Strobist: controlar flash via camara

FFGCRF

Membro
Estou a começar agora nestas andanças de trabalhar com flash off-camera. Para já, trabalho com um sistema antigo/econômico, uma 30D com uns triggers RF-603 e dois LP160.

Tenho andado a ler um pouco ultimamente sobre os Pocket Wizard. Nao sendo eles um objectivo para curto prazo, nao consegui perceber se seriam eles capazes de através da camara controlar por exemplo dois ou tres flashs que estao a ser sincronizados, para que nao seje preciso cada vez que se queira alterar a configuracao de um flash se tenha que ir um a um alterar...

Ou existe alguma forma alternativa de fazer isto sem ser com os PW?:rolleyes:
 
Esses triggers, PW, permitem que o flash/câmara funcione em modo ETTL. Que é exatamente igual ao teres o flash no hot shoe da máquina e funcionares em ETTL (automático).

Respondendo diretamente à tua pergunta, sim, mas apenas em modo ETTL. Através da máquina conseguirás controlar o Flash exposure.
Se tiveres o flash em Manual, não conseguirás controlar a potência deste através dos PW, só o comando de disparo.

Para um controlo preciso do flash, o uso manual dos flashes é recomendado/preferido, para atingir consistência entre várias fotos, nomeadamente para o (verdadeiro) strobist.

Depende sempre do uso, intuito da fotografia, ou seja, se o que queres é utilizar o flash em manual ou automático.
Mas lembra-se sempre que em automático só consegues impor um rácio à potência que a máquina achar que é o indicado para certa situação, em vez do modo manual que é em relação à potência absoluta (do flash).
 
Atenção que nem todos os PW permitem o que pretendes. Apenas modelos a gama mais recente que suporta TTL. Os anteriores não oferecem muito mais funcionalidade que uns RF-603.

Há alternativas interessantes para controlar na máquina (ou mais propriamente, a partir do controlador) a potência dos flashes, mas neste momento não tenho presentes marcas nem modelos.
 
Obrigado pelas respostas humanoide e strobe.

Nao sei se me fiz entender, deveria ter dado algum exemplo... vou tentar por outras palavras: não pretendo que seja a maquina a "escolher" a potencia do flash em modo automático, pretendo utilizar os flashes em modo manual sempre, mas em vez de ajustar cada flash individualmente, ajustar todos atraves da camera.

Exemplo (apenas como exemplo, nao que esteja a pensar executar):

Estou em um ginásio de futsal. Tenho um flash atras de uma baliza, outro no corner e eu encontro-me com a maquina no meio da bancada. Sera possível do meio da bancada ir "ajustando" a potencia de cada um dos flashes ou preciso obrigatoriamente ir em cada um dos flashes ajustar a potencia?
 
Nunca utilizei PW, contudo no sítio deles podes ler:
Add the PocketWizard AC3 ZoneController to easily adjust up to three zones of light independently, in both E-TTL II or manual, with six stops of power adjustment
@ http://www.pocketwizard.com/products/transmitter_receiver/minitt1-canon/
Deverá ser possível, então (?)

Da concorrência Pixel, Bishop, (também) permite fazer o que pretendes:
For Nikon users this means that the only adjustments you can make from the camera are global ones (e.g. flash exposure compensation) and any manual adjustments need to be made at the flash. Canon users lucky enough to own an EXII series flash will be able to control both TTL and manual functions via their camera menus
 
Back
Topo