Sinto a corrente em smartphones quando carregam.

Não confundir estática que acontece com toda gente.
Não falo em descarga electroestática que dura menos de 1 segundo e que depois já não faz mais, só quando voltamos a "carregar".
Tipo tempo seco e saímos do carro nem chegamos a tocar na chapa do carro e faz faísca entre o carro e a mão.
Esse é um fenómeno comum a toda gente, mas neste caso é diferente a sensação é contínua, sinto a passagem de corrente"formigueiro com alguma intensidade", acontece sempre e é constante enquanto o Smartphone estiver a carregar.
Basta deslizar a mão sobre uma parte metálica do smartphone, para sentir essa corrente.
Estamos a falar de um fenómeno completamente diferente.

Um smartphone recebe tipicamente 5V, não há diferença de potencial suficiente para sentires rigorosamente nada. Mesmo com equipamentos que suportem USB-C PD ou QuickCharge, estamos a falar de 9-12V a baixas amperagens. Dito isto, há que ter noção que os carregadores nunca de alguma forma deixam passar 220V ou algo que o valha, muito antes disso queimam o grupo de mosfets que regulam a voltagem e os diodos que rectificam a corrente alterna e simplesmente deixa de funcionar. Atenção que não estou a colocar em causa a tua palavra, simplesmente como Eng. Electrotécnico de formação não estou a vislumbrar qualquer aspecto técnico que justifique o que referes.
 
Como é que sentes a corrente, é impossível...

Para sentires corrente terias de estar ligado ao polo positivo e negativo....

Se tocares só no polo negativo ou positivo individualmente, um de cada vez de um carro nao sentes nada...
E possível sim, não e caso único, eu também num ou noutro telefone com acabamentis metálicos acontece o mesmo. ..
Tipo um iphone...
 
E possível sim, não e caso único, eu também num ou noutro telefone com acabamentis metálicos acontece o mesmo. ..
Tipo um iphone...

Deve estar a sentir outra coisa qualquer...
Corrente tem de ir do positivo para o negativo (tocar nos dois) senao não há corrente...

Se ao tocar no telemovel sente corrente então significa que há curto circuito no tlm, a bateria descarregada sozinha e o telemovel aqueceria...

Atenção isto nao sao suposicoes mas ciencia...
 
Isso a maioria das vezes é psicológico...

Como os que têm sensibilidade ao wireless

Psicológico garanto-te que não é.

Deve estar a sentir outra coisa qualquer...
Corrente tem de ir do positivo para o negativo sense não há corrente...

https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/fisica/os-efeitos-corrente-eletrica.htm

Parece que o que sinto é a intensidade "amperagem" não exatamente a corrente "voltagem".

"Correntes elétricas com intensidades de 1 mA provocam a sensação de cócegas ou formigamento, mas correntes com intensidades de 10 mA fazem com que as pessoas percam o controle dos músculos. É por esse motivo que fica difícil abrir as mãos e livrar-se do contato."

E parece que a sensibilidade a essa intensidade varia de pessoa para pessoa.
 
Tb já me aconteceu com o meu telefone, a melhor descrição é mm um ligeiro formigueiro e bastava desligar do carregador para deixar de sentir, como era só com aquele carregador troquei de carregador e nunca mais aconteceu.
 
Não faz muito sentido na minha cabeca...

Para sentir corrente ou amperagem, voltagem whatever é necessario estar ligado ao polo positivo e negativo da bateria...

Nunca podera ser o caso simplesmente a tocar no telemovel senao faria curto circuito se o circuito se positivo e negativo tivessem contacto com o frame metalico do tlm. Ou seja descarregaria a bateria sozinho ou pegava fogo!

A nao ser que estejam a tocar em dois pontos metalicos do telemovel que nao tenham contacto entre si, um deles esteja ligado ao polo negativo da bateria e outro ao positivo, muita "fruta" entao tem de haver outra explicacao!

Gostava que as pessoas que sentem isso experimentassem o mesmo tlm sem e com bateria ( sem saberem se esta metida ou nao) a testar se é psicologico ou nao....
 
Última edição:
Deve estar a sentir outra coisa qualquer...
Corrente tem de ir do positivo para o negativo (tocar nos dois) senao não há corrente...

Se ao tocar no telemovel sente corrente então significa que há curto circuito no tlm, a bateria descarregada sozinha e o telemovel aqueceria...

Atenção isto nao sao suposicoes mas ciencia...

E não é possível haver uma passagem do carregador para o corpo metálico do telefone, o corpo tem de estar isolada da board se não dava curto em tudo. Só acontece qd se esta a carregar e não qd esta ligado só a bateria.

Electricidade estática, qq cena; eu qd morava numa casa sem ligação de terra em todas as divisões, estava sempre a sentir o mesmo na caixa do computador. Como o escritório era ao lado da cozinha e a cozinha tinha ligação terra, fiz ligação à terra da cozinha e deixou de acontecer.
 
Não faz muito sentido na minha cabeca...

Para sentir corrente ou amperagem, voltagem whatever é necessario estar ligado ao polo positivo e negativo da bateria...

Nunca podera ser o caso simplesmente a tocar no telemovel senao faria curto circuito se o circuito se positivo e negativo tivessem contacto com o frame metalico do tlm. Ou seja descarregaria a bateria sozinho ou pegava fogo!

A nao ser que estejam a tocar em dois pontos metalicos do telemovel que nao tenham contacto entre si, um deles esteja ligado ao polo negativo da bateria e outro ao positivo, muita "fruta" entao tem de haver outra explicacao!

Gostava que as pessoas que sentem isso experimentassem o mesmo tlm sem e com bateria ( sem saberem se esta metida ou nao) a testar se é psicologico ou nao....

Mas se for psicológico não podes dizer à pessoa se tem a bateria posta ;)
É mais provável que seja uma reacção ao toque que energia, como quem diz não conseguir tocar em veludo por exemplo.
 
Não é nada psicológico. Não sei qual a explicação científica mas é real. Não me recordo se já senti em telemóveis, penso que sim, mas não tenho a certeza. Mas por exemplo, no Verão, com um MacBook de alumínio nas pernas, sinto claramente um formigueiro.
 
Não é nada psicológico. Não sei qual a explicação científica mas é real. Não me recordo se já senti em telemóveis, penso que sim, mas não tenho a certeza. Mas por exemplo, no Verão, com um MacBook de alumínio nas pernas, sinto claramente um formigueiro.

Também já me aconteceu sentir a energia estática da parte de alumínio do portátil, mediante a tomada e a base da mesa. Mas para mim "formigueiro" é algo diferente e nunca senti. Formigueiro por exemplo é quando há má circulação sanguínea.

Mas o @dm222 já te respondeu. Sentes uma coisa, essa coisa ser somente resultado da energia ou ser uma reacção do teu corpo (neste caso os teus nervos enviam ao cérebro, é outra), digamos assim desproporcional (o que vocês dizem é equivalente a mamar com um taser...).
 
Tb já me aconteceu com o meu telefone, a melhor descrição é mm um ligeiro formigueiro e bastava desligar do carregador para deixar de sentir, como era só com aquele carregador troquei de carregador e nunca mais aconteceu.
A resposta está algures por aqui.
A tripla aonde está ligado o transformador terá de ser trocada
 
O facto de tu sentires quer dizer que é real?!
Eu sei que não estamos propriamente a falar de um argumento baseado no método científico.

Mas eu diria que também não precisas do método científico para, estando ao sol, sentires que a pele aquece e daí concluires , para ti, mesmo não sabendo absolutamente mais nada sobre o assunto, que esse aquecimento é real.

Pesquisa por sentir a corrente com um MacBook. O que não falta são relatos do assunto. Ligando o carregador com a extensão que inclui uma ligação à terra, o efeito desaparece, segundo os relatos. Nunca experimentei.
Edit:
 
Última edição:
Eu sei que não estamos propriamente a falar de um argumento baseado no método científico.

Mas eu diria que também não precisas do método científico para, estando ao sol, sentires que a pele aquece e daí concluires , para ti, mesmo não sabendo absolutamente mais nada sobre o assunto, que esse aquecimento é real.

Pesquisa por sentir a corrente com um MacBook. O que não falta são relatos do assunto. Ligando o carregador com a extensão que inclui uma ligação à terra, o efeito desaparece, segundo os relatos. Nunca experimentei.
Edit:
Exato, são fugas de corrente, que na presença de uma instalação com proteção terra em condições faz o escape dessa energia eliminando a fuga de corrente "stray voltage".
Acontece que os carregadores dos smartphones ao contrário de outros aparelhos não possuem ligação á terra.
Eu acho que quem faz os smartphones sabem dessa característica mas como a maioria das pessoas não sente essa corrente mínima residual e a mesma não parece afectar fisicamente os componentes dos smartphones e não pressupõe risco de vida, nada foi feito para resolver essas fugas de electricidade.
Eu tive um smartphone da HTC que quando estava a carregar afectava o desempenho do Touch screen, ficava com imenso lag, e o chassi era feito em alumínio.

Entretanto encontrei este vídeo no YouTube, dá que pensar...



https://www.google.com/search?biw=4...3......0....1.........33i10j30i10.A6qEVGgDzAA

Parece que não sou o único, é algo mais comum do que se pensa e vai tudo dar á falta de terra, pudera nenhum carregador de Smartphone tem ligação terra, e pelo que parece os que supostamente têm pino terra, o mesmo mão está ligado a lado nenhum "dummy"!
 
Última edição:
Lololol
better_call_saul_s01e04_micheal_mckean_still.jpg
 
Back
Topo