Serviço de subscrição automáticamente ativo

ruisapo

Power Member
Boas, ontem estava numa aplicação e apareceu um popup de publicidade em que carreguei sem querer. Abriu-se o browser que fechei logo rapidamente mas qual é o meu espanto quando de seguida recebo uma mensagem a dizer que tinha ativado um serviço de subscrição por 3.99€ por semana e confirmei realmente que no saldo apareceram 3.99€ (sou pós-pago) . Foi ao browser ver o que se tinha aberto e vi que aquilo abriu um site chamado NiceSports com uma página a dizer subscrição concluída com sucesso.

Como é que é possível abrir uma página por engano e ativar automáticamente um serviço de subscricao? Que raio de rede deixa isto acontecer? Quer dizer, se eu fizer uma aplicacao que abre automáticamente uma página consigo fazer as pessoas subscreverem-se sempre?

Hoje à tarde vou a uma loja da meo reclamar por isto, mas sabem se tenho alguma esperança de reaver o dinheiro? Obviamente que já cancelei a subscricao, fiz logo isso na hora
 
Já aconteceu na empresa onde trabalho. Telefonei logo para a linha de apoio a informar que foi activado o serviço acidentalmente e eles anularam o valor na fatura. Depois solicitei o bloqueio de todos os telemóveis para nunca mais acontecer o mesmo.
 
Os operadores devem barrar a subscrição de serviços de valor acrescentado por predefinição. Ou então as recomendacoes do regulador valem zero... Se a MEO não está a fazê-lo então devem pedir que deixe de ser possível a subscricao destes serviços.

Parece que há uma excepção para serviços de televoto:
https://www.deco.proteste.pt/instit...s/comunicacoes/servicos-de-valor-acrescentado

Deveriam de chegar à ANACOM estas situações das empresas prestadoras destes serviços para que lhes fosse revogada a licença (no ano passado foram 5)
 
Aconteceu-me algo de similar hoje de madrugada. O serviço é o "jogosdepeleja" e recebi a dita SMS de imediato. Liguei para o 1696 para bloquear isto mas disseram-me que do primeiro pagamento não me livro. Ora, como isto é possível? Amanhã vou ligar para DECO e Anacom, não faz sentido nenhum uma pessoa ser cobrada por um serviço que não pediu, não conhece e não autorizou. Ainda para mais é cobrada através da MEO, empresa a quem não dei autorização para me facultar este tipo de serviços e muito menos autorização para divulgar o meu número de telemóvel.
 
O ano passado tive um caso desses. Foi ativado um servico desses na minha placa de banda larga. 4,99€ por semana e as faturas só começaram a chegar ao fim de 2 meses. Tive mais de 60€ por pagar. Bati o pé junto da Meo, que agiu sempre de má fé comigo, dizendo que não podia fazer nada, uma vez que os valores era cobrados e faturados por um empresa externa à Meo e que a Meo não recebia nada com o negócio, entregando a totalidade dos valores à empresa. Pedi contatos da empresa e só me facultaram um número de telefone que ninguém atendia é um endereço de e-mail errado. Não me facultaram mais nenhum dado. Depois de muita pesquisa lá encontrei um contacto. No primeiro e-mail que enviei a empresa reconheceu o erro e prontificou se a devolver metade dos valores, dizendo que os restantes tinham que ser devolvidos pela Meo. Liguei novamente para a Meo e eles ficaram embaraçados quando disse que tinha o Mail da empresa com esta informação. De imediato disseram que iam averiguar. Passadas muitas faturas e avisos de suspensão e cartas de advogados, lá veio a decisão. Foram canceladas todas as faturas. Fiz queixa à Deco e na Anacom.
 
Os operadores devem barrar a subscrição de serviços de valor acrescentado por predefinição. Ou então as recomendacoes do regulador valem zero... Se a MEO não está a fazê-lo então devem pedir que deixe de ser possível a subscricao

A questão é que estes serviços, que muitas vez são subscritos inadvertidamente através de uma janela de pop up, não se enquadram nos serviços de valores acrescentado.
Essa foi uma das minhas batalhas e a Anacom não me a deu razão.
Eu agora não me consigo lembrar do nome, mas além dos serviços de valor acrescentado, tive que barrar outro serviço, para não voltar a acontecer esta situação.
 
A questão é que estes serviços, que muitas vez são subscritos inadvertidamente através de uma janela de pop up, não se enquadram nos serviços de valores acrescentado.
Essa foi uma das minhas batalhas e a Anacom não me a deu razão.
Eu agora não me consigo lembrar do nome, mas além dos serviços de valor acrescentado, tive que barrar outro serviço, para não voltar a acontecer esta situação.

Era essencial a divulgação do nome do serviço a barrar e como a forma mais fácil para que os utilizadores de banda larga fiquem prevenidos. Agora, continuo a dizer que não há qualquer interesse em que os serviços possam ser subscritos numa banda larga o que só pode ser considerado dolo por parte das operadoras não fazer um questionário prévio acerca do que os utilizadores pretendem, o seu barramento ou não
 
Já aconteceu na empresa onde trabalho. Telefonei logo para a linha de apoio a informar que foi activado o serviço acidentalmente e eles anularam o valor na fatura. Depois solicitei o bloqueio de todos os telemóveis para nunca mais acontecer o mesmo.

De todos os post este foi o único que parece ter corrido bem mas vamos lá ver então se tenho mais sorte.

Já fiz uma parceria com uma empresa brasileira que geria subscrições, e lá era obrigatório um processo de 3 passos para ativar, que envolvia receber uma sms com um código que se tinha de colocar numa página. Não sei como cá é tão facil..

Criar um esquema destes sem protecção é uma maneira fácil de ganhar dinheiro... É que neste caso tive de carregar na publicidade, mas facilmente se cria algo que nem se tem de carregar para lançar o browser... Outra opção é alterar o número passado para o browser no intent e começar a passar números do 91000000 a 96999999, como não há verificação todos os portugueses iriam ficar com o serviço subscrito...

Update: Já foi à loja da MEO e disseram que me ligavam até quarta por causa deste assunto
 
Última edição:
Era essencial a divulgação do nome do serviço a barrar e como a forma mais fácil para que os utilizadores de banda larga fiquem prevenidos.

Já pesquisei na minha reclamação e respostas, mas não encontro o nome do serviço. Na primeira reclamação "agarrei-me " às orientações da Anacom sobre o barramento por defeito dos SVA, mas a Meo defendeu se logo, alegando tratar-se de uma subscrição de serviços por dados móveis. Aqui está a diferença dos SVA. Apenas os SVA têem que estar bloqueados. Estas subscrições são feitas através de dados móveis, logo qualquer utilizador pode cair na ratoeira independentemente de ser banda larga móvel ou pelo próprio tarifário. Não é preciso enviar qualquer mensagem ou código, basta um clique e o serviço é subscrito. No meu caso, dizem que cliquei num pop pup que perguntava se tinha mais de 18 anos. Solicitei esse pop pup e nunca o vi durante a navegação.
A empresa do serviço agiu corretamente reconhecendo que o serviço pode ser subscrito inadvertidamente, e prontificando se para devolver os valores, já a Meo, bateu no fundo!
A minha ideia é que eles lançam barro à parede e fazem se valer do receio que os clientes têem de acumular valores e dívidas. Seu de colegas que pagaram e calaram para não terem problemas. Eu não penso assim. Se fui enganado ou induzido em erro propositadamente, não tenho que pagar.
Lutem até ao fim. Não se deixem enganar.
 
Para futura referência, indo à loja e passado uns 3 dias, o dinheiro foi reposto na totalidade. No entanto, nunca me chegaram a ligar como disseram que fariam mas pronto.. ficou resolvido.

Peço desculpa por não ter postado logo na altura como a situação ficou.
 
Back
Topo