1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Software de Gestão Documental

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Sniper2, 21 de Junho de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 10790)

1. Sniper2

Sniper2 Power Member

Boas,
    estavamos a analisar as coisas na empresa (embora sendo "pequena" já tem demasiada papelada (entre facturas, correspondencia, fax, contratos...)), e chegamos à conclusão que precisamos de uma reorganização geral e acho que o ideal seria um software de gestão documental, corrijam-me se estiver enganado.

Estive a analisar na internet e encontrei neste site (software livre na AP), 3 programas livres sobre gestão documental, mas como nunca vi nem trabalhei com nenhum software deste género, gostava de ouvir algum feedback relativamente a estes programas, ou se conhecerem mais algum.

Para os mais preguiçosos que não querem clicar no link :007:, os programas que estão no site são:
    KnowledgeTree
    OpenDocMan
    DSpace

Digam de Vossa justiça e desde já obrigado pelas respostas.

Cumps
    Sniper2

2. stradale

stradale [email protected] Member

Não posso falar dos últimos 2, mas conheço o Knowledge Tree (implementei-o uma empresa com ~1500 funcionários), mas foi no entanto modificado para melhor se ajustar aos requisitos pedidos.

Não tenho base de comparação, como a escolha foi "forçada" (utilizamos a versão open source, mais limitada (ou com menos funcionalidades) mas mais barata :p) não me dei a trabalho de procurar alternativas.

Adiante, não há nada melhor do que instalares as 3 numa máquina e veres por ti se se adequam ao que pretendes.

ps: erm, o Knowledge Tree está mais virado para o workflow/gestão de documentos do que para um simples repositório de documentação... fiquei um bocado confuso quanto ao que pretendes...

3. stradale

pps: erm, Windows World?

hehe

4. Sniper2

Sniper2 Power Member

Eu estava com a ideia de "scannar" os documentos no escritório tornando-os acessíveis informaticamente de forma a que não se tenha de os ir buscar aos sítios onde estão guardados.

Vi numa empresa, um programa do tipo gestão documental, mas quando os ficheiros eram seleccionados abria directamente o programa correspondente para aceder ao conteudo do ficheiro (nos casos que presenciei, eram pdf's, mas havia lá mais tipos).

As demos que vi destes programas para aceder aos ficheiros é necessário primeiro descarregar o ficheiro para depois abri-lo localmente.

Será que estou a pensar demasiado "à frente"? Será que estou a pensar numa coisa e afinal é outra? É que no meu caso o escritório é pequeno, somos 4/5 pessoas, nada como o teu caso de aprox 1500 utilizadores.

5. stradale

Hmmm, estou-me a lembrar de um programa que faz isso que queres, abre praticamente todos os formatos e permitia ainda a sua edição (nalguns apenas de forma básica).

A vantagem é óbvia, o $ poupado em dezenas de licenças para um Autocad, etc.

Já o armazenamento não me recordo como era feito... mas um colega que trabalhou comigo é capaz de se lembrar, disso e do nome desta aplicação :-D

Amanhã tento entrar em contacto com ele.

De qualquer maneira, tirando esta funcionalidade o Knowledge Tree (na versão Open Source) é capaz de servir bem para o que queres. Para além do simples armazenamento de ficheiros podes definir permissões de leitura/escrita/modificação (utiliza um sistema de checkout), o workflow que cada tipo de documento terá de seguir, metadata, enfim.

6. stradale

Cá está

Mais por curiosidade e por já ter dito que cá colocava o link... o programa chama-se AutoVue e tens uma demo neste site.

7. ShadeX

ShadeX Power Member

Onde eu trabalho temos precisamente isso, escrito por mim e com alguns bugs que ainda não tive tempo de corrigir... :P

Basicamente a organização dos ficheiros deriva da organização do proprio servidor de ficheiros com agradecimentos ao NTFS.

A aplicação apenas gere uma base de dados que serve de "logic glue" para a coisa. O abrir os ficheiros com a app respectiva é uma benesse do Windows graças ao ShellExecute().

A ideia de usar PHP/SQL foi "namorada" mas rápidamente abandonada pq era "workflow disruptive". Download, edit, upload não era um workflow eficiente.

8. Fli4l

Fli4l Power Member

alguem me consegue explicar mais ou menos as vantagens/desvantagens de cada programa? é que eu ando também a procura de uma solução para gestão documental mas como n sou informatico ando as voltas na instalação. PDF's ou qualquer coisa do genero também podem ajudar que eu n encontrei muita informação na net (fora o KnowledgeTree)

9. RavenMaster

RavenMaster Power Member

não é gratuito mas é poderoso sem dúvida
    aqui na empresa estamos a trabalhar com o GDoc

10. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O melhor software de gestão documental que conheço e ao qual já tive o prazer de utilizar é o MediaDoc.

Podes vê-lo neste site: http://www.cimsoft.pt/MediaDoc/MediaDoc-Produtos.htm

Última edição: 25 de Junho de 2007
  11. Procura no google, IportalDoc.
    Não é gratuito, mas é muito poderoso.
    Workflows automatizados, permissões de users por documentos e pastas, e tudo o que possas imaginar.

12. Fli4l

Fli4l Power Member

13. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Penso que o que mais "custa" na implementação de gestão documental não seja o software em si, mas sim a parte organizacional da coisa...

Epá, já agora também aproveito e faço "publicidade":

eDocLink

Última edição: 25 de Junho de 2007
  14. Fli4l

Fli4l Power Member

tou a ver que está aqui tudo a vender o peixe, quem me puder mandar info sobre as aplicações em PDF agradeço

15. Sniper2

Sniper2 Power Member

Boas, agradeço desde já os vários feedback acerca dos programas.

Estive a dar uma olhada nos vários sites, e parece-me que aparte da descrição dos programas, estes não contêm nenhum demo de visualização ou para experimentação.

Que funcionalidades é que têm a dizer dos vários programas, e quais os prós e contras que vocês acham dos programas?

Já agora sabem aproximadamente quais os valores dos programas, para eu ter uma ideia de quanto(€) estamos a falar?

Obrigado desde já.

Cumps
    Sniper2

16. Fli4l

Fli4l Power Member

quem já trabalhou com este software que se acuse, a nível dos opensource o Knowledgetree é o que me parece mais interessante e completo

17. nothing

nothing Power Member

Se fôr mesmo demasiada papelada tens empresas que te tratam da custódia, digitalização e disponibilização online da informação. Pode compensar a nível monetário.
    Neste ramo a líder nacional é a EAD que pertence aos CTT.

18. vsmn

vsmn Power Member

Desculpem reanimar o tópico mas ando à procura de software de gestão documental. Basicamente algo que armazene com base em critérios definidos, tenha permissões de acesso e que permita aceder ao ficheiro desde a usa origem (sem eventuais modificações), mantendo um registo de quem modifica o ficheiro.

A nível internacional e free presumo que seja o knowledge tree, certo? Ou haverá outro que seja fácil de manusear e implementar? De opções pagas o que sugerem?

A nível nacional tinha a mesma questão. Já vi que muitos vendem o seu peixe, mas gostaria de ter acesso a uma versão demo ou trial de qualquer software.

Obrigado :)

Última edição: 31 de Maio de 2011
  19. mclaudio

mclaudio Power Member

sera que ha novidades? tb precisava de um software de gestao documental mas grauito que gerisse aprovacoes e versoes

20. voodoo

voodoo Folding Member

Existem soluções pagas e por medida.

Partilhar esta Página