Streaming video muito lento...

gleal2000

Power Member
Boa noite

Montei uma rede wireless doméstica e apesar de algumas dificuldades lá meti isto a funcionar a meio gás.

Tenho internet partilhada, consigo ver os pcs na rede e partilhar ficheiros, mas se tentar fazer abrir um filme a partir de outro pc a janela do explorer bloqueia, o video demora uma eternidade a abrir e depois faz-se aos soluços e com muitas quebras.
A internet é rápida, e a rede penso que tb, demoro 10 minutos a copiar um filme de 700mb pela rede, logo não devia ter problemas com video streaming, certo?

Tenho um Linksys wag200g ligado por cabo ao um pc e wireless a outro pc na divisão ao lado com uma placa de rede asus, segundo o software da asus o sinal está sempre "excelent" e a 54mbps.

Tenho tb firewall da Sygate nos 2 pcs com as devidas permissões.

Sugestões?
Obrigado desde já :)
 
Última edição:
ninguém?? :(

outro teste que fiz, foi desligar firewall e antivirus e é igual.
outra coisa estranha é que fizer isto ao contrário, no outro pc (abrir um filme no escritório que está no disco do htpc) já funciona bem!

os pcs são os da assinatura e aqui ao lado.
 
Epa, não te sei ajudar... Tens placa de tv em algum deles? tenho curiosidade em saber se fizeres strem de um pc com a placa de tv consegues ver no outro...
 
Não confundir Internet com Ethernet. A Internet está fora da tua rede. A tua velocidade interna da rede não tem de ser obrigatoriamente a mesma que a do exterior (além disso o teu download podes ser superior ao teu upload, ai e se estivesses a fazer streaming, iria afectar a transmissão...). Alem disso, o facto de copiares um filme em 10 minutos não quer dizer que possas copiar todos os filmes em 10m (vai depender do tipo de ficheiro e da forma de compressão usada, do trafego da rede por exemplo). Quanto a streaming...não sei bem se o que tu fazes é streaming. O que tu pretendes é poder abrir um filme que está no PC 1 e vê-lo no PC2, certo? Ora para isso não tens de fazer streaming (penso eu e se estiver errado corrijam-me...). Apenas tens de internamente aceder ao ficheiro e abri-lo no PC que pretendes. este será executado como se estivesse nesse disco. Portanto o problema deverá ser outro. Talvez as configurações da ligação (incluindo as configurações do router) ou alguma interferência (tendo em conta que colocaste de parte a firewall e anti-virus).
Se alguém tiver outras ideias ou se quiser corrijir algo do que disse estejam à vontade!
Boa Sorte!

(Ops!vendo melhor acho que realmente fazes "streaming"...)
 
Última edição:
Não confundir Internet com Ethernet. A Internet está fora da tua rede. A tua velocidade interna da rede não tem de ser obrigatoriamente a mesma que a do exterior (além disso o teu download podes ser superior ao teu upload, ai e se estivesses a fazer streaming, iria afectar a transmissão...). Alem disso, o facto de copiares um filme em 10 minutos não quer dizer que possas copiar todos os filmes em 10m (vai depender do tipo de ficheiro e da forma de compressão usada, do trafego da rede por exemplo). Quanto a streaming...não sei bem se o que tu fazes é streaming. O que tu pretendes é poder abrir um filme que está no PC 1 e vê-lo no PC2, certo? Ora para isso não tens de fazer streaming (penso eu e se estiver errado corrijam-me...). Apenas tens de internamente aceder ao ficheiro e abri-lo no PC que pretendes. este será executado como se estivesse nesse disco. Portanto o problema deverá ser outro. Talvez as configurações da ligação (incluindo as configurações do router) ou alguma interferência (tendo em conta que colocaste de parte a firewall e anti-virus).
Se alguém tiver outras ideias ou se quiser corrijir algo do que disse estejam à vontade!
Boa Sorte!

(Ops!vendo melhor acho que realmente fazes "streaming"...)

sim realmente da maneira que estava a frase, parecia que estava meter a internet ao barulho, mas não, já editei.
não sei se a expressão streaming é correcta, mas é isso mesmo, quero ver no pc da sala um filme que está no disco do pc do escritório sem ter que o copiar primeiro.
como hei-de diagnosticar o problema? será da velocidade da rede wireless que não aguenta? sera a placa de rede wireless que é rasca? sera o pc que não aguenta o processo todo?

quando tiver oportunidade hei-de trazer cá um colega com um portátil para testar a rede porque penso mesmo que o problema estará no pc/placa de rede wireless...
 
Última edição:
epah, eu ligo o porattil da rede (wireless) acedo ao server (ligado por cabo ao router) e , claro q a copiar dados demora , pois a minha placa wireless so é de 11mbps..mesmo assim vejo na boa filmes , que estao no servidor, pela rede
 
epah, eu ligo o porattil da rede (wireless) acedo ao server (ligado por cabo ao router) e , claro q a copiar dados demora , pois a minha placa wireless so é de 11mbps..mesmo assim vejo na boa filmes , que estão no servidor, pela rede
 
epah, eu ligo o porattil da rede (wireless) acedo ao server (ligado por cabo ao router) e , claro q a copiar dados demora , pois a minha placa wireless so é de 11mbps..mesmo assim vejo na boa filmes , que estao no servidor, pela rede

pois lá está. então o problema está no pc, não é na rede.
 
pois lá está. então o problema está no pc, não é na rede.

O filme que estás a tentar ver está em HD (alta definição)? Ou é um DivX normal?

Eu por exemplo com DivX não tenhp qualquer problema usando a rede wireless, mas se for tentar ver alguma coisa em HD, x264, é para esquecer, tenho alguns breaks e torna-se impossível de ver em condições.

Não tens mais nada a usar a rede enquanto tentas visualizar o filme, tipo P2P ou assim. Já descartaste a hipótese de teres ai alguma virose ou afim que te roube largura de banda?
 
O filme que estás a tentar ver está em HD (alta definição)? Ou é um DivX normal?

Eu por exemplo com DivX não tenhp qualquer problema usando a rede wireless, mas se for tentar ver alguma coisa em HD, x264, é para esquecer, tenho alguns breaks e torna-se impossível de ver em condições.

Não tens mais nada a usar a rede enquanto tentas visualizar o filme, tipo P2P ou assim. Já descartaste a hipótese de teres ai alguma virose ou afim que te roube largura de banda?

é divx, x264 nem directamente do disco dá para vêr em condições.

tenho o kaspersky actualizado e a fazer um scan todas as semanas, acho que não é disso. será possível a placa de rede ter algum defeito e não consiga uma largura de banda constante? já reparei que enquanto o video está a correr (soluçar), no software da placa de rede, a velocidade baixa e sobe constantemente chegando a baixar até aos 11 Mbps e depois volta a subir até aos 54 mbps, enquanto se não tiver a esforçar a rede (por ex. internet) mantém-se nos 54 mbps.
 
Última edição:
O problema é precisamente não ser streaming. Mete o VLC a servir no outro PC e um VLC client no teu e já tens streaming.

O que estás a fazer de momento é "ler bloco, reproduzir bloco, ler bloco, reproduzir bloco" etc... O que isso causa é que o leitor lê um bom bocado do filme até encher o cache e depois reproduz. Se for por exemplo DivX, basta ler 10MB e já tens uns bons segundos (minuto?) de filme. Ora, pela altura que ele pedir mais info tem de parar, ir buscar mais, recomeçar.

Como o player (90% deles...) pensa que o ficheiro é local, assume (erradamente) que não tem de fazer preemptive caching, ie, ler mais antes de acabar a info.

Em streaming a info é passada primeiro em bloco para encher um cache e depois pouco a pouco para manter o cache cheio. Como a ligação não quebra e a passagem de info é mais ou menos constante, não tens essa quebras que basicamente derivam de um player que pensa que o ficheiro é local e um filesystem que é remoto.

Qqr modo, experimenta outro layer (Media Player Classic, VLC, etc...) pq o comportamento varia de uns para outros. Se a box remota tiver CPU power que chegue podes mesmo montar o VLC como streaming server e pronto, acaba-se a bronquite.
 
obrigado pelas respostas :)

o problema mantém-se com qualquer player, wmc, mpc, vlc, nero mp, vlc...
para fazer de streaming server, tenho que selecionar primeiro o filme que quero ver no pc remoto, certo?
 
Back
Topo