1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

susto com canon

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por dio_123, 5 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 11; Visualizações: 1577)

  1. dio_123

    dio_123 Power Member

    Boa noite,

    Aconteceu-me uma coisa e fiquei assustado, ainda por cima a maquina é nova.

    Agora a noite, peguei na canon 600d e estava a fazer umas experiencias mexendo no iso, abertura, distancia a brincar um pouco.

    Andava alternar com e sem ecra live view. tirei umas fotos e estavam boas. Depois lembrei-me de exprimentar fotos raw, e de repente o ecra ficou baço.
    Olhei para a lente e nao tinha nada, mas passei o pano dos oculos. Continua igual.
    Desliguei a maquina para ela limpar sensor e nao resolveu. Depois de umas voltas lembrei-me de tirar a lente e reparo que na lente estava uma especie mancha, branca e 3 gotas.
    Passei o pano dos oculos e resolveu o problema.

    Mas gostaria de saber o que se passou com a lente, pois nunca tiro a lente desde que comprei a maquina.
     
  2. RadioMusic

    RadioMusic Power Member

  3. Mano_X

    Mano_X 1st Folding then Sex

    Condensação, deslocas-te a maquina de um sitio de temperatura inferior para um local com temperatura superior, com elevado grau de humidade no ar.
    Recomendo-te que comeces a pesquisar sobre o que é uma "Caixa Seca" aka "Dry Box" e comeces a armazenar o teu material nessa caixa, tenho todo o meu material em caixa seca, mas lembra-te que a deslocação de local de ar frio para quente ira sempre provocar condensação, leis da física.

    [video]https://www.youtube.com/watch?v=vgvQunu0y9o[/video]
     
  4. dio_123

    dio_123 Power Member

    possivelmente foi isso que aconteceu, porque o meu o meu quarto tem muita humidade. E a diferença de temperatura de um quarto para o outro quarto onde a maquina está guardada ainda é grande.
     
  5. convem não tirar a lente nessas situações (para não condensar dentro da maquina em sitios onde não podes limpar)
     
  6. Drackey

    Drackey Power Member

    A mim a pouco tempo aconteceu algo parecido num sotão com cortiça onde pensava que havia pouca humidade. Tinha a máquina num tripé a 2 dias na sala... A partir daí sempre na mala com sacos de Silicia das sapatinhas (arranjei 6 meti la todos...lol) Fiquei preocupado na altura a minha irma fazia anos ia para tirar as fotos e tudo meio baço... as fotos também...até me deu um aperto no coração.
     
  7. MEIA

    MEIA Power Member

    De vez em quando é bom colocar esses saquinhos de sílica ao sol, já ouvi dizer que até é melhor no forno, mas parece-me demasiado extremo. Eu não guardo o meu equipamento no saco, só vai lá para dentro quando for para sair de casa. Também já me aconteceu 1 vez uma objectiva embaciar no elemento traseiro porque nesse dia espetei o dedo lá, no dia seguinte mandei limpar e nunca mais houve problema.
     
  8. LCTN

    LCTN Power Member

    Então vocês não recomendam manter a maquina no saco/mala? Guardam-na onde então?

    Já agora, quais os cuidados a ter com uma DSLR quando está algum tempo sem ser mexida?

    Cumps.
     
    Última edição: 11 de Fevereiro de 2013
  9. dio_123

    dio_123 Power Member

    Neste momento, enquanto não comprar uma Dry Box, tenho na mala, maquina + lente montada, embrulhada com 2 panos flanela, e com uns saquinhos da humidade, dentro do armário da roupa. Segundo me informaram nos armarios da roupa não há humidade.

    Mas aqui no forum e no google muitos fotografos recomendam Dry Box.
     
  10. informaram mal, obviamente que depende do armario, da sua localização na casa e da construção da mesma. por exemplo armarios/roupeiros embutidos na parede paredes meias com uma casa de banho/banheira mal isolada pode ser extremamente húmido.

    eu neste momento tenho a maquina dentro da mochila que por sua vez esta dentro de um armario no escritorio. como mudei de casa a pouco tempo, quando chegou o inverno comprei um desumificador em caixa (versão pequena) e coloquei lá dentro. o que é certo é que esta semana tive de comprar outro (o que coloquei 2 meses atras ja estava cheio de agua)

    exprimentem comprar uma coisa destas (à venda em qualquer hiper) e pode ser que tenham uma surpresa...
     
  11. MEIA

    MEIA Power Member

    Eu tenho numa prateleira num quarto com humidade controlada e temperatura relativamente controlada também.
     
  12. Se tiveres a máquina guardada num local próprio como uma mala para DSLR onde tenhas sacos silica gel por perto não deves ter problemas, aquilo absorve bem a humidade, tens é de trocar aquilo de 6 em 6 meses (assim o faço), sempre tive o equipamento numa mala para DSLR com 10 sacos pequenos de silica gel (a minha casa é bastante húmida devido a viver numa zona alta) e nunca tive problemas com fungos nem humidade em lentes/câmara ou outro equipamento. Podes sempre tentar a dry box como recomendaram por aqui, também deve manter o equipamento livre de problemas relacionados com humidade.
     

Partilhar esta Página