Temperaturas normais ou anormais?

kabonga

Power Member
Boas,

Acabei de instalar a ASUS 8800GT, e tenho as seguintes temperaturas (usei o everest ultimate edition e não tenho oc):
Disco - 27ºC
GPU Memory - 38ºC
GPU ambiente - 36ºC
GPU - 38ºC
CPU1 núcleo 1 - 30ºC
CPU1 núcleo 2 - 33ºC
Processador - 30ºC
Board - 27ºC.

Quando estou a jogar o Crysis, as temperaturas sobem bastante:
Disco - 27ºC
GPU Memory - 72ºC
GPU ambiente - 66ºC
GPU - 72ºC
CPU1 núcleo 1 - 40ºC
CPU1 núcleo 2 - 41ºC
Processador - 38ºC
Board - 36ºC.

Estas temperaturas serão normais?
 
Também reparei que a ventoinha da caixa, ao iniciar o computador, está com 3100rpm! E nota-se bem ela a trabalhar!
Sabem como posso "silenciá-la"?
 
Boas,

Acabei de instalar a ASUS 8800GT, e tenho as seguintes temperaturas (usei o everest ultimate edition e não tenho oc):
Disco - 27ºC
GPU Memory - 38ºC
GPU ambiente - 36ºC
GPU - 38ºC
CPU1 núcleo 1 - 30ºC
CPU1 núcleo 2 - 33ºC
Processador - 30ºC
Board - 27ºC.

Quando estou a jogar o Crysis, as temperaturas sobem bastante:
Disco - 27ºC
GPU Memory - 72ºC
GPU ambiente - 66ºC
GPU - 72ºC
CPU1 núcleo 1 - 40ºC
CPU1 núcleo 2 - 41ºC
Processador - 38ºC
Board - 36ºC.

Estas temperaturas serão normais?
tomara eu umas temperaturas assim:D
 
não, não é normal ter estas temperaturas, mesmo a jogar Crysis .
GPU Memory - 72ºC
GPU ambiente - 66ºC
GPU - 72ºC

nenhum cpu, e neste caso o gpu, não foge a regra, tudo acima de 65ºc é esperar que queime um dia.
verifica se tens alguma placa perto do ventilado da grafica, se tens, tira, verifica se no caminho de refrigeração da frente para a traseira , o espaço é aberto o suficiente para refrigerar a grafica, menos objectos pelo caminho, melhor.

a temp, da gráfica em força máxima não deverá ultrapassar os 60ºc
 
qualquer chip incluindo CPU, GPU etc... nao deve ultrapassar os 60ºc, mas o maximo admitido é 65ºc

no meu :
Temperaturas:
Placa mãe 33 °C (91 °F)
Processador 77 °C (171 °F)
GPU 49 °C (120 °F)
Diodo GPU 70 °C (158 °F)
Ambiente GPU 41 °C (106 °F)
Maxtor 6L200M0 41 °C (106 °F)

Coolers:
Processador 2679 RPM
Chassis 2411 RPM
Alimentação 6000 RPM

tenho uma thermaltake com 8 ventoinhas, então qual o problema do meu?
no CPU é um prescott, uma besta em aquecimento só por ci, CPU´s de intermédio, que aquecem muito, para ajudar, o coller do mesmo nao esta com nada, tem de ser substituído por um zalman.

quanto ao GPU, tem uma placa colada ao mesmo, fazendo que a passagem de ar seja deficiente, tenho de tirar essa place e proporcionar uma passagem em consições de ar.

mas o restante como vez esta dentro dos valores normais para a caixa que tenho, numa caixa normal os valores normais sao 45ºc idle, 55 em força.
 
A caixa é uma ASUS TA863, tem uma ventoinha atrás, e na frente tem um painel de entrada de ar.
A gráfica como fica situada em baixo, não tem entrada e saída de ar directa, apenas o cooler que vem na gráfica! Já tirei a placa do firewire a ver se baixa a temperatura! :)
Mas não me parece que tenha sorte!
O que posso fazer então?
 
não, não é normal ter estas temperaturas, mesmo a jogar Crysis .
GPU Memory - 72ºC
GPU ambiente - 66ºC
GPU - 72ºC

nenhum cpu, e neste caso o gpu, não foge a regra, tudo acima de 65ºc é esperar que queime um dia.
verifica se tens alguma placa perto do ventilado da grafica, se tens, tira, verifica se no caminho de refrigeração da frente para a traseira , o espaço é aberto o suficiente para refrigerar a grafica, menos objectos pelo caminho, melhor.

a temp, da gráfica em força máxima não deverá ultrapassar os 60ºc

Estás a par das temperaturas das 8800GT? Essas placas são quentissimas, basta veres reviews na net e verás que as 8800GT em full rondam esses valores ou mais, ainda por cima a jogar Crysis.

Kabonga, a que percentagem tens a fan na gráfica a funcionar? Se só a tiveres a 30% podes passar na boa para os 60%, faz um pouco mais de ruido, no entanto é suportavel, e desces um pouco a tremperaturas.
 
Estás a par das temperaturas das 8800GT? Essas placas são quentissimas, basta veres reviews na net e verás que as 8800GT em full rondam esses valores ou mais, ainda por cima a jogar Crysis.

Kabonga, a que percentagem tens a fan na gráfica a funcionar? Se só a tiveres a 30% podes passar na boa para os 60%, faz um pouco mais de ruido, no entanto é suportavel, e desces um pouco a tremperaturas.

do forum da NVidia :
http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=1029

2D temps should be in the 40's or 50's no big deal. Its the high temps of 3D that can hurt you card. Normal temperatures for this card (not overclocked) at load (running 3D games, demos, anything 3D) should be between 65C to 75C plus or minus a few degrees. Temps in the 80s are OK but high, keep an eye on it. If your 3D temps are in the mid 90's or above, you do have a problem. It could be: a lousy connection between the heatsink/fan and the chips, a cheapo, lousy HSF, or very poor circulation. If these are OK, you need to return the card for one that works right, or get 3rd party cooling.

como podes ver, se aquece o problema é da deficiente refrigeração, mas as temp, não devem ultrapassar os valores acima mencionados.
são um pouco acima do que eu disse, mas quanto mais fresco, melhor o desempenho.
 
A fan da gráfica está a 3000rpm, e estou a usar o SmartDoctor da ASUS em modo de controlo automático.
Também instalei o Q-Fan da board em modo optimal, e está a 2250rpm.

Já agora, a gráfica traz um conector para a fonte de alimentação, este numa das pontas tem a ligação à gráfica e depois tem duas entradas de 4 pinos pra ligar aos cabos da fonte. Devo ligar os dois cabos ou basta apenas um?
 
Última edição:
do forum da NVidia :
http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=1029



como podes ver, se aquece o problema é da deficiente refrigeração, mas as temp, não devem ultrapassar os valores acima mencionados.
são um pouco acima do que eu disse, mas quanto mais fresco, melhor o desempenho.

Sim, mas mesmo aí diz que a temperatura a rodar jogos deve andar nos 65º a 75º, ele o máximo que teve foi 72º, por isso pode-se considerar uma temperatura normal para essa gráfica.

No entanto, se ele conseguir descer um pouco a temperatura só faz bem, mas se não conseguir, por enquanto ainda não é caso para alarme. ;)
 
Estive a usar o Atitool durante 2 minutos (scan artifact) e a temperatura não passou dos 60ºC! A fan da gráfica é que estava a 4000rpm!

Quando se faz "scan for artifacts" o programa para o teste sozinho ou fica sempre ligado até eu cancelar?
 
Para o exemplo de uma 8800GTS abaixo de 60 é "anormal" com médio ariflow na caixa, controlando a velocidade da ventoinha para 100% consegues manter abaixo dos 70ºc mas ganhas em barulho. Tenho a minha a 76% e atinge máximo de 72ºc.
 
Abri um dos painéis traseiros da caixa para ter uma saída de ar, e estive a jogar o Company of Heroes para comparar as temperaturas, e obti o seguinte:
Disco - 26ºC
GPU Memory - 34ºC
GPU ambiente - 35ºC
GPU - 34ºC
CPU1 núcleo 1 - 35ºC
CPU1 núcleo 2 - 39ºC
Processador - 36ºC
Board - 34ºC.
Fan gráfica - 4100rpm

Estou a ver as temperaturas com o Everest, porque o asus smartdoctor, não me deixa ver as temperaturas! Qual o melhor programa para ver as temperaturas?
 
Abri um dos painéis traseiros da caixa para ter uma saída de ar, e estive a jogar o Company of Heroes para comparar as temperaturas, e obti o seguinte:
Disco - 26ºC
GPU Memory - 34ºC
GPU ambiente - 35ºC
GPU - 34ºC
CPU1 núcleo 1 - 35ºC
CPU1 núcleo 2 - 39ºC
Processador - 36ºC
Board - 34ºC.
Fan gráfica - 4100rpm

Estou a ver as temperaturas com o Everest, porque o asus smartdoctor, não me deixa ver as temperaturas! Qual o melhor programa para ver as temperaturas?

melhor só com motor de frigorífico.
 
O que estou a achar mais estranho é que os programas da ASUS (asus probe e smartdoctor) dão valores diferentes da temperatura da gráfica do que o Everest!
Em qual devo confiar?
 
Back
Topo