TDT - Tópico Oficial

E o canal HD que da última vez que vi estava a passar um stream Full HD a preto ? Mais uma vez beneficiar os operadores privados não vá o povo ligar à TDT para ter as aulas em HD que os privados não querem abrir espaço (pelo menos à borla não seria) para passar.
 
Boa tarde,
Precisa de ajuda de quem me pudesse ajudar. Estou a dar aulas em Borba, deixe-me ficar por medo de infetar os meus pais. Mas onde vivo, na cave de uma senhora espanhola, deixei de conseguir aceder aos canais de tv portuguesa desde estas mudanças com o tdt.
Já tentei sincronizar e só apanho canais espanhois... e durante esta fase, foi complicado. Passei a ver online, mas preciso trabalhar ao mesmo tempo. Entretanto alguns meninos e pais começaram a colocar-me questões sobre a telescola, algo que não consigo ver.
A tv que me colocou aqui é um LG - 32LV2500

Desde já obrigada
 
Boa tarde,
Precisa de ajuda de quem me pudesse ajudar. Estou a dar aulas em Borba, deixe-me ficar por medo de infetar os meus pais. Mas onde vivo, na cave de uma senhora espanhola, deixei de conseguir aceder aos canais de tv portuguesa desde estas mudanças com o tdt.
Já tentei sincronizar e só apanho canais espanhois... e durante esta fase, foi complicado. Passei a ver online, mas preciso trabalhar ao mesmo tempo. Entretanto alguns meninos e pais começaram a colocar-me questões sobre a telescola, algo que não consigo ver.
A tv que me colocou aqui é um LG - 32LV2500

Desde já obrigada

Em que zona de Borba?

Canal 30 mas também podes apanhar através do Canal 47 (São Mamede)...
 
Tal como previsto.....

#EstudoEmCasa: "telescola" quadruplica audiência da RTP Memória. Canal foi o quarto mais visto de ontem

-> https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-t...la-lidera-audiencias-e-bate-cristina-ferreira

Por isso disse e repito, a RTP tem aqui um manancial de futuro, para criar 2 ou 3 canais com esta finalidade mas com QUALIDADE (HD) e de serviço publico, rentabilizando o investimento na cedência /venda destes canais aos operadores pagos.
 
Tal como previsto.....

#EstudoEmCasa: "telescola" quadruplica audiência da RTP Memória. Canal foi o quarto mais visto de ontem

-> https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-t...la-lidera-audiencias-e-bate-cristina-ferreira

Por isso disse e repito, a RTP tem aqui um manancial de futuro, para criar 2 ou 3 canais com esta finalidade mas com QUALIDADE (HD) e de serviço publico, rentabilizando o investimento na cedência /venda destes canais aos operadores pagos.

Andas a sonhar alto só pode, como é natural que dado à situação em que estamos a RTPmemória bater as audiências aos canais mais vistos era algo espectável visto que estão a usar o canal para os estudantes, logo como é uma medida temporária, esquece lá investimentos e rentabilização, que isso nunca vai acontecer....
 
Andas a sonhar alto só pode, como é natural que dado à situação em que estamos a RTPmemória bater as audiências aos canais mais vistos era algo espectável visto que estão a usar o canal para os estudantes, logo como é uma medida temporária, esquece lá investimentos e rentabilização, que isso nunca vai acontecer....

Sonhar não faz mal.....e sem sonhos não existem projectos....fica sempre tudo na mesma, pára-se e não se evolui!

Os custos são baixos e o beneficio da educação é sempre grande seja a curto, medio ou longo prazo.
Poderia ser sempre uma estrutura para o futuro de complementaridade da aulas normais....até nas greves de professores :-)
A visualização, graficos e meios audiovisuais são sempre estimulantes e atractivos para todos os alunos.
Eu por exemplo nunca tive nada disso, foi sempre só giz no quadro e projector!
 
Os custos são baixos e o beneficio da educação é sempre grande seja a curto, medio ou longo prazo.

Isso. Aliás, esta seria a altura ideal para criar laços permanentes entre a RTP e o Ministério da Educação dedicando umas poucas horas de emissão da RTP2 à educação. Para poupar custos até poderiam ser só materiais de arquivo da RTP contextualizados por um professor. Por exemplo: Visita Guiada e Cuidado com a Língua são excelentes pontos de partida para falar de História e Português.

Quanto ao #Estudoemcasa, pelo que vi acho que todos os envolvidos estão de parabéns. Só se nota algum nervosismo dos professores, perfeitamente normal para quem nunca olhou para uma câmara e só teve 15 dias para se preparar.
 
Para complementar e como todas as portas que se abrem, são novas realidades a que não podemos fugir...
Vão ser as próprias crianças e alunos, que vão pedir para que isto não acabe, para mais tarde poderem rever as aulas,
situação que nunca antes existiu...nem no tempo da antiga telescola.
 
Porque é que a tdt portuguesa é uma vergonha? não tem canais em HD, apenas tem 7 canais ou algo do gênero em sinal aberto, É UMA VERGONHA
Estive a ver a tdt de Espanha e aparenta ser beem melhor que a de Portugal, até tem o Disney Chanel.
Há razão para que em Portugal a oferta seja tão pobre e de pouca qualidade?
Há forma de apanhar a tdt espanhola em pt? de que forma?
 
E o canal HD que da última vez que vi estava a passar um stream Full HD a preto ? Mais uma vez beneficiar os operadores privados não vá o povo ligar à TDT para ter as aulas em HD que os privados não querem abrir espaço (pelo menos à borla não seria) para passar.
Há quantos anos esse canal preto em HD não existe?
 
Porque é que a tdt portuguesa é uma vergonha? não tem canais em HD, apenas tem 7 canais ou algo do gênero em sinal aberto, É UMA VERGONHA
Estive a ver a tdt de Espanha e aparenta ser beem melhor que a de Portugal, até tem o Disney Chanel.
Há razão para que em Portugal a oferta seja tão pobre e de pouca qualidade?
Há forma de apanhar a tdt espanhola em pt? de que forma?
Resposta mais simples e sucinta: Porque estamos na cauda da Europa, quanto a apanhar a TDT espanhola, só em zonas fronteiriças e raramente em algumas outras zonas no verão devido à propagação troposférica.
 
Há quantos anos esse canal preto em HD não existe?

Não sei, tinha que ligar a pen SDR ao PC e à antena para ver. Mas que diferença faz? Não tira a prova provada que canais HD na TDT portuguesa são tecnicamente possíveis e já existem os meios para entrar em funcionamento. Não existe porque as empresas desta área e os políticos não querem que exista, ou tens alguma dúvida?

E depois ainda andam a receber handouts do Estado, como se a restrição da concorrência (incluindo restr. pub na RTP2) / nova oferta não fosse um enorme handout há decadas!:
Rui Rio considera injusto que Governo dê 15 milhões de euros à comunicação social
https://observador.pt/2020/04/22/ru...-de-15-milhoes-de-euros-a-comunicacao-social/

Não comparem com Espanha, comparem com Marrocos e Albânia por exemplo. Não estamos na cauda da Europa, estamos na cauda da África do Norte e dos Balcãs !

https://www.tdt1.com/canales-marruecos/

https://www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/Europe/Documents/Albania Digitalization Presentation.pdf
 
Última edição:
Porque é que a tdt portuguesa é uma vergonha? não tem canais em HD, apenas tem 7 canais ou algo do gênero em sinal aberto, É UMA VERGONHA
Estive a ver a tdt de Espanha e aparenta ser beem melhor que a de Portugal, até tem o Disney Chanel.
Há razão para que em Portugal a oferta seja tão pobre e de pouca qualidade?
Há forma de apanhar a tdt espanhola em pt? de que forma?


Não Há muita defesa que se possa fazer da situação da nossa TDT, mas mesmo assim creio que se deve dizer algumas coisas. Compararmos a nossa TDT com a de Espanha, França ou Itália é descabido. São países que pela dimensão da população suportam um mercado audiovisual próprio, que portugal, com muito menos população e apesar de elevados indíces de consumo televisivo, não pode ambicionar ter.
Quando comparamos com países mais próximos do nosso em termos de população, como a Irlanda, a Bélgica, ou a Suiça (que abandonou recentemente a emissão terrestre), o nosso país está alinhado pela mesma ordem de grandeza do número de canais disponíveis nas TDT nacionais. Creio que o que existe na Irlanda é talvez um bom exemplo e próximo daquilo a que podemos almejar. Em acesso livre o sistema irlandês tem 11 canais de TV dos quais 2 com emissão em HD e 10 estações de rádio. Há também uma box multimédia que, com ligação à internet, permite conteúdos interactivos e programas por selecção. Adicionalmente disponibilizam ainda um sintonizador misto que permite aceder aos canais de satélite do Reino Unido.
Francamente creio que o caminho da situação irlandesa é mais sensato e está mais alinhado com a nossa dimensão e possibilidades. Espanha e França são verdadeiras potencias do audiovisual e sequer querermos comparar-nos com estes países é delirante.
As nossas reais possibilidades de alargar a nossa oferta televisa são modestas, sempre serão.
Mas de qualquer modo, poucos ou muitos canais, a realidade parece ser mais nenhum.
A vontade de quem decide continua ausente em parte incerta.
 
@Internos
"Irlanda, a Bélgica, ou a Suíça"
Não são boas comparações para Portugal visto que têm boas alternativas via satélite , enquanto cá em Portugal a TDT complementar poderia ter muito mais , alias já podia ter os canais nacionais em HD mas não tem por causa da box proprietária da altice que nem permite receber canais em sinal aberto muito menos as rádios públicas disponíveis no satélite hispasat .
Alias se a RTP tivesse no hispasat a sua própria frequência por satelite "Mux" seguindo o exemplo da RAI , poderia ter todos seus canais em HD e rádios , assim nesta forma melhorando ate os serviços de tv por subscrição dos operadores de telecomunicações "meo/nos" como os próprios iriam poupar na transmissão dos canais da RTP visto partilhariam os custo em conjunto .
Faz sentido o que vemos na seguinte imagem ?

Caso único na Europa o mesmo canal " com a mesma emissão " repetido varias vezes no mesmo satélite, actual TDT complementar não faz sentido existir .

Outro exemplo , cada um por si nos e meo + RTP .
Não faria mais sentido a RTP entrar um acordo com a nos e a meo e criar algo semelhante ao tivusat italiano
como podemos ver aqui​
É difícil criar algo semelhante em Portugal ?
A imagem não mostra mas a RAI tem varias frequências exclusivas para o seu serviço .
https://en.kingofsat.net/find.php?question=rai
 
Última edição:
@Internos
"Irlanda, a Bélgica, ou a Suíça"
Não são boas comparações para Portugal visto que têm boas alternativas via satélite , enquanto cá em Portugal a TDT complementar poderia ter muito mais , alias já podia ter os canais nacionais em HD mas não tem por causa da box proprietária da altice que nem permite receber canais em sinal aberto muito menos as rádios públicas disponíveis no satélite hispasat .
Alias se a RTP tivesse no hispasat a sua própria frequência por satelite "Mux" seguindo o exemplo da RAI , poderia ter todos seus canais em HD e rádios , assim nesta forma melhorando ate os serviços de tv por subscrição dos operadores de telecomunicações "meo/nos" como os próprios iriam poupar na transmissão dos canais da RTP visto partilhariam os custo em conjunto .
Faz sentido o que vemos na seguinte imagem ?

Caso único na Europa o mesmo canal " com a mesma emissão " repetido varias vezes no mesmo satélite, actual TDT complementar não faz sentido existir .

Outro exemplo , cada um por si nos e meo + RTP .
Não faria mais sentido a RTP entrar um acordo com a nos e a meo e criar algo semelhante ao tivusat italiano
como podemos ver aqui​
É difícil criar algo semelhante em Portugal ?
A imagem não mostra mas a RAI tem varias frequências exclusivas para o seu serviço .
https://en.kingofsat.net/find.php?question=rai

Aqui em Portugal os interesses não estão do lado da população mas sim dos operadores de cabo, por isso a TDT na melhor das hipóteses vai-se manter tal e qual como está ou na pior das hipóteses vai deixar de existir por completo. Já perdi todas as esperanças de termos uma TDT em condições neste país.
 
Back
Topo