SmartSleep

shello

%erador
Staff
Quanto tempo demora o vosso MacBook (MB, MBP ou MBA) Intel a fazer sleep quando baixam a tampa? Um a dois minutos?

Isso deve-se ao modo em que o OS X está pré-definido para fazer sleep: Faz backup da memória para o disco, e só depois entra em sleep. Isto funciona assim para que em caso de a energia da bateria se acabar o Mac conseguir arrancar a partir da imagem.
Acontece que normalmente não precisamos de estar com o Mac em sleep muitas horas (ao ponto de descarregar a bateria por completo — em sleep a única coisa que está a ser alimentada é a RAM), e esta espera para que entre em sleep torna-se chata e desnecessária.

O SmartSleep vem resolver esses problemas.
Quando o Mac entra em sleep a partir de um estado de bateria, continua a fazer o sleep para disco, mas se a bateria estiver acima de 20% ou 20 minutos (por omissão, este valor pode ser mudado), o Mac apenas faz sleep para a RAM, e não faz para o disco.

Esta "aplicação" é uma simples Preference Pane:
20081219-pi768jdycdcpar8ii7aj9hfdkn.png


Preço: Zero. Nada. Nothing. Niente. Á borliu.

Site: http://www.jinx.de/SmartSleep.html
 
Ou seja, o mac por definição faz aquele sleep que demorar 2 minutos a fazer efeito, com isto é imediato, mas também gasta mais bateria, e por sua vez aquece mais não? (digo isto pq o sleep e bom para as aulas pq e fechar e por na mochila e ele fica fresquinho)

Outra questão, quando a bateria desce aos 20, ele entra no sleep do mac normal?
 
A bateria gasta sempre, pois o modo de sleep traduz-se em alimentar apenas a RAM (de modo a manter a informação que lá está). A cópia para o disco que o sistema faz por omissão apenas serve apra prevenir que se perca a informação que está em RAM se a energia se acabar.
Em termos de aquecimento, gasto energético, etc..., é sempre igual.

Resumindo: O Mac vai sempre fazer o sleep como sempre fez. A diferença que esta "aplicação" faz está em decidir se o sistema "perde" aquele tempo a fazer a cópia para o disco (no caso de quereres fazer sleep com pouca bateria), ou não (no caso de quereres fazer sleep e ainda teres alguma bateria).

Acho que isto responde às tuas questões. :)

#EDIT: Só esclarecer mais uma coisa, que pode ter ficado um pouco mal dita: Esta aplicação não obriga a entrares em sleep. Só actua quando o Mac vai entrar neste modo (aí é quando toma a tal decisão de fazer cópia para o disco ou não). Antes e depois (de entrar em) do sleep nada faz.

A energia gasta a alimentar a RAM é bastante pouca, por isso (se a bateria não estiver às portas da morte, claro!) ainda deve demorar umas valentes horas para gastar toda a bateria a alimentar a RAM.

E por omissão no painel aparece o modo actual. Para funcionar como descrito, é necessário definir como tenho no screenshot: "SmartSleep".
 
Última edição:
Só para reforçar a importância desta aplicação, que logo vou instalar depois de trocar o disco rígido que o "Safe Sleep" do Macbook e algum descuido meu provocaram!

É que, como o shello referiu, os Macbooks/Pro mais recentes copiam SEMPRE o conteúdo da memória para o disco antes de entrar em sleep. Ou seja: portátil quieto durante 40 seg - mais de 1 minuto, dependendo da memória RAM instalada.

Isto para quem estava habituado ao sleep instantâneo do Ibook, é muito chato.

Pior, segundo o que li, o "Sudden Motion Sensor" que supostamente pára as cabeças do disco rígido quando detecta movimento, não está activo neste processo de entrada em Safe Sleep.

Resultado:
Ao pousar o Macbook na mesa durante este tempo, escapou-me de uma das mãos e um dos lados caiu a cerca de 5 cm da mesa.

Suficiente para danificar o disco rígido.

Lá consegui recuperar com o Disk Warrior a parte do conteúdo que não tinha ainda sido objecto de backup, mas o disco está cheio de sectores danificados...


E até já me tinha acontecido outra vez, dessa não me lembro de qualquer pancada, só mesmo pelo movimento do portátil... Se calhar até já tinha sectores danificados no disco, não sei, na altura apenas acusou corrupção do sistema de ficheiros...
 
Só para reforçar a importância desta aplicação, que logo vou instalar depois de trocar o disco rígido que o "Safe Sleep" do Macbook e algum descuido meu provocaram!

É que, como o shello referiu, os Macbooks/Pro mais recentes copiam SEMPRE o conteúdo da memória para o disco antes de entrar em sleep. Ou seja: portátil quieto durante 40 seg - mais de 1 minuto, dependendo da memória RAM instalada.

Isto para quem estava habituado ao sleep instantâneo do Ibook, é muito chato.

Pior, segundo o que li, o "Sudden Motion Sensor" que supostamente pára as cabeças do disco rígido quando detecta movimento, não está activo neste processo de entrada em Safe Sleep.

Resultado:
Ao pousar o Macbook na mesa durante este tempo, escapou-me de uma das mãos e um dos lados caiu a cerca de 5 cm da mesa.

Suficiente para danificar o disco rígido.

Lá consegui recuperar com o Disk Warrior a parte do conteúdo que não tinha ainda sido objecto de backup, mas o disco está cheio de sectores danificados...


E até já me tinha acontecido outra vez, dessa não me lembro de qualquer pancada, só mesmo pelo movimento do portátil... Se calhar até já tinha sectores danificados no disco, não sei, na altura apenas acusou corrupção do sistema de ficheiros...

É estranho porque quando fecho a tampa do portátil e depois se faço um movimento mais brusco o sensor faz logo efeito e para o disco rigido. Acontece-me isso muita vez
 
Mas esse método faz com que a opção que escolhas seja permanente. Ou sempre grava, ou nunca grava, etc.

A ideia do SmartSleep é adaptar a forma de sleep mais correcta à situação da bateria do teu Mac.

É verdade. Mas o meu uso não é consoante a bateria, mas sim a minha necessidade no momento. Uso com AppleScript+QuickSilver. Se sei que não uso o portátil nem tão cedo, ponho a hibernar apenas, por exemplo.
 
Back
Topo