switch debounce

RuiBranco

Folding Member
Alguem aqui sabe ou ja fez switch debounce em um circuito simples com um display um 74192 e 74248 ? estou com problemas em mostrar os digitos correctamente no display.

cumps, Rui
 
A maneira mais fácil é utilizares um condensador e uma resistência.

Mas o melhor é teres um sinal de relógio e um flip-flop do tipo D, porque o 1º vai causar subidas ou descidas (depende como ligares) lentas.


Cumps
 
Referes-te a isto http://www.all-electric.com/schematic/dbounce1.gif
pois eu ja tentei X vezes e nada, alias eu ja ando á 4 dias a tentar varias maneiras e nao estou a ter bons resultados :S
O projecto será um contador de cortes com 3 SW, UP DOWN RESET esta parte ja esta,ate mesmo ligar os outros displays em paralelo, mas agora fazer mostrar os numeros correctamente sem saltar de 1 para 9 de 9 para 12 é que n estou a conseguir


Consegues indicar isso do sinal de relogio e um flip flop eu desconheço isso ?
Cumps[/quote]
 
Última edição:
Exacto!

Qual é o problema? Eu também estava com uns problemas no circuito que fiz à umas semanas identico ao teu: 2 contadores BCD bidireccionais de 4 bit em cascata + 2 decoders BCD -> 7 segmentos.

O problema era que passava do 08 para 19 e depois para 21 acho eu e mais outros transportes mal feitos que não me recordo.

Desisti dos contadores e usei uma CPLD + um 4060 e ainda deu para fazer barulho com um buzzer quando se muda o botão e incluí o debounce dentro.

Quanto ao flipflop D é assim: ligas o botão ao pino de clock do fliflop e ligas um sinal de relogio de baixa frequencia (0.25Hz penso que seja bom) à entrada D.


Cumps
 
Última edição:
Mas agora ja investi em muito material :S queria safar-me com o que tenho. Entao teria de ir comprar um flipflop tipo D e um sinal de relogio ? estes componentes n teem nomes especificos ?(olha que ando nestas andanças á muiti pouco tempo)

Eu estava a usar o HD74ls14 para fazer debounce mas n fazia nada de nada
 
Última edição:
Mas agora ja investi em muito material :S queria safar-me com o que tenho. Entao teria de ir comprar um flipflop tipo D e um sinal de relogio ? estes componentes n teem nomes especificos ?(olha que ando nestas andanças á muiti pouco tempo)

Eu estava a usar o HD74ls14 para fazer debounce mas n fazia nada de nada

Pois isso é chato... Agora tens muitas opções para o flip flop, tipo o 74HC74, e para o clock podes usar um 555 ou um 4060 + um cristal...

74xx14 são 6 inversores com histerese: serve para resolver as transições lentas que o condensador provoca...

Sem teres um osciloscopio à mão é dificil de ver o bounce e dimensionar o condensador + resistencia...


Ah e não é 0.25Hz, é 2.5Hz, enganei-me...


Cumps
 
Jorge candeias estou aqui com alguma dificuldade em montar isto mesmo com os datasheets á minha frente dos 74ls74 flipflop e o ne555 sera que podias fazer jpeg e mostrar aqui como dizes que tenho de fazer ?
 
preset = pr1 ?
vou na parte do botao mas nao entendi uma coisa, liguei o botao ao clk agora falta comunicar o 74 com o 555
o botao esta ligado ao GND dp vai para o 74 pelo clk
 
Última edição:
Montas aquele circuito do botao + condensador + resistencia -> ligas ao clk do fliflop

O preset é capaz de ser o pr1, tens de ler no datasheet. ligas o output do 555 ao D do fliflop.


Cumps
 
Que frequencia é que tens no 555? E o botao de reset?

Podias era postar o esquema que tens :)


Cumps

so sei que estou usar C 1uf e resistencias 1k para o 555
posso é tirar uma foto á placa de ensaio pode ser que vejas algo mal :D
desculpa la nao levar muito a serio as tolerances mas é pq n tenho meterial do calculo neste caso as resistencias
 
Back
Topo