Sincronizar Info do iPhone (iCal, Address Book, Bookmarks, Mail) em vários Macs

abc

Portugal@Home Member
Penso que descobri uma forma de fazer isto acidentalmente e penso que isto não é possível sem esta manha, ou seja, por definição parece que o iPhone se associa de forma exclusiva a um dado Mac e se tentarmos sincronizar com outra máquina, ele remove primeiro a informação da outra.

Notar que isto parece ser apenas válido para a Info. Não tentei seriamente, mas penso que uma vez tentei fazer isto com os conteúdos multimédia e não funcionou mantendo as restrições de ficar associado a só um Mac.

Passando ao que interessa, comprei recentemente um dos novos MacBook Pro e fiz a migração do sistema usando o Migration Assistant e ele basicamente clonou a minha home para o Mac novo bem como as settings e coisas gerais no /Library.

Tinha o meu iPhone sincronizado (e ainda tenho) com o Mac antigo. Sublinha-se que as settings do iTunes do Mac antigo estavam agora integralmente no novo.

Ao ligar o iPhone ao novo Mac, a nível dos conteúdos multimédia, ele reconheceu que era outro Mac mas no entanto não se queixou minimamente relativamente à informação e fez a sincronização normalmente como se ainda se tratasse do Mac antigo.

Desactivei a sincronização de conteúdos multimédia, deixei apenas a da informação et voilá. Actualmente o iPhone sincroniza-me a informação entre os dois Macs e si mesmo.

Por exemplo, se adicionar um contacto no Mac novo e ligar o iPhone, ele sincroniza, e se ao ligar ao antigo ele actualiza o Address Book do antigo com esse novo contacto. O mesmo se aplica a alterações efectuadas nos contactos. Também funciona com os calendários, bookmarks e mail.

Não me apercebi que isto era "anormal" até eliminar manualmente todos os ficheiros de preferências do iTunes em que ao ligar o iPhone, ele me pergunta se quero associar o gajo ao Mac novo, removendo a associação ao antigo.

Ora, limitei-me a copiar novamente todas as preferências do iTunes do Mac antigo para o novo e recuperei a sincronização.

Os ficheiros em causa estão em ~/Library/Preferences e ~/Library/Preferences/ByHost e começam por com.Apple.iTunes.(qqcoisa).

Notar que se fizerem isto perdem as configurações na máquina onde colocam os ficheiros da outra (apesar de aparentemente o iTunes gerir a Música e as Apps a partir da default folder em ~/Music e manter tudo intacto no que diz respeito a multimédia e apps).

Actualmente tenho a seguinte configuração, tenho sincronização total num Mac e sincronização apenas da Info no outro. Como recentemente comecei a usar o Google Calendar, desactivei a sincronização com o iCal uma vez que tenho o iPhone a sincronizar directamente com o Google Calendar, e o iCal a sincronizar com o Google Calendar.

Também desactivei a sincronização do Mail na segunda máquina uma vez que ele se limita a sincronizar a informação da conta e não as mensagens em si e como uso IMAP, tenho o Mail sincronizado em qualquer cliente que lhe aceda (seja PC, Mac, iPhone, wtv).

A sincronização com os Google Contacts e o Yahoo! Address Book funciona bem e tenho-a activa nas duas máquinas.

Na máquina onde tenho sincronização parcial (apenas da Info), convém sublinhar que utilizo o iTunes quase exclusivamente para sincronizar o iPhone e não o uso como biblioteca multimédia uma vez que uso o portátil quase exclusivamente para trabalho e quando quero ouvir música fora de casa, uso o iPhone.

Fica dado este scoop. Não garanto que isto funcione correctamente dada a especificidade da situação e aconselho vivamente a fazerem backups no iCal, Address Book, das preferências do iTunes em ~/Library/Preferences e ~/Library/Preferences/ByHost e também da pasta ~/Music/ iTunes.

Sublinho que o processo é por vossa conta e risco e que convém que saibam o que estão a fazer se quiserem experimentar. Os riscos são os usuais, ficarem com as configurações da Library iTunes de um Mac no outro e coisas assim mas nada que não se corrija com alguma paciência reconfigurando ou restaurando tudo como estava.

Porque é que isto é fixe? Para mim é fantástico porque acho usurário ser preciso ser subscritor do MobileMe que tem um funcionamento muito deficiente e um preço excessivamente caro para ter o sincronismo atrás descrito. Com este setup actualmente o MobileMe não me oferece nada que eu não tenha através de outros meios.

É provável que isto funcione também para iPod Touch e iPod e qualquer dispositivo que utilize o iTunes para sincronizar. É ainda possível que em PC também seja possível delinear algo do mesmo género se souberem onde estão todos os ficheiros de configuração do iTunes no Windows.

Coloquei isto aqui porque penso que não se restringe ao iPhone e pode ainda ser explorado em iPod e pelo que eu sei, funciona apenas em Mac.

EDIT: Não se esqueçam de fazer backup dos Bookmarks do Safari também. ;) Ah, isto funciona porque aparentemente o iTunes guarda na sua configuração a identidade de si mesmo face ao iPhone e companhia. Quando se sincroniza de um lado ou outro, ele acha sempre que está a sincronizar uma só máquina e não duas. Felizmente ele parece nunca ter noção daquilo que já foi e como tal a informação antiga ou anterior parece ser detectada sempre como nova informação e ele não elimina as coisas antigas que já viu.

Volto a frisar, se quiserem experimentar, cuidado.
 
Última edição:
Back
Topo