Dúvida Software Portátil

Jerobond

Power Member
Boa tarde comunidade,

O que me trás por cá é que brevemente irei formatar o portátil e instalarei novamente o Windows 7 Ultimate, pois o Windows 8 ainda não me trás grande confiança devido à incompatibilidade com alguns programas para mim fundamentais.
Mas deixando conversa de parte, vamos ao que interessa.

Com a formatação gostaria de mudar o meu estilo perante o portátil, com uma utilização mais limpa em termos de programas e ficheiros, tanto que também irei personalizar o meu desktop para deixá-lo mais simples e directo (influencias de um tópico daqui do fórum), logo também me surgiu a hipótese de utilizar sempre que possível e disponível software portátil.

Simplesmente gostaria de ter a vossa opinião e conselhos no que diz respeito a este ultimo ponto, o software portátil. Pois a noção que tenho deste poderá não se a mais correcta.
Logo apreciaria que alguém entendido deste assunto, me pudesse indicar as vantagens e desvantagens deste em relação ao software "comum" e que software não devemos utilizar a versão portátil.

Já agora um detalhe, farei um upgrade para um SSD daqui a uns tempos, o software portátil tem algum inconveniente em relação a um SSD ?

Desde já um muito obrigado.
Cumprimentos.
 
Aconselho-te a passar por aqui, e experimentares o software de que necessitas, antes de formatar o portátil, para tentar descobrir algum inconveniente.

Eu uso pouco software portable no meu PC, e aquele que utilizo é porque não tenho uma alternativa instalável. A coisa que salta mais à vista é a impossibilidade de associar alguns programas a alguns tipos de ficheiros, o que se torna aborrecido quando se abrem ficheiros com frequência, aos quais não está atribuído programa por defeito.
 
Aconselho-te a passar por aqui, e experimentares o software de que necessitas, antes de formatar o portátil, para tentar descobrir algum inconveniente.

Eu uso pouco software portable no meu PC, e aquele que utilizo é porque não tenho uma alternativa instalável. A coisa que salta mais à vista é a impossibilidade de associar alguns programas a alguns tipos de ficheiros, o que se torna aborrecido quando se abrem ficheiros com frequência, aos quais não está atribuído programa por defeito.
Muito obrigado pelo site, certamente será uma mais valia na procura de software portáil.

Pois aí já temos um incovinente, mas nada por aí além. Uma das coisas que me questiono é se o software portátil tem a mesma potencialidade em termos de funções e desempenho que o software instalável.
 
Em termos de desempenho parece-me que não há diferenças. Digo "parece-me" porque não sou entendido no assunto, e nunca lhes fiz benchmarks comparativos. Mas daquilo que já utilizei: browsers (Opera, Chrome, Firefox), utorrent, 7zip e Peazip, pareceu-me terem um desmpenho igual.
 
Em termos de desempenho parece-me que não há diferenças. Digo "parece-me" porque não sou entendido no assunto, e nunca lhes fiz benchmarks comparativos. Mas daquilo que já utilizei: browsers (Opera, Chrome, Firefox), utorrent, 7zip e Peazip, pareceu-me terem um desmpenho igual.
Neste caso embora importantes, esse software é só por si leve. Mas andei a pesquisar e encontrei programas tais como: o Office, Photoshop, Nero onde são programas mais pesados e aí sim gostaria de saber se existe de facto alguma diferença e/ou se estão limitados.
Já agora é recomendável ou não utilizar anti-virus portátil ?
 
Não me parece que utilizar aplicações tornadas portáteis seja a melhor opção para ter um computador limpo. Eu confio mais nas empresas que as desenvolvem do que nas pessoas que as tornam portáteis.

Eu muito raramente utilizo aplicações portáteis e assim vou continuar. Relativamente ao SSD, não deve haver problema absolutamente nenhum. No fundo é um disco como todos os outros, mas mais rápido.
 
Não me parece que utilizar aplicações tornadas portáteis seja a melhor opção para ter um computador limpo. Eu confio mais nas empresas que as desenvolvem do que nas pessoas que as tornam portáteis.

Eu muito raramente utilizo aplicações portáteis e assim vou continuar. Relativamente ao SSD, não deve haver problema absolutamente nenhum. No fundo é um disco como todos os outros, mas mais rápido.
Penso eu, ao menos é a maneira com que vejo o software portátil, que fica tudo na pasta onde se encontra o mesmo. Pois mesmo após a desinstalação de software instável e mesmo após correr um cleaner, penso que fica sempre vestígios, fazendo com que aos longo dos tempos necessite de uma formatação, e com a utilização de software portátil queria deixar o meu computador rápido e leve durante mais tempo.
 
As aplicações portáteis precisam de criar ficheiros na mesma para que possam correr.

Normalmente em todos os Windows que utilizo, desinstalo os programas com o Your Uninstaller! ou semelhante. Ultimamente até tenho usado o IObit Uninstaller porque é parte integrante do Advanced System Care, ferramenta que considero indispensável. Muitos dos computadores em questão já não são formatados há dois ou três anos e continuam com uma boa performance. O segredo está na constante manutenção.
 
As aplicações portáteis precisam de criar ficheiros na mesma para que possam correr.

Normalmente em todos os Windows que utilizo, desinstalo os programas com o Your Uninstaller! ou semelhante. Ultimamente até tenho usado o IObit Uninstaller porque é parte integrante do Advanced System Care, ferramenta que considero indispensável. Muitos dos computadores em questão já não são formatados há dois ou três anos e continuam com uma boa performance. O segredo está na constante manutenção.
Sim criam ficheiros à mesma, mas na mesma paste onde tens o devido software.

Eu uso o Advanced System Care e IObit Uninstaller como tu referiste, mas este nunca apago tudo a 100%, tais como pastas etc. da instalação.
Programas como o Photoshop, Nero que por acaso são alguns exemplos de programas que já vi portáteis, e que uso só de tempos a tempos, estes são exemplos de software que para mim talvez não se justifique a sua instalção, desde que tenha o mesmo desempenho, assim vou busca-lo ao disco externo quando quero e depois é só Shift + Delete.

Até posso estar a pensar mal, por isso a que criei este tópico :)

PS: Com um disco SSD, li algures que há certas manutenções que não devemos fazer, ou só muito raramente, devido ao desgaste que provoca no disco.
 
Já experimentaste o Ccleaner?

É o único programa de manutenção que utilizo (e o defraggler para desfragmentar o disco) e faz um bom trabalho.
Para já não tenho um SSD, não haverá nenhum problema em utilizar um Cleaner como já uso. Mas como neste guia indica http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/ e logo no primeiro ponto é desactivação da desfragmentação devido ao desgaste que provoca, por isso queria deixar o meu sistema mais limpo possível, para que coisas como desfragmentações, formatações seja usadas o mínimo possível. Com isto espero que entendam a ideia de utilização de software portátil.
 
Se não tens SSD, o artigo que apontaste não se aplica aos discos mecânicos.
As limpezas e desfragmentações são uma necessidade real dos discos mecânicos cuja performance baixa consideravelmente ao longo do tempo se não forem feitas estas manutenções.
 
Se não tens SSD, o artigo que apontaste não se aplica aos discos mecânicos.
As limpezas e desfragmentações são uma necessidade real dos discos mecânicos cuja performance baixa consideravelmente ao longo do tempo se não forem feitas estas manutenções.
Eu disse para já, porque num futuro próximo irei comprar. Pois para já faço essa manutenção toda e tal.
 
Back
Topo