Servidor Mail/Exchange - Centralizar Email

carlluchi

Power Member
Boa tarde

Tenho uma rede domestica, com 4 pc fixos+1 wireless, ligados da seguinte forma:
Modem Adsl -> Router wireless Dlink -> Switch 8 Portas

O que pretendia.

Uma das maquinas esta ligada 24/24, e serve tambem de maedia center, esta numa sala ligada a um televisor.

Pretendo usar essa maquina para, Centralizar os mail e documentos de cada user, de maneira que cada user ao ligar de qualquer um dos pc´s tenha acesso aos seus documentos e mails. Seja fixo ou wireless.

Sei que o exchange é capaz de fazer isto, mas como uso o pc que pretendo que fique como servidor, para ver videos e com funções de mediacenter, gostaria de manter a plataforma.

Que soluções existem em termos de software?

Obrigado
 
Nesta secção tem lugar: Novidades sobre Software, novidades sobre Microsoft / Windows, discussões sobre Software / SOs (desde que associado a Windows).
Threads sobre Dúvidas e Suporte Técnico deverão ser colocadas na respectiva secção, as que forem colocadas neste subfórum sujeitam-se a serem eliminadas.
Evitem usar threads de discussão/novidades para pedirem suporte.
 
Boas carlluchi.

Acho que estás um pouco confuso em relação às funcionalidade do exchange. Efectivamente ele faz-te a centralização do mail, desde que entres no teu dominio com o teu utilizador. Assim sendo o teu cliente de Email (partindo do pressuposto que os clientes de e-mail são iguais) ficam parametrizados com o teu utilizador acrescentado do dominio residente. Agora a questão basilar é: tens dominio? Tens algum mx record para enviares através do teu exchange? Além disso necessitavas de ter o Windows 2003 Server ou semelhante para fazeres a gestão de dominio.

É importante tb dizeres qual o Sistema operativo que estás a utilizar no teu media Center para se saber o que é que pode fazer com ela.

Outra situação que podes fazer, se bem que te dá um pouco mais de trabalho é teres profiles, e ai nem sequer precisas de dominio.

Basta teres uma pasta partilhada no "servidor" para servir de file server, e nesse mesmo "servidor" tens o *.pst do Outlook que é acedido remotamente pelo utilizador independentemente do computador que ele tiver a utilizar. Atenção que apenas uma sessão pode estar aberta na utilização ao Outlook senão vais dar cabo da mecânica da coisa.

Assim consegues a tal centralização de emails (uma vez que o personal folder files - pst) está apenas em um unico computador. Consegues também ter uma área centralizada de ficheiros num folder partilhado no servidor.

Não sei se esta é uma solução que te interesse, mas é mais economica de certeza.
 
O sistema operativo que tenho é o xp nessa maquina.

A questao do pst já me passou pela cabeça, mas estava com receio que ligando de maquinas diferentes aquilo desse cabo do pst.

O kerio Mails server ou o http://www.hmailserver.com seriam uma solução?

Nao tenho dominio.

E um sistema de sincronismo de ficheiros funcionaria?
Tipo tanto os documentos como o pst estariam no pc local e no servidor, caso uma falha do servidor, podia na mesma consultar os documentos, ao actualizar no pc local actualizava no servidor, quando liga-se de outro pc, ele actualzizava a copia desse pc pela que estava no seervidor.
Será fiavel?
 
Última edição:
Esquece o Exchange... é overkill e precisas de um Windows Server.

Aceder a PST através da rede não é um cenário suportado pela Microsoft porque pode levar a corrupção de dados.

Os users têm contas POP3? Caso tenham, e usem um cliente de mail como o Outlook, o que te sugiro é teres um processo de backup do ficheiro PST (fazendo uma cópia diáriamente para o servidor).

Quando a documentos, basta usar pastas partilhadas.
 
Back
Topo