Sinal de Wi-Fi

luger_tap

Power Member
Boas.

Tenho o router (as ligações telefónicas só existem para lá) num anexo no piso -1.
Estou a morar na casa do piso 0. A distância não é muito grande, e através da Android box consigo ter MEO. No entanto, o sinal de rede não é muito grande (5/10/15 megas).

Qual é a melhor forma de conseguir aumentar o sinal de rede, sendo que estou resignado com o facto de não vir a ter as centenas de megas contratualizados?

Extensor de rede? Repetidor de sinal?
Qual a melhor opção, e onde colocar?
Alguma sugestão de equipamento?

Obrigado.
 
Tendo em conta a especificidade da situação, não me será possível andar a fazer furos para passar cabos.
Sendo assim, qual será a solução menos má?
 
As powerlines ainda são viáveis hoje em dia? (Parece que cairam um pouco em desuso)
Tem resultados variáveis, dependendo da instalação elétrica. Mas podes sempre experimentar e se não conseguires os resultados desejáveis, devolver.
 
Definitivamente não sou um expert mas será que o facto de serem duas 'residências' diferentes não invalida a utilização de powerlines?
 
Em termos de custo e performance um furinho para um cabo de rede e um access point talvez fosse a solução mais eficaz.
Se passar um cabo não é possível então as soluções podem passar pelo que já foi dito aqui, powerline (a performance varia MUITO com a distância e instalação elétrica) ou mesh.
Também pode ser possível desenrascar com um repetidor colocado num ponto intermédio mas a performance vai sempre sofrer tendo em conta a própria natureza do funcionamento dos repetidores.

Tudo tem o seu avesso, access point é a melhor solução em termos de custo e performance mas é a menos prática devido à necessidade de passar um cabo, powerline varia muito conforme os cenários e um kit mesh decente não fica assim tão barato quanto isso, se bem que já ouvi falar bem do extensor oficial da MEO.
O repetidor seria a minha última opção, só depois de descartar todas as outras possíveis.

Não tens nada que pudesses reaproveitar para passar um cabo de rede, como um coaxial da antena?
 
Última edição:
Basicamente este é o esquema (muito bem desenhado [emoji28][emoji28][emoji28]).

Em baixo a vermelho está o router.
Em cima a vermelho está a TV e a box. Não é em linha recta, falta a profundidade da casa. Basicamente está um em cada ponta (o anexo está desfasado longitudinalmente da casa).

Nesta situação, sendo powerline, extensor ou repetidor (ou até o AP) ficaria em que local? Junto à porta de cima? Tenho aí uma tomada).

Não tenho facilidade nenhuma em fazer passagem de cabos por causa do desfasamento longintudinal entre o anexo e a casa.

 
Um access point ficaria idealmente no local mais central possível ou mais perto dos aparelhos que precisem de mais sinal, mas aí terias a questão do cabo.
Um extensor, repetidor ou media bridge deveria ficar num ponto intermediário entre os andares, nem tão longe do router que não apanhe grande sinal nem tão longe dos teus aparelhos na casa, era uma questão de se ir mudando de sítio e testando o sinal e velocidades.

Não conheces ninguém que tenha um powerline só para fazeres o teste? Tenho um familiar que comprou um kit na Worten, testou e devolveu quando não ficou contente com a performance (a contra gosto acabámos por passar um cabo que resolveu o problema).
 
Não conheço ninguém com uma powerline.
Acho que vou acabar por tentar uma intervenção técnica da meo para me passarem o router para a casa de cima, e pagar esse trabalho.
 
Boas.

Tenho o router (as ligações telefónicas só existem para lá) num anexo no piso -1.
Estou a morar na casa do piso 0. A distância não é muito grande, e através da Android box consigo ter MEO. No entanto, o sinal de rede não é muito grande (5/10/15 megas).

Qual é a melhor forma de conseguir aumentar o sinal de rede, sendo que estou resignado com o facto de não vir a ter as centenas de megas contratualizados?

Extensor de rede? Repetidor de sinal?
Qual a melhor opção, e onde colocar?
Alguma sugestão de equipamento?

Obrigado.
Um extensor da MEO, a distancia é aconselhável, a uma distancia média do router, e o equipamento que pretende ligar.
 
Acabou por um técnico da MEO vir passar o router para a minha casa. Foram 40 euros. Provavelmente também não ia poupar muito e o sinal nunca ficaria como está agora [emoji2371]
 
Back
Topo