SONY A7 Mark III

Karnov

Power Member
Olá,

Nos dias sem IVA da Worten somados ao reembolso de 300 eur consegue-se a Sony AT MIII com a lente 28-70mm OSS por 1.460 eur (ou a Mark IV por 2.138 com a mesma lente). Por este valor é uma boa opção? Será para usar em férias, festas, no dia-a-dia,... tudo amador. Tenho uma Olympus Mark II que está na hora de trocar e gostava de ter um equipamento por muitos anos e com foco rápido e muito boa qualidade de fotografia.

Obrigado desde já.
 
Isso é tão difícil de responder assim de forma cabal...

Na minha opinião são duas boas câmaras, a dois excelentes preços. Se são excelentes opções para ti é que já não posso dizer com certezas.

Qualquer equipamento pode ser para muitos anos, isso apenas depende do perfil e do compromisso do utilizador.

É de salientar, neste caso, que estás a falar de trocar m4/3 por full-frame. Inevitavelmente há diferenças consideráveis no tamanho do material desse sistema.

Que razões te levam a querer trocar essa câmara? Dizes que está na hora de trocar, ela está com algum problema? Estás com alguma limitação nela? Quantos disparos tem ela?

Recomendo que preenchas também o questionário de recomendação de equipamento, que está nesta secção aqui, e acrescentes as respostas a este tópico.
 
Muito obrigado pela resposta, M4ndr4ke.

A procura por uma nova máquina tem a ver com a insatisfação das fotos. Muitas desfocadas e pouco nítidas. E depois de umas férias acaba por ser frustrante estar a ver as fotos e tantas não estarem como gostaria. Possivelmente resolvia-se com lentes novas mas o preço não é nada meigo. Não te sei dizer quantos disparos tem.

Vou responder ao questionário conforme sugeres.
 
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, lente,
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? até 2000 eur
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, festas, passeios,... fotos de filhos em brincadeiras e movimento
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, interiores mal iluminados,
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual,
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Olympus Mark II com 14-42mm 3.5-5.6 e 45mm 1.8
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Muito diverso,
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online. É indiferente
 
Eu tenho uma parecida. Mas é completamente overkill para isso. Para foto casual também uso Sony, um Xperia.... 😅 e se vires cá no fórum, muitos recomendam as compactas da Sony, tipo RX e afins. Também tens umas Canon G interessantes, com lentes com aberturas boas.

Se estás disposto a meter 2000€, convém perceberes primeiro se o problema não é do fotógrafo. Claro que as máquinas têm limites, mas há malta a fazer boa fotografia profissional com todos os sistemas e desde MFT a MF. E não sendo, devias conseguir perceber o que está a falhar.
É a máquina que não faz lock? É a lente que não está a acompanhar? Hunting por falta de luminosidade? A lente de kit não será certamente a lente mais rápida do sistema a focar, mas também não te sei dizer se a máquina será muito mais rápida com outra lente.

Falando de lentes, se achas que MFT é caro, Sony FF é mais barato? Não estarás a olhar para lentes budget ou igualmente lentas?

Assim de cabeça, se queres bom AF e lentes rapidas, eu diria para veres o melhor corpo APS Sony e uns zooms da série G para APS. Ou então espera por uma das novas Canon Rxx/xxx, mas está escasso de lentes.
 
o preço não é nada meigo
Mas olha que em full-frame o preço é ainda menos meigo…

Se quiseres uma zoom standard decente são 1000 a 2000€.
Se quiseres uma teleobjetiva boa são 1000 a 2000€.
Se quiseres umas primes boas são >500€ cada uma.

Com os 2000€ compras um bom corpo full-frame, mas não montas um sistema.
Já em MFT se calhar montas um sistema com esse valor.

Numa abordagem intermédia podes também olhar para Fuji X-S10 ou X-T30 II.
Pessoalmente não simpatizo muito com Sony em APS-C porque o lançamento dos modelos tem geralmente sido bastante lento.
Na Canon há a R50, e vem aí a R100, mas a 50 é bastante mais completa e rápida.

Espreita estes dias sem IVA que a worten está a fazer, estão lá algumas oportunidades interessantes.
 
Eu reforço mais uma vez esta questão, já eliminaste com todas as certezas que o erro das fotos desfocadas, e pouco nitidas, não advem de algum erro que estejas a cometer, mesmo que involuntariamente?
Só questiono sobre isso porque estás a pensar gastar até 2000€, e como é um valor de investimento alto, seria bom ter certezas que as limitações estão no equipamento e não advém em erros do utilizador, que são normais, por vezes.
De resto, boas fotos e se for esse o caso, que o novo equipamento te traga os resultados esperados.
 
Obrigado a todos pelos contributos.

Vou reequacionar a compra. Seguramente haverá outras boas promoções caso volte a considerar esta opção.

Até la vou analisar as opções que foram colocadas, nomeadamente as Fuji.
 
Muito obrigado pela resposta, M4ndr4ke.

A procura por uma nova máquina tem a ver com a insatisfação das fotos. Muitas desfocadas e pouco nítidas. E depois de umas férias acaba por ser frustrante estar a ver as fotos e tantas não estarem como gostaria. Possivelmente resolvia-se com lentes novas mas o preço não é nada meigo. Não te sei dizer quantos disparos tem.

Vou responder ao questionário conforme sugeres.

Tu achas que uma máquina mais cara vai resolver o teu problema de fotos "desfocadas e pouco nitidas"?

Tu já percebeste porque as fotos ficam desfocadas e pouco nitidas? Qual é o modo que usas para fotografar?

"Possivelmente resolvia-se com lentes novas"??? Como assim? Como é que lentes novas iam resolver o problema de fotos desfocadas?

Se nao sabes usar os piscas do carro ou a marcha-atrás, nao é um Ferrari que te vai resolver o problema...
 
Acho que ele já percebeu :). Efectivamente também percebo porque há apetite devido a promoções e tal, mas tem que se ser racional.
 
Muitos amigos meus sempre gabaram as fotografias que eu lhes tirava, e alguns pediam dicas para comprar uma máquina igual. Dos que compraram, há dois tipos: os que aprenderam a usar a máquina e a tirar fotografias, sendo hoje em dia bons fotógrafos (alguns bem melhores do que eu), e os que entretanto trocaram a máquina XPTO por um telemóvel de topo e são muito mais felizes (e milagre, já quase não tiram fotografias desfocadas e/ou tremidas)
 
Back
Topo