Site com BackOffice para gerir conteúdos

dadevil

Power Member
Viva

já vi alguns threads sobre este assunto, mas a minha dúvida é a seguinte

Para alguém que se vá iniciar nesta área, que é a criação de um site, e que seja necessário existir um backoffice para gestão de conteúdos disponibilizados no site, bem como imagens, informação, texto, items numa determinada página, templates, etc. E para que depois da criação deste site fosse possível um designer "alterar" a sua apresentação da forma que quiser.

Que linguagem(s) é necessário aprender e/ou dominar para poder desenvolver um site deste género? E quanto tempo levaria para criar um site deste tipo (partindo do princípio que já se "dominava" (porque dominar é relativo, pois cada problema é um problema novo)?

agradecia algumas dicas nesta área sff
 
Viva

já vi alguns threads sobre este assunto, mas a minha dúvida é a seguinte

Para alguém que se vá iniciar nesta área, que é a criação de um site, e que seja necessário existir um backoffice para gestão de conteúdos disponibilizados no site, bem como imagens, informação, texto, items numa determinada página, templates, etc. E para que depois da criação deste site fosse possível um designer "alterar" a sua apresentação da forma que quiser.

Que linguagem(s) é necessário aprender e/ou dominar para poder desenvolver um site deste género? E quanto tempo levaria para criar um site deste tipo (partindo do princípio que já se "dominava" (porque dominar é relativo, pois cada problema é um problema novo)?

agradecia algumas dicas nesta área sff

Tens várias maneiras de atacar o assunto:

1 - Pegar num CMS já existente, ver o código e ou mudar a teu gosto ou usar o código como tuturial. (caminho mais fácil)

2 - Instalar Apache, PHP e MySQL no teu PC, para além de alojamento que eventualmente tenhas na internet (obrigatório)

3 - Procurar no google tuturiais sobre o assunto (opcional - centenas de documentos disponiveis)

4 - Ter um bom editor com syntax checking para escreveres o teu código (altamente aconselhavel)

5 - Usar um programa para desenhar as interfaces com o utilizador/administrador (programas tipo Dreamweaver, Adobe Photoshop, etc)

6 - Se vais começar algo de novo usa strings para os textos e mantém um ficheiro com todo o texto do programa (vantagem de no futuro poderes traduzir o programa com o minimo de esforço)

7 - Tenta na medida do possivel deixar todo o código html, css e JavaScript fora dos php's do programa(implementação de templating - permite mudares layout do site sem mexer no código)

Estes pontos não estão por nenhuma ordem particular... apenas uma checklist para tua apreciação.

Para já aconselho a dares uma volta em sistemas como o Joomla, PHPNuke, Drupal que são CMS's conhecidos com frontend, backoffice, multi-idioma, templates e outras coisas interessantes e que te permitem ver o código por serem open source. Concerteza tiras muitas ideias da sua construção.

Saudações,
 
Isso depende tudo da pessoa...
Para algo como um backoffice precisas sempre de uma linguagem server-side para fazer o que queres. Eu iria para PHP mas eu sou suspeito :P Podes também optar por ASP (imho tem estado em decadência...) e pelo novo recem chegado e que está a fazer furor (acho que tem grande futuro) Ruby on Rails que se dominado consegues fazer um site inteiro em metade ou mesmo menos tempo do que feito à mão visto que Ruby on Rails faz muitas das tarefas por ti :)
Para base de dados talvez algo como MySQL :)
Como tudo é relativo podes demorar uma semana a trabalhar todos os dias para concluir um site inteiro (normalmente é o que eu levo a fazer quando tenho tempo para trabalhar), como podes demorar 2 meses até teres tudo concluído (exagerando um pouco :P).
 
obrigadão pela ajuda e resposta rápida!

Viva de novo

Obrigadão pessoal pela ajuda rápida !


Fico contente em saber que afinal de contas n estava assim tão fora dos trilhos para esta área como pensava...

já usei anteriormente o oscommerce para a gestão de uma loja online que me pareceu bastante acessível, e vou testar o joomla para aprender com o código, já que também é open source. Já tenho algumas luzes de PHP, quando ao server já tenho um para testes.

Bem.. vou então iniciar esta crusada, e já tou a ver que qq dúvida que possa surgir posso sempre vir aqui contar com vocês ;)

espero que não.. mas ... até breve!
 
Back
Topo