Start from scratch - Reformatação profissional para Data Science

Athis

Power Member
Boa tarde,

Tenho 34 anos, e um percurso profissional que chegou a um dead-end (motivações várias) aqui há dois anos atrás. Desde então tenho procurado trabalho para pagar contas essencialmente, mas tenho vindo a ponderar investir tempo (essencialmente tempo que de dinheiro anda curto) e reformatar-me para um rumo profissional distinto.

O meu background (licenciatura e mestrado) na área das ciências (biologia) capacitou-me com algumas valências de estatística e análise de dados e nesse sentido tenho vindo a olhar com algum interesse para uma carreira em Data Science/Data Analysis. Tenho vindo a perceber que há também alguma demanda de profissionais capacitados para este tipo de funções.
No entanto, o meu conhecimento de informática/ciências informáticas é basicamente ao nível de utilizador. O máximo que fiz, para terem noção, foi uma brincadeira de filtro automático com VBA no Excel e devo dizer não foi fácil lol portanto, este será o meu nível actualmente.

Nesse sentido, e considerando que tenho vindo a procurar vias de aprendizagem online de forma gratuita (ou de custo reduzido), na codeacademy.com, udemy, por exemplo, gostaria de ter alguma ajuda para perceber qual a forma mais eficiente (não necessariamente mais rápida) de começar e prosseguir nesta aprendizagem.
Já agora, consideram uma mudança profissional razoável?

Imagino que deva precisar de aprender bases de programação, Python, SQL, JavaScript, etc, que desconheço em absoluto já agora.
Mas por onde começar? Qual deveria ser o encadeamento lógico de aprendizagem? Onde encontrar as melhores formações online?
O que entenderiam como as bases necessárias para este rumo? Acham viável conseguir ser competente para começar apenas com formações online gratuitas?

Nesta fase, ainda estou muito perdido e não sei bem por onde poderia começar ou se seria viável sequer. Qualquer ajuda seria bem vinda.

Agradeço qualquer input que possam dar.
 
Boa tarde,

Tenho 34 anos, e um percurso profissional que chegou a um dead-end (motivações várias) aqui há dois anos atrás. Desde então tenho procurado trabalho para pagar contas essencialmente, mas tenho vindo a ponderar investir tempo (essencialmente tempo que de dinheiro anda curto) e reformatar-me para um rumo profissional distinto.

O meu background (licenciatura e mestrado) na área das ciências (biologia) capacitou-me com algumas valências de estatística e análise de dados e nesse sentido tenho vindo a olhar com algum interesse para uma carreira em Data Science/Data Analysis. Tenho vindo a perceber que há também alguma demanda de profissionais capacitados para este tipo de funções.
No entanto, o meu conhecimento de informática/ciências informáticas é basicamente ao nível de utilizador. O máximo que fiz, para terem noção, foi uma brincadeira de filtro automático com VBA no Excel e devo dizer não foi fácil lol portanto, este será o meu nível actualmente.

Nesse sentido, e considerando que tenho vindo a procurar vias de aprendizagem online de forma gratuita (ou de custo reduzido), na codeacademy.com, udemy, por exemplo, gostaria de ter alguma ajuda para perceber qual a forma mais eficiente (não necessariamente mais rápida) de começar e prosseguir nesta aprendizagem.
Já agora, consideram uma mudança profissional razoável?

Imagino que deva precisar de aprender bases de programação, Python, SQL, JavaScript, etc, que desconheço em absoluto já agora.
Mas por onde começar? Qual deveria ser o encadeamento lógico de aprendizagem? Onde encontrar as melhores formações online?
O que entenderiam como as bases necessárias para este rumo? Acham viável conseguir ser competente para começar apenas com formações online gratuitas?

Nesta fase, ainda estou muito perdido e não sei bem por onde poderia começar ou se seria viável sequer. Qualquer ajuda seria bem vinda.

Agradeço qualquer input que possam dar.
Uma forma garantida de entrar no mercado é fazer um mestrado em BI no ISCTE ou na NOVA, ai sim é trabalho garantido, antes da tese ja se esta a trabalhar. Ou então entrar para uma academia. (mas por vezes nao é facil)

O porque o problema é começar depois é sempre a subir....
 
Boa tarde,

Tenho 34 anos, e um percurso profissional que chegou a um dead-end (motivações várias) aqui há dois anos atrás. Desde então tenho procurado trabalho para pagar contas essencialmente, mas tenho vindo a ponderar investir tempo (essencialmente tempo que de dinheiro anda curto) e reformatar-me para um rumo profissional distinto.

O meu background (licenciatura e mestrado) na área das ciências (biologia) capacitou-me com algumas valências de estatística e análise de dados e nesse sentido tenho vindo a olhar com algum interesse para uma carreira em Data Science/Data Analysis. Tenho vindo a perceber que há também alguma demanda de profissionais capacitados para este tipo de funções.
No entanto, o meu conhecimento de informática/ciências informáticas é basicamente ao nível de utilizador. O máximo que fiz, para terem noção, foi uma brincadeira de filtro automático com VBA no Excel e devo dizer não foi fácil lol portanto, este será o meu nível actualmente.

Nesse sentido, e considerando que tenho vindo a procurar vias de aprendizagem online de forma gratuita (ou de custo reduzido), na codeacademy.com, udemy, por exemplo, gostaria de ter alguma ajuda para perceber qual a forma mais eficiente (não necessariamente mais rápida) de começar e prosseguir nesta aprendizagem.
Já agora, consideram uma mudança profissional razoável?

Imagino que deva precisar de aprender bases de programação, Python, SQL, JavaScript, etc, que desconheço em absoluto já agora.
Mas por onde começar? Qual deveria ser o encadeamento lógico de aprendizagem? Onde encontrar as melhores formações online?
O que entenderiam como as bases necessárias para este rumo? Acham viável conseguir ser competente para começar apenas com formações online gratuitas?

Nesta fase, ainda estou muito perdido e não sei bem por onde poderia começar ou se seria viável sequer. Qualquer ajuda seria bem vinda.

Agradeço qualquer input que possam dar.
Boas,

Para dataScience o essencial é Python ou R (mais utilizado) e não tens que ter bases de programação nenhumas (é tudo feito em alto nível).

Para começar e antes de te meteres em outros voos recomendo vivamente fazeres este percurso: https://www.coursera.org/specializations/jhu-data-science . Cobre tudo de forma muito pedagógica e penso que cada curso é 50$ (Convém pagares porque no projecto final tens outro tipo de funcionalidades).

Com a formação académica que já tens penso que irás conseguir migrar com sucesso para datascience.

Quando tiveres um domínio mínimo do R vai mandando currículos com a tua página no github com código desenvolvido. O curso acima referido ensina-te a mexer no git.

Boa Sorte
 
Uma forma garantida de entrar no mercado é fazer um mestrado em BI no ISCTE ou na NOVA, ai sim é trabalho garantido, antes da tese ja se esta a trabalhar. Ou então entrar para uma academia. (mas por vezes nao é facil)

O porque o problema é começar depois é sempre a subir....
Muito obrigado pela resposta.
De facto, dessa forma provavelmente seria mais garantido mas nesta fase já não é propriamente viável para mim, quer financeiramente quer em termos familiares.
Como também vivo no norte, zona do porto, não fica fácil seguir essa via.

Para já tento perceber a viabilidade de fazer cursos online sem custos ou baixo custo e que me permita seguir no meu ritmo, uma vez que terei que continuar a trabalhar para ir tendo liquidez financeira face às despesas.

Consideras que estas formações não tem grande reconhecimento por parte das entidades empregadoras? Achas que numa lógica mais self-paced pode ser uma aprendizagem muito pouco eficiente face a um curso presencial e contínuo, como mestrado ou pós-graduação?
 
Boas,

Para dataScience o essencial é Python ou R (mais utilizado) e não tens que ter bases de programação nenhumas (é tudo feito em alto nível).

Para começar e antes de te meteres em outros voos recomendo vivamente fazeres este percurso: https://www.coursera.org/specializations/jhu-data-science . Cobre tudo de forma muito pedagógica e penso que cada curso é 50$ (Convém pagares porque no projecto final tens outro tipo de funcionalidades).

Com a formação académica que já tens penso que irás conseguir migrar com sucesso para datascience.

Quando tiveres um domínio mínimo do R vai mandando currículos com a tua página no github com código desenvolvido. O curso acima referido ensina-te a mexer no git.

Boa Sorte
Agradeço o teu tempo para me responderes.

Estive a dar uma vista de olhos no link que forneceste e parece-me que poderia servir para rampa de lançamento, por assim dizer.

De facto, uma grande falha no meu percurso é nunca ter trabalhado com R, nem para análises estatísticas.
A estatística que tive que utilizar, foi sempre por SPSS e sem ir muito longe na estatística (por exemplo regressões múltiplas, modelação, etc. não tenho de facto grande conhecimentos). Além disso, as bases de matemática no meu curso não foram assim tão abrangentes quanto isso.

Python, pretendo de facto aprender em breve qualquer coisa. Aliás neste momento ando a começar a aprender htlm5 e CSS, para ter algumas bases, depois pretendo saber um pouco mais sobre linguagens de programação, que penso ser sempre um bom plus, e que poderá também me possibilitar para seguir alguma via alternativa caso necessário.
Também pretendo me inteirar sobre o Google analytics.

Big Data Analysis ou BI, já me parece um patamar mais acima, que irei demorar a chegar lá.
Numa primeira fase, é mais numa lógica de data analysis, depois talvez com alguma proeficiência em algoritmos e afins, data science per se (creio que nem sempre estes conceitos estão bem definidos).

Faz sentido? Estou a desconsiderar algum pormenor? Numa lógica mais self-paced, via online, é um percurso viável e será eficiente para me capacitar a trabalhar nestas áreas?

Obrigado pelo input dado até agora!

Edit: E SQL também pretendo ganhar um pouco de bagagem nisso.
 
Última edição:
Muito obrigado pela resposta.
De facto, dessa forma provavelmente seria mais garantido mas nesta fase já não é propriamente viável para mim, quer financeiramente quer em termos familiares.
Como também vivo no norte, zona do porto, não fica fácil seguir essa via.

Para já tento perceber a viabilidade de fazer cursos online sem custos ou baixo custo e que me permita seguir no meu ritmo, uma vez que terei que continuar a trabalhar para ir tendo liquidez financeira face às despesas.

Consideras que estas formações não tem grande reconhecimento por parte das entidades empregadoras? Achas que numa lógica mais self-paced pode ser uma aprendizagem muito pouco eficiente face a um curso presencial e contínuo, como mestrado ou pós-graduação?
a melhor via de aprender depende muito de cada um, ou seja self-paced ou self-learning pode ser ate melhor que um mestrado ou pos-. o problema é o reconhecimento no mercado de trabalho....
Ou seja, respondendo a tua questao, sim considero que essas formações tem muito pouco reconhecimento do mercado. Mas se não tem outra hipótese, ao podes desistir e ir procurando. Com o desespero do mercado esta, podes ter sorte de encontrar uma academia ou alguma empresa que te de uma oportunidade...
 
a melhor via de aprender depende muito de cada um, ou seja self-paced ou self-learning pode ser ate melhor que um mestrado ou pos-. o problema é o reconhecimento no mercado de trabalho....
Ou seja, respondendo a tua questao, sim considero que essas formações tem muito pouco reconhecimento do mercado. Mas se não tem outra hipótese, ao podes desistir e ir procurando. Com o desespero do mercado esta, podes ter sorte de encontrar uma academia ou alguma empresa que te de uma oportunidade...
Andei a ver as opções de mestrados e pós-graduações e deparei-me com a pós-graduaçao da Rumos e Galileu que são em tudo iguais e são fruto de protocolo com a universidade atlântica (que desconheço para ser sincero), mas o valor ainda é considerável.

Vi também a pós graduação na Porto Business School, mas o valor é bastante superior.

Vi também na católica um curso executivo de Business analytics com valor mais simpático mas provavelmente com muito menor impacto e não sei até que ponto se enquadra no que pretendo e se me enquadro no perfil de destinatário que eles pretendem.

Não sei se com alguma destas garante reconhecimento suficiente para depois entrar sem dificuldade no mercado de trabalho. Não conheço em pormenor a "força" das entidades e dos cursos em si.
Sei que pretendo me manter pela zona do porto e trabalhar nesta região também no futuro.
Sem querer incomodar muito, tens algum feedback que possas transmitir?

Agradeço toda a disponibilidade demonstrada até ao momento.
 
Melhor opção no Porto, de longe: https://sigarra.up.pt/fcup/en/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=17263

Há 2 anos fiz a pós-graduação de Data Science do ISEG porque ainda não havia a da FCUP e a da PBS é muito BI e cara. Poucos meses antes de a iniciar, estava numa situação parecida com a tua, só tinha trabalhado com VBA. Custou um pouco ter de ir a Lisboa todas as semanas, mas valeu a pena e mesmo assim ficou mais barato do que fazer o curso na PBS.

No entanto não é uma área fácil de entrar, parece haver muita procura mas é um bocado artificial em Portugal por enquanto, é preciso sempre experiência... No meu caso acabei por virar-me um pouco mais para data engineering por causa disso, porque foi onde encontrei oportunidades.

Recomendo-te aprenderes Python, SQL e R. Posso recomendar-te o site do Datacamp que apenas se foca nisso e tem excelentes recursos, na altura fiz tudo o que havia lá e não me arrependo :)

Investe bem o teu tempo que o retorno virá.
 
Melhor opção no Porto, de longe: https://sigarra.up.pt/fcup/en/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=17263

Há 2 anos fiz a pós-graduação de Data Science do ISEG porque ainda não havia a da FCUP e a da PBS é muito BI e cara. Poucos meses antes de a iniciar, estava numa situação parecida com a tua, só tinha trabalhado com VBA. Custou um pouco ter de ir a Lisboa todas as semanas, mas valeu a pena e mesmo assim ficou mais barato do que fazer o curso na PBS.

No entanto não é uma área fácil de entrar, parece haver muita procura mas é um bocado artificial em Portugal por enquanto, é preciso sempre experiência... No meu caso acabei por virar-me um pouco mais para data engineering por causa disso, porque foi onde encontrei oportunidades.

Recomendo-te aprenderes Python, SQL e R. Posso recomendar-te o site do Datacamp que apenas se foca nisso e tem excelentes recursos, na altura fiz tudo o que havia lá e não me arrependo :)

Investe bem o teu tempo que o retorno virá.
Muito obrigado pelo input!
De facto não tinha colocado em consideração o mestrado da FCUP, pois estava a ser direcionado para um versão anterior do página sobre o mestrado sem indicação que iniciaria este ano. Com o link que enviaste já consigo aceder aos detalhes da candidatura para 2019. Obrigado.
Estou seriamente a ponderar concorrer. 2 anos bem dedicados e ainda que talvez tenha que manter um part-time algures, pode ser viável para mim. Há sempre a questão dos custos de propinas, que ainda tenho que ver a melhor maneira para isso. Além disso, devo ter que investir 1200-1500€ numa nova máquina que o meu portátil actual já tem 10anos lol

Nesta fase ainda estou a perder algum tempo a adquirir conhecimentos de base teórica sobre data science, data analysis, BI, Big Data, e conhecer os programas e linguagens utilizadas para definir prioridades de aprendizagem.
Também estou a avaliar as bases em estatística e matemática, e o nível é apenas médio de momento. Portante tenho ainda que investir muito tempo, e nesse sentido quero prioritizar bem as coisas.

Quais foram as maiores dificuldades com que te deparaste? Desde que começaste o mestrado, foi fácil acompanhar o desenvolvimento das matérias/cadeiras? Como foi efectuada a selecção da tese de mestrado?
E mais importante, após conclusão, a entrada no mercado de trabalho foi através de estágio ou contrato de trabalho? Recebeste contactos ou exclusivamente foste tu a contactar recrutadores?

Desculpa a imensidão de perguntas, mas o interesse nesta área vai crescendo, pelo que também me interessa saber até que ponto faz sentido fazer o esforço financeiro (essencialmente).
Obrigado pelo teu tempo.
 
Melhor opção no Porto, de longe: https://sigarra.up.pt/fcup/en/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=17263

Há 2 anos fiz a pós-graduação de Data Science do ISEG porque ainda não havia a da FCUP e a da PBS é muito BI e cara. Poucos meses antes de a iniciar, estava numa situação parecida com a tua, só tinha trabalhado com VBA. Custou um pouco ter de ir a Lisboa todas as semanas, mas valeu a pena e mesmo assim ficou mais barato do que fazer o curso na PBS.

No entanto não é uma área fácil de entrar, parece haver muita procura mas é um bocado artificial em Portugal por enquanto, é preciso sempre experiência... No meu caso acabei por virar-me um pouco mais para data engineering por causa disso, porque foi onde encontrei oportunidades.

Recomendo-te aprenderes Python, SQL e R. Posso recomendar-te o site do Datacamp que apenas se foca nisso e tem excelentes recursos, na altura fiz tudo o que havia lá e não me arrependo :)

Investe bem o teu tempo que o retorno virá.

Esse curso abre em Setembro :D

Tirei lá MIERSI e conheço os docentes que vão leccionar esse curso. Se nada mudou, estou muito bem entregues :)
 
Olá. Antes de mais, concordo com o que foi dito anteriormente, Data Science em Portugal está no seu começo. Existe, de facto, uma enorme diferença entre algumas empresas onde o nível é muito elevado e outras que dizem fazer "Data Science", mas não é verdade.

É uma área muito interessante, muito desafiante e tem imenso potencial. O mais incrível é que não existe um background definido para ser bem sucedido. Todo e qualquer conhecimento pode ser aproveitado para esta área, mas algumas skills são obrigatórias.

Um DS é um soldado universal que tem um leque de ferramentas. Apesar de Python ser a linguagem mais utilizada, não se pode prender a assim. A programação é uma espécie de ferramenta que é utilizada para chegar à um certo fim. Além disso, é preciso ter o conhecimento de estatística e matemática em geral. Isso é necessário para compreender alguns dos algoritmos utilizados, pois para os usar é preciso perceber, no mínimo, qual é o seu propósito. Outro aspeto importante é pensamento crítico e a creatividade para encontrar melhores soluções. Tem uma componente forte de negócio para compreender o domínio onde as soluções são desenvolvidas. Resumidamente, é algo simples, mas complexo ao mesmo tempo.

No seu caso, diria que começar por aprender HTML e CSS não é o mais importante. Não são linguagens de programação, por isso não ajudam a desenvolver o raciocínio e a lógica de programação. Existem dois caminhos possíveis. O mais simples, mas que custa algum dinheiro (até diria bastante) é fazer uma pós-graduação nas áreas de DS ou Analytics e ao mesmo tempo ir tirando cursos online. Talvez seja mais rápido e eficaz, mas como já referi, é preciso ter nota. Outro caminho é optar por uma aprendizagem paralela, isto é, fazer vários cursos online só mesmo tempo. Aprender os básicos de Python, algum curso mais focado em Machine Learning (o curso do Andrew Ng, que talvez seja dos melhores cursos introdutórios já feitos) e outro mais geral de Data Science (udacity, udemy, coursera, tantos outros). Optando por esta estratégia, as coisas vão encaixando umas com outras, mas irá demorar mais tempo e precisará de muita motivação. Como já referiram, há muitas academias excelentes e escolas de verão. Queria destacar o Lisbon Data Science que tem profissionais excelentes com capacidade espetacular de transmitir o conhecimento.

Tenha calma quando fizer as suas escolhas, porque pode chegar à um momento que ficará sem motivação, mas é nesses momentos que a vontade e persistência têm de falar mais alto.

Espero ter ajudado. Boa sorte para a sua jornada :)
 
Muito obrigado pelo input!
De facto não tinha colocado em consideração o mestrado da FCUP, pois estava a ser direcionado para um versão anterior do página sobre o mestrado sem indicação que iniciaria este ano. Com o link que enviaste já consigo aceder aos detalhes da candidatura para 2019. Obrigado.
Estou seriamente a ponderar concorrer. 2 anos bem dedicados e ainda que talvez tenha que manter um part-time algures, pode ser viável para mim. Há sempre a questão dos custos de propinas, que ainda tenho que ver a melhor maneira para isso. Além disso, devo ter que investir 1200-1500€ numa nova máquina que o meu portátil actual já tem 10anos lol

Nesta fase ainda estou a perder algum tempo a adquirir conhecimentos de base teórica sobre data science, data analysis, BI, Big Data, e conhecer os programas e linguagens utilizadas para definir prioridades de aprendizagem.
Também estou a avaliar as bases em estatística e matemática, e o nível é apenas médio de momento. Portante tenho ainda que investir muito tempo, e nesse sentido quero prioritizar bem as coisas.

Quais foram as maiores dificuldades com que te deparaste? Desde que começaste o mestrado, foi fácil acompanhar o desenvolvimento das matérias/cadeiras? Como foi efectuada a selecção da tese de mestrado?
E mais importante, após conclusão, a entrada no mercado de trabalho foi através de estágio ou contrato de trabalho? Recebeste contactos ou exclusivamente foste tu a contactar recrutadores?

Desculpa a imensidão de perguntas, mas o interesse nesta área vai crescendo, pelo que também me interessa saber até que ponto faz sentido fazer o esforço financeiro (essencialmente).
Obrigado pelo teu tempo.

Não realizei mestrado, apenas uma pós-graduação pois queria uma mudança relativamente rápida, logo não tive tese. Ao mesmo tempo, entrei numa academia de data science pela empresa. É preciso mergulhar em tudo de cabeça. Não tive grandes problemas, apenas muito tempo de dedicação, mas quando se faz o que se gosta isso não é problema.

O inicio é complicado, mas um mestrado e tese jeitosa na área, acredito que seja bem mais fácil.
 
Não sei de que zona és, mas vê isto: https://www.talkdesk.com/tdx/data-science-academy . Sei que tem entrada directa e é uma empresa em expansão.
Tem entrada directa na Talkdesk após o curso?
Como é que sabes isso?
Acho estranho porque são 15 vagas por módulo e mesmo que sejam os mesmos 15 alunos em todos os módulos não estou a ver a Talkdesk a contratar de uma só vez 15 data scientists.
Seja pela dimensão do negócio, salários, espaço disponível, necessidades da empresa.....
 
Tem entrada directa na Talkdesk após o curso?
Como é que sabes isso?
Acho estranho porque são 15 vagas por módulo e mesmo que sejam os mesmos 15 alunos em todos os módulos não estou a ver a Talkdesk a contratar de uma só vez 15 data scientists.
Seja pela dimensão do negócio, salários, espaço disponível, necessidades da empresa.....

Só sei que estão desesperados por pessoal :-) De resto, como é obvio, não posso grantir nada a 100% porque não pertenço à empresa. Sei que em coimbra querem meter mais umas 20 pessoas até ao fim do ano e em Aveiro vao abrir escritorio e procuram 50 pessoas.
 
Bem, primeiro que tudo, muito obrigado por todo o feedback dado. E peço também desculpas por ter quase "abandonado" este tópico.

Nestes últimos tempos, tentei algumas vias para entrar na via IT com vista a uma certa reconversão de carreira.
Candidatei a mestrado mas não foi possível entrar, tentei através de recrutamento de consultora mas acabei por não iniciar formação interna de 3 meses para programador, mas estive bem perto (o objectivo da empresa era mesmo dar formação a pessoal fora da área de IT).

Tenho tentado outras vias para data analyst cujos requisitos são menores, mas acabo por não ter feedback. Inclusivé já tentei para uma consultora de BI cujos requisitos eram bastante baixos (manhoso isso, se calhar), mas pelos vistos receberam candidaturas melhores.

Continuo à procura de vias para efectivamente me ir reformatado, mas parece que na zona do porto há muito menor oferta do que na zona de Lisboa (onde já vi várias oportunidades onde possivelmente poderia ser selecionado, receber formação uns meses e depois ao trabalho).
A nível de formações, cursos, mestrados e pós-graduacoes, parece que de momento poucas opções existem. As que existem são formações modulares (há algumas gratuitas para aprender programação, mas nada de Python ou mesmo formações em SQL, apenas Java, C/C++ e pouco mais) ou então de valor elevado (um ou outro bootcamp, cursos e pós graduações da flag, Rumos e galileu e outras do género).
Custo elevado nesta fase esta fora de questão e as formações modulares ficam difíceis de compatibilizar com a minha situação profissional neste momento (e preciso manter o dinheiro a entrar, por isso, ficar desempregado para as formações modulares, não me parece opção), mas até que vou ver a possibilidade de fazer alguma destas formações.
Por fim, sempre encontrei uns CET (ou lá como se chamam hoje em dia) mas é sempre um ano e meio dedicado a isso, com um custo razoável, e talvez com pouco reconhecimento.

Não evolui grande coisa nos conhecimentos de IT até ao momento através de self-learning (ter acompanhamento faz diferença numa fase inicial, parece-me). A disponibilidade (tempo e disposição) não tem sido muita. Mas também não estou em contra-relógio, por isso vai-se indo. Mas fazendo um auto-diagnostico, conhecimentos (e alguma experiência) de Python, R e SQL e em menor instância (e mais para a vertente de BI) Tableu, PowerBI e afins, é o que principalmente está a faltar para as vagas que vão aparecendo para junior BI, junior data analyst, por exemplo. Tirando isso, até que me parece possível entrar por esta via.

Bootcamps e Academias de data science, data Analysis, BI é algo que poderia ser útil para mim, caso existissem na região do Porto, mas não encontro nada do género. Até no Brasil há já várias, mas cá muito pouco. E tem muita gente das ciências, engenharias e economias gestão que veriam com bons olhos ganhar bagagem e conhecimentos das ferramentas de IT, sem que se sentissem algo obrigadas a nova licenciatura de CC ou Eng.Inf. por exemplo.
Também me surpreendente não haver mais aposta por parte das empresas (consultoras por exemplo) em receber pessoal destas áreas e com uns meses de formação nas ferramentas específicas, ter pessoal com bom background de estatística e análise de dados e/ou negócio/produção/gestão e capazes de iniciar nestas carreiras de IT. Ou pelo menos, ainda não me deparei com muitos exemplos do género. Aliás parecem-me vias bem aceitáveis de reconversão para a área de IT, mais do que a via de reconversão para programador per se, como o recrutamento a que fui.
O caso da talkdesk é um pouco diferente. Mas caso venham a fazer no porto, sem dúvida uma boa opção.
Alguém conhece mais casos destes? Como poderia encontrar mais exemplos de empresas que elas próprias apostam na reconversão de pessoal de outras áreas, para DS, DA ou BI? Em Portugal, em particular no Porto não tenho mesmo encontrado nada, apenas aposta em pessoal já "feito", em particular nas vertentes de IT. Será que a pool de malta já com formação cobre a oferta existente? E será suficiente para os próximos tempos em que se espera que a procura de pessoal para estás áreas aumente?

Mais uma vez agradeço a participação de todos neste tópico.
Vou seguindo o meu percurso, mas certo estou que nos próximos anos, será o percurso que irei estar a percorrer, de uma forma ou de outra.
Qualquer ajuda, dica, aconselhamento adicional, serão sempre bem vindos.

Bem hajam
 
Olá. Já fiz esta questão noutro tópico, mas coloco aqui também na expectativa que alguém me consiga dar umas luzes neste assunto. Alguém tem opiniões sobre a pós-graduação de Data Science & Business Analytics do ISEG? Principalmente a relação custo-benefício uma vez que o custo do programa vai para os 5 mil euros.
Obrigada.
 
Back
Topo