1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Server 2003 após Linuxes! Como nao perder Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por madafakapc, 11 de Dezembro de 2005. (Respostas: 12; Visualizações: 753)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Ora tenho 2 XP e 2 Linuxes instalados e gostava de instalar o Server 2003 mas nao kro ficar sem o Linux!

Como posso fazer? Instalo e depois como reconhece o Linux ??? Faço uma diskette de arranque pro linuxes?!!?!?!?! Como?

Obrigado!

Tenho tudo no mesmo disco e pretendo fazer no mesmo disco!

2. ApM

ApM Power Member

se tiveres partiçoes livres (ou seja partiçoes k n tenham dados do sistema linux) podes usar uma delas para o windows 2003 e instalares normalmente.
    no fim tens k usar uma diskete (ou cd) de arranque para entrar outra vez no linux. ai tens k configurar correctamente o lilo ou o grub googla ha mt informaão como os configurar.

agora se n tiveres partiçao livre podes usar o partition magic, mas n costumo confiar mt nessas coisas...

espero ter ajudado...

3. xtr3me

xtr3me Power Member

Se a tua dúvida tem a ver com o facto do win apagar o lilo/grub do mbr, nada mais fácil:

arrancas com o cd do linux, montas a partição correspondente e voltas a escrever o lilo/grub no mbr.

Se tem a ver com partições o ApM já disse tudo. Ou tens o espaço livre já criado ou então vais ter de o arranjar (partition Magic).

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu sugiro que arranges um VMWare ou Virtual Machine e instalas lá tudo o que queres para testar.
    Assim não terás estes problemas.

5. madafakapc

madafakapc Power Member

De ke forma os virtual machines instalam os SOs ??? E vou conseguir fazer tudo da mesma forma que se for directamente ??

Obrigado!

6. hellaxe

hellaxe Power Member

Instalam como normalmente no hardware.
    As limitações têm a ver com o hardware que estás a usar: memoria e etc.
    O que uma máquina virtual é "emular" um hardware no qual instalas um SO (assim por alto).
    O SO aí instalado fica mais lentito mas também depende da quantidade de memória que tiveres e do processador.

De resto podes fazer tudo o que quiseres como num SO normal.
    Pode haver algumas chatisses mais com Linux. Eu até agora ainda não tive nada de especial e tenho Linux em VM de XP e Xp em VM de Linux.

7. PrOdG

PrOdG Power Member

Mais a ver com o título do tópico que o conteúdo:

O sistema operativo é só um, chama-se Linux, o que podem ter são várias distros (diminutivo de distributions) instaladas. Dói-me o coração quando oiço 'tenho 3 linuxes instalados' :(

8. xtr3me

xtr3me Power Member

Podes ter 3 linuxes instalados.
    Uma vez que o linux é o nome dado ao Kernel (apenas e só), se tiveres o 2.6.9, o 2.6.12 e o 2.4.xx (só para dar 3 exemplos), tens 3 linuxes instalados ;)

9. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

tens o linux a funcionar certo?

arranjas o GParted é tipo o partition magic, agora no GParted desmontas a partiçao que queres partir e redimensionas.

fazes uma diskete de arranque... se nao conheceres nenhum programa procura no synaptic a palavra bootdisk e vais achar bues software para o efeito.

instalas o windows depois entras no linux com a diskete e numa consola como su escreves lilo

que ele grava o lilo de novo no master boot record

10. madafakapc

madafakapc Power Member

Nao ha crise!
    Eu entenedo que uma coisa é o Kernel outra sao as distros....:004: :004: :lol:

11. kanguru

kanguru [email protected] Member

No ubuntu concretamente para fazer isso dá para criar um cd de arranke? ou uso o cd de instalaçao? Não me lembro se o cd de instalação permite entrar numa instalaçao ja criada.

12. PrOdG

PrOdG Power Member

Depende. Historicamente, Linux era o nome dado ao kernel. Hoje em dia, o que chamamos Linux é a soma do kernel com o conjunto de bibliotecas GNU (daí GNU/Linux).
    Esta questão do nome é controversa, e podíamos ficar aqui o resto do dia (nem o Torvalds se entende com a FSF, quanto mais nós os dois aqui.. :P).

By the way, eu nesse caso diria "tenho 3 kernels instalados" em vez de "tenho 3 linuxes" instalados. Soa melhor ;)

13. xtr3me

xtr3me Power Member

Não estou a dizer o contrário ... só estou a dier que não é incorrecto ... ;)

Partilhar esta Página