Problema SSD nvme - não reconhece

JPgod

Moderador
Staff
Boas

Fiz hoje um negócio em mãos e peguei um SSD nvme ADATA XPG S50 de 2TB. O user garantiu que funciona e foi comprado em Abril (pela factura que me enviou por email está assim).

O SSD em si não tem nada a dizer, parece acabado de sair da loja, não tem nem poeira nem nada, nenhuma marca no conector, impecavel mesmo!

Instalei no slot M2 secundário da minha board, Gigabyte B550i aorus master. Porém a BIOS não reconhece. No windows também nem sinal, seja pelo device manager, seja pela aplicação oficial da ADATA.

Fiz swap, coloquei o Kingston A2000 no slot traseiro e o XPG no slot da frente. Mesma coisa, o A2000 foi reconhecido e deu boot e o XPG nada!

Fiz update da BIOS (que reseta o CMOS), voltei a reverter ambos os discos, limpei o conector pcie do XPG e nada...

Agora será alguma incompatibilidade severa ou isso morreu?

Tenho tanto medo destas maravilhas... E fazer RMA no Brasil é um pincel, fui ver como é pelo site da ADATA e não reconhece o serial number e nem tem o modelo para escolher :-D
 
Última edição:
É uma aventura instalar nvme. Já no meu caso tb foi uma chatice.
Começa por ter só ligado esse nvme, tudo o que seja discos é desligar.
Haverá na BIOS opções para o "activar" dá uma vista de olhos no manual.
 
Comprei recentemente um NVMe e na bios não detecta, de todo, nem no Windows (quando a usar outro disco como boot).

A solução foi instalar o Windows no NVMe que comprei (que ia ser para isso e ia) e, apesar de continuar a não detectar na bios, coloquei o boot principal o arranque do Windows (não era bem assim que aparecia na lista, mas era parecido).

Por curiosidade, sempre que tenho o NVMe ligado, há um SSD antigo que tenho (de 120 GB, da Crucial) que deixa de dar completamente, seja bios ou Windows.

Tenta fazer o mesmo, a ver se te resolve.

PS: É uma Z97-G55 SLI da MSI, sim, antiga já.

Fikem bem!
 
Tentei arrancar só com ele e não aparece na mesma.

Como a factura que a pessoa me passou é adulterada, vou assumir que esta avariado, primeira burla em 15 anos de negocios de usados... e logo em grande, ouch.

vou tentar testar no PC do me sobrinho e ver, nao tenho nada com M2 à mão.

EDIT: Arranquei com pen drive com ubuntu e windows 10, em nenhum deles detecta o SSD, só os outros dois.
 
Última edição:
Tens na bios tens a opção CSM desligada?
Parece ser o disco, mas tive o mesmo problema com meu, e depois de mexer na bios lá apareceu listado e deu para instalar o Windows.
 
Desativei o CSM e continua igual.

La consegui validar o serial no site da aData e tem garantia até 2025, mas é explicito que precisa do "invoice".

Por curiosidade, sempre que tenho o NVMe ligado, há um SSD antigo que tenho (de 120 GB, da Crucial) que deixa de dar completamente, seja bios ou Windows.

PS: É uma Z97-G55 SLI da MSI, sim, antiga já.

Fikem bem!
Algumas boards, antigas ou novas, se colocar um SSD no M.2, pode desativar portas USB e/ou slots.

Na MSI B450 mortar max (que ardeu neste negocio), a segunda porta desativa o slot pcie 4x .

nao e o meu caso, ambos os slots podem operar em nvme ou sata sem desativar nada.
 
Última edição:
Testei no desktop do meu sobrinho, uma Gigabyte B450 com um R5 3600 e nop, não reconhece. Tentei com CSM enable e disable, NVME RAID enable e disable e inclusive tentei instalar windows e não reconhece mesmo.

É a coisa mais freak, um SSD deste calibre morrer assim sem sinal e ainda o gajo passar a perna em alguém em algo que devia ter factura guardadinha e tem garantia de 5 anos.

Vou excluir a hipótese do produto roubado que foi "esquentado" e recolocado no mercado, porque tem um adesivo de uma loja bem conhecida no Brasil, a descrição bate certo com o que está na pagina.
 
Suponho que já tenhas verificado que a drive também não aparece no disk management no windows?

O que pode estar a acontecer é que a drive precise de ser formatada, eu tive um disco hdd da amazon que me chegou DOA e tive umas boas horas a tentar pô-lo a funcionar e pela minha pesquisa toda o que li foi que muitas vezes discos em segunda mão ou refurbished muitas vezes não bem formatados e tanto bios como windows podem ter problemas a reconhecer, as vezes coisas simples como conflitos com a letra da drive. Sou longe de um expert mas pode ser uma possível explicação, boa sorte.
 
Bem.. Conheço quem tenha comprado um belo ssd nvme, e lembrou-se de "desfragmentar". Escusado será dizer que morreu na hora.

O disco até pode ser novo, original e tudo mais (quando comecei a ler, até pensei que pudesse ser uma qualquer imitação chinoca), mas o gajo se calhar matou o disco, e ao invés de tentar dar RMA, optou por passar a batata quente ao próximo.

Há certos componentes que nunca opto por usados. Discos (e principalmente caros) está fora de questão. Comprei 2 discos usados na vida, um kingston ssd de 120GB por 20€ e um HDD de 1tb que veio com uma máquina usada há 4 anos e serve para meter lixo.

Boa sorte meu caro.
 
Suponho que já tenhas verificado que a drive também não aparece no disk management no windows?

O que pode estar a acontecer é que a drive precise de ser formatada, eu tive um disco hdd da amazon que me chegou DOA e tive umas boas horas a tentar pô-lo a funcionar e pela minha pesquisa toda o que li foi que muitas vezes discos em segunda mão ou refurbished muitas vezes não bem formatados e tanto bios como windows podem ter problemas a reconhecer, as vezes coisas simples como conflitos com a letra da drive. Sou longe de um expert mas pode ser uma possível explicação, boa sorte.
Nop, o disco não aparece no disk management, nem no device manager, nada!

Nem Ubuntu o reconhece.

Foi coincidência. Desfragmentar um ssd, "não o mata na hora".

Pois, foi azar. Desfragmentar quanto muito reduz o número de writes.

Há certos componentes que nunca opto por usados. Discos (e principalmente caros) está fora de questão. Comprei 2 discos usados na vida, um kingston ssd de 120GB por 20€ e um HDD de 1tb que veio com uma máquina usada há 4 anos e serve para meter lixo.
Eu também, quase nunca comprei HDD e SSD usado. Fui abrir a primeira excepção na vida e me ferrei.
 
Última edição:
Opa, eu já estaria por tudo. Tira lá a pilhazinha da board, coloca-a no chão. Faz um círculo de sal, mete um copo de shot com cachaça no meio, dança à volta da pilha, eu sei lá..

Qual será a tua alternativa? Já tentaste contactar a loja da factura? :/
 
Mandei email, só que é feriado. E as lojas aqui não tem o apoio das conhecidas de PT, vendem em grande volume e o cliente e só mais um.
 
Yup, é um filme de terror :sad:

Felizmente estou relativamente financeiramente, mas acho que vou ter que vender algumas coisas que tinha de backup para tapar o buraco.

2000 reais pode parecer pouco em euros de momento, mas é 50% do meu salário líquido...

até tenho andado meio deprimido, sinceramente... Semana passada e este fim de semana prolongado só apteceu dormir :/
 
Pouco? são praticamente 300€... é muita fruta mesmo :/

Epa, mas vamos acreditar que te consigas safar com a loja... O gajo que te vendeu isso evaporou, suponho...
 
Back
Topo