Sistema vigilancia com raspberry pi

topdiogo

Power Member
Ola a todos. Vou me aventurar num pequeno projecto em casa. Face aos preços elevados de uma solução profissional, vou tentar montar um pequeno sistema de video vigilância em casa, tendo por base o Raspberry Pi, e decidi colocar aqui o que pretendo, e o andamento da coisa, visto que não encontrei muita informação em português referente a isto.

Hardware encomendado:

1x Raspberry Pi 3 (€38.00)
yuxSrv9.jpg


1x PoE Switch (á procura)
h2l7T6e.jpg


4x IP Camera PoE 2MP Full HD 1080p Security ONVIF 2.0 CMOS IR Night Vision (€30.00)
wgMeStl.jpg


Total: €180.00

(Cabo utp, fichas, e restantes acessórios, já tenho)


Esquema simples do que pretendo:

XrzHKRa.jpg


h6X05CZ.jpg


A planta da casa em questão é meramente exemplificativa.

A ideia é colocar as 4 câmaras, uma em cada canto da casa, apontadas para as zonas de passagem.

São câmaras IP com Poe (Power over Ethernet), ou seja, a corrente que as alimenta, é fornecida pelo mesmo cabo (UTP) que faz o envio de dados. Pelo que, não necessito de uma tomada eléctrica junto a cada câmara, no entanto, necessito do POE switch, visto que as portas do router convencional não têm energia suficiente para fazer funcionar uma câmara destas.

Quando tiver o material em mãos, dou seguimento a este post, com a configuração do software MotionPieOS no Raspbery.
 
Última edição:
1.Feature



Ultra Low Illumination 1/2.8" CMOS Sensor+HI3516C

2.0 Megapixel 1920*1080 Resolution

Dual H.264 Stream, resolution, frame rate, bit rate adjustable

Support IE, Firefox, Google browser

Support iphone, Android smart phone

HD 2.0MP 1080P

Support Day/Night

Waterproof Enclosure, indoor / outdoor Use

Plastic Material

PoE module is built inside of camera



2.Specification



Model

1080P

Sensor

1/2.8"CMOS

System Structure

Embedded RTOS,dual-core 32bit DSP,pure hard compression ,watch dog

DSP

HI3516C

Minimum Illumination

Color : 0.01Lux

Blank & White:0.001Lux@(F1.2,AGC ON),0Lux with IR

Video Compression

H.264,support dual-stream,AVI;0.1M~8Mpbs variable;1~30f/s variable;

Image output

main stream: 1920*1080,1280*720;sub-stream:704*576;

features

Support WEB,OSD,live video transmission,motion detect and IO alarm,front-end storage/playback/download, and center reminder and image linkage,

united remote client monitoring software,MYEYE;perfect SDK;

Network
connection


1 RJ45, 10/100M Ethernet adaptive interface;

support RTSP / FTP / PPPOE / DHCP / DDNS / NTP / UPnP network protocols;

ONVIF

Support

Mobile
monitoring

Support mobile monitoring(iPhone,Android)

Lens

1080P 2MP Default 3.6MM ( Other Lens is Optional )

IR LED

24pcs LED

IR Distance

5-15M

Power

PoE 48V

Notes

PoE Standerd IEEE 802.3af



3.Packing Contents

1*1080p IP Camera

1* CD



Note :

1.If you want this camera can be powered by Ethernet, you also need a poe Router or poe switch.

2.You don't need a power supply for PoE camera



Tem as duas opções, com PoE ou transformador.
 
Também ando a fazer algo do género, mas ainda estou à espera do meu RPI 3.
A câmara que estou a usar é uma ZMODO-ZP-IBI13-W. Ando a usar o Genius Vision no meu desktop, mas o objetivo é ter o RaspberryPI3 ligado 24h a gravar motion detection. Ainda não sei como vou implementar isso via software, mas vou acompanhar o tópico.
Se puderes dar algum feedback, eventualmente umas imagens dessa câmara era muito bom.
 
estive a testar o motionEyeOS no RPi3 com camara oficial e uma webcam e pareceu-me muito bom, tanto em termos de controlos de acesso ao sistema como de alterar definições das camaras ou definir o motion detection (tem opção de colocar uma mascara para só detectar o movimento numa determinada secção da imagem.), nao consegui foi configurar correctamente para que as imagens e vídeos sejam guardados num disco ligado por usb ou para um servidor de ficheiros
 
Se é para gravar por motion detection mais vale arranjar uma câmara com sdcard e a câmara grava isso pois hoje em dia 95% das câmaras já fazem elas próprias motion detection se já tens a câmara e esta não tem sd card mas faz o motion detection configura apenas uma partilha (NFS/Samba) numa distro qualquer para RPI e configura a câmara para gravar para essa partilha.
 
Já chegou a algum material (graças á nossa querida alfandega, e aos sempre rápidos CTT)... vergonhoso o tempo que retêm as encomendas internacionais!

2 câmaras, um cartão microsd e a caixa para o RPI3, que ainda está em viagem...

1qpdAyS.jpg



- enclosure para raspberry pi
zqrVbyR.jpg



- microsd para receber SO motioneye
B8Dfnwu.jpg



- 2 câmaras ip poe 1080p, 2.0 Megapixel, 2.8" CMOS Sensor
yM5czCu.jpg



- pormenor câmara
EfPWpi7.jpg



- pormenor câmara
yAV0pNo.jpg



Espero que o raspberry chegue depressa, é o componente principal deste protejo, e preciso dele para realizar um teste de bancada ao sistema.
 
Carteiro trouxe presentes!!

- Raspberry PI3 Model B
TdGanCG.jpg

awQaDIo.jpg


- O dito cujo, acabadinho de abrir
iuj5lGU.jpg


- Já com os heatsinks instalados
gWIgLsI.jpg


- Dentro da enclosure, já com SO pronto a arrancar
RKp8k9g.jpg



Próximo passo será o setup em teste de bancada para comprovar o funcionamento do sistema.
 
Peço desculpa pela demora a responder, mas este projecto vai ter de ser alterado. O Raspberry não tá com nada!!
Escolhi o motionEyeOS pela sua versatilidade mas pelos vistos, existem muitas restrições. Não consigo colocar as câmaras Onvif a funcionar, FPS muito baixos, lag, e resoluções muito baixas.
Pelo que percebi funcionaria melhor com câmaras com Mjpeg (muito mais caras), e não h.264 como as que tenho.
Proximo passo será adquirir um NVR, talvez o DS-7104 http://www.hikvision.com/en/Products_accessries_433_i5418.html
 
Última edição:
Eu não sou muito destas coisas mas, eu avisei.
Faz como eu sugeri para já, configura o rasp para nas server, faz uma partilha e põe as câmaras a gravar pra lá.
 
Back
Topo