Software criar álbuns - imprimir em casa

Shadow_

Power Member
O título resume “tudo”.

Deixei de usar o Lightroom e tenho feito os álbuns fotográficos com o Acrobat! A qualidade fica porreira porque os imprimo até a4 e tenho algum espaço criativo.

Contudo, o processo fica mais moroso e odeio passar horas no PC....

Alguém conhece algum software para criar álbuns e que permita imprimir nas nossas impressoras de casa? Algo que permita selecionar as fotos e o próprio software ter alguma liberdade criativa?

Prefiro gratuito mas se justificar pagar não me importo desde que não seja uma fortuna.

Obrigado
 
Que impressora tens? Não veio nada com a impressora? A minha veio com o Canon Photo Layout Print, que tem layouts pré-definidos para livros (ex: meia página foto e a outra meia com texto).
Também veio com o Criative Park (que segundo entendi, para quem tem impressoras Canon dá acesso à versão premium, mas quem não tem pode usar), abri aquilo uma vez e assustei-me com tanta opção.
Mas tem álbuns (e coisas mais maradas):
https://creativepark.canon/en/categories/CAT-ST01-0143/index.html

PS: Depois do que me lembro, empresas como a Hofman, Dreambooks, etc, usam o seu próprio software se fores imprimir através deles.
 
@Rui Marto obrigado!

Tenho uma Epson e sinceramente tenho de espreitar o software deles.

Anteriormente tinha Canon e nunca gostei do software “criativo”.

Ps: a ideia é mesmo ser eu a imprimir. Adoro fazer todo o processo e só não encaderno porque não justifica o investimento. Não fica tão bom, não é barato mas eu gosto de todo o processo.
 
O não ficar tão bom é subjectivo. As últimas vezes que imprimi em lojas, o resultado foi para lá de mau.
Mesmo alguns desses álbuns online, também não ficam nada de jeito a menos que pagues pelo qualidade Premium/XPTO que custa muito mais que o normal.

Tive uma Canon IP4500 que além de absurdamente rápida em documentos e afins, tinha uma qualidade notável a imprimir fotos com um custo baixo. Tive uma Epson Photo depois disso, que supostamente seria o "ex-libris" da impressão doméstica, mas da minha experiência só o era a comer tinteiros. Por isso voltei à Canon. E talvez um dia compre uma impressora fotográfica A3 (de gama baixa) só para as minhas impressões. Por isso percebo-te.
 
Tive uma Canon IP7250 e era excelente mas entregou a alma ao criador.

Depois procurei uma A3 e andei entre Canon e Epson. Tinha 2 ou 3 modelos em cima da mesa mas uma promoção ditou a Epson. Ainda ponderei as Canon Pro mas ainda bem que não fui por aí. Imprimo foros a3 com uma qualidade excelente. Segredo: bom papel e tinta razoável.

Também já fiz os meus álbuns e fico satisfeito com a qualidade das impressões mas quero um software competente. Há alguns mas pagar 16€ por mês é demasiado para um amador.
 
Lembrei-me agora, o Adobe Spark não dará? Sei que é voltado para social media/web, mas talvez dê. Também encontrei o Pixum, não conheço: https://int.pixum.com/photo-book/tips/photo-album-software

Porque dizes ainda bem que não foste pelas Canon Pro? Já por várias vezes andei a ponderar uma, só não o fiz porque nos últimos anos a coisa mais importante para mim é ter um bom scanner com ADF. A minha Ip4500 avariou-se precisamente porque quando deixei a fotografia, deixou de imprimir.
 
@Rui Marto ainda bem que não fui para as Pro por “uma” simples razão: completamente acima das minhas necessidades. Para a minha exigência, olho e necessidades não iria precisar dela. Com a diferença de valores tenho comprado bom papel e não me queixo minimamente das impressões. As únicas que falham tem sido erro meu na escolha de perfis. Com isto não estou a dizer que a minha escolha é a certa para todos. Certamente as Pros são do melhor que há neste segmento.

Vou espreitar essas sugestões. Tenho de aproveitar o meu último dia de férias forçadas. Depois dou feedback.

Ps: o software da Epson não faz o que eu preciso
 
Eu tive antes uma Canon ip4500 mas os tinteiros iam embora depressa. Depois passei para os compatíveis e a qualidade desceu. Impressões que fiz com a canon com tintas originais ao fim de 5 anos as cores começaram a desaparecer em algumas fotos.
Mudei de casa e deixei a impressora em casa dos meus pais para usarem o scanner , e comprei uma epson eco tank 2600, onde para fotografia não seria indicada. ( Aqui comprei pela quantidade / preço / custo apenas de impressão, 1 tinteiro 10 euros 7000 impressões) leva 4 tinteiros.
Não esperava grande coisa, mas posso dizer que a qualidade é muito acima do que esperava, tive de imprimir umas fotos para o trabalho e imprimi em casa já que convém imprimir todas as semanas para não entupir e não ter de andar a calibrar, e posso dizer que fiquei impressionado.
Quando quero fazer um album mando imprimir fora. O ultimo foi na blurb, já têm modo de impressão página completa, conclusão não referem que é produzido só nos EUA, parou na alfandega e tive de pagar. (reclamei e eles devolveram esse dinheiro, mas não fiquei fã da qualidade final do álbum), gosto dos blurbs simples, próximo vou testar ou Hofman ou Dreambooks.
Ultimo Álbum mais pro que fiz foi uma valente chatice. Imprimiram mal o álbum 2x ( Álbum que custou 300 euros) Floricolor foram 3 meses de espera e dores de cabeça, não aconselho mesmo nada.
 
Back
Topo