sobreaquecimeto e rpms das ventoinhas

calamity

Power Member
Tenho reparado que nestes últimos dias o meu MPB tem aquecido um bocado, na zona de dissipação do ar mas principalmente no transformador do carregador. Além disso, as ventoinhas já por 3 ou 4 vezes nesta semana chegaram às 6000 rpm assim do nada! - e passados 2 minutos "acalma" sozinho. Aconteceu-me isto 2 vezes hoje e só estava a ver uns vídeos no youtube. Será isto normal ou o meu MBP tem algum problema?
 
Última edição:
Por acaso não reparei no cpu, mas não tinha nada em background nem outros programas abertos. Nem qcredito que seja por isso, porque as ventoinhas iam às 6000 rpms por um período de 2 minutos no máximo. Acho estranho...
 
Ás 6000 o meu nunca chegou, mas já me aconteceu o finder estar a empancar isto tudo por causa do quicklook em previews de vídeos, depois crashou. Também já aconteceu o lastfm (não sei se usas) estar a morrer e a pedir ajuda ao processador a todo o custo... sentia isto a bufar e não percebia de que era, agora de vez em quando olho para os processos o iStat a ver o que se passa.
 
É realmente estranho. Tenho um Macbook Pro igual ao teu. Já tive o sensor de temperatura do CPU a registar 80º C, e as ventoinhas não chegaram aos 5000rpm. 6000 rpm só mesmo forçando com o smcFan (teclado a escaldar no pico do Verão , o CPU pode aguentar mas as minhas mãos não :) )

Tens o iStat Pro instalado ? É útil porque reporta temperaturas de vários sensores : CPU, GPU, Disco ... Pode ajudar a localizar a fonte de problemas.

Se observas saltos "quânticos" de 2000 ou 3000 rpm para 6000 rpm é possível que haja problemas no hardware.
 
É realmente estranho. Tenho um Macbook Pro igual ao teu. Já tive o sensor de temperatura do CPU a registar 80º C, e as ventoinhas não chegaram aos 5000rpm. 6000 rpm só mesmo forçando com o smcFan (teclado a escaldar no pico do Verão , o CPU pode aguentar mas as minhas mãos não :) )

Tens o iStat Pro instalado ? É útil porque reporta temperaturas de vários sensores : CPU, GPU, Disco ... Pode ajudar a localizar a fonte de problemas.

Se observas saltos "quânticos" de 2000 ou 3000 rpm para 6000 rpm é possível que haja problemas no hardware.

Sim, tenho o iStat, foi aí que vi as 6000 rpms. É capaz de ser algum problema, mas como é que eu o explico na loja? É muito difícil de o comprovar, porque acontece (aparentemente) em situações aleatórias. Será que eles aceitam dar-lhe uma olhadela ou testá-lo de alguma forma a ver se chega às 6000 rpms sem explicação? Comprei na *****. Obrigada desde já :)
 
Sim, tenho o iStat, foi aí que vi as 6000 rpms. É capaz de ser algum problema, mas como é que eu o explico na loja? É muito difícil de o comprovar, porque acontece (aparentemente) em situações aleatórias. Será que eles aceitam dar-lhe uma olhadela ou testá-lo de alguma forma a ver se chega às 6000 rpms sem explicação? Comprei na *****. Obrigada desde já :)

Não pode ser simplesmente o spotlight a fazer indexação, ou algo do género? O meu no início também mandava uns arranques vindos do nada, mas depois parou de o fazer ... Não sei, estou só a dar uma ideia ...
 
Espero que seja isso. Não quero nada ter que mandar o meu Mac para arranjar :\ a verdade é que ele voltou às 1900 rotações por si só passado muito pouco tempo. Talvez não seja razão para me preocupar. Vou testar o bicho com o autocad a correr, a ver :)
 
A mim também já me aconteceu o mesmo mas reparei que só acontecia quando estava a carregar, durante uns 2 ou 3 minutos depois voltava ao normal, por isso nunca liguei. Mas com o tempo ou melhor com as actualizações por parte da Apple deixou de acontecer. Comprei-o em Março do ano passado e à mais de meio ano que já não me acontece isso. Mas já agora gostava de saber o que era, pois nunca fiquei a saber, se alguém souber.


Cumps
 
Realmente, acho que só me acontece quando tenho o carregador ligado ao mac.

Só uma nota.

Só agora reparei que no primeiro post referes

Aconteceu-me isto 2 vezes hoje e só estava a ver uns vídeos no youtube

Se o problema acontece quando estás a fazer uso de conteúdos flash com o browser, então não tens mesmo nada que te preocupar, pois é perfeitamente normal. Então o safari quase que parece que explode quando estou a ver conteúdos em flash. Ainda ontem estava a ver um vídeo de quase 40 minutos em flash (no youtube) e o processador começou a disparar por ali acima e obviamente as ventoínha entrou em acção. Nada de mais, portanto. Já em linux acontecia o mesmo. Culpa a Adobe :)
 
No meu caso era aleatório tanto a fazer pesquisa na net, como a trabalhar com office ou outras ferramentas, bastava estar a carregar enquanto trabalhava. Mas no teu caso pode ser mesmo esse o problema apesar de não acreditar muito, mas pode ser.

Cumps
 
Se esse comportamento é normal, alguém sabe caracterizar o mecanismo de controlo das fans ? Reagem a variações ou a valores absolutos ? Temperatura ou actividade dos processadores ? Combinações ?
Função caótica com uma random seed ?? :)
Se algum entendido poder dar umas dicas ou indicar links com documentação agradecia.
 
No meu caso era aleatório tanto a fazer pesquisa na net, como a trabalhar com office ou outras ferramentas, bastava estar a carregar enquanto trabalhava. Mas no teu caso pode ser mesmo esse o problema apesar de não acreditar muito, mas pode ser.

Cumps

É mais que possível. Há muitos sites em flash que provocam uma sobrecarga brutal no processador. É facilmente verificável vendo a utilização do processador em idle e depois de estar a ver algo em flash no browser. Ora quando isto acontece, a ventoínha dispara, e enquanto a coisa estiver aberta a ventoínha não para. Já me acontecia antes de ter o Mac, não é novidade nenhuma, e o problema não está, obviamente, no computador, mas na porcaria do flash ...
 
estava a ver os nomeados para os awards do youtube e tal, e reparei que o MBP tava a aquecer não muito, mas mais que o normal.. e lembrei-me deste tópico. :P

pelos vistos é normal.. o que eu venho perguntar é: se sacar um firefox/camino/shiira/whatever safo-me melhor no youtube, ou o problema é mesmo dos conteúdos flash em si, e não a forma como o Safari em específico os trata?
 
O problema é mesmo dos flash's, ver videos no youtube come-te o cpu todo (usa o activity monitor para veres).

smcFanControl no Verão ajuda um bom bocado também :p
 
Back
Topo