Skylake 6700k voltagens !?

MaelStorm

Power Member
Boas pessoal!

Tenho algumas dúvidas em relação a este processador, nomeadamente no que diz respeito à voltagem segura para oc (se é que é possível definir uma)???

Tenho lido montes de informação pela web e vejo de tudo 1.35v 1.40 e até 1.45v, o que a mim já me parece algo abusado, se bem que vi casos de cpu's a usarem 1.3v stock.

Uns dizem que 1.35 é pouco para este tipo de processadores e que se poderá ir até 1.4 ou mesmo 1.45 desde que as temperaturas estejam estáveis, e há testes com voltagens elevadas até com air cooling.

Tenho andado a brincar com um e estou a usar a 4.5ghz a 1.320v estáveis a correr aida 64 TT sem problemas, mas por exemplo para os 4.7ghz já tenho que ir a 1.360v. não testei mais pois não me sinto muito confortável a passar esta voltagem, mesmo que com o aida a temp máxima seja de 60ºC após algumas horas, e em jogo nunca passe os 55ºC.

Tenho usado diariamente a 4.5Ghz e estou a usar um lepa aquachanger 240 no que diz respeito a arrefecimento.

Acham que este processador requer mais voltagem que por ex um 6600k, que recomendam não passar os 1.350v para uso diário?
 
As voltagens recomendadas nada mais sao do que isso mesmo, recomendacoes. Nao significa que nao possas ir alem disso, desde que nao exageradamente. O senao de voltagens elevadas e nomeadamente o aumento da rapidez de degradacao do CPU, mas a meu ver isso acaba por ser quase que irrelevante visto que hoje em dia as pessoas tendem a fazer upgrades no minimo de 5 em 5 anos, o que para um CPU e bastante pouco, quanto muito teras de fazer alguns ajustes minimos as voltagens para manter o OC estavel depois de algum tempo (bastante tempo). O outro senao sera mesmo as temperaturas. Quanto maior for a voltagem maiores serao as temperaturas (logicamente), mas desde que estejam controladas e dentro de valores aceitaveis o resto acaba por ser um pouco secundario. Nota que ao manteres as temperaturas aceitaveis diminuis o risco de degradacao do CPU.

Para te dar um exemplo de como a degradacao dos CPU acontecem. Tenho aqui por casa um PC com mais de 10 anos na minha mao (desde 2004/2005 sensivelmente) e o qual esteve em OC a maior parte da sua existencia (um Opteron 144). Andou anos com overclock e com voltagens consideradas acima do recomendado (1.47V para 2.85Ghz). Hoje em dia precisa de 1.52V para conseguir esse target. Tendo em conta que esse CPU ja levou porrada velha, ja levou com inumeros suicide shots e ate LN2 e afins, pode-se considerar que a degradacao nao foi por ai alem. Alem disso continua a funcionar sem problemas...
 
Pois, entendo perfeitamente, o que me levou a perguntar no fórum, foi o ler noutros fóruns um que pelos vistos morreu a 1.325 e outro a aproximadamente a 1.340v pelos vistos com as temperaturas estáveis (bem +/-) :)

http://www.tomshardware.co.uk/answers/id-2946869/6700k-died-slight.html
http://www.overclock.net/t/1571038/confirmed-my-6700k-is-dead

Suponho que deva ser mesmo uma questão de azar, ou talvez seja o prime que anda para ai a matar cpu's :)

Nunca tinha lido que com a degradação os cpu's poderiam necessitar mais voltagem, como o teu opteron 144, mas vendo o que já sofreu um bocado esse pobre, normal que precise de mais alimento :)
 
tenho um x5650 já à uns anos e estou lhe a dar 1.52v 100% estaveis , para um xeon tambem já é considerado muita voltagem , mas as temperaturas nao passam dos 45 graus , nao me preocupo muito
 
Pois nestas coisas é mesmo necessário algum tipo de risco, sempre foi :)
Vi alguns resultados engraçados com voltagens bastante mais elevadas do as que estou a usar. Vou arriscar a pouco e pouco, talvez até 1,40v e para 24/7 uso os 4,5ghz a 1.320v.
Com as temps que tenho não creio que tenha problemas com os 4,5ghz 24/7.
 
Eu estou com 1.216 V em carga num i5 [email protected] GHz. Talvez precise de menos do que lhe estou a dar, mas ainda não testei. Assim é estável no P95 28.7 durante 24 horas, atinge de temperatura máxima num dos cores 63 ºC e no mais fresco, 58 ºC, mas anda mais pelos 50-54 ºC 90% do tempo. Temp ambiente 21 ºC. Tudo isto em completo silencio, a ventoinha do Cryorig H7 não passa as 500 RPM. Até onde posso ir com isto? Saiu-me um bom cpu ou nem por isso?
 
Eu estou com 1.216 V em carga num i5 [email protected] GHz. Talvez precise de menos do que lhe estou a dar, mas ainda não testei. Assim é estável no P95 28.7 durante 24 horas, atinge de temperatura máxima num dos cores 63 ºC e no mais fresco, 58 ºC, mas anda mais pelos 50-54 ºC 90% do tempo. Temp ambiente 21 ºC. Tudo isto em completo silencio, a ventoinha do Cryorig H7 não passa as 500 RPM. Até onde posso ir com isto? Saiu-me um bom cpu ou nem por isso?

Se ainda não descobriste até que voltagem ele desce para 4.2GHz é impossível dizer se é um bom cpu ou não. Se ele só fizer essa voltagem então não, não é nada de especial.

E já agora, com prime tu não testas estabilidade nenhuma. Isso é só para ver as temperaturas num "worst case scenario" e mesmo assim não é aconselhável.
 
Se ainda não descobriste até que voltagem ele desce para 4.2GHz é impossível dizer se é um bom cpu ou não. Se ele só fizer essa voltagem então não, não é nada de especial.

E já agora, com prime tu não testas estabilidade nenhuma. Isso é só para ver as temperaturas num "worst case scenario" e mesmo assim não é aconselhável.

Umas das coisas que queria fazer era folding a 100 % load nas horas em que não estou no pc. Já percebi que tenho um dos núcleos preguiçoso, que dá um erro de arredondamento sempre consistentemente mais cedo que os outros.

Já atingi os 4.5 ghz estáveis no prime a 1.35 V, temperaturas de 70 a 75 C, com o core preguiçoso nas voltagens a 70 C e o mais quente a 75. Isso já diz mais alguma coisa. Sim, não parece ser nada de especial de facto, talvez chegue aos 4.6 ghz a 1.4 V. Mas nunca o teria assim 24/7, nem sequer a 1.3V o faria.

Agora quando referes que o prime não é para testar estabilidade, o que significa? Que é estável muito acima dos limites atingidos pelo prime? Quão acima? Que programa aconselhas então para testar estabilidade para um uso realista 24/7?
 
Última edição:
Segundo a experiencia da Silicon Lottery, o 6700K vem de fábrica com:
"At turbo loads (4.2GHz) the stock voltage will range from ~1.28V to ~1.424V."
http://www.overclock.net/t/1590201/extremely-confused-with-6700k-stock-voltages#post_24863328

O 6600K como tem um turbo mais baixo (3.9GHz), vêm de fabrica com Vcore mais baixo.
Aqui podem ver o VID que os user têm recebido:
http://forum.hwbot.org/showthread.php?t=142063

Isto siginifica que conforme a qualidade do cpu, o Vcore (de fábrica) varia para o mesmo modelo.

Apesar de um 6700K com 1.424V de fabrica ser um azar muito grande e precisar de referigeração competente, se a intel vende alguns com este Vcore, é possivel testar OC com o Vcore até este maximo desde que a temperatura esteja controlada por um cooler competente.
Dito isto, nao recomendo este Vcore a todos os users, apenas digo que se a intel os vende então pode-se testar este maximo com a referigeração adequada.

Compete ao utilizador ter um cooler adequado para estes cpus.
 
Última edição:
Umas das coisas que queria fazer era folding a 100 % load nas horas em que não estou no pc. Já percebi que tenho um dos núcleos preguiçoso, que dá um erro de arredondamento sempre consistentemente mais cedo que os outros.

Já atingi os 4.5 ghz estáveis no prime a 1.35 V, temperaturas de 70 a 75 C, com o core preguiçoso nas voltagens a 70 C e o mais quente a 75. Isso já diz mais alguma coisa. Sim, não parece ser nada de especial de facto, talvez chegue aos 4.6 ghz a 1.4 V. Mas nunca o teria assim 24/7, nem sequer a 1.3V o faria.

Agora quando referes que o prime não é para testar estabilidade, o que significa? Que é estável muito acima dos limites atingidos pelo prime? Quão acima? Que programa aconselhas então para testar estabilidade para um uso realista 24/7?


Digo que o prime não serve para testar estabilidade do oc porque é extremamente ineficiente nessa função.
Por vezes erros só aparecem depois 36-48h de teste, algo que acontece após alguns minutos por outros meios. Ou seja é escusado estar a "torturar" o cpu. Já para não falar no "mal" que esse software pode fazer a cpu's que vieram depois dos Sandy Bridge devido a conflitos com certas instruções com que os novos cpu's vieram.

Para testar a estabilidade de um OC o melhor é mesmo usares o cpu nas tarefas que queres que ele realize, no teu caso folding. Se se notar perda de performance ou até freeze/crash_app/BSOD obviamente que algo está mal.

Outras ferramentas que podes usar é o RealBench da Asus (uns dos meus preferidos), Aida64, x264.
 
A experiencia que tive com o 6600K é que estava estavel com o realbench e x264 (mais de 6h cada) e depois com o prime95 blend test dava consistentemente erro em menos de 1h. Resumindo o cpu nao estava estavel apesar de passar nos testes que indicas. O BF4 tb crashava de vez em quando. Depois de passar 6h estavel no blend test (ultima versao do prime), nada crasha.

Se fores a esta thread (no 1o post), que aponto como referencia mas não subscrevo, vê-se que o OP acha o prime V28.7 (e o OCCT) o teste mais exigente. Isto é resultado da experiencia dos participantes.
http://www.overclock.net/t/1570313/skylake-overclocking-guide-with-statistics
quote:
"To be charted in the main chart, you must fulfill one of the following requirements:
Prime v28.7 1 hour
OCCT 4.4.1 1 hour
Linpack from the Linpack Package download run at max settings (not recommended) 2 hours
Prime v27.9 3 hours
IBT 3 hours
x264 16T 5 hours
Realbench 5 hours

Aida64 and XTU do not count no matter the length of the test."

Digo que nao subscrevo, pq a minha experiencia pessoal diz-me que é necessario correr qq teste pelo menos 6 a 10 horas.

EDIT:
É do conhecimento geral (no skylake), que precisas de um Vcore mais alto para passar no prime95 que no realbech ou no x264. Isso demonstra que o prime é mais exigente.
 
Última edição:
A experiencia que tive com o 6600K é que estava estavel com o realbench e x264 (mais de 6h cada) e depois com o prime95 blend test dava consistentemente erro em menos de 1h. Resumindo o cpu nao estava estavel apesar de passar nos testes que indicas. O BF4 tb crashava de vez em quando. Depois de passar 6h estavel no blend test (ultima versao do prime), nada crasha.

Se fores a esta thread (no 1o post), que aponto como referencia mas não subscrevo, vê-se que o OP acha o prime V28.7 (e o OCCT) o teste mais exigente. Isto é resultado da experiencia dos participantes.
http://www.overclock.net/t/1570313/skylake-overclocking-guide-with-statistics
quote:
"To be charted in the main chart, you must fulfill one of the following requirements:
Prime v28.7 1 hour
OCCT 4.4.1 1 hour
Linpack from the Linpack Package download run at max settings (not recommended) 2 hours
Prime v27.9 3 hours
IBT 3 hours
x264 16T 5 hours
Realbench 5 hours

Aida64 and XTU do not count no matter the length of the test."

Digo que nao subscrevo, pq a minha experiencia pessoal diz-me que é necessario correr qq teste pelo menos 6 a 10 horas.

EDIT:
É do conhecimento geral (no skylake), que precisas de um Vcore mais alto para passar no prime95 que no realbech ou no x264. Isso demonstra que o prime é mais exigente.


Claro que é mais exigente, eu não disse que não o era. Mas é um teste irrealista. No mundo real, mesmo na situação do Neural, o cpu nunca vai estar a funcionar com aquela carga.

Por isso é que disse que só serve (na minha opinião) para ver como seriam as temperaturas num "worst case scenario" .

A grande maioria da comunidade de entusiastas/overclockers já abandonou o prime como uma ferramente viável para o teste de estabilidade de oc's. Isto é facto.
 
Eu no passado tb nao usava o prime95 para testar a estabilidade, a experiencia que relato refere-se ao skylake, nao quer dizer que a opinião que formaste anterior não seja válida.

Havia uma situação qualquer com uma geração anterior de cpus intel, que baixava o clock para correr as instruções do prime.
Isso já nao acontece com o skylake.

No caso da comunidade e de competição é necessario ter uma bitola de comparação, talvez nao lhes interesse usar um teste tão exigente.

É um facto que hoje defende-se que só se deve testar o OC com as apps que corremos no dia a dia, mesmo que o cpu esteja instavel com outras que nao usamos.
Tenho uma opinião oposta, a mim interessa-me testar o cpu com o software mais exigente para cada geração de cpus, mas nao vou alongar, cada um é livre de tirar as suas concluções e tomar as suas opções informadas.

No meu caso, o BF4 só ficou estavel depois do cpu estar estavel a correr o prime.
A diferença é que o BF4 crashava aleatoriamente 1x por semana, mas o prime dava erro sempre em menos de 1hora.

Já agora só para esclarecer, na ultima versao do prime 28.7, o bug do skylake nao aparecia.
Pelo que li, o bug do skylake era no AVX e o prime 28.7 usa FMA3 por default no skylake.
É normal que os Eng. da asus e intel, desaconcelhassem o prime no skylake, pq a versao anterior com AVX dava erros aletoriamente devido ao bug do CPU, coisa que na altura nao se sabia.
Este bug do cpu já foi corriguido com um update de microcodigo ao cpu (que vem nas novas bios).
 
Eu tenho o meu 6700k a 4.6 com 1.37

Comecei com 1.45 e fui baixando até estar estável com a minima voltagem q consegui.

testei 4h no prime95 e 8h com o Realbench no Noctua NH-12P não passou dos 71 graus.

Mas a jogar nunca me passou dos 50 graus
 
Boas, vim aqui roubar o tópico para esclarecer algumas dúvidas também.
Tenho um i7 6700k @ Stock, basicamente sempre a 4Ghz, e fui fazendo undervolt, que ele de fábrica vinha-me com 1,425v.. e consigo corrê-lo 24/7, com uma voltagem de 1,144v a 4Ghz, já estou no prime ao tempo e nenhum erro!
Temperaturas sempre nos cores mais preguiçosos a 56-57ºC e nos outros 62-63ºC, isto a jogar não aquece nada...

Mas não há maneira de meter isto adaptativo? É que em idle não quero que ele ande a esta voltagem @ 0,8Ghz, vou brincar mais com o adaptativo da board, mas já li que ás vezes esse adaptativo faz o que quer...

Cumps

Edit: Ok, meti adaptativo+offset, está a 1,152v (testei 1,1v e frezou todo), e agora já me faz idle a 0,8volts!
Edit2: Se quiser fazer overclock, o adaptativo é para esquecer, meti isto a 4,2Ghz sem mexer em mais nada, e o adaptativo mete isto a 1,2v logo, e se meter menos offset pode ficar instavel nos modos mais baixos..

Edit3: Acho que vou deixar assim:

PhfDoxb.png


o VID está a 1,274, mas depois o offset está a -0,09, ficando a esse vcore (como tenho o adaptative ligado, a board assume o VID como vcore, e eu só lhe apliquei um offset).

Vou testar agora isto assim no prime95, depois em uso normal e ver se está tudo bem.
Em idle anda nos 800Mhz, e para já não vou mexer mais em clocks, visto que ele só chegou ontem, e vinha com 1,425v de origem...

Edit4: Ok 1 worker deu erro, vou meter a 1,2v, e deve ficar assim!

Edit5: Yap, isto é o que vai andar 24/7 a partir de agora! Sempre low power, e quando é preciso, salta para os 4,2Ghz a 1,216v!

VaBPt2M.png
 
Última edição:
Back
Topo