Substituir dvd por ssd

Zedas

Membro
Boas!

Em primeiro lugar peço desculpa se este post não está no sítio devido, mas ele é o meu primeiro e além de procurar por assuntos semelhantes, procurei também o melhor sítio para o colocar, o que me pareceu ser este.

É o seguinte, gostava de saber se é possível trocar a drive de dvd por um adaptador para discos ssd. Eu vi coisas semelhantes para mac's e gostava de saber se isso era possível para outros pc's.

Para isso gostava que, se souberem, me digam se há ssd's com o mesmo conector das drives de dvd e, nesse caso, como proceder à substituição. Isto tudo porque o que eu gostava era de, com relativamente pouco dinheiro, acrescentar um ssd ao portatil para que ele arranque o SO e alguns programas rapidamente.

Espero ter-me explicado bem.

Cumprimentos.
 
Porque nao o inseres em vez do disco rigido no portatil?

Porque queria manter o meu hdd. Já que só tenho espaço para um e não tenho muito € não queria ficar com um pc reduzido a uns 30GB. Enquanto que comprando um ssd mais ou menos dessa capacidade, esperava, gastando pouco, aumentar a performance do meu portátil, nomeadamente no que diz respeito a arrancar o SO e algumas aplicações como jogos ou programas mais pesados de edição de imagem.
 
Existe um adaptador para o que queres. O nome genérico é um caddy.
Procura por Akasa N.Stor 2.5 Sata
A qualidade deixa um bocado a desejar. Eu tenho um no portátil e mesmo antes de o montar tive de desmontar tudo e "arranjá-lo", mas funciona (e vende-se em Portugal).

Edit: provavelmente terás de trocar e colocar o SSD no slot normal do portátil, e montar o disco no caddie, porque os portáteis podem "confundir-se" por não encontrarem um leitor de DVD e não querer arrancar a partir do disco instalado nesse local.
 
Última edição pelo moderador:
Btw, esse da Akasa é igual ou pelo menos muitíssimo semelhante a um modelo oem que há entre várias outros formatos; pelo preço a que aparecem não se pode exigir muito (alguns nem por 10€ ficam). Nesta thread há uma discussão longa sobre isso, e links de pesquisa para a ebay.
 
Obrigado AlleyViper e Cajumjoe, era isso que precisava de saber :)

Já agora Cajumjoe, em termos de performance, houve muita diferença ou nem por isso?
 
Tudo o que tenha a ver com leitura do disco torna-se quase automático, como ao iniciar e ao instalar actualizações.
O portátil fica bem mais silencioso também.
Em termos de performance em programas ou jogos, não vejo grande diferença.
 
Já agora o procedimento "correcto" é meter o SDD no lugar do HDD e colocar o HDD no lugar do DVD.

Tudo o que tenha a ver com leitura do disco torna-se quase automático, como ao iniciar e ao instalar actualizações.
O portátil fica bem mais silencioso também.
Em termos de performance em programas ou jogos, não vejo grande diferença.


Isso vai depender do tipo de programas que use, porque os ganhos de produtividade em ferramentas de desenvolvimento de software são abismais, mas isto claro depende do que ande a fazer com o computador.
 
Última edição pelo moderador:
Ok! Então o procedimento certo é colocar o hdd no lugar do dvd. Uma caddy das que o AlleyViper falou serve para o efeito, certo? Mas e não há o risco de, ao colocar um hdd - que tem peças móveis - no lugar do dvd, ele ficar mal seguro e estragar-se mais facilmente? E os ssd não são mais pequenos que os hdd? É preciso algum suporte para colocar um ssd no local do hdd?

E outra coisa, quanto ao aspecto, é possível manter o plástico que cobre o dvd (onde costuma ter o botão para abrir) ou se fizer essa troca fica lá uma "falha" que vai destoar no portátil?
 
A frontal do leitor optico actual normalmente dá para ser removida e instalada no novo caddie (sem que os botões funcionem). Provavelmente a fixação ao chassis do OD actual terá também que ser removida e aparafusada no novo caddie. Tens é de ter atenção à altura do caddie, se é de 12.7mm ou 9.5mm para corresponder à OD actual. Isso também determina o tamanho (altura) dos hdds que lá possas meter, pois os com mais pratos (e maior capacidade) são fisicamente mais altos; de resto, o tamanho dos hdds e sdds 2.5" é semelhante. Apesar do espaço, aquilo é feito para que o disco fique lá justo, e a não ser por defeito grave de concepção, não deverá "chocalhar".
 
Se optares pelo caddy da Akasa vais ter de fazer dois buracos num plástico preto que cobre a base, e arranjar dois parafusos para fixar o hdd devidamente ao caddy. Quanto à fixação do caddy em si, fica justo. Para substituir a parte plástica pela do leitor do portátil eu tive de desbastar e limar um pouco, porque o plástico que vem de origem está colado ao caddy num dos encaixes.
Como já tinha referido, a qualidade de construção do da Akasa deixa um bocado a desejar. As coisas boas são ser de alumínio e o conversor da entrada sata do cd para o sata do hdd ser uma placa de circuitos simples, só com pistas, ou seja, é apenas como uma extensão dos conectores, sem quaisquer componentes electrónicos (não interferindo assim na velocidade de transmissão dos dados).
 
Para 25€ (o único preço que encontrei em PT) o caddy da Akasa tem um aspecto um pouco manhoso. Já para não falar no facto de que, como o Cajumjoe referiu, ser necessário proceder a modificações para obter uma devida retenção do disco rígido. meh

Alguém conhece alternativas à venda em Portugal?
 
Back
Topo