1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

sobreaquecimeto e rpms das ventoinhas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por calamity, 31 de Janeiro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1461)

  1. calamity

    calamity Power Member

    Tenho reparado que nestes últimos dias o meu MPB tem aquecido um bocado, na zona de dissipação do ar mas principalmente no transformador do carregador. Além disso, as ventoinhas já por 3 ou 4 vezes nesta semana chegaram às 6000 rpm assim do nada! - e passados 2 minutos "acalma" sozinho. Aconteceu-me isto 2 vezes hoje e só estava a ver uns vídeos no youtube. Será isto normal ou o meu MBP tem algum problema?
     
    Última edição: 31 de Janeiro de 2008
  2. scriptKid

    scriptKid Power Member

    Quando isso aconteceu, como é que estava o CPU usage? Será que não havia outros processos a correr em background ?
     
  3. calamity

    calamity Power Member

    Por acaso não reparei no cpu, mas não tinha nada em background nem outros programas abertos. Nem qcredito que seja por isso, porque as ventoinhas iam às 6000 rpms por um período de 2 minutos no máximo. Acho estranho...
     
  4. OldMan

    OldMan Power Member

    Ás 6000 o meu nunca chegou, mas já me aconteceu o finder estar a empancar isto tudo por causa do quicklook em previews de vídeos, depois crashou. Também já aconteceu o lastfm (não sei se usas) estar a morrer e a pedir ajuda ao processador a todo o custo... sentia isto a bufar e não percebia de que era, agora de vez em quando olho para os processos o iStat a ver o que se passa.
     
  5. scriptKid

    scriptKid Power Member

    É realmente estranho. Tenho um Macbook Pro igual ao teu. Já tive o sensor de temperatura do CPU a registar 80º C, e as ventoinhas não chegaram aos 5000rpm. 6000 rpm só mesmo forçando com o smcFan (teclado a escaldar no pico do Verão , o CPU pode aguentar mas as minhas mãos não :) )

    Tens o iStat Pro instalado ? É útil porque reporta temperaturas de vários sensores : CPU, GPU, Disco ... Pode ajudar a localizar a fonte de problemas.

    Se observas saltos "quânticos" de 2000 ou 3000 rpm para 6000 rpm é possível que haja problemas no hardware.
     
  6. calamity

    calamity Power Member

    Sim, tenho o iStat, foi aí que vi as 6000 rpms. É capaz de ser algum problema, mas como é que eu o explico na loja? É muito difícil de o comprovar, porque acontece (aparentemente) em situações aleatórias. Será que eles aceitam dar-lhe uma olhadela ou testá-lo de alguma forma a ver se chega às 6000 rpms sem explicação? Comprei na Fnac. Obrigada desde já :)
     
  7. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não pode ser simplesmente o spotlight a fazer indexação, ou algo do género? O meu no início também mandava uns arranques vindos do nada, mas depois parou de o fazer ... Não sei, estou só a dar uma ideia ...
     
  8. calamity

    calamity Power Member

    Espero que seja isso. Não quero nada ter que mandar o meu Mac para arranjar :\ a verdade é que ele voltou às 1900 rotações por si só passado muito pouco tempo. Talvez não seja razão para me preocupar. Vou testar o bicho com o autocad a correr, a ver :)
     
  9. calamity

    calamity Power Member

    Aconteceu de novo. Desta vez tirei um screenshot:

    [​IMG]
     
  10. peterunreal

    peterunreal Power Member

    A mim também já me aconteceu o mesmo mas reparei que só acontecia quando estava a carregar, durante uns 2 ou 3 minutos depois voltava ao normal, por isso nunca liguei. Mas com o tempo ou melhor com as actualizações por parte da Apple deixou de acontecer. Comprei-o em Março do ano passado e à mais de meio ano que já não me acontece isso. Mas já agora gostava de saber o que era, pois nunca fiquei a saber, se alguém souber.


    Cumps
     
  11. calamity

    calamity Power Member

    Realmente, acho que só me acontece quando tenho o carregador ligado ao mac.
     
  12. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Só uma nota.

    Só agora reparei que no primeiro post referes

    Se o problema acontece quando estás a fazer uso de conteúdos flash com o browser, então não tens mesmo nada que te preocupar, pois é perfeitamente normal. Então o safari quase que parece que explode quando estou a ver conteúdos em flash. Ainda ontem estava a ver um vídeo de quase 40 minutos em flash (no youtube) e o processador começou a disparar por ali acima e obviamente as ventoínha entrou em acção. Nada de mais, portanto. Já em linux acontecia o mesmo. Culpa a Adobe :)
     
  13. calamity

    calamity Power Member

    lol ok obrigada. Deve mesmo ser isso :)
     
  14. peterunreal

    peterunreal Power Member

    No meu caso era aleatório tanto a fazer pesquisa na net, como a trabalhar com office ou outras ferramentas, bastava estar a carregar enquanto trabalhava. Mas no teu caso pode ser mesmo esse o problema apesar de não acreditar muito, mas pode ser.

    Cumps
     
  15. scriptKid

    scriptKid Power Member

    Se esse comportamento é normal, alguém sabe caracterizar o mecanismo de controlo das fans ? Reagem a variações ou a valores absolutos ? Temperatura ou actividade dos processadores ? Combinações ?
    Função caótica com uma random seed ?? :)
    Se algum entendido poder dar umas dicas ou indicar links com documentação agradecia.
     
  16. ruimoura

    ruimoura Power Member

    É mais que possível. Há muitos sites em flash que provocam uma sobrecarga brutal no processador. É facilmente verificável vendo a utilização do processador em idle e depois de estar a ver algo em flash no browser. Ora quando isto acontece, a ventoínha dispara, e enquanto a coisa estiver aberta a ventoínha não para. Já me acontecia antes de ter o Mac, não é novidade nenhuma, e o problema não está, obviamente, no computador, mas na porcaria do flash ...
     
  17. g4j0

    g4j0 Power Member

    estava a ver os nomeados para os awards do youtube e tal, e reparei que o MBP tava a aquecer não muito, mas mais que o normal.. e lembrei-me deste tópico. :P

    pelos vistos é normal.. o que eu venho perguntar é: se sacar um firefox/camino/shiira/whatever safo-me melhor no youtube, ou o problema é mesmo dos conteúdos flash em si, e não a forma como o Safari em específico os trata?
     
  18. Xkorp

    Xkorp Power Member

    O problema é mesmo dos flash's, ver videos no youtube come-te o cpu todo (usa o activity monitor para veres).

    smcFanControl no Verão ajuda um bom bocado também :p
     
  19. userN

    userN Power Member

    já devias tar a dormir a essa hora, private jok :joker:
     

Partilhar esta Página