Temperaturas no Geral

Ricardo C.

Power Member
Gostava de saber o que acham destas temperaturas:

Temperaturas
Placa mãe 37 °C (99 °F)
Processador 42 °C (108 °F)
Diodo GPU 52 °C (126 °F)
SAMSUNG SP0411N 30 °C (86 °F)

Coolers
Processador 4441 RPM
Chipset 6490 RPM

A caixa que eu tenho não permite um grande air flow, a ver se lá para o natal compro uma melhor.

Passemos ao sistema:

AMD 3700+ San Diego Stock Cooler
Asus A8N-E
XFX 6600 GT PCI-EX Cooled by Zalman V700 Alcu ( temperaturas em full no maximo dos maximos 65ºC )
1GB DDR400 Dual Channel.
 
Bem, eu apos 3 horas de vicio em need for speed most wanted e pro evo soccer 5 fico com o cpu a 47º, board 37, discos a 36, nada mal, tendo em conta o calor k ta nesta zona... ah, o cpu é um sempron 2500+ skt A, a board é asrock k7upgrade600..com cooler thermaltake volcano 9+ no cpu..
 
Temperatura da gráfica!

Para não estar a abir nova thread, fica a dúvida nesta:

Tenho uma Asus EN6800GT sem overclock e com o controlo da fan da gráfica automático pelo Asus SmartDoctor. Gostaria de saber quais as temperaturas que consideram normais!

É que em idle tenho temperaturas entre 65 e 70º C e em jogos (não muito exigentes) cerca de 90º e nos mais exigentes por volta dos 95º C!! Estas temperaturas não são normais, pois não?

O que devo fazer?

Thank You! :)
 
Última edição:
95º normal ?

Bom... tecnicamente falando... podes estrelar ovos em cima dela...
.
.
.
.
Claro que não, mais um bocado e o silicio expode e depois ficas com um chip aranha na placa...

Faz qualquer coisa sobre isso, nem que seja abrir a caixa e apontar uma ventoinha la para dentro...

Cumprimentos
Judas
 
Pois...eu calculei que não fosse nada normal :p

O que me aconselham? Cooler novo para substituir o de stock?

Que acham? O Zalman 9000CU LED ou o Arctic Cooling NV Silencer 5, qual aconselham?

Preferem outro? Obrigado pelas opiniões!
 
Pois...eu calculei que não fosse nada normal :p

O que me aconselham? Cooler novo para substituir o de stock?

Que acham? O Zalman 9000CU LED ou o Arctic Cooling NV Silencer 5, qual aconselham?

Preferem outro? Obrigado pelas opiniões!


Olha que a Asus tem tradição de mudar o layout das placas...Pelos vistos consegue uns Mhz extra com os novos desenhos... o que é bom para as FPS mas mau na hora de trocar collers... ou fazer vmod's, etc...

Os collers normalmente são feitos para as placas com desenho de referencia do fabricante.
Ou seja, o Artic Cooling NV Silencer 5 (Rev. 3) é feito com dissipação para a gpu e memorias (aparentemente pelo tamanho) , se a tua placa tem um desenho diferente do de referencia, as memorias podem estar noutro sitio, ou ser mais baixinhas, ou estar mais altas, etc... Logo as memorias podem nem tocar no coller, ou o coller encalhar noutro componente qualquer...

O Zalman VF900-Cu LED parece ser mais universal, mas as memorias não são arrefecidas directamente pelo coller do gpu.

Na minha opinião, Artic Cooling NV Silencer 5 (Rev. 3) é melhor, pois o ar quente sai da caixa, assim não vai aquecer outros componentes do teu pc, mas, pode ser incompativel com a tua placa grafica...

Vai a uma loja com a placa grafica e experimenta. :)

Cumprimentos
Judas
 
Última edição:
Com o da Zalman, relativamente às pastas térmicas, li que a Artic Silver 5 era condutora de electricidade (podendo originar descargas eléctricas) enquanto outras (como a Zalman Thermic Grease, que vem com o cooler) não são. A primeira tem realmente vantagens significativas em relação à segunda? Obrigado!
 
já foi falado nisso aqui na techzone, e pela enésima vez vou dizer...

Artic Silver 5 não é condutora, mas capacitiva

a Artic Silver 3 é que é condutora!
 
Devem ter sido comprados pela Zalman :p

Ora bem vamos lá outra vez (lol a enésima pois) dirigir-nos ao site da Artic Silver, para ler sobre as características da pasta.

http://www.articsilver.com/as5.htm

Not Electrically Conductive:
Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity.
(While much safer than electrically conductive silver and copper greases, Arctic Silver 5 should be kept away from electrical traces, pins, and leads. While it is not electrically conductive, the compound is very slightly capacitive and could potentially cause problems if it bridges two close-proximity electrical paths.)

Ou seja, efeito capacitivo, podendo actuar como um condensador, armazenando carga eléctrica que pode depois descarregar nos circuitos. Mas, para que isto não aconteça, convém não besuntar o que está à volta do ponto de aplicação da pasta (cpu, gpu, chipset, etc). Assim a possível carga armazenada é distribuída devido ao contacto com o metal do dissipador :)
 
Última edição:
Ok!

Já instalei o Zalman com a Artic Silver e tudo :)

Já agora, que temperaturas consideram normais para a gráfica com caixa aberta e o Zalman? E com a caixa fechada?

Obrigado a todos!!
 
Depois de instalar o Zalman e com a Artic Silver no "período de melhoria", tenho, com caixa fechada, 50 a 55ºC em idle e cerca de 60 em load, com uma temp ambiente de +/- 32ºC. Que acham?
 
Back
Topo