Sistema RAID

noleafwilen

Power Member
Boas...
Ainda n aprofundei muito bem os sistemas RAID.
Ou seja....tenho 1 CD-ROM, 1 Gravador na IDE 1, e 1 Disco IBM 45GB 7200rpm na IDE 2...

é possivel adquirir uma controladora Raid para por mais 2 discos que funcionem como sendo mais uma drive em conjunto com o disco que ja tinha...(confuso...)?

ou seja quero ter mais discos para alem do IBM 45g 7200r...é possivel por mais 2 em funcionamento?

os discos ligados a placa RAID se forem de 40 gigas cada um funcionam como tendo 80 gigas no total?
 
Sim, podes adquirir uma controladora RAID PCI e ligar dois discos com o mesmo tamanho e de preferência da mesma marca, de forma a que a controladora utilize os dois discos como se fosse apenas um disco rígido. Em relação ás tuas contas de 40 + 40 = 80, tá correcto caso venhas dar uso aos discos no modo RAID 0.

Só para te esclarecer um pouco mais, existem diversos modos RAID disponiveis, dependendo da controladora que adquirires, e também do número de discos usados. No teu caso, uma vez q vais utilizar dois discos, podes usar RAID 1 ou RAID 0 (o primeiro utiliza a segunda unidade como espelho da primeira, para um uso mais seguro, sendo que se um dos discos se danificar, o outro continua a funcionar e os dados não se perdem, enquanto que o segundo modo utiliza as duas unidades de forma a aumentar o desempenho do disco, tanto em modo de leitura quanto em escrita, no entanto se uma das drives se danificar, lá se vão os teus dados).

Espero q tenhas ficado esclarecido, são quase tres da manhã e tive um dia cansativo, no entanto nao quis deixar de responder à tua questão. Boa sorte. :)
 
Raid...

Obrigado pelo esclarecimento e pela consideração (atendendo as horas...:)

Tenho neste momento pelo menos 4 discos de 40gb...2 Seagate e 2 Samsung...apena vou utilizar 2...
 
Back
Topo