1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Shuttleworth Diz Ubuntu não pode ser Windows

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 6 de Maio de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 1652)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Aqui está 1 facto que convém constantemente relembrar.

Fonte

2. John Silva

John Silva Power Member

Não poderia estar mais de acordo ! Linux não é Windows nem nunca irá ser, bem com o Windows não é Mac e vice-versa !
    Temos que meter na cabecinha que cada SO tem particularidades únicas e cabe a nós saber tirar o melhor proveito de cada um.

3. volcanlx

volcanlx Power Member

Também concordo, e aliás wine para mim não tem grande importância, pois para o que preciso tenho sempre encontrado software para tal em linux não preciso de emular, apenas instalei o wine para poder fazer testes de código se não nem o tinha instalado.

4. Daru

Daru Power Member

Apesar de ter começado a utilizar linux recentemente, nunca senti necessidade de utilizar wine para correr aplicações do windows ( excepto para instalar o WoW que corre bastante bem com o Opengl activado).

5. dalailama

dalailama Banido

Boas,
    Migrei para Linux - Ubuntu ( Deixei de vez o Windows), , não utilizo o Wine, alias sou contra.
    penso que quem usa Linux e serve-se do Wine, vale mais ficar com o Windows.

Como diz a fonte
    Ubuntu cannot simply be a better platform to run Windows apps. From the post, according to Shuttleworth, '[Windows and Linux] both play an important role but fundamentally, the free software ecosystem needs to thrive on its own rules. it is *different* to the proprietary software universe. We need to make a success of our own platform on our own terms. if Linux is just another way to run Windows apps, we can't win..

Cumps

6. John Silva

John Silva Power Member

O Wine é uma boa ferramenta, não devemos ser assim tão "puritanos" !
    No meu computador de trabalho tenho instalado exclusivamente o Linux, se por acaso tivesse necessidade de instalar um programa via Wine, não estou a ver qual seria o problema.
    Só não o faço porque os programas exclusivos do Windows, corro-os de um portátil, se assim não fosse, teria um ou dois programas a correr no Wine.

7. dalailama

dalailama Banido

Boas,
    Não sou puritano, pelo menos a esse ponto, e sei de antemão que a maioria dos programas são feitos exclusivamente para Windows, infelizmente, nesse caso como eu disse vale mais usar o Windows,
    Agora muita gente usa Linux por causa do compiz e cenas dessas, e depois instala o Microsoft Office, Photoshop ( Ainda por cima ilegais) e por ai afora, existindo alternativas nativas em Linux para esse efeito.
    Como foi dito :
    Ubuntu não pode ser simplesmente uma melhor plataforma para executar aplicativos do Windows.Precisamos de fazer um sucesso da nossa própria plataforma em nossos próprios termos. Se o Linux é um outro modo de executar aplicativos do Windows, não podemos ganhar.

Cumps

Última edição: 7 de Maio de 2009
  8. NoOsPhErE

NoOsPhErE To fold or to FOLD?

Eu por exemplo ainda não encontrei um gerenciador de email como o Outlook.
    Sou mesmo "obrigado" a instalar o Wine pq tanto de todos os que testei não chega nem perto da potencialidade do Outlook. ( Atenção que isto é a minha opinião ... Tb respeito a vossa )

9. v0rlon

v0rlon Power Member

Hmm que acharão eles do reactOS ?

:D

10. carlitos

carlitos Power Member

Estou de acordo, de que serve uma boa plataforma se com o wine passamos a ter uma enorme falha de segurança do windows, e falo por experiancia. Instalei o wine por causa de duas aplicações que não existe em linux e quando dei por ela estava cheio de spyware, adware e só me apercebi quando entrou um virus no meu pc. No trabalho uso Kubuntu e tudo funciona ás mil maravilhas, em casa uso debian e que tambem funciona como pretendo logo não foi dificil a mudança. Só não desaparece o windows de um pc porque ainda há quem teime em não fazer uma aplicação para linux e só por isso me vejo obrigado a usar windows.

11. Não poderia concordar mais, aliás acrescento, o linux nao pode ser uma tentativa de imitar o ruindows , como é caso do sistem operativo linux que veio com o meu Eee PC, que é uma derivação do xandros com interface gráfica iceVM a clonar o estlo do Windows, ate as drivers externas são chamdas de D: , E: etc.., o sistema é incrivelmente limitado.

Enfim exitem estes e muitos outrs exemplos destes de más, aliás péssimas aplicações do Linux. As pesoas que não estão do que estão do que é O Linux e a filosofia Open Source, quando compra um portátil com linux, fica com a ideia que este 'uma versão reles do windows.
    Essas pessoas qundo me vêm com o meu eeepc (uso crunch bang linux) e me dizem sem olhar para o ecrâ: "Essa é a versão do eeepc com linux?" e ficam espantado qundon eu digo sim e perguntam logo porque é que ainda não instalei o windows.
    Outro "exclente" expemplo é o orgulho do nosso primeiro-ministro ( sim já adivinharam é o Magalhães) que este até a versão com windows contém software Open Source oriundo do Linux (SuperTux por exemplo xD). A empresa, nem se deu ao trabalho de retificar o software e encontram problemas de linguagem no software e depois a empresa vem deitar as culpas para o Open Source. E pergunto-me eu : Qual será a imagem do Linux e outros SO Open Source, qundo isto du no noticiário?

Cumprimentos,
    MasterKorp

12. Romani48

Romani48 Power Member

esse é um texto argumentativo que para mim tem muito pouca credibilidade

porque?

Não achas que essa é na realidade é uma boa forma para cativar pessoas para Linux?

A maioria das pessoas não muda por ser radicalmente diferente (ainda que cada vez menos "pareça" tal coisa)... Agora se pegar em algo mais semelhante e aos poucos conhecer que afinal tem uma ALTERNATIVA, pode até dar uma oportunidade mais longa a sistemas Linux.

Há problemas? Diz me onde não existem

Este artigo prova aquilo que eu disse tantas e TANTAS vezes durante tanto tempo atrás

Linux é uma ALTERNATIVA ao Windows
    Ainda bem que não é Windows

13. LynX-

LynX- Power Member

Poupem-me agora porque wine possiblita a utilização de alguns programas de windows não se pode usar porque é windows e ubuntu é ubuntu ? Que cena triste, até podem existir alternativas mas há certos programas de que um utilizar de windows esta habituado, senão houvesse wine essa pessoa provavelmente teria de voltar para o windows porque não encontrou compatibilidades no linux, e não usa o substituto porque não gostou ou não se consegue habituar, pelo meu caso o que é que eu deverei fazer, quero jogar COD 4 online e não jogo, vou trocar de jogo porque o COD não é compativel com o meu SO ? É verdade que agora já existe compatibilidade (não instalo por preguiça) mas é apenas um exemplo do que haveria ou neste caso não haveria de fazer caso não houvesse wine, não se ponham com odeios porque se não fosse pelo wine eu e muitos outros milhares de utlizadores de linux nunca tinham experimentado quando mais utiliza-lo a 24/7

14. Romani48

Romani48 Power Member

não é bem isso que o artigo diz.. o artigo diz que há coisas que o wine/linux simplesmente nao pode fazer aquilo que nativamente num pc se poderia fazer

15. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

E pensar que o ubuntu teve o sucesso que teve por se aproximar da facilidade de utilização do windows, para o utilizador comum...

16. dalailama

dalailama Banido

Boas,
    Isto é a minha analise sobre as palavras proferidas, por isso vou falar sobre isso.
    A questão que está relacionada com o wine, é pelo facto que o Ubuntu e em geral as outras distros LINUX, não são o Windows, não são melhores nem são piores, são diferentes e ambos fazem parte do equilibro, equilibro este que em tudo é necessario para a vida.
    As palavras proferidas por Mark Shuttleworth, vão para os utilizadores e para os propietarios de Software.
    Aos utilizadores, porque se utilizarem o Wine para correr programas do Windows , não estão a ajudar ao desenvolvimento de software( Extra) para LINUX.
    Os propietarios de Software tem de começar a pensar em LINUX doutra forma, tem de pensar em LINUX como pensam no Windows, porque quase tudo roda em torno do Windows.
    Quando Mark Shuttleworth disse que se o Linux é um outro modo de executar aplicativos do Windows, não podemos ganhar,refere-se aos propietarios de Software.
    LINUX só ganha mais terreno quando por exemplo., se a Adobe criar Photoshop para LINUX, e por ai afora.
    Era bom irmos comprar um Jogo e dizer lá na caixinha, compativel com o Windows XP, Vista, e com Linux Unbutu 8.10 ou superior.
    Mas esta é a minha analise, e como tal respeito as dos outros.

Cumps

17. ZyPhAX

ZyPhAX Banido

Portanto preciso de software, mas como quero ajudar a comunidade Linux vou ficar a olhar para o ar à espera que o criem? Ou então mudo para Windows. Qual é a opção que ajuda mais a comunidade Linux?

Uma coisa é não usar alternativas quando elas existem, mas há casos muitos especificos em que Wine faz sentido, quando não existe alternativa credível em Linux nativo.

18. Larbac

Larbac [email protected] Member

Boas

Já testaste o Mozilla Thunderbird? Eu só uso isso mesmo em Windows. Tem todas as funcionalidades que o Outlook.

Claro que respeito a tua opinião..

Partilhar esta Página