Software para digitalizar Revista

filipe2000

Power Member
Boa noite,
temos uma pequena editora que publica uma revista à mais de 50 anos (6 números por ano). Nos primeiros anos, naturalmente, era tudo feito com colagens e máquina de escrever e depois a tipografia fazia o resto; quando apareceram os primeiros Maquintosh passamos a usar computador para fazer a revista mas o serviço era feito pela própria empresa que contratamos para a montagem gráfica que à uns anos atrás, inadvertidamente, destruiu as cópias do formato digital de cada edição da revista desde que passamos a usar computador. Isso significa que só temos em formato digital os últimos anos da revista.

A minha questão é qual/quais os programas para PC que eu poderia usar para digitalizar todas estas revistas para constituir um arquivo digital. Sei que alguns programas permitem criar ficheiros pdf de grande qualidade e com um tamanho reduzido e outros permitem criar ficheiros pdf pesquisáveis. Eu estava interessado nos dois tipos de digitalização/gravação.

O que é que sugerem? Muito obrigado.
 
faz o scan com um scanner minimamente bom, e depois basta juntares as imagens das imagens todas e pores num PDF com um editor de PDF, eu já fiz e gostei do resultado.
 
mas,... Tonebiclas,...

se eu digitalizar como imagem depois posso criar ficheiros pdf pesquisáveis?

Que resolução (600?) e que software é que usaste?

Obrigado.
 
pesquizáveis não, pois aquilo vão ser muitas imagens, e não texto escrito...
para digitalizar usei o software da impressora...é uma HP
para unir as imagens pode ser qualquer programa para edição de PDF, tens aqui uma lista deles:
http://baixaki.ig.com.br/categorias/cat192_1.htm

e a resolução não sei, mas para isso podes fazer testes.....fazes scan com 600dpi 800 e por aí a diante e escolhes a que der para ler melhor....claro que para isso escolhes logo a resolução máxima, mas demoras mais tempo a digitalizar e o ficheiro depois vai ficar maior.
cumps.
 
não era bem isso...

Nós gostariamos de criar um ficheiro pdf pesquisável para cada revista; eu sei que é possível não sei é se fica muito maior do que se fossem simplesmente imagens.

Obrigado.
 
O ABBYY FineReader tenta converter imagem para texto via OCR e permite corrigir o se tiver reconhecido mal.
Deve existir mais software do género.
Para ficar perfeito seria voltar a pegar o texto e os elementos gráficos separados e voltar a montá-los num programa de edição/paginação gráfica (Illustrator, inDesign, etc)
Claro que em zonas onde o texto esteja sobreposto com um elemento gráfico torna-se mais complicado.

Para capturar os elementos gráficos por scanner é também preciso algum cuidado para que não se veja aqueles efeitos típicos de captura de scanner em papel ou impressão de baixa qualidade (a impressão por pontos). Existem alguns tutoriais na web para disfarçar isso através do photoshop.

Com tempo é fazível :)
 
Última edição:
Back
Topo