Server 2003 após Linuxes! Como nao perder Linux

madafakapc

Power Member
Ora tenho 2 XP e 2 Linuxes instalados e gostava de instalar o Server 2003 mas nao kro ficar sem o Linux!

Como posso fazer? Instalo e depois como reconhece o Linux ??? Faço uma diskette de arranque pro linuxes?!!?!?!?! Como?

Obrigado!

Tenho tudo no mesmo disco e pretendo fazer no mesmo disco!
 
se tiveres partiçoes livres (ou seja partiçoes k n tenham dados do sistema linux) podes usar uma delas para o windows 2003 e instalares normalmente.
no fim tens k usar uma diskete (ou cd) de arranque para entrar outra vez no linux. ai tens k configurar correctamente o lilo ou o grub googla ha mt informaão como os configurar.

agora se n tiveres partiçao livre podes usar o partition magic, mas n costumo confiar mt nessas coisas...

espero ter ajudado...
 
Se a tua dúvida tem a ver com o facto do win apagar o lilo/grub do mbr, nada mais fácil:

arrancas com o cd do linux, montas a partição correspondente e voltas a escrever o lilo/grub no mbr.

Se tem a ver com partições o ApM já disse tudo. Ou tens o espaço livre já criado ou então vais ter de o arranjar (partition Magic).
 
hellaxe disse:
Eu sugiro que arranges um VMWare ou Virtual Machine e instalas lá tudo o que queres para testar.
Assim não terás estes problemas.

De ke forma os virtual machines instalam os SOs ??? E vou conseguir fazer tudo da mesma forma que se for directamente ??

Obrigado!
 
Instalam como normalmente no hardware.
As limitações têm a ver com o hardware que estás a usar: memoria e etc.
O que uma máquina virtual é "emular" um hardware no qual instalas um SO (assim por alto).
O SO aí instalado fica mais lentito mas também depende da quantidade de memória que tiveres e do processador.

De resto podes fazer tudo o que quiseres como num SO normal.
Pode haver algumas chatisses mais com Linux. Eu até agora ainda não tive nada de especial e tenho Linux em VM de XP e Xp em VM de Linux.
 
Mais a ver com o título do tópico que o conteúdo:

O sistema operativo é só um, chama-se Linux, o que podem ter são várias distros (diminutivo de distributions) instaladas. Dói-me o coração quando oiço 'tenho 3 linuxes instalados' :(
 
Podes ter 3 linuxes instalados.
Uma vez que o linux é o nome dado ao Kernel (apenas e só), se tiveres o 2.6.9, o 2.6.12 e o 2.4.xx (só para dar 3 exemplos), tens 3 linuxes instalados ;)
 
tens o linux a funcionar certo?

arranjas o GParted é tipo o partition magic, agora no GParted desmontas a partiçao que queres partir e redimensionas.

fazes uma diskete de arranque... se nao conheceres nenhum programa procura no synaptic a palavra bootdisk e vais achar bues software para o efeito.

instalas o windows depois entras no linux com a diskete e numa consola como su escreves lilo

que ele grava o lilo de novo no master boot record
 
PrOdG disse:
Mais a ver com o título do tópico que o conteúdo:

O sistema operativo é só um, chama-se Linux, o que podem ter são várias distros (diminutivo de distributions) instaladas. Dói-me o coração quando oiço 'tenho 3 linuxes instalados' :(

Nao ha crise!
Eu entenedo que uma coisa é o Kernel outra sao as distros....:004: :004: :lol:
 
No ubuntu concretamente para fazer isso dá para criar um cd de arranke? ou uso o cd de instalaçao? Não me lembro se o cd de instalação permite entrar numa instalaçao ja criada.
 
xtr3me disse:
Podes ter 3 linuxes instalados.
Uma vez que o linux é o nome dado ao Kernel (apenas e só), se tiveres o 2.6.9, o 2.6.12 e o 2.4.xx (só para dar 3 exemplos), tens 3 linuxes instalados ;)
Depende. Historicamente, Linux era o nome dado ao kernel. Hoje em dia, o que chamamos Linux é a soma do kernel com o conjunto de bibliotecas GNU (daí GNU/Linux).
Esta questão do nome é controversa, e podíamos ficar aqui o resto do dia (nem o Torvalds se entende com a FSF, quanto mais nós os dois aqui.. :P).

By the way, eu nesse caso diria "tenho 3 kernels instalados" em vez de "tenho 3 linuxes" instalados. Soa melhor ;)
 
PrOdG disse:
Depende. Historicamente, Linux era o nome dado ao kernel. Hoje em dia, o que chamamos Linux é a soma do kernel com o conjunto de bibliotecas GNU (daí GNU/Linux).
Esta questão do nome é controversa, e podíamos ficar aqui o resto do dia (nem o Torvalds se entende com a FSF, quanto mais nós os dois aqui.. :P).

By the way, eu nesse caso diria "tenho 3 kernels instalados" em vez de "tenho 3 linuxes" instalados. Soa melhor ;)

Não estou a dizer o contrário ... só estou a dier que não é incorrecto ... ;)
 
Back
Topo