1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Solaris 10 - Dúvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Rui Marto, 5 de Outubro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 1698)

  1. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Bem, espero que alguém me saiba responder.

    Aqui à tempos saquei os DVDs de instalação do Solaris 10 e tentei instalar na minha máquina. Claro está, saiu furado porque eu sou um nabo nestas andanças.

    As minhas dúvidas são:
    1- Como é que se instala o Solaris 10 Desktop x64 em apenas uma partição?
    2- Tenho ouvido dizer que o Solaris 10 é dos melhores OS que existe, é verdade?
    3- Após instalar o Solaris 10 no meu PC vou ter grandes ganhos no desempenho?
    4- Como é o suporte de aplicações para isto?
    5- O Solaris 10 é muito complicado de se utilizar?
    6- Quais as compatibilidades com software desenvolvido para outros sistemas Unix/Linux/Mac?
     
  2. Sandman

    Sandman Power Member

    1 - Não faço ideia. Mas se quiseres um SO open-source para desktop aconselho uma distribuição GNU/Linux, algo como Ubuntu/OpenSUSE/PCLinuxOS/etc. Muito maior compatibilidade com o hardware (em relação ao Solaris) e o eco-sistema à volta deste sistema operativo é muito maior e melhor.

    2 - Para servidores sim. Para desktop na minha opinião não pelas razões que referi em cima.

    3 - Em relação a quê? Windows? Provavelmente sim, mas estás provavelmente a comparar cenouras com maçãs... O Solaris foi desenvolvido principalmente como SO para servidores e é ai que ele brilha. Se queres um SO para desktop mais uma vez dá uma olhada às distribuições que referi.

    4 - Para desktop provavelmente muito pouco pois não é este o objectivo deste SO. Para servidor é muito melhor mas ainda assim não se compara ao GNU/Linux ou à "família" BSD.

    5 - Existem versões do GNOME e KDE (são "ambientes" gráficos") para Solaris e isso leva a que a experiência seja boa, o problema são o resto das aplicações e os drivers. Novamente, mantém te afastado se queres um SO para desktop :D

    6 - Unix, bastante para aplicações de servidor e muito pouco para desktop. Linux, idem. MacOS X, a roçar o zero absoluto :D
     
  3. lothar_m

    lothar_m Power Member

    o sandman disse tudo.

    apenas acrescento que tb tens a opção do opensolaris que é a versao open-source, mais testing e mais bleeding edge deste SO (provavelmente mais buggy tb).
     
    Última edição: 5 de Outubro de 2007
  4. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Eu já tenho o Ubunto instalado mas as aplicações que uso são usadas primáriamente em Workstations, e o Linux costuma estar fora das suas compatibilidades. Normalmente aceitam Windows, Solaris e outros sistemas IBM e HP que desconheço.

    O que eu li era sobre as Workstations deles, não sobre os servidores. No site da Sun falam mesmo em Solaris 10 versão de desktop, com um ambiente gráfico próprio em Java. Depois também há uma distribuição de Linux da Sun, o OpenSolaris (tks lothar, não me lembrava do nome), supostamente um novo Solaris (será o futuro 11?!) feito com base no Linux, mas não sei se os programas que corriam no Solaris 10 correm no Solaris baseado em Linux.

    Ou seja aquilo que corre em Mac só vai correr mesmo em Mac... Certo?

    Obrigado pela resposta. :)
     
  5. lothar_m

    lothar_m Power Member

    creio que estejas enganado relativamente a este ponto. o opensolaris não é uma distribuição de linux. é a versao open source do solaris original. corre um kernel proprio e não o linux.

    como se pode ver nesta imagem o solaris descende directamente do unix da AT&T enquanto o gnu/linux está num ramo distinto.

    Unix_history-simple
     
    Última edição: 5 de Outubro de 2007
  6. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Já não sei onde li isso, mas quando saquei os DVDs do Solaris tenho ideia de ter lido que o OpenSolaris era baseado no kernel do Linux. Mas posso estar errado, não percebo nada disto... lol
     
  7. [knap]

    [knap] Power Member

    Estás.
     
  8. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Yap... Já fui ver e estava a fazer confusão porque vi que o BeleniX era uma distribuição e associei ao Linux não sei porquê.

    Tanto OS, só serve para baralhar um gajo... :)
     
  9. madskaddie

    madskaddie Power Member


    Boa imagem! Mas faltam pelo menos o ramo do MAC OS e o da Microsoft (que acabou na SCO)


    Já agora, o Solaris nada tem que ver o Linux a não ser que o Linux é um clone do Unix. Em relação ao Belenix, parece-me que têm uns bons objectivos, porque instalar o Solaris numa máquina não suportada... é complicado. A Sun também já se apercebeu disso e contratou o fundador do Debian. Agora é esperar um pouco.
     
  10. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Pois, eu já percebi que o objectivo do OpenSolaris era criar uma distribuição open source com uma enorme comunidade em volta, tal como acontece com distribuições do linux. No entanto usam o kernel do Solaris como base. :)

    Por acaso eu tive a ver a HCL e penso que quase tudo (ou tudo) no meu desktop é compativel. :)

    Palavras de um desesperado por um OS como deve ser, que não pode ir po Mac... :(
     
  11. xupetas

    xupetas Banido

    Experimenta primeiro numa VM tipo vmware. Não instales isso directamente.
     
  12. rikhard.fsoss

    rikhard.fsoss Banido

    o kernel é solaris, mas eles querem no projecto Indiana ir buscar o que de melhor o GNU/Linux, neste caso até creio o APT da Debian e incorporar no OpenSolaris, por isso mesmo foram buscar para estar à frente do projecto o criador da Debian, o Ian Murdock.

    The walls between GNU/Linux and Solaris are paper thin, we only need to have the courage to rip that mother down. It requires faith, vision, and a burning desire to succeed.

    se queres dar olhada a opensolaris no desktop acho que esta é a melhor opção dá olhada nesta página, a NEXENTA é um espectaculo e com apt e tudo :)

    http://www.opensolaris.org/os/downloads/

    Nexenta Operating System


    NexentaOS is a complete GNU-based open source operating system built on top of the [​IMG] OpenSolaris kernel and runtime.
    It is a result of our inspiration and desire to build a great system based on the best existing software: SunOS kernel and GNU software. We use Debian/Ubuntu - one of the best existing software distribution/packaging mechanisms - to glue the numerous pieces together. At the moment, Nexenta is not part of the [​IMG] Debian Project. Our packages are not present in the Debian database. We are hoping that in the future this will change and our packages will get their "upstream acceptance".
    NexentaOS is completely open source and free of any charge. It contains Apache, MySQL, Perl/Python/PHP, Firefox, Evolution, software update manager, Synaptic package manager, Gaim Instant Messenger, abiword, administration & development utilities, editors, graphics, GNOME, interpreters, libraries and many others. All of this is running on the state-of-the-art SunOS kernel. Visit our ScreenShots gallery to see them all in action.


    cumps, e bom FDS a testares isso :)
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Uma duvida que me surgiu: Um programa que corra em Solaris, corre em qualquer OS baseado no kernel do Solaris?
     
  14. Crusher

    Crusher Power Member

    Desculpem lá fazer hijacking a este tópico mas ando aqui com um problema.

    Deu-me vontade de experimentar este SO, mas mesmo quando ainda não o instalei já bati com a cabeça na parede.

    Quando ele arranca a partir do DVD, primeiro passa por um ecrã azul, mas logo de seguida aparece um cinza a dizer:

    Eu andei a fazer uma pesquisa, e pelo que li está relacionado com o ACPI. Mas nesta board que tenho não dá para desligar isso. Salvo erro em boards mais antigas daria para desligar o ACPI...

    Se alguém souber como dar a volta a isto agradecia.


    EDIT:

    Hmmm... acho que já encontrei qualquer coisa:

    Mais logo experimento.
     
    Última edição: 1 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página