Sony Android TV - Som

carcaroth

Power Member
Tenho uma Sony XF9005 que adquiri recentemente, e este post é mais para ser informativo do que propriamente colocar questões mas estejam à vontade. :)

O Sistema Operativo é Android TV. Neste momento a versão instalada é Android 7; possivelmente o Android 8 virá no futuro. Vem com algumas apps instaladas, entre elas uma para ver multimédia (vídeo, musica, fotos).

Fiz algums testes e abaixo estão algumas conclusões.
Nota: Tenho um amplificador AV velhinho que não suporta os mais recentes formatos HD mas suporta entrada de áudio em PCM stream e DTS.

Esta app pre-instalada é muito fraquinha, sem opções algumas e com gestão de conteúdos má. Mas lê todos os formatos vídeo e áudio que a Sony lista como suportados. A condição é que o som saia pelas colunas da TV. Mas importante, pelo menos faz o passthrough de DTS para o sistema AV, através do cabo óptico que tenho ligado da TV ao AV.

A app faz este passthrough tanto lendo de um disco ligado por USB como através de DLNA. Mas esta app apenas suporta legendas quando estão incluídas num ficheiro .mkv, portanto legendas em ficheiros externos não dão. Daí a procura de outra app em condições.

Testei como várias apps – Kodi, Plexserver, DSvideo, VLC - e nenhuma deu para fazer o passtrhough DTS. O melhor que se conseguiu no imediato foi passar Dolby Digital se o aúdio já estiver neste formato. Com estas apps, quando existe DTS, apenas o 2.0 passa (estéro). O mesmo para outros formatos como AAC.

Após pesquisas na net parece que a Sony apenas permite esta operação de DTS passthrough com a sua app nativa; qualquer outra app instalada não tem permissões para usar este serviço de passtrough.

Não posso testar o ARC pois o meu AV não suporta, mas suponho que dê também com DTS, desde que seja usada a app oficial. Alguém pode testar?

A solução de compromisso? Entre gestão de conteúdos, leitura de formatos, legendas suportadas e opções de áudio, decidi ficar-me pelo Kodi e escolher uma opção existente de fazer transcoding do áudio para Dolby Digital. Assim, ficheiros com DTS, DTS-MA, AAC ou FLAC podem ao menos ser ouvidos em Dolby 5.1 no sitema AV, se bem que a qualidade ressente-se um pouco mas ainda aceitável.

Quem tem TVs de outros fabricantes, têm problemas semelhantes ou nem por isso?
 
Boas

A minha KD-x8505C funciona bem em termos de audio mas o meu AV tem ARC e utilizo a saida da TV HDMI 4 salvo erro sem problemas.
Já testastes fazer sair o som da TV para o AV através de HDMI em vez de saida optica ?

Abraço
 
Boas.
Boas

A minha KD-x8505C funciona bem em termos de audio mas o meu AV tem ARC e utilizo a saida da TV HDMI 4 salvo erro sem problemas.
Já testastes fazer sair o som da TV para o AV através de HDMI em vez de saida optica ?

Abraço

o AV dele não suporta o HDMI ARC, portanto tem que ser optico.

@carcaroth li algures que este modelo é mesmo assim....DTS só através da app nativa, da mesma maneira que a minha Sony KD-55X8508C, transmite a imagem em 24p através da app nativa, mas se tiver instalado o Kodi na TV já não transmite em 24p.
Sendo assim arranjei uma box android, liguei a uma soundbar e tenho o melhor dos dois mundos ;) (Kodi »» dts + 24p)
 
Boas.


o AV dele não suporta o HDMI ARC, portanto tem que ser optico.

@carcaroth li algures que este modelo é mesmo assim....DTS só através da app nativa, da mesma maneira que a minha Sony KD-55X8508C, transmite a imagem em 24p através da app nativa, mas se tiver instalado o Kodi na TV já não transmite em 24p.
Sendo assim arranjei uma box android, liguei a uma soundbar e tenho o melhor dos dois mundos ;) (Kodi »» dts + 24p)


Em vez do Kodi utiliza o SPMC é um fork do Kodi mas especialmente preparado pelo programador do kodi para Android

http://spmc.semperpax.com/

Podes manter o teu atual kodi instalado ou seja podes exprimentar o SPMC sem desinstalar o Kodi

Abraço
 
Obrigado pelas informações. O excel não é sobre esta TV mas tem muita informação :)

Tenho uma box antiga WDTV que liga ao AV se necessitar de DTS, muito lenta a iniciar mas lê FHD sem problemas.
Mas para outros formatos e 4K já não dá. Não estou pensar em adquiri por agora, mas alguma sugestão?
 
Última edição:
Back
Topo