Solaris 10 - Dúvidas

Rui Marto

Power Member
Bem, espero que alguém me saiba responder.

Aqui à tempos saquei os DVDs de instalação do Solaris 10 e tentei instalar na minha máquina. Claro está, saiu furado porque eu sou um nabo nestas andanças.

As minhas dúvidas são:
1- Como é que se instala o Solaris 10 Desktop x64 em apenas uma partição?
2- Tenho ouvido dizer que o Solaris 10 é dos melhores OS que existe, é verdade?
3- Após instalar o Solaris 10 no meu PC vou ter grandes ganhos no desempenho?
4- Como é o suporte de aplicações para isto?
5- O Solaris 10 é muito complicado de se utilizar?
6- Quais as compatibilidades com software desenvolvido para outros sistemas Unix/Linux/Mac?
 
1 - Não faço ideia. Mas se quiseres um SO open-source para desktop aconselho uma distribuição GNU/Linux, algo como Ubuntu/OpenSUSE/PCLinuxOS/etc. Muito maior compatibilidade com o hardware (em relação ao Solaris) e o eco-sistema à volta deste sistema operativo é muito maior e melhor.

2 - Para servidores sim. Para desktop na minha opinião não pelas razões que referi em cima.

3 - Em relação a quê? Windows? Provavelmente sim, mas estás provavelmente a comparar cenouras com maçãs... O Solaris foi desenvolvido principalmente como SO para servidores e é ai que ele brilha. Se queres um SO para desktop mais uma vez dá uma olhada às distribuições que referi.

4 - Para desktop provavelmente muito pouco pois não é este o objectivo deste SO. Para servidor é muito melhor mas ainda assim não se compara ao GNU/Linux ou à "família" BSD.

5 - Existem versões do GNOME e KDE (são "ambientes" gráficos") para Solaris e isso leva a que a experiência seja boa, o problema são o resto das aplicações e os drivers. Novamente, mantém te afastado se queres um SO para desktop :D

6 - Unix, bastante para aplicações de servidor e muito pouco para desktop. Linux, idem. MacOS X, a roçar o zero absoluto :D
 
o sandman disse tudo.

apenas acrescento que tb tens a opção do opensolaris que é a versao open-source, mais testing e mais bleeding edge deste SO (provavelmente mais buggy tb).
 
Última edição:
Eu já tenho o Ubunto instalado mas as aplicações que uso são usadas primáriamente em Workstations, e o Linux costuma estar fora das suas compatibilidades. Normalmente aceitam Windows, Solaris e outros sistemas IBM e HP que desconheço.

O que eu li era sobre as Workstations deles, não sobre os servidores. No site da Sun falam mesmo em Solaris 10 versão de desktop, com um ambiente gráfico próprio em Java. Depois também há uma distribuição de Linux da Sun, o OpenSolaris (tks lothar, não me lembrava do nome), supostamente um novo Solaris (será o futuro 11?!) feito com base no Linux, mas não sei se os programas que corriam no Solaris 10 correm no Solaris baseado em Linux.

Ou seja aquilo que corre em Mac só vai correr mesmo em Mac... Certo?

Obrigado pela resposta. :)
 
também há uma distribuição de Linux da Sun, o OpenSolaris

creio que estejas enganado relativamente a este ponto. o opensolaris não é uma distribuição de linux. é a versao open source do solaris original. corre um kernel proprio e não o linux.

como se pode ver nesta imagem o solaris descende directamente do unix da AT&T enquanto o gnu/linux está num ramo distinto.

Unix_history-simple
 
Última edição:
Já não sei onde li isso, mas quando saquei os DVDs do Solaris tenho ideia de ter lido que o OpenSolaris era baseado no kernel do Linux. Mas posso estar errado, não percebo nada disto... lol
 
Yap... Já fui ver e estava a fazer confusão porque vi que o BeleniX era uma distribuição e associei ao Linux não sei porquê.

Tanto OS, só serve para baralhar um gajo... :)
 
creio que estejas enganado relativamente a este ponto. o opensolaris não é uma distribuição de linux. é a versao open source do solaris original. corre um kernel proprio e não o linux.

como se pode ver nesta imagem o solaris descende directamente do unix da AT&T enquanto o gnu/linux está num ramo distinto.

Unix_history-simple


Boa imagem! Mas faltam pelo menos o ramo do MAC OS e o da Microsoft (que acabou na SCO)


Já agora, o Solaris nada tem que ver o Linux a não ser que o Linux é um clone do Unix. Em relação ao Belenix, parece-me que têm uns bons objectivos, porque instalar o Solaris numa máquina não suportada... é complicado. A Sun também já se apercebeu disso e contratou o fundador do Debian. Agora é esperar um pouco.
 
Pois, eu já percebi que o objectivo do OpenSolaris era criar uma distribuição open source com uma enorme comunidade em volta, tal como acontece com distribuições do linux. No entanto usam o kernel do Solaris como base. :)

Por acaso eu tive a ver a HCL e penso que quase tudo (ou tudo) no meu desktop é compativel. :)

Palavras de um desesperado por um OS como deve ser, que não pode ir po Mac... :(
 
Já não sei onde li isso, mas quando saquei os DVDs do Solaris tenho ideia de ter lido que o OpenSolaris era baseado no kernel do Linux. Mas posso estar errado, não percebo nada disto... lol

o kernel é solaris, mas eles querem no projecto Indiana ir buscar o que de melhor o GNU/Linux, neste caso até creio o APT da Debian e incorporar no OpenSolaris, por isso mesmo foram buscar para estar à frente do projecto o criador da Debian, o Ian Murdock.

The walls between GNU/Linux and Solaris are paper thin, we only need to have the courage to rip that mother down. It requires faith, vision, and a burning desire to succeed.

se queres dar olhada a opensolaris no desktop acho que esta é a melhor opção dá olhada nesta página, a NEXENTA é um espectaculo e com apt e tudo :)

http://www.opensolaris.org/os/downloads/

Nexenta Operating System


NexentaOS is a complete GNU-based open source operating system built on top of the OpenSolaris kernel and runtime.
It is a result of our inspiration and desire to build a great system based on the best existing software: SunOS kernel and GNU software. We use Debian/Ubuntu - one of the best existing software distribution/packaging mechanisms - to glue the numerous pieces together. At the moment, Nexenta is not part of the Debian Project. Our packages are not present in the Debian database. We are hoping that in the future this will change and our packages will get their "upstream acceptance".
NexentaOS is completely open source and free of any charge. It contains Apache, MySQL, Perl/Python/PHP, Firefox, Evolution, software update manager, Synaptic package manager, Gaim Instant Messenger, abiword, administration & development utilities, editors, graphics, GNOME, interpreters, libraries and many others. All of this is running on the state-of-the-art SunOS kernel. Visit our ScreenShots gallery to see them all in action.


cumps, e bom FDS a testares isso :)
 
Desculpem lá fazer hijacking a este tópico mas ando aqui com um problema.

Deu-me vontade de experimentar este SO, mas mesmo quando ainda não o instalei já bati com a cabeça na parede.

Quando ele arranca a partir do DVD, primeiro passa por um ecrã azul, mas logo de seguida aparece um cinza a dizer:

SunOS Secondary Boot Version 4.02
prom_panic: kmem_free block already free

Entering boot debugger...

Eu andei a fazer uma pesquisa, e pelo que li está relacionado com o ACPI. Mas nesta board que tenho não dá para desligar isso. Salvo erro em boards mais antigas daria para desligar o ACPI...

Se alguém souber como dar a volta a isto agradecia.


EDIT:

Hmmm... acho que já encontrei qualquer coisa:

12. I am trying to install the Solaris 8 OE for x86. When booting the system from a DCA, I get an error:
Warning: ACPI tables not in reclaim memory
prom_panic:Kmem_free block already free
Entering boot debugger
[12ff05]

How can I disable the ACPI in the Solaris 8 OE for x86?

If ACPI is disabled, the corruption can be avoided. However, this disables all ACPI functionality.

Disable ACPI by either:
% eeprom acpi-user-options=0x2
or by editing the /boot/solaris/bootenv.rc file (or equivalent on the boot floppy) and adding the line:
% setprop acpi-user-options 0x2

Mais logo experimento.
 
Última edição:
Back
Topo