Shuttleworth Diz Ubuntu não pode ser Windows

APLinhares

OpenSource
Aqui está 1 facto que convém constantemente relembrar.

"When Mark Shuttleworth was asked what role WINE will play in Ubuntu's success, he said that Ubuntu cannot simply be a better platform to run Windows apps. From the post, according to Shuttleworth, '[Windows and Linux] both play an important role but fundamentally, the free software ecosystem needs to thrive on its own rules. it is *different* to the proprietary software universe. We need to make a success of our own platform on our own terms. if Linux is just another way to run Windows apps, we can't win. OS/2 tried that ...' The post goes on to say, 'Linux simply isn't Windows (nor is Windows Linux) and to expect fundamentally different approaches (and I'm not just thinking closed versus open) to look, feel, and operate the same way is senseless.'"

Fonte
 
Não poderia estar mais de acordo ! Linux não é Windows nem nunca irá ser, bem com o Windows não é Mac e vice-versa !
Temos que meter na cabecinha que cada SO tem particularidades únicas e cabe a nós saber tirar o melhor proveito de cada um.
 
Também concordo, e aliás wine para mim não tem grande importância, pois para o que preciso tenho sempre encontrado software para tal em linux não preciso de emular, apenas instalei o wine para poder fazer testes de código se não nem o tinha instalado.
 
Apesar de ter começado a utilizar linux recentemente, nunca senti necessidade de utilizar wine para correr aplicações do windows ( excepto para instalar o WoW que corre bastante bem com o Opengl activado).
 
Boas,
Migrei para Linux - Ubuntu ( Deixei de vez o Windows), , não utilizo o Wine, alias sou contra.
penso que quem usa Linux e serve-se do Wine, vale mais ficar com o Windows.

Como diz a fonte
Ubuntu cannot simply be a better platform to run Windows apps. From the post, according to Shuttleworth, '[Windows and Linux] both play an important role but fundamentally, the free software ecosystem needs to thrive on its own rules. it is *different* to the proprietary software universe. We need to make a success of our own platform on our own terms. if Linux is just another way to run Windows apps, we can't win..

Cumps
 
O Wine é uma boa ferramenta, não devemos ser assim tão "puritanos" !
No meu computador de trabalho tenho instalado exclusivamente o Linux, se por acaso tivesse necessidade de instalar um programa via Wine, não estou a ver qual seria o problema.
Só não o faço porque os programas exclusivos do Windows, corro-os de um portátil, se assim não fosse, teria um ou dois programas a correr no Wine.
 
O Wine é uma boa ferramenta, não devemos ser assim tão "puritanos" !
No meu computador de trabalho tenho instalado exclusivamente o Linux, se por acaso tivesse necessidade de instalar um programa via Wine, não estou a ver qual seria o problema.
Só não o faço porque os programas exclusivos do Windows, corro-os de um portátil, se assim não fosse, teria um ou dois programas a correr no Wine.

Boas,
Não sou puritano, pelo menos a esse ponto, e sei de antemão que a maioria dos programas são feitos exclusivamente para Windows, infelizmente, nesse caso como eu disse vale mais usar o Windows,
Agora muita gente usa Linux por causa do compiz e cenas dessas, e depois instala o Microsoft Office, Photoshop ( Ainda por cima ilegais) e por ai afora, existindo alternativas nativas em Linux para esse efeito.
Como foi dito :
Ubuntu não pode ser simplesmente uma melhor plataforma para executar aplicativos do Windows.Precisamos de fazer um sucesso da nossa própria plataforma em nossos próprios termos. Se o Linux é um outro modo de executar aplicativos do Windows, não podemos ganhar.

Cumps
 
Última edição:
Boas,
Não sou puritano, pelo menos a esse ponto, e sei de antemão que a maioria dos programas são feitos exclusivamente para Windows, infelizmente, nesse caso como eu disse vale mais usar o Windows,
Agora muita gente usa Linux por causa do compiz e cenas dessas, e depois instala o Microsoft Office, Photoshop ( Ainda por cima ilegais) e por ai afora, existindo alternativas nativas em Linux para esse efeito.
Como foi dito :
Ubuntu não pode ser simplesmente uma melhor plataforma para executar aplicativos do Windows.Precisamos de fazer um sucesso da nossa própria plataforma em nossos próprios termos. Se o Linux é um outro modo de executar aplicativos do Windows, não podemos ganhar.

Cumps

Eu por exemplo ainda não encontrei um gerenciador de email como o Outlook.
Sou mesmo "obrigado" a instalar o Wine pq tanto de todos os que testei não chega nem perto da potencialidade do Outlook. ( Atenção que isto é a minha opinião ... Tb respeito a vossa )
 
Boas,
Migrei para Linux - Ubuntu ( Deixei de vez o Windows), , não utilizo o Wine, alias sou contra.
penso que quem usa Linux e serve-se do Wine, vale mais ficar com o Windows.

Como diz a fonte
Ubuntu cannot simply be a better platform to run Windows apps. From the post, according to Shuttleworth, '[Windows and Linux] both play an important role but fundamentally, the free software ecosystem needs to thrive on its own rules. it is *different* to the proprietary software universe. We need to make a success of our own platform on our own terms. if Linux is just another way to run Windows apps, we can't win..

Cumps

Estou de acordo, de que serve uma boa plataforma se com o wine passamos a ter uma enorme falha de segurança do windows, e falo por experiancia. Instalei o wine por causa de duas aplicações que não existe em linux e quando dei por ela estava cheio de spyware, adware e só me apercebi quando entrou um virus no meu pc. No trabalho uso Kubuntu e tudo funciona ás mil maravilhas, em casa uso debian e que tambem funciona como pretendo logo não foi dificil a mudança. Só não desaparece o windows de um pc porque ainda há quem teime em não fazer uma aplicação para linux e só por isso me vejo obrigado a usar windows.
 
Boas,
Não sou puritano, pelo menos a esse ponto, e sei de antemão que a maioria dos programas são feitos exclusivamente para Windows, infelizmente, nesse caso como eu disse vale mais usar o Windows,
Agora muita gente usa Linux por causa do compiz e cenas dessas, e depois instala o Microsoft Office, Photoshop ( Ainda por cima ilegais) e por ai afora, existindo alternativas nativas em Linux para esse efeito.
Como foi dito :
Ubuntu não pode ser simplesmente uma melhor plataforma para executar aplicativos do Windows.Precisamos de fazer um sucesso da nossa própria plataforma em nossos próprios termos. Se o Linux é um outro modo de executar aplicativos do Windows, não podemos ganhar.

Cumps

Não poderia concordar mais, aliás acrescento, o linux nao pode ser uma tentativa de imitar o ruindows , como é caso do sistem operativo linux que veio com o meu Eee PC, que é uma derivação do xandros com interface gráfica iceVM a clonar o estlo do Windows, ate as drivers externas são chamdas de D: , E: etc.., o sistema é incrivelmente limitado.

Enfim exitem estes e muitos outrs exemplos destes de más, aliás péssimas aplicações do Linux. As pesoas que não estão do que estão do que é O Linux e a filosofia Open Source, quando compra um portátil com linux, fica com a ideia que este 'uma versão reles do windows.
Essas pessoas qundo me vêm com o meu eeepc (uso crunch bang linux) e me dizem sem olhar para o ecrâ: "Essa é a versão do eeepc com linux?" e ficam espantado qundon eu digo sim e perguntam logo porque é que ainda não instalei o windows.
Outro "exclente" expemplo é o orgulho do nosso primeiro-ministro ( sim já adivinharam é o Magalhães) que este até a versão com windows contém software Open Source oriundo do Linux (SuperTux por exemplo xD). A empresa, nem se deu ao trabalho de retificar o software e encontram problemas de linguagem no software e depois a empresa vem deitar as culpas para o Open Source. E pergunto-me eu : Qual será a imagem do Linux e outros SO Open Source, qundo isto du no noticiário?

Cumprimentos,
MasterKorp
 
esse é um texto argumentativo que para mim tem muito pouca credibilidade

porque?

Não achas que essa é na realidade é uma boa forma para cativar pessoas para Linux?

A maioria das pessoas não muda por ser radicalmente diferente (ainda que cada vez menos "pareça" tal coisa)... Agora se pegar em algo mais semelhante e aos poucos conhecer que afinal tem uma ALTERNATIVA, pode até dar uma oportunidade mais longa a sistemas Linux.

Há problemas? Diz me onde não existem


Este artigo prova aquilo que eu disse tantas e TANTAS vezes durante tanto tempo atrás


Linux é uma ALTERNATIVA ao Windows
Ainda bem que não é Windows
 
Poupem-me agora porque wine possiblita a utilização de alguns programas de windows não se pode usar porque é windows e ubuntu é ubuntu ? Que cena triste, até podem existir alternativas mas há certos programas de que um utilizar de windows esta habituado, senão houvesse wine essa pessoa provavelmente teria de voltar para o windows porque não encontrou compatibilidades no linux, e não usa o substituto porque não gostou ou não se consegue habituar, pelo meu caso o que é que eu deverei fazer, quero jogar COD 4 online e não jogo, vou trocar de jogo porque o COD não é compativel com o meu SO ? É verdade que agora já existe compatibilidade (não instalo por preguiça) mas é apenas um exemplo do que haveria ou neste caso não haveria de fazer caso não houvesse wine, não se ponham com odeios porque se não fosse pelo wine eu e muitos outros milhares de utlizadores de linux nunca tinham experimentado quando mais utiliza-lo a 24/7
 
não é bem isso que o artigo diz.. o artigo diz que há coisas que o wine/linux simplesmente nao pode fazer aquilo que nativamente num pc se poderia fazer
 
Boas,
Isto é a minha analise sobre as palavras proferidas, por isso vou falar sobre isso.
A questão que está relacionada com o wine, é pelo facto que o Ubuntu e em geral as outras distros LINUX, não são o Windows, não são melhores nem são piores, são diferentes e ambos fazem parte do equilibro, equilibro este que em tudo é necessario para a vida.
As palavras proferidas por Mark Shuttleworth, vão para os utilizadores e para os propietarios de Software.
Aos utilizadores, porque se utilizarem o Wine para correr programas do Windows , não estão a ajudar ao desenvolvimento de software( Extra) para LINUX.
Os propietarios de Software tem de começar a pensar em LINUX doutra forma, tem de pensar em LINUX como pensam no Windows, porque quase tudo roda em torno do Windows.
Quando Mark Shuttleworth disse que se o Linux é um outro modo de executar aplicativos do Windows, não podemos ganhar,refere-se aos propietarios de Software.
LINUX só ganha mais terreno quando por exemplo., se a Adobe criar Photoshop para LINUX, e por ai afora.
Era bom irmos comprar um Jogo e dizer lá na caixinha, compativel com o Windows XP, Vista, e com Linux Unbutu 8.10 ou superior.
Mas esta é a minha analise, e como tal respeito as dos outros.

Cumps
 
Aos utilizadores, porque se utilizarem o Wine para correr programas do Windows , não estão a ajudar ao desenvolvimento de software( Extra) para LINUX.

Portanto preciso de software, mas como quero ajudar a comunidade Linux vou ficar a olhar para o ar à espera que o criem? Ou então mudo para Windows. Qual é a opção que ajuda mais a comunidade Linux?

Uma coisa é não usar alternativas quando elas existem, mas há casos muitos especificos em que Wine faz sentido, quando não existe alternativa credível em Linux nativo.
 
Eu por exemplo ainda não encontrei um gerenciador de email como o Outlook.
Sou mesmo "obrigado" a instalar o Wine pq tanto de todos os que testei não chega nem perto da potencialidade do Outlook. ( Atenção que isto é a minha opinião ... Tb respeito a vossa )


Boas

Já testaste o Mozilla Thunderbird? Eu só uso isso mesmo em Windows. Tem todas as funcionalidades que o Outlook.

Claro que respeito a tua opinião..
 
Back
Topo