Temperatura excessiva?

djm

Power Member
Olá comunidade,

tenho um processador Intel Pentium 4 540 (prescott, 775) e a temperatura normal de funcionamento com Windows Vista e 2048mb de ram é de 60-70ºC se não estiver a fazer nada além dos programas em background.

se puxar mais um bocadinho pelo cpu, tipo unzip, animações, videos HD, etc, a temperatura sobe para os ~76ºC, e o Asus PC Probe dispara automaticamente.

o dissipador é o original da Intel e a caixa tem uma fonte eurotech com fan de 12cm e a caixa tem outra fan de 12cm para arrefecimento.

parece-vos normal estas temperaturas?

obrigado
 
Última edição:
Normal não é de certeza. Causa para isso só pode ser o pó no cooler do cpu.
Abre a caixa, com uma chave-estrela retira a ventoinha por cima do cooler, e tira todo o pó que conseguires ou com um pincel ou com compressor se tiveres, aproveita e limpa também a ventoinha do pó que tem. Volta a meter tudo no sitio, liga o pc e vê as temperaturas.
 
djm, o melhor a fazer é meteres outro cooler no cpu, porque normalmente os stock cooler nao valem nada. Tambem tinha um cooler da intel, que vei-o de origem e mudei pra um melhor. E os resultados ficaram á vista.

fica bem ;)
 
o stock cooler tem de funcionar decentemente, sugerir às pessoas que comprem hardware novo em vez de resolver os problemas de forma gratuita não me parece muito interessante.

ps: "veio"
 
Mitch tens toda a razao, mas pelo o que eu li em muitos forums, em situações deste genero, o aconselhável é substituir o stock cooler, e ainda por cima é um da Intel. Eu disse isto porque ele pode resolver o assunto limpando, mas normalmente estes coolers da Intel fazem muito ruido e não arrefecem bem. Aconteceu isso comigo e entao substitui o cooler, e os resultados ficaram á vista. Sem comparação.

Fica bem ;)
 
Última edição:
Mitch tens toda a razao, mas pelo o que eu li em muitos forums, em situações deste genero, o aconselhável é substituir o stock cooler, e ainda por cima é um da Intel. Eu disse isto porque ele pode resolver o assunto limpando, mas normalmente estes coolers da Intel fazem muito ruido e não arrefecem bem. Aconteceu isso comigo e entao substitui o cooler, e os resultados ficaram á vista. Sem comparação.

Fica bem ;)
Podes crer! Quando tinha o stck cooler, e estava a jogar call of duty 2, a ventoinha disparava até às 5000RPM e obtinha temps de 53º (eu tenho uma caixa bem arejada, e tu?). Depois meti um zalman e a 2500RPM's, não passava (e não passa mesmo com OC) dos 48º. Põe um cooler novo, e melhoraa o fluxo de ar da caixa.
 
Back
Topo