1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Site com BackOffice para gerir conteúdos

Discussão em 'Web Development' iniciada por dadevil, 24 de Janeiro de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 3458)

1. dadevil

dadevil Power Member

Viva

já vi alguns threads sobre este assunto, mas a minha dúvida é a seguinte

Para alguém que se vá iniciar nesta área, que é a criação de um site, e que seja necessário existir um backoffice para gestão de conteúdos disponibilizados no site, bem como imagens, informação, texto, items numa determinada página, templates, etc. E para que depois da criação deste site fosse possível um designer "alterar" a sua apresentação da forma que quiser.

Que linguagem(s) é necessário aprender e/ou dominar para poder desenvolver um site deste género? E quanto tempo levaria para criar um site deste tipo (partindo do princípio que já se "dominava" (porque dominar é relativo, pois cada problema é um problema novo)?

agradecia algumas dicas nesta área sff

2. Santo38

Santo38 Power Member

Tens várias maneiras de atacar o assunto:

1 - Pegar num CMS já existente, ver o código e ou mudar a teu gosto ou usar o código como tuturial. (caminho mais fácil)

2 - Instalar Apache, PHP e MySQL no teu PC, para além de alojamento que eventualmente tenhas na internet (obrigatório)

3 - Procurar no google tuturiais sobre o assunto (opcional - centenas de documentos disponiveis)

4 - Ter um bom editor com syntax checking para escreveres o teu código (altamente aconselhavel)

5 - Usar um programa para desenhar as interfaces com o utilizador/administrador (programas tipo Dreamweaver, Adobe Photoshop, etc)

6 - Se vais começar algo de novo usa strings para os textos e mantém um ficheiro com todo o texto do programa (vantagem de no futuro poderes traduzir o programa com o minimo de esforço)

7 - Tenta na medida do possivel deixar todo o código html, css e JavaScript fora dos php's do programa(implementação de templating - permite mudares layout do site sem mexer no código)

Estes pontos não estão por nenhuma ordem particular... apenas uma checklist para tua apreciação.

Para já aconselho a dares uma volta em sistemas como o Joomla, PHPNuke, Drupal que são CMS's conhecidos com frontend, backoffice, multi-idioma, templates e outras coisas interessantes e que te permitem ver o código por serem open source. Concerteza tiras muitas ideias da sua construção.

Saudações,

3. QuickFire

QuickFire What is folding?

Isso depende tudo da pessoa...
    Para algo como um backoffice precisas sempre de uma linguagem server-side para fazer o que queres. Eu iria para PHP mas eu sou suspeito :P Podes também optar por ASP (imho tem estado em decadência...) e pelo novo recem chegado e que está a fazer furor (acho que tem grande futuro) Ruby on Rails que se dominado consegues fazer um site inteiro em metade ou mesmo menos tempo do que feito à mão visto que Ruby on Rails faz muitas das tarefas por ti :)
    Para base de dados talvez algo como MySQL :)
    Como tudo é relativo podes demorar uma semana a trabalhar todos os dias para concluir um site inteiro (normalmente é o que eu levo a fazer quando tenho tempo para trabalhar), como podes demorar 2 meses até teres tudo concluído (exagerando um pouco :P).

4. dadevil

dadevil Power Member

obrigadão pela ajuda e resposta rápida!

Viva de novo

Obrigadão pessoal pela ajuda rápida !

Fico contente em saber que afinal de contas n estava assim tão fora dos trilhos para esta área como pensava...

já usei anteriormente o oscommerce para a gestão de uma loja online que me pareceu bastante acessível, e vou testar o joomla para aprender com o código, já que também é open source. Já tenho algumas luzes de PHP, quando ao server já tenho um para testes.

Bem.. vou então iniciar esta crusada, e já tou a ver que qq dúvida que possa surgir posso sempre vir aqui contar com vocês ;)

espero que não.. mas ... até breve!

Partilhar esta Página