Software Defined Radio. Obter sinal GPS, beacons de aviões, radio amador, etc...

turrican

Power Member
Trata-se de sintonizador TDT que se liga à porta USB. Com os drivers normais apanha TV, FM, grava, etc...

Com drivers alternativos, permite capturar dados em bruto e passa-los a software demodulador/descodificador como SDRSharp, Gnuradio ou outro

Só funciona se tiver o chip RTL2382 e o sintonizador Elonics E4000 (60 a 2100 Mhz) ou Rafael Micro R820T (30 a 1700 Mhz). Comprei 2 pelo ebay e custaram-me entre 8 a 10 Euros cada, vindos da China. Não sei cá em .pt

Algum software é complicado de compilar ou instalar, mas supera-se.

Links uteis:
https://en.wikipedia.org/wiki/Software-defined_radio
https://en.wikipedia.org/wiki/Radio_spectrum
http://sdr.osmocom.org/trac/wiki/rtl-sdr
http://hackaday.com/2012/04/13/those-usb-tv-tuners-used-for-sdr-can-also-grab-gps-data/

Procurem no Google por "rtl sdr", "rtl2382", "software defined radio", etc...

É um passatempo interessante para entusiastas...
 
Depende. Pode ser e pode não ser, há protocolos para as coisas.

Agora sem estar a fazer grande pesquisa sobre o assunto, a rtp por exemplo, é de acesso público. Qualquer pessoa pode ouvir e ver. Assim como rádios comerciais e coisas do género. Não é crime nenhum tratares os dados em bruto deles.

Se andas a ouvir frequências específicas da polícia, isso já é. Mas duvido que consigas, eles desde há uns anos usam um protocolo meio maluco.
 
A Policia tem actualmente o sistema TETRA. É um sistema de rádio digital. Especificamente, é um sistema TDMA, tecnologia similar aos sistemas de telefonia celular. Isso permite mais comunicações num mesmo espectro frequência que um sistema analógico, cumprindo com um requisito de muitos países e aumentando a eficiência em espectros altamente ocupados.

MUITA ATENÇÃO: Sei de fonte segura que, um camionista, encontrou um radio na estrada e levou-o para casa. No dia seguinte, ligou o rádio e um dia depois, a PSP estava à porta dele. Foi a tribunal e pagou 1.500Euros de multa, por posse de material policial e não ter entregue voluntariamente o objecto.

Estes rádios funcionam exactamente como um telemovel. Assim que se liga, este regista-se na rede e é feita uma localização por triangulação de antenas.


Portanto fica aqui o meu conselho. Evitem os scanners TETRA à venda no EBAY. Podem sentir os efeitos mais tarde.

Quanto ao tópico, respondo no post a seguir
 
A Policia tem actualmente o sistema TETRA. É um sistema de rádio digital. Especificamente, é um sistema TDMA, tecnologia similar aos sistemas de telefonia celular. Isso permite mais comunicações num mesmo espectro frequência que um sistema analógico, cumprindo com um requisito de muitos países e aumentando a eficiência em espectros altamente ocupados.

MUITA ATENÇÃO: Sei de fonte segura que, um camionista, encontrou um radio na estrada e levou-o para casa. No dia seguinte, ligou o rádio e um dia depois, a PSP estava à porta dele. Foi a tribunal e pagou 1.500Euros de multa, por posse de material policial e não ter entregue voluntariamente o objecto.

Estes rádios funcionam exactamente como um telemovel. Assim que se liga, este regista-se na rede e é feita uma localização por triangulação de antenas.


Portanto fica aqui o meu conselho. Evitem os scanners TETRA à venda no EBAY. Podem sentir os efeitos mais tarde.

Quanto ao tópico, respondo no post a seguir

Pronto, eram essas coisas específicas que eu não sabia referir nem me apetecia pesquisar. Tenho um amigo da minha área a trabalhar em segurança e ele por acaso falou-me desse protocolo, mas já foi há algum tempo e as coisas não estavam muito presentes. De qualquer das formas como suspeitava é digital e encriptado. Portanto, mesmo que uma pessoa por acidente apanhe dados deles, não há problema.
 
Pera, isto apanha dados gps? Dava jeito para um projecto em que tou metido. Estes dongles costumam aceitar antenas externas, certo?
Sim, aceitam. Têm uma tomada bem pequena, mas podes "desmontar" a antena que vem na embalagem e ligar os fios a uma antena melhor.

Quanto à possibilidade de ser ilegal escutar certas frequências, não faço ideia, mas vou ver melhor. Problematico é emitir
 
Curioso, porque os pmrs 446 são legais. Já para usar o cb 27Mhz é preciso tirar uma licensa, que supostamente vai deixar de ser preciso, mas ainda não saíu em decreto lei.

Curioso que fala em usar, e não o uso que se lhe dá. A posse dos equipamentos depende do agente, o uso é claro... No entanto os rádios VHF/UHF é mais ou menos o mesmo, só que neste momento, para usar é preciso fazer o exame na Anacom para obter licensa, e nos 2 anos seguintes á obtenção da licensa só se pode escutar e não se pode emitir.

Resumindo, não deves ter o equipamento se não tens licensa, mas podes ter. Não podes usar ouvir/emitir, mas ninguém sabe se te limitares a ouvir.. Não deves, mas podes. Se fores apanhado, a fazer qualquer uma das duas podes sofrer as consequências, curioso é que as consequências são as mesmas independentemente da freq quue estás a ouvir, seja o vizinho radio amador, as comunicações dos aviões, a freq dos bombeiros, polícia ou proteção civil, gnr..

A maior parte das forças de segurança estão a mudar para tetra.. impossibilitando a escuta.
 
Tenho estado ocupado com outros assuntos, mas em breve vou voltar a isto. Vou compilar software ou ver o que posso usar em Linux, e brincar um bocado.

So gostava de descobrir um sintonizador de satelite com igual flexibilidade. Seria muito prático liga-lo à minha antena parabolica na provincia e saber o que há no ar.
 
Tenho estado ocupado com outros assuntos, mas em breve vou voltar a isto. Vou compilar software ou ver o que posso usar em Linux, e brincar um bocado.

So gostava de descobrir um sintonizador de satelite com igual flexibilidade. Seria muito prático liga-lo à minha antena parabolica na provincia e saber o que há no ar.

Creio que o sintonizador de satélite faz a vez da placa de tv, só tens que arranjar forma de o ligares ao pc..
 
Boas, este topico já têm uns aninhos, mas é o único sobre o assunto...

Estou a dar os primeiros paços no mundo do SDR, e como não ha nada disto aqui no forum pergunto aqui mesmo, há malta que trabalha/brinca com isto por aqui?

Se houver pessoal/interesse , ainda faço um tópico como deve de ser para a malta partilhar experiências, equipamentos e dicas, caso contrario só avanço com isso mais tarde quando estiver mais confortável com o assunto.
 
Boas, este topico já têm uns aninhos, mas é o único sobre o assunto...

Estou a dar os primeiros paços no mundo do SDR, e como não ha nada disto aqui no forum pergunto aqui mesmo, há malta que trabalha/brinca com isto por aqui?

Se houver pessoal/interesse , ainda faço um tópico como deve de ser para a malta partilhar experiências, equipamentos e dicas, caso contrario só avanço com isso mais tarde quando estiver mais confortável com o assunto.



Actualmente há montes de informação e projectos para Windows, Linux (Raspberry e pc) e até android (o android suporta as dongles SDR com um simples adaptador microUSB de duas vias que permite ligar um powerbank em simultâneo).
Para brincar um bocado sem comprar uma dongle, este site www.sdr.hu tem centenas de rádios online para ouvir e controlar à distância.
 
Como nao houve interesse nunca ca meti os pés novamente.


Entretanto fazer pinpoint a emissores ou apanhar comunicações da ISS foi das coisas mais giras que fiz.

Entre coisas basicas acho muito engracado apanhar os telefones sem fio de casa que supostamente sao a 2.4 ou 5ghz ja nao me recordo, mas é so a sincronização, a voz vai em 900mhz sem ser encriptada...
 
Como nao houve interesse nunca ca meti os pés novamente.


Entretanto fazer pinpoint a emissores ou apanhar comunicações da ISS foi das coisas mais giras que fiz.

Entre coisas basicas acho muito engracado apanhar os telefones sem fio de casa que supostamente sao a 2.4 ou 5ghz ja nao me recordo, mas é so a sincronização, a voz vai em 900mhz sem ser encriptada...

Qual o alcance que se tem dessas comunicações?
 
Boas, este topico já têm uns aninhos, mas é o único sobre o assunto...

Estou a dar os primeiros paços no mundo do SDR, e como não ha nada disto aqui no forum pergunto aqui mesmo, há malta que trabalha/brinca com isto por aqui?

Se houver pessoal/interesse , ainda faço um tópico como deve de ser para a malta partilhar experiências, equipamentos e dicas, caso contrario só avanço com isso mais tarde quando estiver mais confortável com o assunto.


Hoje em dia deve-se distinguir entre RTL-SDR (com dongles USB baratas baseadas no chip RTL2832U, originalmente destinado a tuners de TV terrestre) e SDR. SDR é todo um mundo de receptores, filtros, préamplificadorese e antenas semi-profissionais em que é possível gastar muito dinheiro. O software também é diferente, pois existem programas que só funcionam se o chip RTL estiver presente (na verdade são dois chips, o RTL2832U que faz a ponte para USB, e o tuner Rafael R820T ou R820T2).
 
Qual o alcance que se tem dessas comunicações?

Trata-se simplesmente de escuta. Para emitir é preciso uma licença de radioamador. O alcance depende da antena e da frequência de emissão. As ondas curta podem refeletir na ionosfera e ser escutadas do outro lado do globo. As frequências de FM e TV só se propagam em linha de vista.
 
Back
Topo