1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Temperaturas normais ou anormais?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por kabonga, 20 de Novembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 3338)

1. kabonga

kabonga Power Member

Boas,

Acabei de instalar a ASUS 8800GT, e tenho as seguintes temperaturas (usei o everest ultimate edition e não tenho oc):
    Disco - 27ºC
    GPU Memory - 38ºC
    GPU ambiente - 36ºC
    GPU - 38ºC
    CPU1 núcleo 1 - 30ºC
    CPU1 núcleo 2 - 33ºC
    Processador - 30ºC
    Board - 27ºC.

Quando estou a jogar o Crysis, as temperaturas sobem bastante:
    Disco - 27ºC
    GPU Memory - 72ºC
    GPU ambiente - 66ºC
    GPU - 72ºC
    CPU1 núcleo 1 - 40ºC
    CPU1 núcleo 2 - 41ºC
    Processador - 38ºC
    Board - 36ºC.

Estas temperaturas serão normais?

2. Crimson

Crimson Power Member

Normalissimas.

3. kabonga

kabonga Power Member

Também reparei que a ventoinha da caixa, ao iniciar o computador, está com 3100rpm! E nota-se bem ela a trabalhar!
    Sabem como posso "silenciá-la"?

4. Queiros

Queiros Power Member

tomara eu umas temperaturas assim:D

5. nunot

nunot [email protected] Member

não, não é normal ter estas temperaturas, mesmo a jogar Crysis .
    GPU Memory - 72ºC
    GPU ambiente - 66ºC
    GPU - 72ºC

nenhum cpu, e neste caso o gpu, não foge a regra, tudo acima de 65ºc é esperar que queime um dia.
    verifica se tens alguma placa perto do ventilado da grafica, se tens, tira, verifica se no caminho de refrigeração da frente para a traseira , o espaço é aberto o suficiente para refrigerar a grafica, menos objectos pelo caminho, melhor.

a temp, da gráfica em força máxima não deverá ultrapassar os 60ºc

6. kabonga

kabonga Power Member

Agora é que vão ser elas pra baixar isso!! :(

Os outros componentes também não devem ultrapassar dos 60ºC?

7. nunot

qualquer chip incluindo CPU, GPU etc... nao deve ultrapassar os 60ºc, mas o maximo admitido é 65ºc

no meu :
    Temperaturas:
    Placa mãe 33 °C (91 °F)
    Processador 77 °C (171 °F)
    GPU 49 °C (120 °F)
    Diodo GPU 70 °C (158 °F)
    Ambiente GPU 41 °C (106 °F)
    Maxtor 6L200M0 41 °C (106 °F)

Coolers:
    Processador 2679 RPM
    Chassis 2411 RPM
    Alimentação 6000 RPM

tenho uma thermaltake com 8 ventoinhas, então qual o problema do meu?
    no CPU é um prescott, uma besta em aquecimento só por ci, CPU´s de intermédio, que aquecem muito, para ajudar, o coller do mesmo nao esta com nada, tem de ser substituído por um zalman.

quanto ao GPU, tem uma placa colada ao mesmo, fazendo que a passagem de ar seja deficiente, tenho de tirar essa place e proporcionar uma passagem em consições de ar.

mas o restante como vez esta dentro dos valores normais para a caixa que tenho, numa caixa normal os valores normais sao 45ºc idle, 55 em força.

8. kabonga

kabonga Power Member

A caixa é uma ASUS TA863, tem uma ventoinha atrás, e na frente tem um painel de entrada de ar.
    A gráfica como fica situada em baixo, não tem entrada e saída de ar directa, apenas o cooler que vem na gráfica! Já tirei a placa do firewire a ver se baixa a temperatura! :)
    Mas não me parece que tenha sorte!
    O que posso fazer então?

9. HyperRush

HyperRush Power Member

É normal, quando começa a processar aplicações o cpu dispara como um doido, assim aquecendo por nada.

10. reiszink

reiszink Power Member

Estás a par das temperaturas das 8800GT? Essas placas são quentissimas, basta veres reviews na net e verás que as 8800GT em full rondam esses valores ou mais, ainda por cima a jogar Crysis.

Kabonga, a que percentagem tens a fan na gráfica a funcionar? Se só a tiveres a 30% podes passar na boa para os 60%, faz um pouco mais de ruido, no entanto é suportavel, e desces um pouco a tremperaturas.

11. nunot

do forum da NVidia :
    http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=1029

como podes ver, se aquece o problema é da deficiente refrigeração, mas as temp, não devem ultrapassar os valores acima mencionados.
    são um pouco acima do que eu disse, mas quanto mais fresco, melhor o desempenho.

12. kabonga

kabonga Power Member

A fan da gráfica está a 3000rpm, e estou a usar o SmartDoctor da ASUS em modo de controlo automático.
    Também instalei o Q-Fan da board em modo optimal, e está a 2250rpm.

Já agora, a gráfica traz um conector para a fonte de alimentação, este numa das pontas tem a ligação à gráfica e depois tem duas entradas de 4 pinos pra ligar aos cabos da fonte. Devo ligar os dois cabos ou basta apenas um?

Última edição: 21 de Novembro de 2007
  13. reiszink

reiszink Power Member

Sim, mas mesmo aí diz que a temperatura a rodar jogos deve andar nos 65º a 75º, ele o máximo que teve foi 72º, por isso pode-se considerar uma temperatura normal para essa gráfica.

No entanto, se ele conseguir descer um pouco a temperatura só faz bem, mas se não conseguir, por enquanto ainda não é caso para alarme. ;)

14. kabonga

kabonga Power Member

Estive a usar o Atitool durante 2 minutos (scan artifact) e a temperatura não passou dos 60ºC! A fan da gráfica é que estava a 4000rpm!

Quando se faz "scan for artifacts" o programa para o teste sozinho ou fica sempre ligado até eu cancelar?

15. Kamipt

Kamipt Power Member

Para o exemplo de uma 8800GTS abaixo de 60 é "anormal" com médio ariflow na caixa, controlando a velocidade da ventoinha para 100% consegues manter abaixo dos 70ºc mas ganhas em barulho. Tenho a minha a 76% e atinge máximo de 72ºc.

16. kabonga

kabonga Power Member

Abri um dos painéis traseiros da caixa para ter uma saída de ar, e estive a jogar o Company of Heroes para comparar as temperaturas, e obti o seguinte:
    Disco - 26ºC
    GPU Memory - 34ºC
    GPU ambiente - 35ºC
    GPU - 34ºC
    CPU1 núcleo 1 - 35ºC
    CPU1 núcleo 2 - 39ºC
    Processador - 36ºC
    Board - 34ºC.
    Fan gráfica - 4100rpm

Estou a ver as temperaturas com o Everest, porque o asus smartdoctor, não me deixa ver as temperaturas! Qual o melhor programa para ver as temperaturas?

17. Warlord

Warlord [email protected] Member

para a grafica podes usar o rivatuner, mas vai-te dar as mesmas temps...

18. Andre.R.P

Andre.R.P Power Member

Relaxa, tens temperaturas normais.

19. nunot

melhor só com motor de frigorífico.

20. kabonga

kabonga Power Member

O que estou a achar mais estranho é que os programas da ASUS (asus probe e smartdoctor) dão valores diferentes da temperatura da gráfica do que o Everest!
    Em qual devo confiar?

Partilhar esta Página