me esclarecessem 4 dúvidas, sff:

1) O MemTest86+ nunca mais pára a não ser que nós intervenhamos?

Ya

2) Ainda não utilizei o HDAT2 nem o MHDD, pois ainda estou a testar as memórias, mas queria saber se acontece o mesmo, só pára qd nós mandarmos!?

O HDAT2 e o MHDD param por si só.

3) No caso do problema ser dos slots (consequentemente motherboard(?)) existe a possibilidade de, dado que existem 4, ser só um que está estragado e outros funcionarem correctamente, independentemente deste facto?

Isso é quase como as tuas pernas, pensa bem se levarem uma brasa numa das pernas e ficares manco, achas que andas bem?
:lol:

4) As memórias, sendo que são iguais e estiveram sempre a trabalhar em conjunto, pode ocorrer que apenas uma se tenha danificado e, por isso, o sistema entra em conflito!?

Entra! ;)



Cumps

1 Abraço
 
Obrigado pelas explicações AndreVieira, gostei da comparação e percebi perfeitamente a ideia!! ;)

Então agora o que se passa é o seguinte: desinstalei o Win7 e trabalho apenas com o XP, e ele nunca vai abaixo...corro o memtest e nem sempre apresenta erros, não percebo. Apenas reparei que o memtest tem um limite de MB para analisar e recomenda q se corram mais q uma aplicação ao mesmo tempo e só nestes casos é q apresenta erros de memória, deduzo q seja por 'puxar' mais pela RAM de uma só rajada (não faço ideia...ideias de noob ;b).

Arranjei também o BurInTest e ao fazer testes à RAM, este nunca apresenta erros...estranho!

Em relação ao HDAT2 e ao MHDD ainda não consegui testar, primeiro porque não percebi muito bem como se utiliza e depois porque agora ando com limitado...Portanto pergunto-vos se existe algum problema em utilizar memória RAM 'estragada' durante algum tempo, se a única coisa que acontece é os break's ou se vai danificar mais algo com o tempo!?!?!?

Cumprimentos e Muito Obrigado
 
Bem!...Por fim o problema está pseudo-resolvido...pedi a um amigo um módulo de 1GB de RAM e testei em todos os slots com o MemTest86+ para 'DOS' e não apareceu qualquer erro, portanto é mesmo da RAM que deve ter dado o último grito.

Queria agradecer a todos os que intervieram, por isso o meu MUITO OBRIGADO!

Agora um último pedido, dado que tinha umas OCZ Reaper DDR2 PC6400 2048MB (2x1GB), aconselham a comprar umas iguais ou isso não interessa!?

Cumprimentos!
 
Back
Topo