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Saturn Sonic Xtreme

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por stika, 2 de Abril de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1742)

  1. stika

    stika Power Member

    Algures no final da era 16 bits a Sega America começou a trabalhar num novo jogo sonic, eles queriam que este sonic se destacasse por algo mais do que apenas velocidade, a historia do jogo era semi-inspirada pelos desenhos animados sonic SatAm que passava na televisão na altura (estes desenhos nunca passaram por cá, não os confundam com o sonic underground)

    Esta foi a primeira demonstração do jogo há imprensa, como podem ver o jogo parece uma mistura entre metal gear solid e prince of persia

    http://www.youtube.com/watch?v=Gzctak81BLc

    No entanto a sega do Japão, que queria impedir que a 32x se afundasse mais do que já estava ordenou que esse jogo fosse lançado como um exclusivo 32x este vídeo é o seu tech demo

    http://www.youtube.com/watch?v=wHLqSAoE0bk&feature=related


    No entanto o jogo nunca foi completado antes da 32x afundar por completo, por isso foi decidido que o jogo seria lançado para a sega saturn, ou seja o jogo voltou há estaca zero pela segunda vez, desta vez o jogo tinha como nome-código sonic Xtreme

    Este vídeo foi uma demonstração durante uma E3 (possivelmente 95, ou 96)

    http://www.youtube.com/watch?v=VW_Pd-PTAtM&feature=related

    Mais tarde uns videos sobre o jogo foram "leaked" para a net nestes videos podia-se ver que o jogo tinha um aspecto revolucionário, a sua câmara e os seus niveis eram esféricos, algo muito semelhante ao super mario galaxy, mais de uma década depois destes videos saírem tê, aqui dois desses videos:

    http://www.youtube.com/watch?v=Mo8Fim2sR0s&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=wzvS_beXtXk



    Desde os tempos da megadrive que houve uma rivalidade entre a Sega america que possuia a sega technical institute (que nos trouxe jogos como comix zone, kid chameleon, the ooze e que foi a developer principal na criação do sonic 2, este sonic foi uma co-criação entre a sega americana e japonesa) e a Sega japonesa, que nos trouxe o sonic original e o 3, golden axe, etc.




    E este jogo usava o mesmo motor de jogo que o nights in to dreams, como tal a equipa que criou o jogo ficou revoltada, e queixou-se há sega japonesa, a sega japonesa decidiu assim cancelar o jogo ( isto já foi nos ultimos meses de vida da sega saturn), poucos meses depois a sega despediu quase 30% dos seus empregados em todo o mundo incluindo a sega technical institute (por isso é que nunca vimos um comix zone 2)






    Agora os meus pensamentos



    A versão megadrive parecia interessante mas o jogo não devia ser sonic
    a versão 32x pareceu-me horrível, mas era um tech demo, por isso entende-se
    a versão sega saturn parece-me incrível (tendo em conta a altura)



    Esta rivalidade entre a sega americana e japonesa afectou muito a sega, e na verdade foi parte da razão para a queda da sega como nós a conhecíamos, pois existem muitas historias semelhantes a estas envolvendo a mega cd, a 32 x e a sega saturn, pensa-se que a razão desta rivalidade devia-se ao facto da megadrive ter sido um sucesso na Europa e nos EUA, e por ter sido um falhanço no Japão, Bernie Stiller, ex-presidente da sega America disse que nas reuniões da sega Japonesa o Presidente da Sega Japan chegava ao ponto de dizer "Porque é que vocês não podem ser mais como os nossos empregados na Europa e na América)






    uma curiosidade pequena sobre Bernie Stiller, muitos acusam-no como o homem que criou e matou a sega na América, e têm alguma razão, se não fosse ele a megadrive nunca teria sido um sucesso, pois antes os direitos da sega master system nos EUA pertenciam a uma distribuidora de brinquedos que era famosa por não perceber nada do assunto de consolas (tipo a concentra) quando a Sega America foi formada Bernie Stiller conseguiu tornar a sega famosa com publicidade..... interessante



    No entanto ele é famoso por praticamente destruir a sega americana nos tempos da sega saturn, a sega saturn foi um sucesso no japão durante os dois primeiros anos, como tal viu uma grande afluencia de JRPGs e tactical JRPGs, no entanto este homem numa entrevista disse e eu passo a citar "Os RPGs nunca terão sucesso no mercado americano", ele disse isto um ano antes de sair o final fantasy 7.... acho que já estão a ver o filme, seja como for a sega saturn teve imensos JRPGs que nunca saíram do japão por essa razão, pois nesta altura a Sega America traduzia os jogos de japones para inglês e depois passava-os para a Sega Europa para esta traduzir para as diversas línguas.
     
    Última edição: 2 de Abril de 2008
  2. orange_cap

    orange_cap Power Member

    bom post.

    sim acho uma perfeita estupides nao ter saido esse sonic na saturn.. apesar de haver por ai esse sonic ja a rular pela internet para emulador da saturn. supostamente foi leaked...

    eu acho que a sega era uma exelente marca tal como companhia... infelizmente afundou se e agora é so ver jogos... e sinceramente acho que outra consola no meio destas todas que ja ha nao ia fazer mal a ninguem. se calhar ate pelo contrario.

    mas acho mesmo pena. e tbm da atitude estupida do Bernie Stiller.

    enfim.. devem ter aprendido
     
  3. xamel

    xamel Power Member

  4. stika

    stika Power Member

    foi estúpida, mas se não fosse ele se calhar a megadrive teria sido outra master system na america, por isso é que muita gente o perdoa, por mim mais estupida foi a rivalidade entre a sega japonesa a americana, eles sabotavam-se um ao outro propositadamente, chegando ao cúmulo em que a sega japonesa "esqueceu-se" de informar há americana o que era a 32x e o que fazia mas ordenou-lhes mesmo assim que a lançassem no mercado, tudo isto debaixo do nariz do presidente da sega
     
  5. Bio Shadow

    Bio Shadow Banido

    Ainda bem que nunca o lançaram, está horrível e injogável, parece-me ainda pior que o Sonic 3D :P
     
  6. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Não só não lançaram o Xtreme, como parece que havia um outro Sonic Saturn que nunca viu a luz do dia... Houve uma altura em que eram apenas 3 pessoas a trabalhar numa das versões dos jogos, em que um deles sobrecarregou tanto que ficou acamado durante uns 3 meses, o Chris Senn (dono do site Senntient, cujo logo aparece em alguns dos vídeos), que trabalhava com o Ofer Alon (autor da excelente câmera da qual o jogo iria usufruir). Esta mini-equipa conseguiu fazer muito mais do que uma equipa profissional estava a fazer, mas mesmo assim, as habituais divergências da SEGA conseguiram rejeitar a proposta inovadora deles. Uma pena...

    Mais um dos factores que contribuiu para a infeliz queda da SEGA...

    Falam do Bernie Stiller, e então o Kalinske e o seu famoso bailinho dado pela PSX em plena E3?
     
    Última edição: 2 de Abril de 2008
  7. stika

    stika Power Member

    o k é k o Kalinske fez na E3? por acaso não conheço nenhuma historia
     
  8. stika

    stika Power Member

    ah sim esqueci-me de dizer, uma das razões que a versão da sega estava a demorar muito tempo era porque aquela câmara esférica era muito difícil de trabalhar, se aliarmos isso a uma consola que só por si já é difícil de programar então aí temos grandes problemas
     
  9. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Bem, dado que a Saturn estava prevista sair ao mesmo tempo que a PSX, mas com um preço mais caro, e jogos menos apelativos, tomou a liberdade de a lançar logo na E3, dizendo que o Saturnday (data prevista para o lançamento), era um truque de marketing. A resposta da Sony? Anunciou de seguida na mesma E3 que a sua consola custaria menos 100€. Ok, falta de sorte certo? Errado...como se viria a ver, não só teve o azar de ser surpreendido pela Sony, como lançou a consola sem títulos minimamente apetecíveis à venda, nem previstos, tirando uns quantos lançados pela própria SEGA (que não chegavam). No final de contas, esta manobra rendeu menos do que o próprio lançamento da PSX (80.000 vs 100.000).
     
  10. Pallad1um

    Pallad1um Power Member

    Não connhecia nenhum desses vídeos, mas aqueles 2 últimos impressionaram-se pela semelhança com o Super Mario Galaxy a nível de conceito. Foi uma pena o que aconteceu à Sega, mas já não vale a pena chorar sobre leite derramado: a grande cota de culpa pelo que aconteceu é da própria Sega. Infelizmente, e apesar de já só fazerem jogos, não conseguem que estes atinjam o nível que tinham quando também faziam consolas...
     
  11. Figos

    Figos Power Member

    Já reparaste que o que anda aí na net é apenas um nível e que está longe de ser o jogo acabado não ja?
     
  12. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Sem querer levar o jogo para a zona do trancar, eu acho que isso é falso. O único protótipo do jogo que esteve à venda foi comprado pela Assembler há um ano, ou assim, só para eles se poderem vangloriar. Não houve qualquer dump para a net...

    Posso estar errado, mas não vamos prolongar isto aqui que o assunto é delicado...
     
  13. Psyke89

    Psyke89 Power Member

    Sem querer quebrar nenhuma regra do fórum (se fizer, podem apagar), o Assembler lançou esse dump na net.
     
  14. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Foi, não sabia então. Lembro-me que o Sonic Cult fez um chavascal na altura porque lançaram videos com marca de água e porque não tinham lançado o proto.

    Já agora, se quiserem ler mais umas coisas sobre o Xtreme, dêem um salto ao Sonic Cult, embora suspeite que quem se interessa já tenha ido lá :rolleyes:
     
  15. Samuka Klax

    Samuka Klax Power Member

    Pelos videos este jogo era muito bom. Ia dar uma nova vida ao sonic...
     

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