Sinal do wireless

Status
Fechado a novas mensagens.

telmo_d

Suspenso
Aqui na minha zona existe uma rede wireless free, tenho o portátil com wireless, o qual apanha essa rede com 1 ou 2 traços no máximo.
Existe alguma maneira de melhorar este sinal?
Já me aconselharam placas de rede com uma antena externa.
Acham que resulta?
Se isso realmente resultar gostava que me recomendassem umas placas.

Cumps
 
Há muitas maneiras manhosas de aumentar o sinal, mas na minha opinião e pelo que sei nenhuma te traz melhorias muito reais e que compensem o dinheiro gasto.
 
Há muitas maneiras manhosas de aumentar o sinal, mas na minha opinião e pelo que sei nenhuma te traz melhorias muito reais e que compensem o dinheiro gasto.

Procura no Google por "antena de 40cents".

Aquilo não é exemplo de COMO fazer, mas sim uma demonstração que se pode construir antenas com materiais diferentes do que uma antena completamente feita de metal. Ex: uma antena pode ser feita de madeira, desde que seja forrada com qualquer coisa metálica.

Apenas a V2, apesar de ter feito aquele tópico, os resultados variam muito.

Super-cantennas, com uma cartolina metalizada fazes uma antena para links de <1.5km, ou então fazes uma antena para satélite. Um cone 20cms de diametro com 25dBi corresponde a uma parabólica 30cms (29dBi)..queres melhor performance do que essa? não te esqueças que é feito a partir de cartolina e não necessitas de construir ao mm.

Muitas vezes as antenas Homemade não funcionam, porque o "construtor" não teve paciência para se esmerar um pouco tanto a ler como a construir.
 
boas.
já estive na mesmo situação quando estudava e queria usufruir da net da escola, em casa.
não andei com meias medidas e com pouco dinheiro, nada de coisas "caseiras" resolvi o problema.

A meu ver não vais ter problemas com esta solução:

Compras uma antena usb wireless externa esta:
http://www.aprouter.com.br/wireless_content/adaptador_usb_wireless.html
ou esta:
http://www.chinapans.com/images/5.JPG

Ja tive as duas, a primeira já tive 3, o problema dela é que onde se aperta a antena nao segura bem á carcaça depois um fiozinho que liga a antena á placa interna vai andando as voltas e pode partir, custou.me 24 euros numa casa de informática comum. essas placas não se vêm muito na vobis...worten...***** etc....

A segunda também já utilizei e parece jeitosa.

Ambas vêm com uma antena de 2 db e muito mas muito bom alcance mesmo.

A primeira antena foi a que utilizei mais (durante um ano), dormiu na rua noites.dias.xuvas e neves sem problema nenhuma, coladinha á parede com aquela cola preta ultra forte que se compra pra i no modelo.

Arranjas uma extenção USB 2.0 de 5 metros custa para aí 5 ou 6 euros, este cabo representa a tua mobilidade.

A solução basicamente para por: caso não adquiras sinal suficiente com esta antena de 2 db compras uma de 10db facilmente. na altura consegui por 20 euros um preço especial bem xorado numa casa de informatica, mas facilmente encontras por 29 euros em varias casas de informatica que já vi:

http://acn.pt/site/index.php?page=s...facturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

Nao considero uma solução cara e tens a certeza que funciona.

Abraço
 
Aqui na minha zona existe uma rede wireless free, tenho o portátil com wireless, o qual apanha essa rede com 1 ou 2 traços no máximo.
Existe alguma maneira de melhorar este sinal?
Já me aconselharam placas de rede com uma antena externa.
Acham que resulta?
Se isso realmente resultar gostava que me recomendassem umas placas.

Cumps

O "dono" da rede autoriza-te a usares a "internet" dele?
Espero bem que não sejas meu vizinho!! :-D
 
Ok, vou pesquisar um pouco sobre essas antenas e ver quais é que existem nas lojas de Leiria.

Edit: Tive agora a pesquisar e descobri que existem antenas direcionais e omnidirecionais.
Qual é a diferença?
 
Última edição:
Até agora encontrei estas 2:

http://www.*****.pt/product_info.php?cPath=50_52&products_id=550

http://www.*****.pt/product_info.php?cPath=50_52&products_id=2369

São boas?
 
Ok, vou pesquisar um pouco sobre essas antenas e ver quais é que existem nas lojas de Leiria.

Edit: Tive agora a pesquisar e descobri que existem antenas direcionais e omnidirecionais.
Qual é a diferença?

as antenas omnidirecionais, não precisam de direcionadas quando são instaladas, isso facilita na sua instalação.
 
Se eu comprar esta placa

http://www.*****.pt/product_info.php?cPath=50_52&products_id=2369

não tenho de desactivar o wireless do portátil pois não?
 
Se eu comprar esta placa

http://www.*****.pt/product_info.php?cPath=50_52&products_id=2369

não tenho de desactivar o wireless do portátil pois não?


Essa é boa escolha.
Podes pensar depois em comprar a antena para garantires bom sinal, e tal como disse 5 metros d cabo USB (no máximo).

Podes ter as duas placas ligadas, claro que sim, inclusivé eu ligava.me á internet com uma dessas e partilhava internet com a do portatil.

abraço.
 
Podes pensar depois em comprar a antena para garantires bom sinal, e tal como disse 5 metros d cabo USB (no máximo).

...

A distância máxima em USB é muito relativa, usei durante muito tempo aquela pen Edimax num cabo USB com 15metros (USB 1.1). A distância máxima do cabo varia do aparelho wireless/USB 1.1 ou 2.0/ Desktop ou portátil..
 
Desculpem lá tar a meter o bedelho mas acho que não valia a pena abrir um topico novo para perguntar isto, mas aqui vai:

como se desliga o zero wireless configuration do windows no vista? no xp sabia onde encontrar a caixa para desmarcar a configuração pelo windows, mas agora no vista não encontro isso, pois tenho uma pen wireless que quero só usar para fazer streaming para a ps3, mas o programa que uso não abre por causa dessa configuração do win... alguem me sabe responder a isso?
 
Então mas essa placa pode-se por na rua?
À chuva? Não se estraga?

A minha não se estragou. encostadinha ao mármore da janela :) lol claro que nao se pode meter numa banheira de água, mas a chuva sempre aguentou bem.

A agua absorve RFrequencia, como tal se tiver a chover nao vais ter sinal, ou vai ser bastante fraco.

Cumprimentos

Pessoalmente e também na prática não confirmo. Apesar de teoricamente penso que tens razão. Sendo que essa diferença se notará mais, quanto maior for a distância do acesso.

Também há quem diga que a chuva ajuda a obter um maior alcance uma vez que as ondas se propagam de melhor forma como nas frequências de rádio em que isso está confirmado :007:
 
Última edição pelo moderador:
Também há quem diga que a chuva ajuda a obter um maior alcance uma vez que as ondas se propagam de melhor forma como nas frequências de rádio em que isso está confirmado :007:

Pois isso da chuva... andas lá perto....
as nuvens é que podem "melhorar" as comunicações de radio, pois comportam-se como um espelho em determinadas frequencias, e em determinados angulos. Isso posso dizer por experiencia. Mas, tal como melhora para uns locais, tambem piora para outros.

Mas no caso das nuvens, é preciso "alguma" potencia para que o sinal chegue lá e volte, com uma atenuação de "apenas" alguns db's (tipo 100 ou 200). De qualquer forma, estou a falar de potencias na ordem dos 60 dbm, mas por experiencia tambem, a partir dos 40 ou 50 já se consegue esse tal efeito de refletor com as nuvens.

Não são só as nuvens, a camada superior da atmosfera tambem faz de reflector quando fica ionizada pelos ventos solares. Sendo comum no mundo dos radio amadores conseguir comunicações de varios milhares de Km's com pouca potencia, aproximadamente 40dbm

Agora, para completar a linha de raciocionio, no mundo do wifi, estamos a falar de pouca potencia, sendo que dificilmente se consegue esse efeito de "nuvem" reflectora. Mas... tudo é possivel....

Por outro lado, com a humidade no ar, ou mesmo com chuva (esquecamos as nuvens agora) o sinal vai ficar atenuado. Isto é um facto, não uma teoria. O que tambem vai ficar atenuado são as interferencias, o que no caso de serem elevadas ao ponto de interferir com comunicações WiFi, pode ser benefico se atenuar mais a interferencia, que o sinal pretendido. Nesse caso, a humidade, ou chuva são beneficas.

----------------------------------------------------------------------------------------

E agora sobre outro reply deste post.

Tenho uma PEN usb wifi com uma bi-quade soldada na placa, tudo bem "embrulhado" em fita cola, daquela de electricidade, e já lá vão 3 anos e ainda funciona bem, dia e noite, presa a um prato de 90cm offset (de cabeça para baixo), e ainda não tive problemas com a intemperie.

Nada melhor que um prato de 90cm com uma biquad, o sinal fica tão forte como com uma antena de 24dbi de 80€ que comprei na mesma altura que montei o prato de 90cm. A diferença era minima. Pelo que optei pelo prato "caseiro" pois os resultados são mesmo bons. E o custo... nem se fala. Prato velho - 0€, bi-quad caseira - 10€, fita cola - 1€.

A antena a que me estou a ligar com essa invenção é uma antena de 9dbi a cerca de 1400m em linha de vista.
A ligação está estável a 36/48Mb, caindo para os 11Mb em dias de chuva, muita chuva mesmo.
 
Pessoalmente e também na prática não confirmo. Apesar de teoricamente penso que tens razão. Sendo que essa diferença se notará mais, quanto maior for a distância do acesso.

Experiencia propria :)
A agua absorve as ondas RF.
Exemplo mais comum --> Microondas.
Se perceberes o funcionamento do Microondas percebes a realidade.

Podes fazer a experiencia, eu fiz no meu patio em grande escala mas podes fazer em casa em pequena escala.

Coloquei o router wireless na arrecadaçao de ferramentas e liguei o aspersor, a 20 metros do router nao apanhei sinal, estando o router na linha de vista (o colocar na arrecadação foi so para nao se molhar).

Cumprimentos
 
Experiencia propria :)
A agua absorve as ondas RF.
Exemplo mais comum --> Microondas.
Se perceberes o funcionamento do Microondas percebes a realidade.

Podes fazer a experiencia, eu fiz no meu patio em grande escala mas podes fazer em casa em pequena escala.

Coloquei o router wireless na arrecadaçao de ferramentas e liguei o aspersor, a 20 metros do router nao apanhei sinal, estando o router na linha de vista (o colocar na arrecadação foi so para nao se molhar).

Cumprimentos

Acredito. Se ele optar por essa solução terá que ter cuidados especiais com aspersores. com agua de chuva que não se preocupe que não fica sem rede nenhuma o suficiente para não dar uns mergulhos na net. :D:007:
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo