slr analógica

oxaxap

Power Member
Bem, visto que a compra de uma dslr está difícil decidi então atirar-me de corpo e alma ao analógico.
Então é o seguinte, meu pai tem a slr dele antiga, é uma Fujica Stx-1 com mount fujica x mount(x-fujinon). A lente que ele tem é uma x-fujinon 50mm f 1.9.Recentemente depois de umas pesquisas aprendi a fazer na analógica o que se pode fazer numa digital controlar abertura, velocidade obturador, etc.(sim, eu sei é muit básico xD) Mas ainda me resta algumas dúvidas neste campo. Primeito de tudo, aquilo tem um sistema qualquer de metering, que controla mecanicamente uma agulha que é visível pelo viewfinder e que mostra se ela está exposta correctament. A minha dúvida é a seguinte, como sei que é fiável? Se não tivesse aquele sistema de metering como podia saber como é que a foto ia "sair" correctamente? Outra coisa, meu pai inda tem um flash antigo, todo manhoso(nem sei se funciona), mas eu usando flash como é que sei se a foto vai sair underexposes ou overexposed?Será que pondo o flash a tal agulha é afectada por isso?
Depois destas dúvidas teóricas, vamos a parte pior. Meu pai não lhe deu uso bastante tempo, e parece-me que está bastante suja, alguém conhece algum sítio que faça limpeza à máquina?Outra das coisas, tenho medo que a lente tenha fungos, não percebo como se ve mas vejo uns pontos dentro da lente, será que sáo fungos, são possíveis limpar? Finalmente, se a lente não der pa limpar e se tiver mesmo fungos, conhecem algum lugar em que venda lentes com este mount?Conhecem as melhores lentes para este mount? No ebay não tem muita fartura destas lentes...Desde já um muito obrigado, espero que o pessoal da "manual focus" passe por aqui :007:

info cam
http://www.camerapedia.org/wiki/Fujica_STX-1

A lente é a que está neste link
http://www.collection-appareils.fr/fuji/html/fujica_stx1n.php
 
Última edição:
Se os pontinhos parecem teias de aranha entao sao fungos.
Limpar isso tudo nao deve valer a pena a nao ser k alguem te faca isso mt barato.
 
Se os pontinhos parecem teias de aranha entao sao fungos.
Limpar isso tudo nao deve valer a pena a nao ser k alguem te faca isso mt barato.

isso tudo referes-te só à lente ou ao corpo também?mas conheces algum lado que o faça na zona do porto, plo menos para pedir orçamento. parece um ponto , com um género de "bolha" à volta do ponto, mas essa bolha não se nota tanto, acho que é complicado tirar foto a isso, pa mostrar, mas vou tentar.
 
Bem, visto que a compra de uma dslr está difícil decidi então atirar-me de corpo e alma ao analógico.
Então é o seguinte, meu pai tem a slr dele antiga, é uma Fujica Stx-1 com mount fujica x mount(x-fujinon). A lente que ele tem é uma x-fujinon 50mm f 1.9.Recentemente depois de umas pesquisas aprendi a fazer na analógica o que se pode fazer numa digital controlar abertura, velocidade obturador, etc.(sim, eu sei é muit básico xD) Mas ainda me resta algumas dúvidas neste campo. Primeito de tudo, aquilo tem um sistema qualquer de metering, que controla mecanicamente uma agulha que é visível pelo viewfinder e que mostra se ela está exposta correctament. A minha dúvida é a seguinte, como sei que é fiável? Se não tivesse aquele sistema de metering como podia saber como é que a foto ia "sair" correctamente? Outra coisa, meu pai inda tem um flash antigo, todo manhoso(nem sei se funciona), mas eu usando flash como é que sei se a foto vai sair underexposes ou overexposed?Será que pondo o flash a tal agulha é afectada por isso?
Depois destas dúvidas teóricas, vamos a parte pior. Meu pai não lhe deu uso bastante tempo, e parece-me que está bastante suja, alguém conhece algum sítio que faça limpeza à máquina?Outra das coisas, tenho medo que a lente tenha fungos, não percebo como se ve mas vejo uns pontos dentro da lente, será que sáo fungos, são possíveis limpar? Finalmente, se a lente não der pa limpar e se tiver mesmo fungos, conhecem algum lugar em que venda lentes com este mount?Conhecem as melhores lentes para este mount? No ebay não tem muita fartura destas lentes...Desde já um muito obrigado, espero que o pessoal da "manual focus" passe por aqui :007:

info cam
http://www.camerapedia.org/wiki/Fujica_STX-1

A lente é a que está neste link
http://www.collection-appareils.fr/fuji/html/fujica_stx1n.php



Penso que para veres se a Agulha (exposição) está correcta só com a experiencia e depois de "queimar algumas chapas", sobre o flash não faço a minima ideia.

O que vais gastar em rolos e revelações paga uma digital nem que seja uma P&S tipo 590is para aprenderes o ABC da fotografia, agora se queres aprender à antiga tudo bem.
Outra opção é uma máquina barata tipo k100/350d/d40/D50 com uma lente MF do ebay, nas Pentax\Canons(penso que também)tens meteering nas Nikons tem que ser tudo à unha.
Quanto à limpeza da lente, só mesmo se tu conseguires limpar porque não acredito que seja em conta, atenção que não convem misturar lentes/equipamento com fungos com o restante.
 
Última edição:
Com o preço da limpeza, preço dos rolos, tempo perdido, etc compras ma dSLR usada, uma que esteja a cair aos bocados com um milhão de anos e um milhão de clicks é melhor que isso.

Essa lente dá para usar em que máquinas?
 
Lentes que podes usar nessa maquina...
Pelo preco que pedem por essa lente, nao deve ser melhor que uma normal 50mm.
A nao ser que queiras usa-la esquece isso.
Podes comprar SLRs manuais por peanuts.
 
@Lseven: obrigado, tou mesmo a ver que tem de se queimar umas primeiro. =P eu tava mesmo inclicado para uma slr, não queria estar a comprar uma point&shoot, queria poupar esses € para uma slr, como estou a fazer agora. hum, o que iria ficar mais caro eram as revelações mesmo, porque os rolos oferecem sempre que se faz uma revelação.sim, se limpar barato a slr a lente (50mm f1.9) arranja-se barata no ebay. Não me importava de aprender em analógico, tou bastante entusiasmado com a ideia até =p O que me falta é práctica porque na teoria já sei o abc e até o d xD Quanto a comprar uma 350d usava, sinceramente acho que é estar a "perder" €, prefiro esperar mais um pouco e comprar algo mais up to date.

@edumad: " a não ser que queira usá-la"? essa é a ideia, usar a máquina...=) já agora, onde se arranja as máquinas manuais por"peanuts"? e que média de peanuts é que rondam? as lentes calculo que só devem dar mesmo para fujica ou assim...mas não sei.

p.s: realmente no ebay a dita máquina está a 10 dólares =O se eu disser isto ao meu pai ele morre de desgosto =p
 
@Lseven: obrigado, tou mesmo a ver que tem de se queimar umas primeiro. =P eu tava mesmo inclicado para uma slr, não queria estar a comprar uma point&shoot, queria poupar esses € para uma slr, como estou a fazer agora. hum, o que iria ficar mais caro eram as revelações mesmo, porque os rolos oferecem sempre que se faz uma revelação.sim, se limpar barato a slr a lente (50mm f1.9) arranja-se barata no ebay. Não me importava de aprender em analógico, tou bastante entusiasmado com a ideia até =p O que me falta é práctica porque na teoria já sei o abc e até o d xD Quanto a comprar uma 350d usava, sinceramente acho que é estar a "perder" €, prefiro esperar mais um pouco e comprar algo mais up to date.

@edumad: " a não ser que queira usá-la"? essa é a ideia, usar a máquina...=) já agora, onde se arranja as máquinas manuais por"peanuts"? e que média de peanuts é que rondam? as lentes calculo que só devem dar mesmo para fujica ou assim...mas não sei.

p.s: realmente no ebay a dita máquina está a 10 dólares =O se eu disser isto ao meu pai ele morre de desgosto =p

Sei que a SRS costuma ter refurbish de Pentax's baratas(160€)(O Edumad pode explicar melhor). Compras uma 50mm 1.7 A por 40-60€ no Ebay e a unica coisa que tens que fazer a mais é mesmo o Foco Manual. Por pouco mais de 200€uros fazes a festa. Na SRS podes comprar tb um adaptador M42 e ficas para uma oferta enorme de lentes primes baratas e de boa qualidade, com a vantagem que se mais tarde quiseres comprar uma Canon podes sempre usar essas mesmas lentes com outro adaptador....

Outra Solução é aguentares mais uns trocos e comprares a d40.
 
hum, tenho que ver isso, mas de qualquer maneira, só para tirar a teimosia, não fazem a minima ideia de lojas no porto que façam limpezas, senão inda me meto eu a limpar compro a lente no ebay perto de 10 dólares e pronto. O maior problema é tirar aquele vidrinho na focagem para uma limpeza melhor. BTW, o manual focus nisto é uma maravilha mesmo =)
Mas tenho que juntar mesmo para uma dslr, provavelmente vou-me atirar para uma 1000D, mas para já não dá pa mais mesmo.
 
Bem, visto que a compra de uma dslr está difícil decidi então atirar-me de corpo e alma ao analógico.

Nos dias que correm, não recomendo a ninguém a compra de uma SLR de filme _para aprender_. Mesmo que o investimento inicial seja menor, a médio prazo fica ela por ela (devido aos custos de revelação do filme).

E depois há o processo de aprendizagem, em que o filme é inteiramente diferente do digital. No meu caso, aprendi fotografia com uma compacta digital que na altura custou mais do que hoje custa um kit DSLR de gama de entrada. Ate então, dedicar-me à fotografia estava fora de questão devido aos custos e inconvenientes do filme.

Vantagens do digital:

- Tiras a foto e vês inmediatamente o resultado. Isto é imensamente útil quando estas a aprender
- Tiras a foto sempre a cores. Não pagas mais por isso. E até é melhor para fotos a preto-e-branco
- Mudas de ISO a qualquer momento
- Não precisas de filtros para corrigir o WB e até podes alterar o WB à posteriori (se usares RAW)
- Tens o EXIF que regista automaticamente toda a informação de exposição.
- O processamento faz-se todo em casa e é limpo (não são precisos laboratórios nem produtos químicos nem equipamento extra para além de um computador)

A única desvantagens do digital (além do investimento inicial) é que os visores das DSLR são muito mais pequenos que os de qualquer SLR de filme e por isso a focagem manual é bem mais difícl. Também há outras vantagens do filme em situações extremas, mas para o caso isso não interessa.

Claro que não custa nadamuito andar umas semanas a queimar chapas com a Fujica (mas cuidado que cada revelação é guito que já não vai para a DSLR...). Para o primeiro rolo nem me preocupava com a limpeza da lente.
 
Nos dias que correm, não recomendo a ninguém a compra de uma SLR de filme _para aprender_. Mesmo que o investimento inicial seja menor, a médio prazo fica ela por ela (devido aos custos de revelação do filme).

E depois há o processo de aprendizagem, em que o filme é inteiramente diferente do digital. No meu caso, aprendi fotografia com uma compacta digital que na altura custou mais do que hoje custa um kit DSLR de gama de entrada. Ate então, dedicar-me à fotografia estava fora de questão devido aos custos e inconvenientes do filme.

Vantagens do digital:

- Tiras a foto e vês inmediatamente o resultado. Isto é imensamente útil quando estas a aprender
- Tiras a foto sempre a cores. Não pagas mais por isso. E até é melhor para fotos a preto-e-branco
- Mudas de ISO a qualquer momento
- Não precisas de filtros para corrigir o WB e até podes alterar o WB à posteriori (se usares RAW)
- Tens o EXIF que regista automaticamente toda a informação de exposição.
- O processamento faz-se todo em casa e é limpo (não são precisos laboratórios nem produtos químicos nem equipamento extra para além de um computador)

A única desvantagens do digital (além do investimento inicial) é que os visores das DSLR são muito mais pequenos que os de qualquer SLR de filme e por isso a focagem manual é bem mais difícl. Também há outras vantagens do filme em situações extremas, mas para o caso isso não interessa.

Claro que não custa nadamuito andar umas semanas a queimar chapas com a Fujica (mas cuidado que cada revelação é guito que já não vai para a DSLR...). Para o primeiro rolo nem me preocupava com a limpeza da lente.

tens toda a razão, em tudo o que disseste, e também secalhar como disseste para primeiro rolo não me preocupava muito. O "problema" é que de momento não posso ir pa dslr(porque acredita, se pudesse já cá cantava), e compacta não tenho.Mesmo que tivesse teria de ter controlos manuais. A única solução para me ir matando o bichinho é mesmo a slr de filme do meu pai, pa ir dando umas picas(enquanto não consigo juntar pa dslr)
 
"Primeito de tudo, aquilo tem um sistema qualquer de metering, que controla mecanicamente uma agulha que é visível pelo viewfinder e que mostra se ela está exposta correctament. A minha dúvida é a seguinte, como sei que é fiável? Se não tivesse aquele sistema de metering como podia saber como é que a foto ia "sair" correctamente?"

Tens sempre a possibilidade de usares a regra do "sunny 16", num dia com sol abres o diafragma a f/16, e ajustas a velocidade igual ao valor iso do rolo que estás a usar, por exemplo se estiveres a usar iso 200, regulas a velocidade de obturação para 1/200 seg. a agulha deverá apontar para valores próximo de zero se estiver a funcionar correctamente. É claro que tudo isto é um bocado subjectivo... se fizeres a medição de luz a apontar para o céu dá-te um valor acima do zero (sobre exposta) se fizeres para uma sombra por exemplo, dá indicação abaixo de zero (sub-exposta), mas em todo o caso já tens uma base para poderes queimar um rolo.
 
Desculpa,mas quanto podes gastar numa lente e camera???mesmo se quiseres optar por uma analógica ,pq não uma em 2º mão mas em melhor estado do q a do teu pai??percebo o carinho q tenhas por ela,mas se tiveres de fazer limpeza e tudo...e depois tb n existe assim tantas lentes p ela (digo eu) ....... no ebay,etc arranjas de certeza
 
Back
Topo